Total de visualizações de página

sábado, 15 de março de 2014

Bahia firma parcerias durante a BTL em Lisboa

foto :Cristina Lira 


No primeiro dia da 26ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das mais importantes feiras do segmento no mundo, que tem a expectativa de reunir mais de setenta  mil visitantes, a Bahia obteve bons resultados com sua participação no evento.

Dezenas de pessoas, entre operadores e agentes de viagens, visitaram o estande baiano, no Parque das Nações. Pelo menos cinco grandes operadores internacionais mostraram interesse em fechar parceria na atração de turistas europeus para o Estado.

Segundo o diretor-presidente da operadora Ego Travel, Eduardo Pinto Lopes, os destinos baianos mais vendidos para os portugueses são Morro de São Paulo, Porto Seguro, Itacaré e Ilhéus. “Vendemos muito bem também a capital, Salvador, pois além de ser um destino de sol e praia, é também um centro de cultura e história”, destaca.

Durante reunião com o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero, Eduardo pontuou que tem dificuldades de comercializar viagens para a Chapada Diamantina, por ser um destino menos conhecido dos portugueses. “Entre setembro e novembro, vamos organizar famtours e press trips para a Chapada Diamantina e outros destinos menos conhecidos. A ideia é mostrar com mais riqueza de detalhes o que essas regiões podem oferecer aos visitantes. E nada melhor que trazer o agente e o operador para ver de perto esse potencial turístico da Bahia”, afirma Ferrero.

E para realizar essas ações de integração com o trade turístico e jornalistas de Portugal, Fernando Ferrero se reuniu com Ana Teresa Lúcia e Ana Paula Carvalho, representantes da área de vendas da companhia aérea e acertaram uma parceria entre Bahiatursa e TAP. Além do famtour e press trip, será realizado uma capacitação com agentes e operadores portugueses e também uma rodada de negócios em Lisboa. 

Nesta quinta-feira, segundo dia do evento, acontece a apresentação da Bahia, quando será mostrada a infraestrutura e atrativos do Estado para a Copa do Mundo. Os visitantes também poderão assistir a apresentações culturais, como a capoeira.

MERCADO PORTUGUÊS                                

Portugal está entre os 10 países que mais enviam turistas para a Bahia, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Em 2011, cerca de 25 mil portugueses escolheram a Bahia para passar as férias.

A expectativa é que a Bahia receba 670 mil turistas durante o Mundial. Desses, 70 mil são estrangeiros. Nesse sentido, a Bahiatursa não tem poupado esforços para reforçar a imagem de um estado diversificado, com opções turísticas que vão além dos destinos sol e praia.


Claudia Sender é escolhida para grupo de jovens líderes globais


 
Presidente da TAM é uma das quatro brasileiras nomeadas para
integrar a turma de lideranças abaixo de 40 anos de 2014
 
 O Fórum Econômico Mundial acaba de anunciar que a presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender, passou a integrar o seleto grupo de "jovens líderes globais" eleitos por suas “realizações profissionais, compromisso com a sociedade e potencial de contribuição para moldar o futuro do mundo". Claudia é uma das quatro brasileiras escolhidas para fazer parte da turma de lideranças abaixo de 40 anos de 2014.

Ao todo, a entidade, famosa pela organização do Fórum de Davos, nomeou 215 jovens líderes globais, originários de 65 países. A maior parte do grupo é composta por asiáticos, europeus e norte-americanos. Pela primeira vez desde que a iniciativa foi criada, em 2008, o Brasil participa com quatro líderes em uma turma – todas mulheres.
 
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de c arga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 319 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 52 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na for ma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

Pernambuco divulga a 23ªBNTM na BTL em Lisboa

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Luis Eduardo Antunes, mais o gerente de novos negócios da Empetur, Geraldo Figuerôa Junior participam da BTL- Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa, que começou no dia 12, n Fil, em Portugal. Aproveitam para divulgar a 23ªBNTM que acontece nos dias 27 e 30 de março  na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A previsão é de que 1,5 mil pessoas, entre agentes, operadores de viagens e representantes do trade turístico nacional, visitem o evento
 Na foto:Luís Eduardo Antunes, jornalistaJoão Alberto Sobral, Geraldo Figuerôa, Renata Vilaça e Alberto Feitosa no estande Pernambuco no espaço da Embratur.


.O presidente de honra da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-Nordeste), Alberto Feitosa,também marcando presença na BTL. No estande Pernambuco também foi divulgado roteiros de Pernambuco.


