OS VINHOS DA CANTU

O prosecco definitivamente caiu no gosto dos brasileiros e passou a ser sinônimo de vinho espumante. Para atender a demanda, principalmente nas festas de fim de ano, a Cantu traz ao Brasil excelentes proseccos que vão deixar as comemorações ainda mais requintadas.

Elaborados na tradicional região de Valdobbiadene, localizada no coração da área demarcada de Prosecco, os vinhos La Pieve apresentam aromas intensos e frescos e acompanham perfeitamente frutos do mar ou carnes mais fortes. Integram a carta de vinhos da Cantu os rótulos La Pieve Le Coste, Pergolo e Spago.

“Os proseccos são versáteis e vão bem sozinhos ou harmonizados com algum prato. O pernil, típico nas comemorações de final de ano, faz uma combinação perfeita com os proseccos, que também podem acompanhar uma rabanada”, destaca Marcelo de Moraes, sommelier que durante 12 anos atuou na famosa rede de churrascarias Porcão e agora faz parte do time da Cantu.

A La Pieve, marca do Grupo Mionetto, respeita a tradição e a valorização dos frutos da região de Valdobbiadene graças a uma equipe de enólogos que seleciona as matérias-primas de forma criteriosa, combinando os conhecimentos seculares com as técnicas ecológicas mais modernas e avançadas.

História

Durante a Idade Média, próximo às pequenas aldeias da região do Veneto, La Pieve era o nome dado a uma comunidade de fiéis que vivia numa pequena igreja paroquial. Dentro da paróquia eram protegidos os conhecimentos de cultivo e produção de um vinho com características únicas: o Prosecco. Este tipo de vinho conta com uma cultura enológica de raízes seculares e entre Valdobbiadene e Conegliano é produzido um dos melhores proseccos graças às características da terra, à boa ventilação e à exposição ao sol, garantida pelos declives íngremes do local.

Recentemente Veneto mudou sua legislação para proteger a imagem e a qualidade do Prosecco e os vinhos produzidos na categoria IGT (Indicação Geográfica Típica), que legalmente possui menos restrições e controles de qualidade, foram elevados às condições de DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e DOC (Denominação de Origem Controlada).

Champagnes Pommery

A partir de 2010, a Cantu lança no Brasil os tradicionais e famosos champagnes Pommery, elaborados na maison criada em 1836, e cuja direção foi assumida por Jeanne-Louise Alexandrina, em 1858, após a morte de Monsieur Pommery. Dos rótulos que desembarcam no Brasil, destaque para o Cuvée Louise, champagne que homenageia a Madame Pommery e é resultado da junção das uvas de Avize, Cramant e Ay, três grandes áreas de viticultura que são joias na região de Champagne.

“Os champagnes são perfeitos para os dias quentes e pratos leves. A harmonização com ostras e camarões é tradicional e certeira”, afirma Marcelo, que resume: “Nesta época, as bebidas mais leves como champagnes e proseccos são ideais para os dias quentes do Verão e para o clima festivo do final do ano”.

Cantu Importadora Telefone 0300.210.10.10 ou site www.cantu.com.br

Comentários