Parceria da MSC Cruzeiros com o UNICEF já apresenta resultados positivos

O projeto “Embarque em Prol das Crianças” iniciado há pouco menos de um ano pela MSC Cruzeiros, líder do setor no Brasil e na América do Sul, já vem apresentando resultados expressivos. Com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais em centros urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro e criar oportunidades para uma educação de qualidade para crianças e adolescentes, a parceria já possibilitou o desenvolvimento de ações com 126 comunidades populares das cidades citadas.



Esta iniciativa é resultado de um acordo de parceria de três anos, assinado pela MSC Cruzeiros em 10 de julho de 2009, para apoiar a Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do UNICEF Brasil. A Plataforma é fundamentada numa abordagem integrada, na qual as comunidades são convidadas a se corresponsabilizarem pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente nos municípios e vistas como parte vital da solução, ao mesmo tempo em que o UNICEF trabalha pela melhoria das políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e nacional.



Nos últimos meses, 4.331 moradores da cidade carioca e 3.002 de São Paulo foram entrevistados para um mapeamento das condições de vida de seus meninos e meninas. O estudo, realizado pelas próprias comunidades populares, permitiu identificar suas necessidades mais urgentes em educação e outras cinco áreas.



A pesquisa com as pessoas das comunidades foi realizada pelos próprios adolescentes, que fazem parte de um grupo de cerca de 200 jovens que foram selecionadas e estão sendo capacitadas para motivar outros membros da região onde residem a participar de ações sociais em prol da infância. Eles recebem bolsas-trabalho para que possam dedicar tempo ao aprendizado de ferramentas de comunicação e as utilizem como instrumento de participação política e mobilização social em suas comunidades e na cidade.



“(...) a Plataforma me deu oportunidades e agora sei o que significa participar de uma equipe de debate e fazer uma lista das melhorias necessárias para a minha comunidade..." disse Michel Santos Ribeiro, Adolescente Comunicador de São Paulo.



Houve um grande avanço quando 80 adolescentes, entre 13 e 18 anos, de diversas comunidades tiveram a oportunidade de transmitir aos prefeitos do Rio de Janeiro e de São Paulo, em uma apresentação oficial, os seus principais anseios e necessidades, conforme identificados por eles mesmos através das pesquisas.



A Plataforma dos Centros Urbanos também prevê a oferta de oportunidades de formação em todas as áreas tangíveis, desde a educação até a saúde e assistência social. Em 2009 foram realizadas 108 oficinas temáticas e 90 fóruns graças à parceria com a MSC Cruzeiros, que apóia principalmente o braço educacional do projeto.





Alguns objetivos gerais do projeto:

* Participação de escolas na iniciativa: a meta é ter 254 escolas envolvidas;
* Organização de seminários para gestores públicos locais com foco nos desafios e soluções para a melhoria da educação;
* Apoio e capacitação para 528 profissionais promoverem a gestão democrática das escolas proporcionando educação em tempo integral;
* Oficinas de aperfeiçoamento para mais de 500 professores e coordenadores, empregando métodos alternativos de ensino e aprendizagem em áreas vulneráveis;
* Assessoria para grupos de trabalho nas comunidades com conscientização e motivação da população para o projeto;
* Incentivo aos alunos para fazer parte do processo de melhoria dos ambientes escolares, incluindo a prevenção à violência;
* Motivação para que os alunos participem de pesquisas sobre a educação nas escolas locais.





Sobre a MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros possui os navios mais modernos do mundo, com uma frota composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade. Para mais informações acesse www.msccruzeiros.com.br.

Comentários