FÓRUM DEBATE TEMAS DO TURISMO DO RIO GRANDE DO NORTE

Fórum debate temas do Turismo no RN





Com o auditório lotado, o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Claudio Porpino, e o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, representante da governadora Wilma de Faria, fizeram a abertura do I Fórum Estadual de Turismo do RN na tarde desta quinta-feira (25), na Fiern.



Estudantes, professores, empresários, operadoras, agentes de viagem e técnicos diretamente ligados a atividade turística potiguar debateram os mais diversos temas que contribuem para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Pensamos em deixar esse legado: um fórum de discussões democrático sobre o turismo potiguar, provocando um amplo debate e socializando as informações dessa atividade, com todos os setores que trabalham direta ou indiretamente com ela, ou ainda aqueles que pensam e discutem o tema, sejam órgãos públicos, privados ou a academia”, esclareceu Claudio Porpino.



Segundo a coordenação do encontro, a intenção foi trazer palestrantes locais, valorizando o potencial e os profissionais do RN. Na opinião da estudante de turismo, Keyla Lima, os temas também foram o ponto forte do Fórum, pois são importantes discussões locais. “Acredito que os estudantes e profissionais do turismo necessitam de mais oportunidades como essa. Aqui todos puderam unir o que aprendem nas faculdades ao que se vive no dia a dia do mercado”, adiantou a universitária.



O primeiro painel abordou o potencial do RN para o turismo de aventura/ecoturismo. Os debatedores falaram sobre a importância de conhecer e valorizar os atrativos e riquezas do estado, além de terem atentado sobre a questão do ecoturismo como atividade sustentável. Baía Formosa, Caicó, Felipe Guerra e Patu foram citados como grandes exemplos de municípios destino para esse tipo de roteiro. O debate também apontou para o grande potencial e procura por esse segmento do turismo.



As estratégias de mercado para promoção do destino e captação de eventos foi um tema que também provocou muitas discussões no segundo painel. Os convidados analisaram os investimentos do poder público juntamente ao privado para promover o estado. Foi destacada a parceria e o envolvimento das entidades nestas ações e apontado que a promoção para o consumidor final tem dado grandes resultados para o crescimento do turismo.



Já a discussão sobre as vantagens e desvantagens dos voos charters e regulares trouxe à tona uma certeza: não se faz turismo sem charters. Ao mesmo tempo em que também esclareceu o papel de cada um na captação e a viabilidade dos tipos de voos. O terceiro painel ainda sinalizou acerca da importância de um voo charter para a abertura de um mercado.



No último painel, o superintendente regional da Infraero/Nordeste, Fernando Nicácio abordou a atual situação do aeroporto Augusto Severo, que hoje é o 17º do Brasil no ranking de maior número de embarques e desembarques. Ele falou sobre o início das obras de reforma e ampliação, que irão começar no segundo semestre deste ano e durarão 20 meses, com o custo de R$ 18 milhões.



Quanto ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Nicácio mostrou toda a infraestrutura do novo equipamento e informou que será o primeiro aeroporto da Infraero no Brasil que terá todas as condições técnicas receber um Airbus 380 (com capacidade para mais de 500 passageiros). Também esclareceu que o investimento da Infraero até dezembro, mês em que toda a parte de drenagem e pavimentação da obra estarão concluídas, totalizará R$ 155 milhões. Ao final do painel, os debatedores esclareceram que o bom funcionamento do aeroporto é ferramenta fundamental para o desenvolvimento da atividade turística do estado.



Com o término do encontro os participantes puderam fazer um balanço das estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver o turismo no Estado e compreender um pouco mais a respeito do atual momento desse segmento no Rio Grande do Norte.

Comentários