PREFEITURA DE EXTREMOZ TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA RESGATAR O TURISMO NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO


Bugueiros e profissionais da área foram convidados para discutir problemáticas das praias e prioridade é Genipabu

Atendendo a recomendação do prefeito Klauss Rêgo o secretário de Turismo de Extremoz, Fernando Bezerril, convocou uma reunião com todos os envolvidos no turismo no município. Compareceram representante do Governo do Estado, Sindicato dos Bugueiros, Sindicato dos Guias de Turismo, Comando do pelotão da Polícia militar de Extremoz e representante da Câmara de Vereadores, para discutir novas ações e saber como está funcionando o turismo no município. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 14, no prédio da Secretaria de Turismo.

Fernando Bezerril fez uma explanação da importância do setor para o município, citando que grande parte do território de Extremoz é ocupado por uma vasta região litorânea, com cinco grandes praias: Barra do Rio, Pitanguí, Graçandú, Genipabu e Redinha Nova. Ele ressaltou ter como prioridade resgatar o turismo nessas praias, que vem sendo desvalorizado.

Dois pontos foram enfocados pelo secretário como sendo cruciais para a queda do turismo, a falta de segurança e ausência de capacitação e qualificação profissional das pessoas que estão atuando diretamente com os turistas.

Capacitação

“Infelizmente, o Sindicato dos guias de turismo, detectou que todos orientadores de turismo não são credenciados, agindo dessa forma irregularmente perante a profissão, pois sequer tem o segundo grau e muito menos o curso de guia”, lamentou Iacy Vasconcelos, Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do RN. “O turismo do nosso estado não tem mais tempo para amadorismo. É uma profissão regulamentada, a única da área, que está sendo infringida por essas pessoas”, completou Iacy.

O Secretário Adjunto do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), Túlio Serejo, disse não existe turismo sem segurança. “É preciso que haja essa conscientização”, enfatizou. Ele reforçou ter percebido que o grande impeditivo de inserir guias de turismo no mercado é a falta de interesse em estudar. “A governadora, o prefeito de Extremoz e o Ministério de Turismo estão empenhados em investir no turismo, falta interesse apenas de se qualificar”, afirmou o secretário adjunto.

Fernando Bezerril anunciou a abertura de novos cursos em Extremoz, com oferta de 240 vagas, entre eles de idiomas. Além do anúncio, Bezerril abriu um cadastro imediato daqueles profissionais que estão atuando nessas praias de forma irregular para inseri-los nos cursos de capacitação oferecidos pelo Governo do Estado. “Pegaremos agora o cadastro dos guias não credenciados presentes e marcaremos para daqui uma semana na secretaria do Conetur para apresentarmos uma alternativa para que esses profissionais não fiquem sem assistência”, prometeu.


Comentários