TÜV RHEINLAND PARTICIPA DA HOSPITALAR FOCADA EM NEGOCIAR CERTIFICAÇÕES E ENSAIOS COM FABRICANTES DE PRODUTOS E INSUMOS MÉDICOS

feiras movimentam SP, todos os hotéis lotados.

Empresa detém mais de 50% do market share nas certificações INMETRO no Brasil e também oferece serviços de certificação de acordo com Diretivas Médicas Européias e normas harmonizadas

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos certificadores mundiais, está presente na Hospitalar 2010, a segunda maior feira em número de expositores e volume de negócios do mundo no setor, que acontece em São Paulo, de 25 a 28 de maio, no Expo Center Norte. A participação da empresa no evento acontece em um cenário bastante promissor para os seus negócios nesse setor, em função do aumento no número de equipamentos médicos que passaram a ter certificação compulsória e da perspectiva de mudança nas regras do INMETRO, com a inclusão de novos produtos entre os que devem ser certificados, levando a um incremento maior da demanda nesse mercado.

A TÜV Rheinland do Brasil participa focada nos expositores, que são os fabricantes nacionais de produtos e insumos de saúde brasileiros, e também os fabricantes do mercado externo e importadores instalados no Brasil, interessados no mercado nacional. A empresa oferece certificações conforme as regras e normas da ANVISA, INMETRO e Marcação CE, de acordo com as Diretivas Médicas Européias. Além disso, a TÜV Rheinland possui laboratório acreditado pelo INMETRO, situado no Jabaquara, em São Paulo, que realiza ensaios de avaliação da conformidade de inúmeros produtos, incluindo os equipamentos eletromédicos.

Os produtos e insumos de saúde, também conhecidos como dispositivos médicos, abrangem desde agulhas até equipamentos de última geração, sendo que a certificação compulsória ANVISA e INMETRO para o mercado brasileiro abrange somente equipamentos ativos, ou seja, os que são alimentados por energia elétrica.

Os serviços de certificação de eletromédicos no Brasil movimenta cerca de R$ 5 milhões por ano e a TÜV Rheinland detém mais de 50% do market share. “Nos últimos dois anos vem se caracterizando uma fortíssima ampliação da certificação compulsória para equipamentos médicos ativos, em função das crescentes exigências da ANVISA e INMETRO. Por esse motivo o mercado é real e crescente”, explica Lester Amaral Junior, coordenador de certificação da Área de Produtos Médicos da TÜV Rheinland do Brasil.

Ele observa que a atual regra do INMETRO está prestes a ser alterada e isso pode demandar mudanças de procedimentos de certificação e a inclusão de novos produtos, o que provocará uma movimentação ainda maior nesse mercado. Ainda segundo Lester Amaral, a TÜV Rheinland do Brasil registrou incremento de 100% nos negócios de certificação compulsória desses equipamentos ativos no primeiro quadrimestre de 2010, se comparado ao mesmo período do ano passado.

O Laboratório da TÜV Rheinland Brasil, no Jabaquara, é acreditado pelo INMETRO em mais de 20 normas de equipamentos eletromédicos e está apto a realizar ensaios para verificação de conformidades, atendendo as áreas médica, hospitalar, laboratorial e odontológica.

Os ensaios são feitos em máquinas de ultra-som, eletroestimuladores, incubadoras para recém-nascidos, berços aquecidos, camas hospitalares e mesas cirúrgicas, entre outros, que necessitam da certificação, de acordo com a portaria 86 do INMETRO e o regulamento RDC 32 da ANVISA.

Lester Amaral acredita que nos próximos 5 anos a obrigatoriedade de certificação INMETRO deve passar a abranger não só os equipamentos ativos, mas todos os produtos e insumos médicos, fazendo com que esse mercado, no mínimo, triplique.

Esses insumos e produtos, mesmo sem a obrigatoriedade brasileira, muitas vezes necessitam de certificações que contemplem as Diretivas Médicas, para que ingressem em países da comunidade européia. Assim, a TÜV Brasil também atende fabricantes nacionais exportadores, ou mesmo multinacionais.

Sobre a TÜV Rheinland
O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

Comentários