Foto :Cristina Lira
Esta blogueira e jornalista está em Lisboa participando da BTL.

ABEAR lança campanha sobre o transporte aéreo na Copa


  As companhias aéreas já estão preparadas para levar os torcedores a todos os locais dos jogos da Copa do Mundo 2014, um dos maiores eventos esportivos do planeta. A nova campanha da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – “Copa do Mundo é de avião”  –  foi criada para dar boas vindas e avisar sobre as novas rotas e voos aos passageiros que utilizarão o transporte aéreo nacional durante o mundial de futebol.

As operações estarão concentradas nas 12 cidades sedes, além de localidades próximas, envolvendo 25 aeroportos no total. São esperados pelo menos seis milhões de brasileiros e 600 mil estrangeiros no país durante a competição.

As campanhas institucionais produzidas pela ABEAR são veiculadas nas aeronaves das companhias associadas, por meio de vídeos de 30 segundos e anúncios em revistas de bordo. Todas as ações estão disponíveis no site da ABEAR.

Confira o vídeo da campanha no canal da ABEAR: http://www.youtube.com/watch?v=7g_WHYh-rvs

A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil anuncia estatísticas de vistos de fevereiro de 2014


 Em fevereiro, a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil teve um aumento na demanda de vistos para brasileiros de pelo menos 20% em relação ao mesmo período em 2013. Somente no Consulado dos Estados Unidos no Recife, a demanda de vistos teve um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período em 2013. Confira abaixo os números do setor de vistos.
Carga de trabalho consular
Brasília
São Paulo
Rio de Janeiro
Recife

Total

Média de solicitantes/dia em fevereiro de 2014
540
2.269
1.100
382

Vistos processados em fevereiro de 2014
10.735
44.266
25.215
8.727

88.943


Vistos processados em 2014
20.195
87.581
49.396
17.302
174.474
% em relação ao mesmo período de 2013
20%
25%
26%
41%
26%
*Tempo de espera para agendamento
2 dias
2 dias
2 dias
2 dias


Estatísticas de janeiro de 2014: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/vistosjan2014.html
Estatísticas dos anos anteriores:
www.travel.state.gov
Página da missão dos EUA no Brasil:
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/
Página para agendamento de entrevistas de visto: http://brazil.usvisa-info.com
*Página para tempo de espera para agendamento:
http://www.travel.state.gov/visa/temp/wait/wait_4638.html

###


The United States Diplomatic Mission to Brazil announces visa statistics for the month of February 2014
Brasília, March 14, 2014 In February, the United States Diplomatic Mission saw a rise in Brazilian visa demand of at least 20% over the same time last year. In Recife alone, visa demand has risen over 40%. The U.S. Mission releases consular workload statistics to the Brazilian public.
Consular Workload
Brasília
São Paulo
Rio de Janeiro
Recife

Total

Average applicants per day in February 2014
540
2,269
1,100
382

Visas processed in February 2014
10,735
44,266
25,215
8,727
88,943

Visas processed year-to-date
20,195
87,581
49,396
17,302
174,474
% change from the same period in 2013
20%
25%
26%
41%
26%
*Current wait time for a visa appointment
2 days
2 days
2 days
2 days


GIFT FAIR - um mundo encantado‏

Radar Television, informação, entretenimento e boas oportunidades de negócios


GIFT FAIR é um marco no setor de feiras. Começou em 1990 com 51 expositores, e hoje se tornou a maior feira da América Latina e considerada uma das três maiores do mundo no segmento. “Isto é um motivo de orgulho para nós da Laço, hoje contamos com 700 expositores, com uma visitação em torno de 70 mil profissionais do Brasil e do mundo, sempre trazendo alguma coisa a oferecer e a criar e nesta edição temos algumas inovações como o aprimoramento da entrada norte e a estação gourmet”, explica MAURO JORDÃO, presidente da LAÇO - promotora do evento.

A feira conta com um atendimento “just in time” em tudo aquilo que o expositor e o visitante precisar, como a sinalização e as setorizações. “A gente prima pelo bom atendimento dos expositores e dos lojistas. A gente quer prestar para nossos expositores e compradores o melhor serviço que ele possa encontrar”, conta SOLANGE LUCAS, diretora comercial da LAÇO.

