Jornada de Comércio Exterior impulsiona exportações de micro e pequenas empresas

Mais de 100 participantes tiveram acesso a informações imprescindíveis para iniciar atividade de exportação



Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Rio Grande do Norte é líder no ranking nordestino de micro e pequenas empresas exportadoras. De 2002 a 2008, o crescimento foi de 250%, muito acima do segundo colocado – Pernambuco – que acumulou 58% do mesmo período. Esse crescimento representa um salto de US$ 632 milhões para US$ 2,04 bilhões exportados no período de seis anos. Para incrementar esses números, o Banco do Brasil promoveu nesta quarta-feira (2), a Jornada de Comércio Exterior, evento nacional que aconteceu pela primeira vez no Rio grande do Norte. Mais de 100 micro e pequenos empresários potiguares participaram do evento, no auditório do Sebrae/RN.



A Jornada é realizada pelo Banco do Brasil e instituições parceiras em todas as regiões do país. Para o produtor de cachaça Frederico Lima, que quer iniciar atividades de exportação desse produto tipicamente brasileiro, a Jornada trouxe informações preciosas para quem deseja impulsionar o negócio e alcançar o mercado externo. “Estou na finalização do processo para começar a exportar e ter acesso a informações privilegiadas me motiva ainda mais a apostar nessa abertura e já esperar o retorno com o lançamento do meu produto no exterior”, complementou.



O representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior responsável pelo projeto “Primeira Exportação”, Eduardo Weaver, lançou durante a Jornada o 2º ciclo do projeto. “A iniciativa é voltada para empresas que pretendam dar seu primeiro passo a caminho do mercado internacional, como também para alunos do curso de Comércio Exterior que queiram fazer parte do novo grupo de agentes”, explicou. No RN, a instituição de ensino parceira é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).



Frente às medidas e estratégias que o Governo Federal vem lançando a fim de estimular o crescimento das exportações brasileiras, a Jornada de Comércio Exterior é um evento com reconhecimento nacional por sua abordagem clara e objetiva dos principais assuntos de interesse do exportador. “Essa primeira edição em Natal mostrou que o empresariado local tem demanda e, principalmente, o interesse de aderir à abertura de mercado. Foi um evento para o empreendedor que busca conhecer mais sobre comércio internacional, oportunidades e meios facilitadores que estiveram ao seu alcance”, detalhou o gerente regional de negócios internacionais do Banco do Brasil, Mauro Clermann.



Uma das novidades apresentadas aos empresários participantes sobre as estratégias relacionadas aos assuntos câmbio e comércio exterior foi o Drawback Integrado. Esse mecanismo foi lançado recentemente pelo governo federal para possibilitar a suspensão dos tributos decorrentes da importação e dos impostos federais relativos à aquisição no mercado interno na fabricação de produtos destinados à exportação. Para esta modalidade, o Banco do Brasil desenvolveu uma solução inovadora de gestão, que permite ao cliente acompanhar todo o processo operacional e que oferece mais segurança e redução de custos para a empresa. No evento, o BB apresentou também os Treinamentos e a Consultoria em Negócios Internacionais, além de novidades como o envio de ordens de pagamento para o exterior via internet.

Comentários