FESTIVAL GASTRONÔMICO DA PIPA PROMOVE O DESTINO TURÍSTICO E A CULTURA LOCAL COMEÇA DIA 10 DE OUTUBRO

PRAIA da PIPA

No próximo mês, entre os dias 10 e 18, a famosa Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul (RN), será destaque mais uma vez com a festa de cultura e sabor do Festival Gastronômico da Pipa. O evento anual está em sua sexta edição e já se confirma como um dos principais atrativos do lugar, favorecendo o turismo da região e aquecendo a economia local. De acordo com o organizador Cláudio Freitas, nos noves dias de realização o festival movimenta cerca de 20 mil pessoas e neste ano as perspectivas são ainda maiores por causa do feriado de Nossa Senhora Aparecida.

“Esse número pode subir nesta edição já que o festival acontece no período do feriado de 12 de outubro, quando o movimento na Pipa é muito grande e os hotéis e pousadas ficam lotados. Para se ter uma idéia, são cerca de 120 hotéis e pousadas com mais de cinco mil leitos oferecidos, sem contar com os condomínios e as casas particulares que também ficam ocupadas nessa época”, diz Cláudio. Bom para a região e para o festival, que tem como objetivo além de promover e divulgar o rico pólo gastronômico e a cultura do município, a valorização do destino turístico e o comprometimento com a comunidade. “A nossa idéia é promover esse famoso destino turístico e gerar renda para os estabelecimentos locais, além de viabilizar novos negócios, reciclando e aprimorando o conhecimento técnico dos nossos profissionais e aquecendo a economia”, explica o organizador.

É com esse espírito de preservação das artes e de crescimento e melhoria dos serviços locais oferecidos que o Festival Gastronômico da Pipa oferece aos visitantes e moradores da região as delícias regionais, com degustação nas barracas; shows de grupos folclóricos, poetas e cantores; e diversas atividades na praça, como concursos, oficinas e cursos, que contam com a participação de profissionais da área renomados.

A principal novidade deste ano é a ação Degusta Pipa, na qual serão montadas no domingo, 11 de outubro, tendas na área da Praça do Pescador para os estabelecimentos participantes venderem suas especialidades em pequenas porções, com preços acessíveis, limitados a cinco reais. Segundo Cláudio Freitas, a idéia com a ação é popularizar a gastronomia e os estabelecimentos locais, além de divulgar a importância do segmento de alimentos e bebidas para o destino turístico e para o município de Tibau do Sul.

Também nessa linha de popularização da gastronomia, outra novidade foi a mudança na forma de julgamento do tradicional Concurso Gastronômico que acontece entre os estabelecimentos locais. Agora não haverá mais júri técnico, somente o popular, que continua sendo formado por qualquer pessoa que adquirir o Guia do Festival com as fichas de votação.

O cardápio completo do 6º Festival Gastronômico da Pipa está disponível no site www.festivalgastronomicodapipa.com. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail festivalgastronomicodapipa@gmail.com ou com Cláudio Freitas pelos telefones: (84) 9988-6781 e (84) 3246-2604.

Comentários