VICE-PRESIDENTE COMERCIAL E DE PLANEJAMENTO DA TAM, PAULO CEZAR CASTELLO BRANCA CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA A ESTA JORNALISTA


HOMEM FORTE DA TAM QUE INGRESSOU NA EMPRESA EM 2004
Paulo Cezar Castello Branco ingressou na TAM em outubro de 2004, como diretor de Relações Institucionais. Em fevereiro de 2007, assumiu o cargo de vice-presidente de Planejamento e Alianças, tendo sob sua responsabilidade as áreas de alianças estratégicas com companhias nacionais e internacionais, planejamento de malha e frota, gerenciamento de receita e análise operacional.

Com a mudança na estrutura organizacional realizada pela TAM em agosto de 2008, as áreas sob sua responsabilidade dentro da empresa foram ampliadas. Atualmente, está à frente da vice-presidência Comercial e de Planejamento, que incorpora também a Diretoria de Vendas, a TAM Cargo, a TAM Viagens, as diretorias regionais da Europa, América do Norte e América Latina, além das gerências de Special Service e Assuntos Regulatórios.

SAIBA MAIS SOBRE O VICE-PRESIDENTE COMERCIAL E DE PLANEJAMENTO DA TAM
Paulo Cezar Castello Branco é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou MBA em Administração Aeroportuária na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em extensão em Logística pela Universidade de Nevada, nos Estados Unidos.

Foi chefe do Departamento Comercial da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), diretor de Administração e Finanças da Casa da Moeda do Brasil, vice-presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e vice-presidente de Planejamento e Logística da VarigLog.

O vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco concedeu entrevista exclusiva a esta jornalista, onde apresenta as novidades da empresa, fala das mudanças em torno da copa do mundo de 2014, das novidades para o mercado regional, nacional e internacional,das comissões dos agentes de viagens, das vendas on line,da entrada na Star Alliance, entre tantos assuntos.Confira!


1) Como o senhor analisa a aviação brasileira ?
-Paulo Castello Branco -O mercado brasileiro de aviação comercial é hoje de 55 milhões de passageiros por ano. Ao todo, porém, apenas cerca de 16 milhões de pessoas voam. As viagens de ônibus no país, por outro lado, somam 250 milhões por ano. O potencial de crescimento do mercado de aviação no país, portanto, é imenso. Atrair o público que viaja de ônibus é o nosso desafio.

Para isso, a ideia é atrair passageiros para os horários de baixa demanda, chamados de off peak. Assim, viajar fora dos intervalos entre 7h e 10h e entre 17h e 20h é mais barato. Nesses horários, as aeronaves voam com assentos disponíveis, o que permite melhores preços.

O mercado de aviação brasileiro vem crescendo a taxas de 12% ao ano nos últimos quatro anos. Somente em 2009, o aumento foi de 17%, e podemos esperar que as taxas de crescimento mantenham-se na proporção de 2 a 3 vezes a expansão do PIB.


2) Com a entrada na Star Alliance, como a TAM Linhas Aéreas se insere neste novo contexto?
- Paulo Castello Branco -Nossa entrada na Star Alliance, no dia 13 de maio deste ano, nos elevou a um novo patamar em nossa jornada para a consolidação da TAM como companhia aérea global de nacionalidade brasileira. Com muito orgulho, assumimos a responsabilidade de trazer para o Brasil e para a América do Sul a maior aliança da aviação comercial do mundo, que possui hoje uma rede integrada por 27 companhias aéreas, com uma frota total de 4 mil aviões operando mais de 21 mil voos por dia para mais de 1.100 aeroportos, em 181 países. São ainda cerca de mil salas VIPs à disposição dos passageiros frequentes. Nosso “Espírito de Servir” está a serviço dos passageiros da Star Alliance de todos os continentes, junto com a nossa alegria, que é uma das marcas da TAM e do povo brasileiro.

Desde que iniciamos a internacionalização de nossas operações em 1998 com a rota São Paulo-Miami, há pouco mais de uma década, crescemos muito, e rápido. Somos hoje a 19ª. maior companhia aérea do mundo e a 7ª. maior empresa da Star Alliance, além de líderes no mercado brasileiro. Neste novo ciclo de expansão que se inicia, a marca TAM será divulgada em todos os continentes por todas as empresas parceiras da aliança.


