Expectativa para Dia dos Namorados encerra a sequência de recordes de otimismo e Copa do Mundo não impactará nas vendas desta data

Pesquisa com 1.010 executivos do varejo de todo o Brasil, realizada de 10 a 17 de maio, mostra que o otimismo do setor com o Dia dos Namorados 2010 repete o de 2008. Para a maior parte dos empresários, a Copa do Mundo
não afetará as vendas desta data

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2010 mostra que 54% dos empresários entrevistados acreditam no aumento no faturamento em relação à mesma data de 2009. 38% acham que o faturamento irá repetir o do ano passado e apenas 8% acreditam que cairá.
A parcela dos mais otimistas (54%) não é recorde e é a mesma do Dia dos Namorados 2008. Esta data tem uma expectativa de elevação do faturamento em razão inferior às verificadas na Páscoa (58%) e no Dia das Mães (60%). De qualquer forma, há uma participação maior dos que acreditam em faturamento crescente do que em igual data de 2009, que era de 30%.
A pesquisa apurou também que a evolução do faturamento do varejo brasileiro será da ordem de 4,2% no Dia dos Namorados 2010.
Resultados por porte
As grandes empresas do varejo têm 80% de seus empresários apostando em aumento no faturamento no Dia dos Namorados 2010, na comparação com a mesma data de 2009. Nesta direção, nas médias empresas são 65% e nas pequenas 51%, com outros 40% esperando repetir o faturamento de 2009.
Resultados por Região
A pesquisa da Serasa Experian apurou que os empresários do varejo do Centro-Oeste são os mais otimistas (70%) na expectativa de ampliar seu faturamento no Dia dos Namorados 2010. Compartilhando da mesma opinião estão os do Norte (68%) e os do Nordeste (65%). Os varejistas do Sul (51%) e do Sudeste (50%) aparecem com uma parcela relativamente menor sobre o acréscimo em seu faturamento, mas ainda reúne a maior parte das respostas nesta expectativa.
Presentes para a data
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2010 aponta que o celular será o presente mais ofertado na data, de acordo com 25% dos entrevistados. Na sequência estão roupas, sapatos e acessórios, para 22%, perfumaria e cosméticos para 19%, flores para 15%, chocolates e doces para 5%, jóias e relógios para 5% e eletrônicos para 4%. Com menor participação aparecem eletrodomésticos (1%), CDs, livros e DVDs (1%), decoração e artigos para casa (1%) e outros (2%).
No Dia dos Namorados 2009, os presentes mais comprados foram celular (25%), roupas, sapatos e acessórios (24%), flores (18%), perfumaria e cosméticos (13%), chocolates e doces (6%), jóias e relógios (3%) e eletrônicos (3%). Apareceram também CDs, livros e DVDs com 2%, e outros (6%).
Composição das vendas
51% das vendas para o Dia dos namorados 2010 serão à vista e 49% a prazo. Na mesma data de 2009, 52% das vendas foram à vista e 48% a prazo.
Meios de pagamento
Neste Dia dos Namorados, 41 % das vendas à vista serão realizadas em dinheiro, 23% em cartão de crédito, 18% em cartão de débito, 16% em cheques, 1% no cartão da própria loja e 1% em outros.
Das vendas a prazo nesta data de 2010, 41% serão em cartão de crédito parcelado, 32% em cheque pré-datado, 18% em financiamento ou crediário, 4% em cartão da própria loja parcelado, 3% em cartão de débito parcelado e 2% outros meios.
No Dia dos Namorados 2009, 42% das vendas à vista foram realizadas em dinheiro, 21% em cartão de crédito, 18% em cheque, 17% em cartão de débito e 2% em cartão da própria loja. Nas vendas a prazo, foram 40% em cartão de crédito parcelado, 35% em cheque pré-datado, 19% em financiamento ou crediário, 4% em cartão de débito parcelado e 2% em cartão da própria loja parcelado.
Impacto da Copa do Mundo no Dia dos Namorados
Apesar da abertura da Copa do Mundo ser na véspera do Dia dos Namorados 2010, 59% dos varejistas de todo o Brasil disseram que o evento não impactará na data dos apaixonados. 41% acreditam no oposto, que haverá repercussão.
O grande varejo nacional é o mais confiante de que a Copa afetará as vendas do Dia dos Namorados, segundo 51% de seus empresários. Nas médias empresas são 47% compartilhando esta opinião e 52% não. Nas pequenas, 40% afirmam e 60% negam qualquer influência do evento internacional.
O Nordeste apresenta a maior parcela de empresários (51%) que apostam que a Copa do Mundo impactará as vendas no Dia dos Namorados. As demais Regiões têm a maior parcela das respostas na situação contrária.
Análise
A Pesquisa Serasa Experian para o Dia dos Namorados 2010 apresenta empresários otimistas, sobretudo nas grandes e médias empresas. Os das pequenas empresas guardam um certo grau de cautela, por conta do acesso ainda restrito ao crédito e por não ter condições de empreender promoções na data nas mesmas condições dos estabelecimentos maiores.
A expectativa de continuidade da elevação dos juros, resultante do aperto monetário, pode estar influenciando a opinião dos varejistas, que já não apontam, com quase unanimidade, a evolução do faturamento de seu negócio.
Além disso, é certo que no intervalo entre o Dia das Mães e o dos Namorados o varejo está investindo nas promoções de eletrônicos, principalmente TV´s de alta definição e por isso o varejo não crê em impactos da Copa no Dia dos Namorados.
De forma que o consumidor já carrega um endividamento maior nas proximidades do Dia dos Namorados. A pesquisa mostra uma preferência ligeiramente superior para as compras à vista, na comparação com a data de 2009. Na mesma base, os varejistas alinham alguns presentes que devem ganhar participação: perfumaria e cosméticos, jóias e relógios, eletrônicos e eletrodomésticos, vários deles normalmente adquiridos com pagamento parcelado. Destaca-se que o celular, repetindo o ano passado, está no topo das preferências, por conta das novas tecnologias que são agregadas aos aparelhos.
No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito vem ganhando posições, tanto nas vendas à vista quanto a prazo.
Em relação à expectativa de faturamento ser maior no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, deve-se à junção de três grandes eventos: o Dia dos Namorados, a Copa do Mundo e as Festas Juninas, que são importantes para o comércio destas Regiões.
Metodologia
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2010 foi a campo no período de 10 a 17 de maio, com 1.010 executivos do setor do comércio de todo o país. Esta pesquisa para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2006. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Comentários