TUDO PRONTO PARA O MUNDIAL DE KITESURF QUE COMEÇA DIA 12 NA PRAIA DE BARRA DO CUNHAÚ NO LITORAL SUL DO RIO GRANDO DO NORTE

Erich Steffen da Gest, Ola Birgersson do Blue Dream resort, Claudio Porpino da Emprotur e o prefeito de Canguaretama, Wellison no coquetel de apresentação do mundial de kitesurf
foto : Alberto Leandro


Competição, que acontece de 12 a 16 de agosto, em Barra do Cunhau (RN), conta com apoio do Governo do estado, através da Emprotur, e promete divulgar o litoral potiguar para todo o mundo

Falta muito pouco para as pipas coloridas enfeitarem o céu do litoral potiguar. Ontem a noite aconteceu o lançamento em Natal da última e decisiva etapa do mundial de Regata da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) – o Kite Racing Brasil 2009. O evento, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, de 12 a 16 de agosto, em Barra do Cunhaú, receberá os principais velejadores do planeta e promete movimentar a atividade turística no litoral sul potiguar.

Localizado a cerca de 80 km de Natal e 8km da paradisíaca Praia de Pipa, Barra do Cunhau é considerado um dos melhores picos para a prática do esporte. Acostumado a treinar na raia da competição, o paraibano Alexandre Saeger garante que os brasileiros vão dar trabalho. “As expectativas são as melhores. Acredito que estamos com vantagem perante os atletas internacionais, pois já conhecemos a raia, diz Alexandre. “Além disto, estamos desenvolvendo pranchas novas para a prova. Assim, poderemos ter tempos melhores do que em Portugal”, complementa.

Antes do Brasil, os atletas competiram em Portugal, Espanha e Alemanha. Na primeira etapa, ocorrida em areias lusitanas, o mundial contou com 250 milhões de expectadores e 355 horas de transmissão televisiva internacional. Quando o assunto é mídia, emissoras como Sportv/Globosat, ESPN, ESPN Brasil, Band, Record e publicações como Folha de São Paulo, Estadão, O Globo e Lance, já estão confirmadas. “Isso mostra a visibilidade e a qualidade da vitrine em que o Rio Grande do Norte, mais precisamente Barra de Cunhaú, terá nos próximos dias. O RN brigou com Sergipe, Ceará e São Paulo para sediar o evento. Aqui encontramos as melhores condições para prática do esporte, hospedagem, acesso, sem falar nas belezas naturais”, confirmou Erich Steffen, organizador do evento

Para Cláudio Porpino, presidente da Emprotur, o envolvimento do Governo do Estado é total. “A orientação que tenho da Governadora Wilma é dar total apoio para toda e qualquer promoção que possa divulgar o nosso estado. O Mundial de Kite irá dar um incremento na atividade turística daquela região, sem falar na visibilidade internacional que Barra de Cunhaú irá ter a partir de agora”, ressalta.

Segundo informações do presidente da Emprotur o apoio ao evento faz parte do programa de promoção e divulgação turística do estado com ênfase a interiorização do turismo potiguar. A intenção é atrair os turistas para o interior do RN seja para o turismo de sol e mar, o náutico, o religioso, ou de aventura, por exemplo.

De acordo com Welisson Ribeiro, prefeito de Canguaretama, onde está localizada Barra de Cunhaú, o evento é um marco para a atividade turística da cidade. “Nós iremos apoiar financeiramente o Mundial, pois acreditamos que a visibilidade que Barra do Cunhaú irá ter nacional e internacionalmente será enorme e com certeza irá atrair muitos visitantes para o nosso litoral”,afirmou o prefeito.

A terceira e última etapa brasileira do Mundial da PKRA conta pontos para o ranking da IKA (International Kiteboarding Association). Além da briga pelo título mundial, os principais atletas do país participam da abertura do Open Brasil de Kitesurf. Serão realizadas disputas de freestyle (amador e profissional) e regata. Esta, dentro do Mundial da PKRA, onde o melhor atleta brasileiro sagra-se campeão. O Kite Racing Brasil 2009 distribuirá U$ 10 mil em premiação. Já o Open Brasil de Kitesurfe oferece R$ 7 mil e quinhentos nesta etapa.

Comentários