Passando por duas guerras mundiais e varias moedas, há 103 anos a TRAMONTINA está presente na vida das pessoas. Isto mostra como um empreendedor com uma boa ideia pode dar certo e gerar empregos fabricando produtos de qualidade. “O importante é fabricar um produto de boa qualidade e que satisfaça a necessidade do consumidor”, diz CLOVIS TRAMONTINA, presidente da TRAMONTINA, e completa, “Os nossos produtos atendem todas as camadas sociais, ou seja, não importa se o sujeito é rico ou pobre isto é fundamental para o sucesso”.

Com o radar sempre ligado em tudo que acontece no mundo para levar coisas boas ao seu público a apresentadora do MAIS VOCÊ, da Rede GLOBO, ANA MARIA BRAGA, também esteve presente na Gift Fair para lançar um nova linha de produtos para cozinha e conversou com Octavio Neto.

Ana Maria Braga que também já trabalhou no setor de feiras de negócios falou um pouco sobre sua amizade com Caio Alcântara Machado, pioneiro das feiras comerciais no Brasil e criador do complexo de exposições parque Anhembi (SP) que infelizmente faleceu em 2003. “O Caio foi meu grande professor, tanto na montagem de feiras até o que o cliente busca no mercado”, diz emocionada Ana Maria, e completa “Este setor de feiras é um mundo encantado”. Ana Maria ainda recordou o começo de sua carreira. “Quando estou numa feira como esta, eu lembro com carinho que lá atrás, eu estava montando a feira e falando com os expositores, e hoje no caso, sou eu a expositora”, finaliza.

FENINJER - um mercado precioso
A joia brasileira faz uma presença muito importante em diversos mercados, presentes em mais de 50 países com predominância para os EUA, Rússia, países Árabes e agora iniciando a exportação para o mercado chinês de produtos manufaturados. “A China já é o principal responsável pela importação de pedras lapidadas brasileiras, e agora queremos iniciar a importação de pedras preciosas para o País, o que é uma inversão do fluxo, porque normalmente só recebíamos joias e bijuterias de lá”, comenta o Presidente do IBGM - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMAS E METAIS PRECIOSOS, HÉCLITON SANTINI.

Toda joia precisa de uma caixa ou um estojo especial.
Desde 1946 a ESTOJOS BALDI desenvolve produtos especiais e exclusivos para o setor joalheiro. “O mercado é muito eclético, por isso produzimos peças exclusivas para os clientes, desde uma linha mais premium até uma linha de mercado com preços mais atraentes”, diz JOÃO TRISTÃO, designer da ESTOJOS BALDI.


quarta-feira, 12 de março de 2014

Amazonas é destaque na abertura da BTL 2014 em Lisboa


O Estado do Amazonas, foi o destaque da abertura da BTL 2014, que aconteceu nesta manhã em Lisboa, Portugal, parceiro oficial do evento. A festa de Parintins,  com os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) foram apresentados na ocasião.A presidente da Amazonastur, Oreni Braga esteve presente.A abertura contou com presença do presidente da ABAV Nacional, Antônio Azevedo, o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferreto, o presidente da Braztoa, Marco Ferraz,o secretário de turismo de Portugal, Adolfo Mesquista,


o secretário de turismo de Porto Alegre, Luis Fernando Moraes, o vice presidente da TAP, Luiz da Gama Mór, o diretor de vendas da TAP América do Sul, Mário Carvalho, Marcos Pompeu da setur-Ceará e mais Carmen da assessessoria, jornalista Claudio Magnavita, a presidente do Festival de turismo de Gramado, Marta Rossi, Pedro da Tempo de Aventura, Carla Gomes do turismo do Estoril, a presidente da PBTUR, Ruth Avelino, Sérgio Paraiso da rede Pontes de Hotéis, 
entre outros. A expectativa  desta BTL é ultrapassar os 105 mil visitantes registrados em 2013. “São mais de mil expositores e, 100 são novos, estão pela primeira vez na feira, disse o presidente da Fundação AIP, Jorte Matos na ocasião da abertura. Do RN estavam presentes Gina Robinson, gerente da área internacional da Emprotur e o presidente Sandro Pacheco, que estiveram com estande no espaço da Embratur. O presidente da ABIH nacional, Enrico Fermi Torquato também esteve presente no primeiro dia do evento.

