Comunidade quilombola de Macaíba se apresenta na Funcarte






A exposição fotográfica Quilombolas: Tradições e Cultura da Resistência, do fotógrafo André Cypriano, que segue até o próximo dia 18 deste mês, na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), teve momentos especiais nesta terça-feira (8), com a apresentação de capoeira e grupos de dança afro-quilombolas da comunidade Capoeira, do município de Macaíba, além da apresentação da cantora Khrystal.



A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, compareceu ao evento e recebeu das mãos do presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, o livro “Quilombolas: tradição e cultura da resistência”. “É muito importante esse intercâmbio entre as culturas em nossa sociedade, pois dessa forma contribuímos para diminuir o preconceito entre as raças”, ressaltou a prefeita.



Durante a visita, a chefe do executivo municipal natalense, que também aproveitou para conhecer a exposição fotográfica, acompanhou a apresentação do grupo de dança afro da comunidade Capoeiras de Macaíba, que apresentou a dança Makulelê. “Procuramos, dessa forma, manter viva as tradições de nossas raízes africanas”, destacou a presidente da Associação Quilombolas/ Capoeiras, Maria das Graças Barbosa.



Dança



Após visitar a exposição fotográfica, a prefeita Micarla de Sousa acompanhou a apresentação dos bailarinos da Escola Municipal de Balé Professor Roosevelt Pimenta, que foram classificados no Festival Norte-Nordeste de Dança, que ocorreu em Fortaleza no último mês de fevereiro, para participar na cidade de Aquidauana, São Paulo, no período de 9 a 18 de julho deste ano da etapa nacional, que classificará para fase internacional em Nova Iorque, em março do próximo ano.



Na exposição fotográfica Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, o fotógrafo André Cypriano faz um registro das tradições dos filhos dos quilombos no Brasil. As fotografias compõem o documentário, inédito, de 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos, realizado pelo fotógrafo documentarista.



A exposição já visitou mais de 15 cidades brasileiras. O registro fotográfico, inédito, realizado por André Cypriano em preto-e-branco e tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo e pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.



O fotógrafo



O fotógrafo paulista André Cypriano é radicado nos Estados Unidos e começou a foto-documentar estilos de vida tradicionais e praticas de sociedades em lugares menos conhecidos nos mais remotos cantos do mundo, com uma tendência para o raro e extraordinário, como no caso das comunidades quilombolas do Brasil, que estão em exposição na Funcarte.



FOTOS: FRANKIE MARCONE

Comentários