Seminário Estadual sobre o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) será realizado dia 10 de junho

A Secretaria-Geral da Presidência da República, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com apoio da Comissão Temática de Responsabilidade Social da FIERN (CORES-RN), realizarão no dia 10 de junho (quinta-feira), na Casa da Indústria, a partir das 9h, o Seminário Estadual sobre o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A CORES é coordenada no Rio Grande do Norte pelo empresário e diretor da Federação das Indústrias Roberto Serquiz.

Realizado nos 26 estados e no Distrito Federal, o ciclo de seminários visa divulgar e debater com a sociedade civil e os poderes públicos o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pesquisa realizada pelo Ipea que descreve as principais ações e iniciativas do governo federal, estados e municípios para cumprir as metas estabelecidas nos Objetivos do Milênio (ODM). Além disso, os seminários buscam fortalecer a participação da sociedade civil no alcance das metas; ampliar a rede de parceiros dos entes federados e demonstrar as possibilidades dos ODM na implementação das políticas públicas.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, quando líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015. O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O seminário destina-se a representantes dos governos municipais, estaduais e federal, organizações da sociedade civil, setor privado, fundações, conselhos setoriais, universidades e outras formas de organização que possuam sintonia com os ODM.

Comentários