OBRAS PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO MACHADÃO COMEÇAM NESTA SEGUNDA

Foi dada a ordem de serviço para as obras que vão viabilizar a construção do Estádio Arena das Dunas, o Novo Machadão,em Natal. Na manhã desta sexta-feira (14), o secretário estadual da Infra-Estrutura, Dâmocles Trinta, e o titular da Secretaria Especial da Copa, Fernando Fernandes, assinaram o contrato que autoriza o início imediato das obras no Centro Administrativo. O investimento do Governo do Estado será na ordem de R$ 352 mil.

A execução da obra será dividida em quatro eixos principais: construção do novo pórtico de entrada do Centro Administrativo, entre as secretarias de Educação e da Cultura (SEEC) e a de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS); demolição do atual acesso; demolição da creche Kátia Fagundes Garcia, e retirada dos entulhos e terraplenagem da área. O prazo para conclusão das obras é de 60 dias.

A empresa IM Engenharia, responsável pela execução dos serviços, inicia já nesta segunda-feira (17) as obras para construção do novo acesso ao Centro Administrativo.

O secretário Dâmocles Trinta explica que a dispensa de licitação trata-se de um mecanismo legal. “O processo é legal quando se tem a necessidade de ganhar tempo. Se tivesse que esperar a abertura de um novo processo licitatório, as obras só iriam ser iniciadas em junho”, afirma o titular da SIN.



Creche Kátia Fagundes Garcia

A demolição da Creche Kátia Fagundes Garcia será realizada somente após a transferência dos cerca de 160 alunos para a nova sede que vai funcionar num prédio de responsabilidade da Prefeitura do Natal, localizado na Rua Moura Rabelo, 1940, Candelária, zona Sul de Natal. “Não haverá nenhuma perda para os alunos, pois a demolição ocorrerá durante o recesso escolar,” garante Fernando Fernandes.

Kátia Trajano, coordenadora da creche, comemora a mudança: “O novo espaço será numa casa muito boa, totalmente adaptada para alocar a creche”. De acordo com Kátia, as aulas estão previstas para começar em 21 de junho, já em novo endereço.

A nova creche localiza-se próximo ao Centro Administrativo, o que não vai acarretar transtornos aos pais e nem aos funcionários no seu deslocamento. Além disso, a infraestrutura física do prédio está em melhores condições do que a unidade atual. “O imóvel está deteriorado, com rachaduras e precisava passar por uma reforma urgente. Os alunos vão ganhar, agora, uma creche nova”, justifica Fernando Fernandes.

A saída da creche Kátia Fagundes Garcia do Centro Administrativo será a antecipação de um acordo firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Natal. De acordo com orientações do Ministério da Educação (MEC), a creche deveria ser municipalizada até o final deste ano. “Estamos antecipando essa municipalização que seria, obrigatoriamente, implantada até 31 de dezembro deste ano”, finaliza Fernando Fernandes.

Comentários