RECEPTIVO DA CVC EM NATAL (RN) APRESENTARÁ ÔNIBUS ADAPTADO PARA PASSAGEIROS COM MOBILIDADE REDUZIDA NO WORKSHOP CVC

RECEPTIVO DA CVC EM NATAL (RN) APRESENTARÁ ÔNIBUS ADAPTADO PARA PASSAGEIROS COM MOBILIDADE REDUZIDA NO WORKSHOP CVC
 
Foto - Onibus Acessibilidade_menor
Com rampa de acesso e elevador, novo veículo começa a circular no Rio Grande do Norte após o Workshop CVC
 
 
  Os visitantes do 20º Workshop & Trade Show CVC poderão conhecer, em primeira mão, o primeiro ônibus do Brasil adesivado com a marca CVC adaptado para passageiros com mobilidade reduzida.
 
Fabricado em 2014, com carroceria Irizar e chassis Scania, o mais novo veículo pertence à frota do Receptivo da CVC no Rio Grande do Norte (RN), a Potiguar Turismo, que trará o veículo à capital paulista, para apresentá-lo com exclusividade aos participantes do evento.
 
Com rampa de acesso e elevador, o ônibus permite acomodar, numa mesma viagem, de 8 a 10 passageiros com mobilidade reduzida, para cadeirantes e/ou passageiros com dificuldade de locomoção. Em seu interior, o ônibus tem amplo espaço, de forma a acomodar confortavelmente uma cadeira de rodas com cinto de segurança, e em ângulo de 360º graus, além de oito lugares de fácil acesso para esse tipo de uso exclusivo.
 
Identificado na parte externa com o “Símbolo de Acesso”, emitido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o ônibus é resultado de um investimento de cerca de R$ 530 mil, conforme explica Decca Bolonha, proprietária da Potiguar/Receptivo CVC em Natal: “A novidade está alinhada com a nossa missão de sempre inovar. Desde 2007 já rodamos com ônibus com elevadores, dedicados aos passageiros com mobilidade reduzida, mas este é o primeiro com a marca CVC”, explica Bolonha.
 
Segundo a empresária, entre as vantagens do ônibus está a opção de o cliente decidir se deseja ser acomodado em sua própria cadeira de rodas no interior do veículo ou não, podendo também guardar a cadeira no bagageiro e utilizar um dos assentos reservados, e, ainda, o fato de o elevador poder ser utilizado para passageiros com mobilidade reduzida de forma geral (não apenas cadeirantes), evitando assim a necessidade de utilizar a escada do veículo.
 
Parceira da CVC há 17 anos, período em que atende os clientes da CVC com exclusividade em passeios e traslados aos destinos turísticos do Estado do Rio Grande do Norte, a Potiguar conta hoje com uma frota adesivada CVC com 12 veículos, entre ônibus, micros e vans.
 
O ônibus adaptado poderá ser visto nos dias 19 e 20 de março, das 13h às 19h, e estará localizado na entrada no Pavilhão Branco, no Expo Center Norte.
 
As inscrições para o Workshop CVC & Trade Show são gratuitas e podem ser feitas através do site www.cvc.com.br/workshop.
 
 
SERVIÇO - 20º Workshop & Trade Show CVC 2014 – “Construindo juntos o futuro”
Data: 19 e 20 de março de 2014
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - SP
Horário de visitação: das 13h às 19h.
Evento exclusivo para profissionais do turismo.
Inscrições e informações em www.cvc.com.br/workshop

20º Salão Paranaense de Turismo movimenta o setor nos próximos dias


Evento reúne autoridades, representantes e profissionais do turismo durante três dias de networking e capacitações


Credibilidade aliada à concretização de bons negócios. Esta é a marca do 20º Salão Paranaense de Turismo, evento promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de março, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense. O Salão é responsável por aquecer o mercado B2B do setor no Brasil e no Mercosul, reunindo agentes de viagens e profissionais do trade, com uma programação que reúne feira de negócios, atualização profissional, networking e eventos paralelos.

“O setor do turismo está em alta, não apenas pelo crescente aumento nos números de visitantes e turistas que viajam para o exterior, mas por 2014 ser o ano da Copa do Mundo de Futebol do Brasil. É um ano de muitas expectativas para o setor”, avalia o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis.

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Ministério do Turismo (Mtur), o número de turistas que visitam o Brasil está aumentando. No ano passado, o Brasil recebeu quase seis milhões de estrangeiros, o que representa uma receita internacional de cerca de US$ 6 bilhões.

Além dos turistas que visitam o Brasil, o país também registra aumento no número de visitantes em destinos internacionais e de gastos no exterior. “O setor passa por um bom momento, apesar da alta do dólar. O Brasil vem ganhando destaque no cenário mundial: muitos querem visitar o país e os destinos de fora querem atrair os brasileiros”, ressalta o presidente da ABAV-PR.

