Em julho, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste receberão os cursos de formação de multiplicadores do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Cri

Poderão participar da capacitação os gestores, os empresários e a sociedade civil organizada. A ação integra o programa Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo, e é executada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília


Em julho, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste receberão os cursos de formação de multiplicadores do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. Poderão participar da capacitação os gestores, os empresários e a sociedade civil organizada. A ação integra o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, e é executada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

O anúncio aconteceu na quarta-feira (30), em Maputo, capital de Moçambique, durante a conferência Turismo – Amigo do Jovem e da Criança, evento em que o Brasil foi convidado a apresentar sua experiência em ações de enfrentamento à exploração sexual.

Segundo a coordenadora de Projetos do CET, Elisângela Machado, será oferecido um curso por região. No total, 47 profissionais serão formados. “O nosso objetivo é promover ações articuladas de prevenção. Os participantes da formação serão capacitados para disseminar o conhecimento. Esse trabalho é muito importante, porque quanto mais as pessoas sabem sobre o assunto, mais denunciam”, afirmou.

Após o encerramento dos cursos de formação de multiplicadores, terá início outra fase do projeto, que prevê uma estratégia de prevenção e uma campanha nacional com foco na Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Denuncie

É possível denunciar os casos de exploração ou abuso no Disque 100 (digitando o número 100 no telefone), nas delegacias, nas escolas, nas ONGs, nos Centros de Referência Especializada de Assistência (Creas), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos próprios conselhos tutelares, que fazem o encaminhamento para a punição legal dos responsáveis, bem como o acompanhamento dos jovens.
FONTE-SECOM PRESIDENCIA DA REPÚBLICA

Comentários