Mercado público de Itapissuma será requalificado

Além das águas mornas e tranqüilas, o Litoral Norte de Pernambuco oferece aos turistas outra atração irresistível: a saborosa gastronomia feita a partir de frutos do mar. Para que turistas e pernambucanos possam degustar da nossa culinária com mais conforto e qualidade, a Secretaria de Turismo de Pernambuco irá reformar o mercado público de Itapissuma, a terra da famosa caldeirada. A praça Agamenom Magalhães, que fica no entorno do prédio, também será inteiramente requalificada. O investimento está orçado em R$ 1,8 milhão, com recursos provenientes do Prodetur.

“Com esta obra vamos garantir que os comerciantes possam vender melhor seus produtos, oferecendo um serviço padronizado, com qualidade e eficiência. Isto quer dizer mais geração de empregos e aumento na receita da cidade”, afirmou o secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara.

O edital de licitação para a obra será publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial de Pernambuco e o prazo para a concorrência entre as empresas é de três meses. O início das obras está marcado para outubro e o prazo de conclusão é de oito meses. O projeto prevê a conscientização dos locatários que comercializam nos 12 boxes existentes no mercado, informando a todos sobre os benefícios que a requalificação pode trazer.

Todos os boxes serão inteiramente reformados e novos banheiros instalados. Os pescadores vão ganhar um quiosque específico para a manutenção das redes, dando visibilidade a esta importante tradição local. O piso será completamente reformado, garantindo acessibilidade ao prédio. Um playground, que atenderá tanto aos turistas quanto à comunidade, será construído ao lado do mercado.

“Teremos ainda espaços para apresentações culturais e comercialização de artesanato. Com isto queremos consolidar Itapissuma e todo o Litoral Norte como um centro de referência da culinária popular. Este equipamento será trabalhado como um produto turístico, compondo todo o nosso material de divulgação”, esclareceu Câmara.

Comentários