6ºFESTIVAL GASTRONÔMICO DA PIPA

O 6º Festival Gastronômico da Pipa, que vai temperar o feriado de Nossa Senhora Aparecida na Praia da Pipa, já está com tudo pronto para a grande festa de cultura e sabor deste ano. O evento começa no dia 10 de outubro e segue até o dia 18. As programações gastronômica e cultural já foram confirmadas.

A abertura no sábado (10/10) contará com a preparação de um grande ensopado de frutos do mar, que será vendido a preços populares e toda a arrecadação revertida para o projeto Afeto, como realizado na edição do ano passado. Estarão presentes os chefs Eugênio Cantídio, François Schimitt, Lula Cabral, Nito Avelar e Tadeu Lubambo.



Na praia, nas ruas e em diversos lugares espalhados pelo recanto paradisíaco, os visitantes terão durante os nove dias de evento música, dança, teatro, poesia entre várias outras manifestações artísticas. Já na Vitrine Gastronômica, a cozinha do festival montada na Praça do Pescador, serão oferecidas diversas oficinas e palestras sobre os mais variados temas da gastronomia regional e internacional, com a participação de chefs e convidados renomados.



Além disso, eventos paralelos também estão programados, entre eles o tradicional Concurso Gastronômico, disputado entre os estabelecimentos locais; o Concurso Novos Talentos, para estudantes de gastronomia do Senac e da UnP; o Degusta Pipa, a novidade que vai oferecer comidas variadas na praça a preços populares; e o Concurso do Melhor Feijão, aberto a toda a comunidade local.



A edição deste ano traz ainda mais a idéia de popularização da gastronomia e dos estabelecimentos locais e nessa linha também inova com a mudança na forma de julgamento do concurso tradicional, que agora não terá mais júri técnico, somente popular. Este continua sendo formado por qualquer pessoa que adquirir o Guia do Festival, com as receitas concorrentes, informações do evento e as fichas de votação.


Os detalhes e a programação completa do 6º Festival Gastronômico da Pipa já estão disponíveis no site oficial: www.festivalgastronomicodapipa.com. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail festivalgastronomicodapipa@gmail.com ou com o organizador Cláudio Freitas pelos telefones: (84) 9988-6781 e (84) 3246-2604.

Programação Gastronômica:

Sábado, dia 10.
19:00
Abertura do evento com preparação de um grande ensopado de frutos do mar, que será vendido a preços populares, e toda a arrecadação revertida para apoio ao projeto Afeto, com os chefes Eugênio Cantídio, François Schimitt, Lula Cabral, Nito Avelar e Tadeu Lubambo.
Domingo, dia 11.
16:30
"Degusta Pipa", comidas a preços populares, oferecidas na praça.
Segunda-feira, dia 12.

16:00 h Dia das crianças, oficina infantil com a Chefe de cozinha Cacau Wanderley.
Terça-feira, dia 13.
Dia livre.
Quarta-feira, dia 14.
20:00 h
escolha do “Melhor Feijão” da cidade.
Oficina “Comidas da história da Pipa – O frevilhado”.
Quinta-feira, dia 15.
17:30 h
Inicio do concurso “Novos Talentos”, apresentando:
Wellington Câmara e Raquel Silva
Curso de cozinheiro SENAC – Barreira Roxa, com o prato
“CAMARÃO COM ‘CHUTNEY` DE JERIMUM”.
Jonatã Canela e Pedro Kummer
UNP - Tecnólogo em Gastronomia, com o prato
“PASSAPORTE À PIPA”.
22:00 h Oficina com convidados da UnP.
23:00 h Oficina com convidados da UnP.
Sexta-feira, dia 16.
17:30 h “Novos Talentos”, apresentando:
Patrícia Vieira Alves e Thiago Gomes
UNP , com o prato “PETIT GATEAU PAPA JERIMUM COM SORVETE DE NATA E COENTRO”.
Ian Albuquerque e Tulyane Bezerra
Curso cozinheiro SENAC – Barreira Roxa, com o prato
“COSTELA DE SOL BRASEADA”.
22:00 h Oficina “Harmonizando com pimentas”, lançamento das pimentas (saborizadas) marca Brasil Sabor, registradapela ABRASEL. Com os chefes Túlio Montenegro de Belo Horizonte e Samir Heckert, professor da UnP.
23:00 h oficina com Sandro Bianchini, chefe de cozinha executivo do Grande Hotel Campos do Jordão - Hotel-Escola SENAC- SP
Sábado, dia 17.
7:00 h “Novos Talentos”, com:
Andrew Young e Ingrid Vasconcelos
SENAC – Barreira Roxa, com o prato “JERIMUM SUFLÊ”.
Ângelo André A. Medeiros e Maria das Graças França
UNP , com o prato “DAME BLANCHE DE ABÓBORA”.
21:00 h Oficina do vencedor do concurso “Novos Talentos”
22:00 h Oficina / Aula “Tropicalização da cozinha portuguesa: a origem da cozinha tradicional nordestina, uma abordagem teórica e prática”, com Bruno Albertim e Izabel Dias.
23:00 h Oficina em homenagem ao ano da França no Brasil, com o Chefe François Schimitt.
Logo após, início da contagem de votos. Resultados e entrega de prêmios. .
Domingo, dia 18.

Comentários