A EDP RENOVÁVEIS , DO GRUPO EDP -ENERGIAS DE PORTUGAL IRÁ PARTICIPAR DO FÓRUM NACIONAL EÓLICO QUE ACONTECE ESTA SEMANA NO RIO GRANDE DO NORTE


A EDP Renováveis, participada do grupo EDP - Energias de Portugal, irá participar do Fórum Nacional Eólico, que acontece esta semana no Rio Grande do Norte. Na quinta-feira, 18, primeiro dos dois dias do evento, será assinada a Carta dos Ventos, documento que irá nortear a definição de regras, formulação de políticas públicas e mecanismos de atração de investimentos em energia eólica para o Brasil.

A EDP Renováveis é um dos patrocinadores do Fórum Nacional Eólico, juntamente com 'players' internacionais do mercado de energia, como a Vestas, Petrobras e Iberdrola Renovables. A EDP Renováveis estará representada no evento, que decorrerá no Serhs Natal Grand Hotel, por Miguel Setas.

O Fórum Nacional Eólico vai discutir os rumos e desafios dos projetos de geração deste tipo de energia no Brasil com líderes políticos, empresariais e fornecedores do setor.

De acordo como secretário de Energia do Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates, a Carta dos Ventos vai representar um marco para o futuro do setor eólico brasileiro. "Neste documento serão apresentadas intenções voltadas para incentivar a exploração do potencial eólico brasileiro como fonte energética, em que os signatários firmarão o compromisso de enfrentar os desafios e necessidades reconhecidos pelos governos federal e estaduais, Poderes Legislativos, investidores e entidades regulatórias, financeiras e profissionais relacionadas com o segmento das energias renováveis", destacou o secretário de Energia do Rio Grande do Norte.

O Fórum Nacional Eólico incluirá debates sobre os mitos e verdades sobre a implantação de projetos eólicos, aspectos ambientais, marco regulatório do setor de energia eólica, experiências internacionais e dos estados brasileiros na viabilização destes empreendimentos e discussão sobre as necessidades de desenvolvimento do mercado nacional de fornecedores de equipamentos e serviços.

No dia 19 de junho também haverá um 'workshop' em que será apresentado o passo a passo para implementação de projetos de energia eólica destinado ao público-geral, investidores e estudiosos. O objetivo é dar o suporte necessário para que os investidores interessados possam adaptar os seus projetos ao padrão estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia para os leilões das eólicas.

O Brasil terá em novembro um leilão de energia eólica que deverá contratar ao menos 1.000 megawatts (MW). A concorrência deve movimentar cerca de R$ 5 bilhões em investimentos. A EDP Renováveis, que já explora parques eólicos no Sul do Brasil, manifestou seu interesse em participar do leilã

Comentários