3) Quantas rotas e quantos destinos a TAM opera no Brasil e no mundo?
-Paulo Castello Branco -A TAM voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chegamos a 82 destinos diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem voos próprios para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além disso, mantemos acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia.


4) O mercado doméstico está em ascensão, e quanto ao mercado regional e internacional?
-Paulo Castello Branco -Em março apresentamos as nossas estimativas para o ano de 2010. Apesar de um crescimento da demanda do mercado doméstico de 32% de janeiro a abril, continuamos acreditando num crescimento de 14 a 18% para a média de 2010 contra o ano anterior. Em oferta cresceremos 14% e o aumento virá de uma combinação entre chegada de novas aeronaves e aumento de utilização diária das aeronaves. Para o mercado doméstico já recebemos três aeronaves A319 e, até o final do ano, receberemos mais um A319, três A320 e dois A321.

No mercado internacional, o incremento de oferta virá com a chegada de duas novas aeronaves A330 até o início de junho, que serão utilizadas para atender ao nosso plano de duas novas frequências internacionais.

Para o mercado de médias cidades, um passo importante foi a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, anunciada em dezembro de 2009 e aprovada pela ANAC em março de 2010. A empresa atende cidades nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. A compra é de grande valor estratégico para o grupo, pois abre uma nova possibilidade de operação no mercado doméstico, ligando cidades médias aos grandes centros.


5) Quais as novidades da TAM para este ano? Novos equipamentos, novas rotas?
-Paulo Castello Branco -Desde o início de 2010, estamos expandindo nossa malha doméstica, criando novos destinos e frequências. Em fevereiro, criamos uma frequência diária adicional de voos partindo de Guarulhos para Natal e para São Luiz. Também em fevereiro, adicionamos uma quarta frequência diária entre Brasília e Campo Grande. Em março, retomamos o voo de Congonhas para Comandatuba em duas frequências semanais. Ainda em março, o Rio de Janeiro ganhou três novos voos diários com ligação para São Paulo, Porto Alegre e João Pessoa. Esses voos visam reforçar a oferta de assentos e as opções de horários para os passageiros, atendendo ao crescimento da demanda nesses mercados.

Começaremos a operar também, a partir do dia 1º de julho, nossa primeira frequência entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro. Os voos, operados com aeronaves Airbus A319 com capacidade para 144 passageiros, sairão às quintas-feiras e domingos e farão escala no aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.

No mercado internacional, com a chegada de duas novas aeronaves A330, a primeira em 7 de maio e a segunda no início de junho, num primeiro momento atenderemos à demanda de brasileiros para a Copa do Mundo por meio de voos fretados. Temos mais de 30 voos vendidos para a África do Sul. Após a Copa do Mundo vamos operar voos extras para atender à demanda da alta temporada em Orlando, e a partir de agosto, serão integrados à nossa malha aérea para operar dois novos voos regulares para a Europa, partindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) com destino a Frankfurt (Alemanha) e Londres (Inglaterra).

Além disso, observando forte demanda de passageiros na América do Sul, estamos analisando o mercado colombiano como um potencial novo destino a ser operado. Nossa intenção é iniciar um voo direto para Bogotá no segundo semestre do ano.


6) A TAP já sinaliza operar para Japão e China depois da Copa de 2014. E em relação à TAM, há alguma expectativa em também investir nestas rotas?
-Paulo Castello Branco -Inauguramos no dia 27 de abril um escritório de representação comercial em Tóquio, no Japão. A inauguração do escritório em Tóquio faz parte da nossa estratégia de expansão internacional. O mercado japonês tem um grande potencial e poderemos oferecer uma conectividade ainda maior entre o Brasil e o Japão a partir da nossa entrada oficial na Star Alliance.

Na Ásia, já contamos com representações comerciais na Coréia do Sul, Hong Kong, Tailândia, Taiwan e Índia.


7) Como o senhor vê a questão da Copa do Mundo no Brasil em 2014?
-Paulo Castello Branco -Durante os 45 dias da Copa do Mundo de 2014, estudos da TAM mostram que teremos no mercado brasileiro um tráfego adicional de aproximadamente 2,5 milhões de passageiros, incluindo desembarques internacionais e deslocamentos domésticos.

O tráfego aéreo, no período do evento, vai emular o de 2020. Somente na primeira semana da Copa, para dar uma ideia do volume, serão cerca de 330 mil desembarques no Brasil (atualmente a média semanal de passageiros internacionais que chegam ao país é de 150 mil por semana). É interessante acrescentar que, após a Copa, deverá ficar para o Brasil um fluxo novo, permanente, de 500 mil passageiros internacionais ao ano.

