Presidente Bill Clinton inicia comemorações dos 30 anos da Universidade Potiguar

O Presidente Bill Clinton, fundador da William J. Clinton Foundation e 42º presidente dos Estados Unidos, vem ao Brasil, no dia 05 de junho, exclusivamente para participar de evento comemorativo dos 30 anos da Universidade Potiguar. O Presidente proferirá palestra a alunos, professores e convidados na unidade da UnP Roberto Freire.



Recentemente o Presidente Bill Clinton aceitou o cargo de Chanceler Honorário da Laureate International Universities, a rede global das principais instituições de Ensino Superior privadas, da qual a UnP faz parte. Como Chanceler Honorário, o Presidente Clinton trabalhará como conselheiro para esse grupo de universidades em áreas como responsabilidade social, liderança jovem e expansão do acesso ao Ensino Superior. Ele também irá encorajar o engajamento cívico e a liderança jovem em importantes questões sociais durante suas visitas aos campi das Universidades e em mensagens on-line e impressas para os cerca de 600.000 estudantes da rede Laureate.



O evento, promovido pela Laureate, através da Universidade Potiguar, marca oficialmente o início das comemorações dos 30 anos da UnP, única Universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Fundada em 1981, pelo empresário Paulo de Paula, sob a denominação de Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - UNIPEC recebeu o credenciamento como Universidade em 1996. Com 30 anos de existência, a Universidade Potiguar está presente em Natal e Mossoró, e atualmente conta com mais de 30 mil alunos, entre Graduação e Pós-Graduação. O Campus Natal é formado por quatro unidades: Floriano Peixoto, Nascimento de Castro, Roberto Freire e Salgado Filho. Em Mossoró, a UnP dispõe de um Campus próprio com infraestrutura moderna e em ampla expansão. Passou a integrar a rede Laureate International Universities no ano de 2007. Uma rede global de mais de 50 Universidades e instituições on-line de ensino superior que oferece graduação e pós-graduação para cerca de 600 mil alunos ao redor do mundo. Os alunos da Laureate International Universities fazem parte de uma comunidade acadêmica internacional, que abrange 21 países e mais de 100 campi na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia.



Bill Clinton

William Jefferson Clinton foi eleito Presidente dos Estados Unidos em 1992 e, novamente, em 1996, o primeiro presidente democrata reeleito em seis décadas. Sob sua liderança, os Estados Unidos tiveram a mais forte economia em uma geração e a mais longa expansão econômica na história do país, incluindo a criação de mais de 22 milhões de empregos.



Após deixar a Casa Branca, o Presidente Clinton fundou a William J. Clinton Foundation, com a missão de fortalecer a capacidade das pessoas dos Estados Unidos e do restante do mundo de superar o desafio para atingir a interdependência global.



Hoje, a WJC Foundation tem mais de 1,4 mil funcionários e voluntários ao redor do mundo, que trabalham para melhorar vidas por meio de iniciativas diversas. Uma delas é a Clinton HIV/AIDS, a qual ajuda mais de 2 milhões de pessoas com AIDS a terem acesso a medicamentos vitais para sua sobrevivência.



Outras iniciativas – incluindo a Clinton Climate Initiative, a Clinton Hunter Development Initiative e a Clinton Giustra Sustainable Growth Initiative – estão direcionadas para a propagação de uma abordagem econômica que combata as mudanças climáticas e colabore para o crescimento econômico sustentável na África e na América Latina. Como um dos projetos da WJC Foundation, a Clinton Global Initiative busca unir líderes globais que projetam e implementam soluções inovadoras para algumas das questões mais urgentes do mundo. Nos Estados Unidos, a WJC Foundation está trabalhando para combater o alarmante aumento da obesidade infantil e também tem auxiliado pessoas e famílias a conquistar o sucesso e êxito em suas pequenas empresas.



Em complemento a seu trabalho na Fundação, o Presidente Clinton uniu-se três vezes ao Presidente George H. W. Bush: após o tsunami do sul da Ásia em 2004, Furacão Katrina em 2005 e Furacão Ike em 2008, com o intuito de auxiliar a levantar recursos financeiros. Ele também serviu nas Nações Unidas, no pós-tsunami, para contribuir na iniciativa para as “pessoas reconstruírem melhor”.



O Presidente Clinton nasceu em 19 de agosto de 1946, em Hope, Arkansas. Ele e sua esposa, a Secretária de Estado dos Estados Unidos da América Hillary Rodham Clinton, têm uma filha, Chelsea, e moram em Chappaqua, Nova York.

Comentários