E não é apenas o turismo internacional que está em alta. Recentes pesquisas, também do Mtur, revelam que os destinos nacionais estão na preferência de mais de 68% da população brasileira, que pretende viajar até julho de 2014. Em 2013, foram realizadas cerca de 215 milhões de viagens internas pelo país. “Temos muito o que explorar. Tantos destinos nacionais como internacionais estão em destaque. Por isso, a realização do Salão é de grande relevância para o turismo e chega em um bom momento para discutir o setor e realizar a capacitação e atualização dos profissionais da área”, diz Roberto Bacovis.

Turismo no Paraná

Em 2013, dois destinos turísticos paranaenses foram eleitos entre os dez melhores do Brasil. Este foi o resultado do prêmio Travelers’ Choice Destinations 2013 feito pelo site de viagens Tripadvisor. Foz do Iguaçu aparece na quinta posição do ranking e Curitiba em nono lugar, sendo que foi a primeira vez que a capital paranaense integra a lista. O público citou pontos turísticos para se visitar em Curitiba e também atrativos da Região Metropolitana e do Litoral. O destino mais bem cotado foi o Jardim Botânico, seguido do Museu Oscar Niemeyer (MON), Estrada da Graciosa, Ilha do Mel e Parque Tanguá. Já em Foz do Iguaçu as Cataratas do Iguaçu aparece em primeiro lugar, seguida do Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Já em 2012, mais de 13,6 milhões de pessoas visitaram os destinos paranaenses. Devido ao aumento do fluxo, o gasto médio individual e o período de permanência do turista no Estado, a receita gerada pela atividade turística chegou a R$ 3,9 bilhões.


Salão Paranaense de Turismo

Com a participação de mais de 300 expositores, entre redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor, a 20ª edição do Salão deve receber cerca de 5 mil participantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Além da feira de negócios, o Salão também conta com importantes eventos paralelos: a 10ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, organizada pela Paraná Turismo; o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, uma realização conjunta da ABIH-PR, ABAV-PR e Sebrae/PR; e a Arena Abrasel.

Outra novidade para a edição de 2014 do Salão é a realização do “Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo”, que reunirá líderes políticos e empresariais no dia 14 de março, das 9h30 às 12h. O Fórum proporcionará a avaliação de melhores práticas em organização e gestão integrada do turismo, sendo posteriormente tratadas por debatedores representativos de cinco segmentos: empresariado – Adonai Aires de Arruda – Presidente da Serra Verde Express; entidade representativa de classe – Roberto Bacovis – Presidente da ABAV-PR; pesquisadores de turismo – José Manuel Gandara – Doutor em Turismo e Professor da UFPR; poder executivo – Juliana Vosnika – Presidente da Paraná Turismo; poder legislativo – Dep. Anibelli – Presidente da Comissão Estadual de Turismo.

“Esses eventos agregam valor ao Salão, já que oferecemos ao público várias opções de capacitação e atualização. Por isso, é que reafirmamos que o Salão é um evento robusto e de qualidade no setor”, declara Bacovis.

O 20º Salão Paranaense de Turismo, realizado pela ABAV-PR, acontece nos dias 13 (abertura), 14 e 15 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). O evento tem patrocínio da Aerolíneas Argentinas, American Airlines, Gol, Grupo BRT, Tam e Travelport; parceria estratégica do Governo do Estado do Paraná e Paraná Turismo e apoio da ABIH Paraná; Abrasel Paraná; Prefeitura de Curitiba; FCVB; Fecomércio; Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Fenactur; Festival de Turismo das Cataratas; Infraero; Pinhais; Sebrae/PR; e Transtupi. Mais informações no site: www.salaoparanaense.com.br.

Programação e palestras

A programação de capacitação técnica do Salão contará com três apresentações na manhã de sábado, dia 15. As palestras abordarão os temas “Facebook para o Mercado de Turismo”, Universal Orlando Resorts e SeaWorld. Outra palestra importante dessa edição do Salão será com o responsável pelo setor jurídico da ABAV Nacional, Marcelo Oliveira. O advogado irá conversar com os participantes, apresentando sua palestra sobre “Como agenciar viagens nos dias de hoje com segurança jurídica”.