Para preparar-se para esse aumento de demanda, temos investido constantemente na qualidade de nosso serviço e na melhoria de processos.

A TAM voa atualmente para 43 destinos no Brasil e, por meio de acordos com companhias regionais, chega a 82 localidades no território nacional. As operações internacionais abrangem voos próprios para 18 destinos nos Estados Unidos, na Europa e na América do Sul. Ao todo, a TAM opera cerca de 800 voos diários.

Acabamos de concluir o processo de integração à Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, e passamos a compartilhar produtos e serviços em 1.167 aeroportos de 181 países. A Star Alliance é integrada por 27 das maiores companhias aéreas do mundo. Juntas, essas companhias operam mais de 21 mil voos diários.


8) Quantos aviões a TAM tem e quantos passageiros transporta por dia? Qual o lucro da empresa?
-Paulo Castello Branco -A TAM possui um plano de frota de longo prazo consistente e flexível para sustentar uma expansão nos mercados internacional e doméstico. A companhia conta atualmente com uma frota de 141 aeronaves e estima encerrar 2014 com 165 aviões em operação.

Anunciamos no dia 8 de junho, durante o ILA Air Show, em Berlim, na Alemanha, uma encomenda de 20 novas aeronaves Airbus da família A320 e cinco A350-900, aumentando o número total de pedidos de aeronaves Airbus para 176 - incluindo 134 aeronaves da Família A320, 15 A330-200 e 27 A350 XWB.

Essa nova encomenda de aeronaves da família A320 vai substituir as aeronaves da mesma família em operação na malha da TAM, como parte do nosso compromisso de manter uma frota de aeronaves com baixa idade média, e de acordo com o plano de frota já divulgado pela empresa. As aeronaves da família A320 e A350 XWB servirão as rotas existentes na malha da companhia. Das 20 encomendas da família A320 (A319, A320 e A321), dez serão entregues em 2014 e as outras dez em 2015.

A TAM obteve receita bruta de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2010, com crescimento de 4,4% na comparação com o quarto trimestre de 2009 e estável em relação ao mesmo período do ano passado.

O total de passageiros transportados no trimestre atingiu 8,3 milhões, com crescimento de 13,2%, sendo 7 milhões no mercado doméstico (aumento de 13,6%) e 1,3 milhão nos voos para o exterior (elevação de 11,3%).

A companhia registrou prejuízo líquido de 58,1 milhões no trimestre, influenciado por perdas contábeis, sem efeito caixa, decorrentes do resultado financeiro negativo, em termos líquidos, de R$ 163 milhões, devido principalmente ao impacto negativo da desvalorização cambial de 2,3% no trimestre sobre o endividamento em dólar. Além disso, com a marcação a mercado nas posições de hedge de combustível, a alta internacional do petróleo também produziu perda contábil no valor de R$ 10 milhões.


9) Quantos funcionários possui? Em quantas bases?
-Paulo Castello Branco -Temos mais de 25 mil funcionários no total.


10) Como o senhor analisa a questão das comissões para os agentes de viagens, as vendas online diretas para o consumidor?
-Paulo Castello Branco -A TAM vê positivamente o acordo com a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), feito em janeiro de 2008, que estabeleceu a remuneração direta ao agente de viagem em 10% do valor da tarifa ou, em alguns casos especiais, R$ 30. O mesmo se aplica para as vendas realizadas em lojas da TAM, TAM Viagens e Call Center, com exceção das vendas pelo nosso website (www.tam.com.br), pois não há intermediação física para esta operação.

No primeiro trimestre de 2010, das vendas realizadas no mercado doméstico, 28,1% foram pelos canais diretos, entre os quais se destaca o website, que foi responsável por 20,4% do volume de vendas e cresceu 5,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

As buscas por passagens em nosso website ficaram muito mais amigáveis após a implementação, no quarto trimestre de 2009, da nova plataforma tecnológica, que possibilita visualizar tarifas e comparação de datas, tornando-se uma ferramenta muito importante quando o passageiro é flexível nas datas de sua viagem, além de muitos outros serviços que agregamos ao nosso website, que se torna agora um canal preparado para expansão internacional de vendas.
foto -crédito Juan Esteves.

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