COMUNICADO DE IMPRENSA DO CHILE

RESUMO SOBRE A INFRA-ESTRUTURA TURÍSTICA NO CHILE APOS O TERREMOTO DO SÁBADO 27 DE FEVEREIRO

Terça-feira 2 de março de 2010
Na madrugada do sábado 27 de fevereiro um terremoto de 8.8 graus abalou a zona Centro-Sul do Chile com conseqüências devastadoras, principalmente nas cidades próximas a cidade de Concepción (Oitava Região, 520 km ao sul de Santiago), lugar donde se registrou o epicentro. Os efeitos do movimento sísmico afetaram cidades ao longo de 400 kilômetros, incluindo Santiago, a capital, Talcahuano, Temuco, Constitución, Cauquenes e pequenos povoados costeiros quem sofrerão o impacto de gigantescas ondas conhecidas como tsunamis.

As cinco divisões turísticas que promove a Turismo Chile apresentam os seguintes registros:

Deserto - O Norte do Chile não se viu afetado pelo terremoto. Não se registrou nenhum tipo de danos.

Ilha de Páscoa - Está localizada a 3.500 kilômetros de distancia do continente e a 5 horas e meia de viajem em avião desde Santiago. Não foi afetada pelo sismo. Informes iniciais falaram de um possível tsunami, mas tudo se tem mantido em absoluta normalidade. Já não a perigo algum destas características.

Santiago e Regiões centrais – O Terminal de Passageiros do Aeroporto de Santiago sofreu danos estruturais. As pistas de aterrizaje e as plataformas do principal terminal aéreo nacional não apresentam problemas. O trânsito de passageiros vem se normalizando paulatinamente e as pessoas que chegam são trasladadas em ônibus ao centro de Santiago, esperando reparar as áreas afetadas. As telecomunicações e a eletricidade estão quase completamente normalizadas e tanto o transporte público como o metrô funcionam com normalidade. Valparaíso e Viña del Mar registram principalmente danos materiais em prédios de construções mais antigos. O Festival Internacional da Musica que se realiza anualmente na Quinta Vergara foi suspenso um dia antes da cerimônia de clausura.

Lagos e Vulcões - A zona norte da região que inclui lagos e vulcões próximos a cidade de Concepción e do rio Bio-Bio é uma das mais afetadas. As autoridades ainda trabalham para determinar os efeitos reais do terremoto. Danos em distintas estradas e caminhos interiores dificultam o trabalho de ajuda e resgate. Pouco a pouco se restabelecem as comunicações, os serviços de água potável e a eletricidade. A zona sul da região onde se encontram os lagos e vulcões não foi afetada. As operações turísticas em Pucón, Puerto Varas e Puerto Montt, três importantes destinos de viajantes e turistas, funcionam normalmente.

Patagônia - Toda esta zona não foi afetada e não reporta problemas de nenhum tipo.

Comentários