PREFEITURA DE NATAL REALIZA I SEMANA DE NATAL EM LISBOA

Para aumentar o fluxo de visitantes internacionais para a capital potiguar e intensificar as trocas comerciais com Portugal, a Prefeitura do Natal realiza a partir desta quarta-feira (24) a 30 de junho a I Semana de Natal em Lisboa. O evento (leia os principais pontos da programação no final desse texto), coordenado pelas secretarias municipais de Turismo, Comunicação Social e Trabalho e Assistência Social, acontecerá no shopping Colombo e no Hotel Altis Belem. 

 “Trata-se de uma excelente oportunidade para que esses possíveis turistas ou investidores possam conhecer a nossa música, dança, gastronomia, artes visuais, artesanato e belezas naturais", explicou a prefeita Micarla de Sousa. A chefe do executivo transmite o cargo ao Vice Paulinho Freire nesta quarta-feira (24) e embarca para Lisboa no começo da noite.

As seis principais operadoras de turismo portuguesas que vendem o destino Natal ao redor do mundo serão apresentadas ao que a cidade tem de melhor, viabilizando o aumento na captação de visitantes. São elas a Abreu, Mundo Vip, Inter Maris, Travel Plan, Ibero Jet e Terra Brasil. A escolha da capital potiguar como sub-sede da Copa do Mundo em 2014 foi outro fator decisivo para a realização da Semana de Natal em Lisboa – um dos maiores destinos emissores de turistas estrangeiros para cá. 

De acordo com números oficiais da Secretaria de Turismo do Estado, só no ano passado 1.391.151 turistas estrangeiros visitaram Natal. Os portugueses representaram 20% desse total. Um dos grandes fatores, além das belezas naturais de Natal, é o fato da capital potiguar e Lisboa estarem separadas por apenas sete horas de vôo.

Durante a Semana de Natal em Lisboa serão realizados, além do evento de divulgação no shopping Colombo, o principal lisboeta, visita oficial da prefeita Micarla de Sousa ao prefeito Antônio Costa, na Câmara Municipal (a prefeitura) de Lisboa, coletivas de imprensa no Hotel Altis e um encontro entre empresários brasileiros e portugueses na Câmara de Comércio de Portugal. 

"O prefeito António Costa nos deu todo o apoio necessário para o fechamento dos negócios e divulgação da cidade", ressalta o secretário de comunicação social Jean Valério, que tem encontros agendados com representantes das televisões RTP, SIC e de diversos jornais lisboetas. Os jornalistas portugueses receberão um vasto material informativo sobre a cidade, além de um vídeo bilíngüe sobre Natal. 

Na parte cultural, serão realizadas apresentações musicais de Krystall e do embolador Manuel do Côco, além da realização de uma exposição de artes visuais com trabalhos de Fernando Gurgel, Selma Bezerra, Sayonara Pinheiro, Marcelo Ghandi, Dorian Gray e Flávio Freitas. A comitiva potiguar também visita os museus de arte Africana e de Moda e Design. 

Entre julho e agosto, em data a ser confirmada, será a vez dos portugueses retribuírem a visita com a realização da I Semana de Lisboa em Natal, mostrando as potencialidades dos lisboetas. As prefeitura de Natal e Lisboa estão reunidas em prol do desenvolvimento desde março, na União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiática (Uccla), um acordo diplomático entre capitais para estreitar diversas parcerias entre as cidades-membro. 

Programação da Semana de Natal em Lisboa

Quarta (24), 10h – Abertura do estande de Natal no shopping Colombo

Quinta (25), 15h30 Visita ao Parque Eduardo VI e atividades no shopping Colombo

Sexta (26), 11h30 – Sessão solene na Câmara Municipal (Prefeitura) de Lisboa

  12h15 – Conferência de Imprensa na CML

  21h – Show dos artistas Krystal e da Banda Coisa de Preto, além de artistas portugueses, na Praça do Rossio

  Até 22h – Atividades de divulgação de Natal no shopping Colombo

Sábado (27), 11h, entrevista da prefeita Micarla de Sousa à rede de televisão RTP

  15h30 - Visita da Comitiva ao Museu de Arte Africana

  17h – Visita ao Museu de Moda e Design

  Até 22h – Atividades de divulgação de Natal no shopping Colombo

Domingo (28), 11h30 - Visita à Marina Náutica e suas administrações

  Até 22h – Atividades de divulgação de Natal no shopping Colombo

Segunda (29), 10h, Abertura do encontro com empresários da Câmara de Comércio, no Hotel Altis Belém

  18h – Workshop com agentes de viagens portugueses, no Hotel Altis Belem

  19h – Jantar com agentes de viagens portugueses

  Até 22h – Atividades de divulgação de Natal no shopping Colombo

Terça (30), 12h30 – Cerimônia de encerramento da semana de Natal em Lisboa a cargo da Prefeitura de Lisboa, hotel Altis Belém

Comentários