Além dessas apresentações, haverá ainda o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, promovido em parceria com a ABIH-PR e Sebrae/PR. “Serão dois dias de programação e capacitação técnica para os agentes de viagens, com a abordagem de temas relevantes para os profissionais e para o setor. Convidamos especialistas de cada área para ministrarem as palestras, por isso, os participantes podem esperar um evento robusto e completo, em termos de programação”, avalia o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis.

Para o ano de 2014, o tema do Encontro Paranaense de Hospitalidade será “Promoção, Inovação e Negócios”, e dentre os assuntos selecionados para as palestras estão "Turismo Náutico - Realidade e Perspectivas para o Paraná", "Gastronomia Paraná", "O mercado do luxo no Brasil", “A comunicação na Relação Institucional", "Comunicação e MKT Digital - Agregando Valor ao seu negócio", e outros.

Caravanas

A ABAV-PR, em conjunto com seus parceiros, disponibiliza caravanas para trazer agentes de viagens do interior do estado e de estados vizinhos. Ao todo, a Associação prevê a vinda de cerca de 800 agentes provenientes de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, das cidades de Foz do Iguaçu (PR), Cascavel (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Blumenau (SC), Brusque (SC), Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC), Criciúma (SC), Tubarão (SC), Laguna (SC), Garopaba (SC), Florianópolis (SC), Itapema (SC), Joinville (SC), Carlos Barbosa (RS), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS).

Expositores

ABIH-PR;  ABIH-RJ;  Abrasel-PR; Abreutur; Accel Travel/Interep; Aerocondor; Aerolíneas Argentinas; Aeromexico; Air Europa; Air France; AIT Operadora; Alitalia; American Airlines; Argentina/Inprotur; Avianca; Balneário Camboriú; Banco Rendimento/Cotação Câmbio; Beach Park; Bento Gonçalves; Bertoldi Turismo; Blue Sea; BTG Operadora; BWT Operadora; Café 3 Corações; Caldas Novas; Cassinotur Receptivos & Eventos; Club Med; Coris; Costão do Santinho; Curitiba; CVC; De Angeli Feiras e Eventos; Delta Air; Discover Cruises; Dollar; Domus Viagens; Ecobike Courier; Enotel Porto de Galinhas; Esferatur; Espírito Santo; Fecomércio; FLOT Viagens; Flytour Viagens; Fonseca Câmbio/ Banco Daycoval; Foz do Iguaçu; FRT Operadora; GJP Hotels & Resorts; Gol; Grupo BRT; Grupo Interlaken; Grupo Privé; GTA - Global Travel Assistance; Harbor Hotéis; Hertz; High Light; Hotéis Econômicos; Hotéis Slaviero; Hotel Casa Fundevila (Argentina); Hotel Estação 101; Hotel Las Torres Patagônia; Iberostar; Ilhabela (SP); Infraero; Intelly; Intercity Hotéis; Israel; KLM Royal Dutch Airlines; Localiza; Loi Suites Hoteles; Mabu; Magic Way; Mato Grosso do Sul; MG Travel; MGM Operadora; Ministério do Turismo; MMT Gapnet/ TAV Turismo; Monde Sistemas; MSC Cruzeiros; New Line; Novo Mundo Corretora de Câmbio; OLA Operadora; Operadora Visual/E-HTL; Orinter Tour Operator; Paraguai; Personal Brasil Tour Operator; Pinhais; Pluma; Pousada Vila do Farol; Pullmantur; Queensberry; R2K Tour Operator; Rigon Turismo; Rio Quente Resorts; Rio Tur; Rota do Café – Sebrae Londrina; Royal Caribbean; Santa Catarina; Scan-Suisse; Schultz; Sebrae-PR; Serra Verde Express; Tam; Thermas Di Roma Hotel Clube; Transtupi; Travelport; Tz Seguros; UPTime Comunicação em Inglês; Uruguai; Valetur; Veronesi Hotelaria; Vila Galé Eco Resort de Angra; Vila Galé Eco Resort do Cabo; Vila Galé Marés; Vital Card; e outros.

 

Brasil apresenta na BTL as atrações dos destinos que receberão o Mundial 2014


Feira Internacional de Turismo na FIL até ao próximo domingo
Depois de um primeiro dia marcado pela realização do I Fórum de Negócios e Investimentos Turísticos no Espaço da CPLP, o segundo dia da BTL – Feira Internacional de Turismo, ainda exclusiva para profissionais, será marcado pela apresentação dos destinos do Brasil e um workshop sobre as cidades que receberão, entre junho e julho, o Mundial FIFA 2014.

