SEBRAE-RS E GERDAU APRESENTAM RESULTADOS DE PARCERIA

A parceria entre a multinacional gaúcha Gerdau e o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) continua rendendo bons frutos. A segunda reunião de resultados, que será realizada no dia 29 de setembro, às 18h, no auditório do Sindimetal em São Leopoldo, mostrará que capacitação e consultorias agregam valor às empresas atendidas pelo projeto, participantes do PDF, e otimizam a produção da gigante do aço.

A reunião apresentará os resultados do período de 2008 a 2009 do projeto Desenvolvimento de Fornecedores Gerdau. Com a presença de representantes da empresa-âncora, do Sebrae/RS, e os próprios fornecedores - das áreas de fundição, usinagem, automação e manutenção em geral -, conduzirão o encontro através da apresentação de cases, expondo o nível de satisfação com o projeto. De acordo com o gestor do projeto do Sebrae/RS, Fabiano Bassani Zortea, “as ações do PDF tem como objetivo melhorar a produtividade das empresas, bem como implementar ferramentas para controle de qualidade”.

Para participar do PDF, as empresas foram selecionadas a partir de um diagnóstico dos fornecedores interessados, para verificar se estavam de acordo com os requisitos do projeto. “São 30 empresas atuantes na iniciativa. O trabalho é focado na gestão de indicadores. A partir da análise desses dados, que são enviados regularmente ao Sebrae/RS, são aplicadas as capacitações e consultorias que objetivam melhorar ou estabilizar resultados e aproveitar oportunidades”, explica Zortéa. Durante o período, os fornecedores participaram de cursos sobre qualidade, área comercial, gestão de produção, gestão financeira e tributária e principalmente capacitação em indicadores de desempenho.

Sobre o PDF
O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Gerdau iniciou suas atividades em agosto de 2006, com a implantação da cultura da gestão, por meio de indicadores de desempenho e aperfeiçoamento dos critérios de excelência em gestão no decorrer das capacitações. Desde o início de 2008, o Sebrae/RS consolidou a parceria com a multinacional, criando um projeto especialmente planejado para este programa. Mensalmente, os dados dos indicadores são enviados para o Sebrae/RS para acompanhamento. Com base nesses resultados, são disponibilizadas as capacitações do programa.

Sobre o projeto
O projeto Desenvolvimento de Fornecedores Gerdau iniciou em janeiro do ano passado e será concluído em dezembro de 2010. No decorrer dos 35 meses de sua operação, o objetivo finalístico do Sebrae/RS e da multinacional gaúcha é aumentar a produtividade das MPEs da cadeia metalmecânica do Vale do Sinos. A meta para este ano é de 3%, até dezembro.

A empresa
O Grupo Gerdau é um dos maiores produtores de aço do mundo e líder no segmento de aços longos nas Américas. Possui 337 unidades industriais e comerciais, além de cinco joint ventures e quatro empresas coligadas, o que faz com que esteja presente em 14 países. A Gerdau começou a operar em 1901, com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Comentários