ESTA JORNALISTA BLOGUEIRA CORRESPONDENTE DO DT EM NATAL FAZ ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O SECRETÁRIO DE TURISMO DE NATAL- VEJA HOJE NO DT

Hoje no DT
22/3/2010
Francisco Soares de Lima Junior, secretário de Turismo de Natal, fala ao Diário
Cristina Lira - de Natal
Foto: DT



O secretário de turismo e desenvolvimento econômico de Natal, o arquiteto Francisco Soares de Lima Junior, envereda pelo turismo há anos no Rio Grande do Norte. Desde 1996, esteve na secretaria de turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Setur-RN), ano em foi criada a secretaria , mas começou a trabalhar com o Prodetur/RN desde a sua montagem, no início de 1993.Desde 02 de janeiro de 2009, ocupa o cargo de secretário de turismo de Natal. Na entrevista exclusiva, concedida à jornalista Cristina Lira correspondente do DT em Natal, ele fala de suas ações e da importância de uma marina para a cidade, entre outros assuntos:



Diário - No ano passado recebeu o menção especial no prêmio Caio por Natal ser o melhor destino de eventos. O programa Natal Cidade Eventos influiu bastante para este resultado? Quais os planos para este ano?


Soares Junior: Sem dúvidas! O projeto Natal Cidade Eventos, formatado pelos consultores Paulo Gaudenzi e Raimundo Peres foi decisivo para empulsionarmos o setor do turismo de eventos em Natal, tanto que somente para esse ano de 2010 já estão programados mais de 50 eventos.
Para 2010 vamos continuar mostrando Natal e sua infra-estrutura de eventos para os produtores de eventos de medio e pequeno porte para envolver a hotelaria de Ponta Negra.


Diario - Qual o orçamento para este ano, e quais as principais ações de sua gestão?

Soares Junior: O orçamento da SETURDE para 2010 está em R$ 12 milhões, mas em função das dificuldades da arrecadação a SEMPLA está solicitando que apresentemos um corte de 20% e estamos estudando como vamos fazer isso sem prejudicar a programação estabelecida para 2010.
Esse ano será marcado pela assinatura do contrato do PRODETUR/NATAL, programa que deverá investir mais de R$ 120 milhões na melhoria da infra-estrutura de nossa cidade, focando inicialmente na recuperação das praias que são nosso principal atrativo, ao mesmo tempo criando condições para dinamizar os investimentos nas praias do Forte e Redinha através da implantação do complexo turístico do Forte dos Reis Magos, composto da Marina, do Hotel 5 estrelas, do Centro Cultural e de Eventos de Natal e o parque que será feito ligando ao Iate clube, passando a usar a orla do Potengi como atração turística. Esse será o grande marco da gestão da Prefeita Micarla, e sem dúvidas mudará o vetor de crescimento da cidade para o litoral Norte, contrabalançando com Ponta Negra.

Diário - E quanto ao combate ao turismo sexual, o que tem sido feito nesta área?

Soares Junior: A promoção do turismo de Natal está focada no turismo de familia, reduzindo bastante os visitantes solteiros, principalmente os europeus, de maneira que os problemas decorrentes da prostituição está reduzindo gradativamente e tende a diminuir mais ainda após a implantação das câmeras de TV pela policia que fiscaliza 24 horas por dia os principais corredores turisticos da cidade. Não temos tido noticias de ocorrências de prostiruição nas áreas turisticas nos úlltimos meses.

Diário - Quantos turistas visitaram Natal em 2009 e quais as perspectivas para 2010?

Soares Junior: Ainda não temos os numeros fechados das pesquisas de 2009, mas estamos acreditando que o aumento foi excelente, na ordem de 8 a 10% em relação ao fluxo de 2008, e até o final do mês deveremos estar com os números das pesquisas realizadas pela SETUR.

Diário - Qual sua opinião em Natal ter uma Marina, o que a cidade e o povo natalense ganhariam?


Soares Junior : Uma Marina, além de proporcionar a vinda a Natal de turistas de um padrão mais elevado, consequentemente com um gasto médio diário bastante interessante, cria oportunidades de trabalho muito grande, abrindo um novo mercado para a cidade, desde a industria nautica, peças, assessórios, manutenção, abastecimento, atrai uma enorme cadeia produtiva que nos interessa muito em função da amplitude de oportunidades que oferece.
Segundo a OMT, um barco ancorado numa marina, cria em media 4 empregos diretos, e Natal precisa de criar condições de emprego para a população que está carente. Por outro lado, precisamos melhorar a nossa infra-estrutura turística, e a Prefeitura está trabalhando para criar um complexo turístico na área entre o Forte dos Reis Magos e a área do exército justamente para impulsionar o turismo no sentido da Zona Norte, promovendo uma melhoria de toda orla central, praia do Forte, urbanizando a orla do Potengi até o Iate Clube, com novos espaços públicos para a população e para os nossos visitantes.

Diário -Em relação a Natal ser cidade sede da Copa do mundo 2014, o que tem sido feito neste sentido?

Soares Junior - O Comitê da Copa tem feito a lição de casa realizando os projetos e buscando os recursos disponiveis no Governo Federal. As dificuldades tem sido bastante grandes na medida em que ainda não há uma definição por parte do Governo de como vai ser o apoio nas demais áreas, e o que se conclue é que não tem os recursos financeiros que foram propagados anteriormente e teremos de fazer bem menos do que estavamos esperando.

Diário -Natal está sempre presente nas feiras nacionais e internacionais? Quais os próximos eventos que estará presente?

Soares Junior: Na proxima semana estaremos participando da BRAZTOA em São Paulo e no final do mês de abril estaremos na BNTM em Porto de Galinhas, sempre em parceria com a EMPROTUR, buscando otimizar os recursos disponiveis, e estamos programando acompanhar nos mais importantes eventos programados para o ano de 2010, tanto os nacionais como os interncionais.

Diário - Qual a sua opinião sobre o programa Olá Turista?

Soares Junior -Trata-se de um trabalho de incentivo ao turismo nacional buscando conscientizar a população de uma maneira geral da importancia do turista e do turismo como desenvolvimento econômico e social. O Brasil precisa desse tipo de campanha, pois ainda temos muito o que desenvolver e crescer nessa área e temos que nos engajar em todas as iniciativas dessa natureza.

Comentários