Para além destas iniciativas organizadas pela Embaixada do Brasil e pela EMBRATUR a organização destaca ainda do programa a realização de várias sessões de mercado, promovidas pelo Turismo de Portugal, com enfoque nos mercados turísticos da Alemanha, Escandinávia, Polónia, EUA, Canadá e Brasil, a apresentação de “Um compromisso para a sustentabilidade”, das Aldeias Históricas de Portugal, e do Evento Portugal Tourism Challenges, organizado pelo Fórum Turismo 21, e ainda a Conferência sobre “O alojamento do futuro ”, promovida pela AHRESP.

PROGRAMA | 13 de Março
10.00 / 10.30 - Sessão de Mercado | Alemanha – Turismo de Portugal
11.00 / 11.30 - Sessão de Mercado | Escandinávia – Turismo de Portugal
12.00 / 13.00 - Sessão de Mercado |Polónia – Turismo de Portugal
16.00 / 17.00 - Sessão de Mercado |EUA – Turismo de Portugal
17.00 / 18.00 - Sessão de Mercado | Canadá – Turismo de Portugal
18.00 / 19.00 - Sessão de Mercado | Brasil – Turismo de Portugal
Auditório Multiusus

10.00/ 11.00 - Fórum Turismo 21
”Apresentação do Evento Portugal Tourism Challenges”
Auditório III - Pav 3
O Portugal Tourism Challenges irá focar-se no tema Marketing Digital, nomeadamente na forma como as estratégias de comunicação online influenciaram a indústria do Turismo nos últimos anos e sobre como a mesma tirar proveito das diferentes ferramentas de comunicação disponíveis.

12.00 / 13.00 – Aldeias Históricas de Portugal
“ Um compromisso para a sustentabilidade”
Auditório I - Pav 1

14.30 / 17.00 – AHRESP
“O alojamento do futuro ”
Auditório I- Pav 1

15.30 / 17.00 – Embaixada do Brasil
Apresentação dos Estados do Brasil / WORKSHOP: Copa do Mundo FIFA 2014 (em parceria com a EMBRATUR)
Amazonastour; Bahia; Amazonas; Seará; Brasilia; Minas Gerais; Rio Grande do Sul; Rio Grande do Norte
Palestra do Embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva.
Apresentação conduzida pelos Secretários de Turismo das cidades-sede do Mundial FIFA 2014.
Auditório III - Pav 3

26ª edição da BTL

Promovida pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, que este ano fez um investimento global de 1 milhão de euros para a realização da feira, a BTL 2014 conta com 1.033 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 estão presentes pela primeira vez, 36 destinos participantes e 400 compradores estrangeiros inscritos no programa de Hoster Buyers. Nesta edição o objectivo da organização passa por ultrapassar os 65 mil visitantes recebidos na edição de 2013.

A BTL em 2013

A BTL 2013 encerrou as suas portas com um balanço muito positivo, atingindo os 65.000 visitantes, dos quais 2.500 eram profissionais estrangeiros e 350 hosted buyers provenientes de 25 mercados internacionais.

TAP com resultados positivos pelo quinto ano consecutivo


Lucros de 34 milhões correspondem a aumento de 42%
 
A330_1.JPGISENDCom um lucro de 34 milhões de euros em 2013, que corresponde a uma melhoria de 42% face a 2012, a TAP, S. A.  alcança resultados positivos pelo quinto ano consecutivo.
 
Em 2013, a dívida líquida da TAP foi reduzida de 791 milhões de euros para 585 milhões, passando de 32% do total das receitas para 24%. A dívida total, que atingiu em 2008 o seu valor mais elevado com 1.270 milhões continuou a descer, atingindo no final do ano passado 842 milhões de euros, ou seja menos 428 milhões de euros.
 
A obtenção de um resultado líquido positivo, pelo quinto ano consecutivo, beneficiou o crescimento da companhia, a qual transportou mais 517 mil passageiros, atingindo um recorde de 10.7 milhões de passageiros transportados no ano passado.
 
Durante o ano de 2013, a TAP manteve a oferta aos níveis de 2012, enquanto a procura teve uma melhoria de 3,4% traduzindo, em consequência, em uma considerável melhoria da taxa de ocupação dos aviões, que passou de 76,8% para 79,4%, ou seja, mais 2,6 pontos percentuais.
 
O total das receitas no exercício de 2013 ultrapassou a 2,4 bilhões de euros, destacando-se que as receitas de passagens atingiram 2,2 bilhões de euros, mais 5% do que os 2.113 registados em 2012.
 
