DESCUBRA UMA A UMA AS PRAIAS DE PORTUGAL




fotos: Turismo Portugal
Beach Algarve
Cascais Bay

Mar revigorante, ambiente hospitaleiro e clima agradável atraem de amantes da natureza e esportistas a famílias e casais em lua de mel



A natureza presenteou os 850 km da costa de Portugal, banhada pelo Atlântico, com praias tão belas e diferentes que o melhor é descobrir uma a uma. Se você é um turista que adora praias, vai se encantar pelas variadas opções portuguesas.

Para quem busca águas mais frias e mar revigorante, as praias do Minho são ideais. Além do ambiente hospitaleiro, elas preservam serras e florestas em seu entorno. Há ainda as cosmopolitas por influência de Lisboa, a capital do mar. E também a beleza selvagem das praias da costa do Alentejo. Já o Algarve conta com 150 km de praias. Quem tem espírito aventureiro pode conferir os mares luminosos para mergulhar, como na Ilha Berlenga. É nas vilas costeiras que estão guardadas as tradições da pesca e da vida do mar. São tantas as opções que você terá de voltar outras vezes para conhecer todas as belezas deste país.

Praias do Alentejo

O Alentejo não é só uma imensa planície dourada. Na costa banhada pelo Atlântico, há dezenas de praias para descobrir. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano é o guardião da beleza selvagem das praias da região, que são ideais para o perfeito descanso.

Até a praia, o caminho é repleto de refúgios para comer peixe em vilas espalhadas pela beira-mar. Como Porto Covo, pitoresca aldeia de pescadores com praia acolhedora. Mas se a opção é pelo agito, vá até Vila Nova de Milfontes, na foz do rio Mira. Lá existem praias banhadas pelo oceano e pelo rio e ainda é possível fazer um agradável passeio de canoa. A pequena praia de Zambujeira, cercada por belas falésias, também é uma opção imperdível.

Praias de Tróia

As praias são lindas, estão perto de Lisboa e nos restaurantes come-se muito bem. São lugares para descansar com quilômetros de praias banhadas por águas mansas. Ao longo da estrada, ou sobre as dunas, da praia da Comporta à do Pego vai ser fácil escolher um restaurante agradável para almoçar ou jantar um delicioso peixe. E basta andar poucos quilômetros para variar de cenário. Na praia da Galé, as dunas interrompem-se para dar lugar, até Melides, a uma falésia com cinco milhões de anos.

Praias da Arrábida

A serra da Arrábida abriga pequenas enseadas de areia sobre águas de muitas tonalidades. O encontro da serra com o mar originou um cordão de praias pequenas e acolhedoras. O mar aqui é verde e azul e, apesar de estar à porta do Oceano, quase sem ondas.

O Portinho da Arrábida é um dos mais bonitos, uma enseada com areia muito branca, contrastando com o verde da serra. É só uma das praias do Parque Natural da Serra da Arrábida, que guarda no esplendor da sua vegetação espécies raras.

Ao final do dia, quando o sol começa a desaparecer, nada melhor que repor as energias com uma caldeirada de bom peixe ou um salmonete de Setúbal de sabor sutil, acompanhado de um bom vinho branco da região.

Praias do Norte

As águas do mar, frias e revigorantes, unem-se com a areia fina e o cheiro dos pinheiros. É assim a incomparável orla atlântica do Norte de Portugal. Para quem gosta de curtir a praia durante o dia e se misturar na alegria de uma festa popular durante a noite, o Minho é a escolha certa.

Moledo é a praia mais ao norte. Tem uma atmosfera divertida e familiar e sua faixa de areia é cercada pela centenária mata do Camarido, tesouro florestal.

Vila Praia de Âncora, Afife e Montedor são algumas das praias que o viajante vai encontrar até chegar a Viana do Castelo. Aqui é preciso parar para conhecer uma das mais bonitas cidades de Portugal.


Praias de Sintra

Localizada ao redor do Cabo da Roca, ponto mais ocidental do continente europeu, Sintra possui as melhores ondas para bodyboard, especialmente, na Praia Grande, que abriga campeonatos europeus e mundiais. Além de atrair esportistas, a praia também é familiar e ideal para se divertir com as crianças.

Se a ida à praia tem um motivo mais romântico, não se preocupe: as areias douradas, o mar límpido e os restaurantes na pequena falésia são perfeitos para um dia inesquecível.

Outra boa surpresa é a pequena aldeia de Azenhas do Mar. Um dos grandes encantos desta costa, permite aproveitar um belo dia de sol na piscina sobre o oceano.

Praias do Algarve

O Algarve oferece praias para todos os gostos. Para quem procura lugares selvagens e com ondas, a praia de Arrifana, na Costa Vicentina, é uma das mais bonitas. Para desfrutar sozinho de muitos quilômetros de areia e estender a toalha onde quiser, vá para a praia do Barril, numa ilha em frente de Tavira.

Para conhecer os rochedos dourados que deram fama ao Algarve, escolha a baía de Lagos. Em particular, a praia de Dona Ana. E, sobretudo, não perca o passeio pelo mar por fascinantes arcos e túneis de rocha.

Praias da Ria Formosa

De um lado o mar, do outro a ria. Entre a terra e o mar estendem-se ilhas de sossego, longas penínsulas de areia e canais visitados por patos. A praia do Ancão situa-se na área protegida do Parque Natural da Ria Formosa. É ideal para degustar frutos do mar e conversar com pescadores.

Comentários