TRADE TURÍSTICO DE PERNAMBUCO OTIMISTA COM RESULTADOS DE 2009

Os resultados do turismo pernambucano em 2009 criaram um clima de otimismo em todo o trade turístico do Estado. Após um crescimento médio de 15% durante toda a temporada, as empresas planejam cuidadosamente o ano de 2010. O objetivo é crescer acima da média deste ano e chegar perto dos 20%.

Um dos que acreditam que esta média será alcançada é o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-PE), Jorge Sales. De acordo com ele, a diversidade de públicos que chegam diariamente em Pernambuco dão respaldo ao cumprimento dessa meta.

“Hoje temos um turismo muito segmentado e que atende a todos os públicos, por isso não existe época em que o Estado tenha mais ou menos visitantes. Atualmente temos conseguido alcançar o público GLS, os turistas de negócios, os religiosos, os que gostam de brincar Carnaval, São João e descansar na Semana Santa. Temos as melhores praias e excelentes hotéis. Só temos como crescer”, garante.

Quem também está apostando que 2010 será o ano do turismo pernambucano é o empresário Gustavo Luck, sócio-diretor da Luck Viagens. “Além de toda beleza natural e cultural que sempre tivemos, agora podemos contar com um novo público, que é o formado por executivos das várias empresas que foram anunciadas neste ano pelo Governo do Estado, além de todo o Complexo Industrial Portuário de Suape. Essas pessoas terminam sendo divulgadoras naturais do destino”, argumenta.

O empresário Sérgio Paraíso, diretor do Grupo Pontes Hotéis, acredita que o calendário de eventos deve ser um dos diferenciais em 2010. “Se continuarmos focando na divulgação do Estado, de suas belezas culturais, dos monumentos, de uma programação de atividades e de um calendário turístico de atividades, como Carnaval, Páscoa, São João e vários outros, vamos continuar em evidência no cenário do turismo nacional”.

Mas não são apenas os empresários do ramo de hotéis e viagens que estão aumentando as metas para 2010. O setor de gastronomia também espera se manter no ritmo de 2009. “Depois de crescermos 10% em um ano difícil no mundo como foi este, o otimismo se instalou nos bares e restaurantes pernambucanos. A partir de agora esse crescimento deve ser contínuo. Acho que todo o turismo de Pernambuco está crescendo junto com a economia do Estado e nós também estamos acompanhando esse ritmo”, aponta o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Mário Jorge Carvalheira.

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