Os custos de exploração situaram-se em 2.264 milhões de euros, mais 2% do que os 2.226 milhões verificados em 2012.
 
Os resultados positivos espelham o esforço continuado das vendas da companhia, em especial nos mercados internacionais, e a melhoria de eficiência, obtida através de ganhos de produtividade e da diminuição dos consumos. Vale destacar o importante empenho dos trabalhadores durante este período.
 
Com estes resultados, a TAP reforçou a sua contribuição para a economia portuguesa, refletido no domínio das exportações e no crescimento do turismo.
 
Em 2014, a TAP acrescentará seis aeronaves à sua frota, o que lhe permitirá abrir dez novos destinos – Belém, Manaus, Bogotá, Panamá, Nantes, Gotemburgo, Belgrado, Hanover, Talim e São Petersburgo – e reforçar outros, o que, representará um aumento na oferta da ordem de 8%, constituindo assim, historicamente, no maior aumento em um único ano.
 
 

Turismo passa pente fino em obras da Copa



Videoconferência vai reunir representantes das cidades-sede para analisar a situação das 39 obras previstas para o mundial
A partir da próxima semana, uma equipe do MTur se reúne, em videoconferência, com estados e municípios das doze cidades-sede para avaliar a situação de cada uma das 39 obras previstas para estarem prontas até o mundial.
São projetos que contemplam a sinalização turística, a acessibilidade dos destinos, reformas e construções de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), todos contemplados pela Matriz de Responsabilidades da Copa. “O objetivo é obter um diagnóstico da situação das obras de modo a estipular um cronograma final de entregas”, explica Neusvaldo Lima, diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo.
No total, os 39 contratos pactuados representam um investimento de R$ 180,3 milhões. Em uma das pontas estará a equipe do MTur; na outra, representantes de estados e municípios contemplados e representantes da Caixa Econômica Federal, órgão que gerencia o repasse dos recursos. As videoconferências acontecem em seções separadas, por projeto, de 17 a 25 de março.
Brasília terá dois contratos analisados, o que representa um investimento de R$ 4,3 milhões. Um deles, de sinalização turística, prevê a colocação de 1.242 placas.  Mais de cem delas, em três idiomas, já foram instaladas nos principais pontos turísticos de Brasília e arredores, como mostra a foto.
Feitas em aço trincado para suportar desgaste natural do tempo, elas receberam uma película de proteção para facilitar a limpeza em caso de pichações, de acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O investimento total foi de R$ 1,3 milhão, incluindo recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do governo distrital.

 

Malha Aérea da Copa do Mundo vai transportar 7 milhões de passageiros


Cidades-sede terão 16 mil voos extra durante o período dos jogos

Da véspera da abertura do Mundial da FIFA (11/06) ao dia seguinte da grande Final (14/07), as companhias aéreas que integram a ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas - (AZUL, AVIANCA, GOL e TAM) transportarão 7,2 milhões de passageiros apenas nas cidades-sede dos jogos. O levantamento foi realizado pela entidade considerando os voos realizados em um período de 36 horas antes e após cada partida.

Essa metodologia estima uma movimentação típica de grandes eventos, em que os passageiros planejam sua viagem de ida para a véspera e também para o dia do jogo, e o retorno é realizado entre o final da partida e o dia seguinte.

A ligação às cidades-sede terá um aumento superior a 31% no volume de operações. Serão adicionados 16,1 mil voos à malha regular nessas cidades durante o período dos jogos, totalizando 67,8 mil deslocamentos. A oferta de assentos cresce 9,7%, o que significa 645 mil novos lugares aos 6,6 milhões regulares.

“A criação de uma malha aérea específica para o período da Copa do Mundo é um processo que requer uma disciplina organizacional extrema”, explica Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. De acordo com o executivo, do remanejamento de voos à programação de manutenção das aeronaves, cada etapa é sistematicamente definida para atender ao fluxo de passageiros que circularão entre as 12 cidades-sede sem comprometer as demais operações. Com o aumento de operações nessas regiões, um dos principais elementos que vão gerar a energia necessária para a operação é o capital humano. Para isso, as companhias já se estruturam para alocar suas equipes nas bases que terão maior demanda no período.

“É preciso lembrar que os quase dois mil voos que solicitamos à Anac em dezembro tinham o objetivo de otimizar as ligações entre essas cidades. Esses voos serão realizados praticamente com a mesma frota que contávamos no final do ano passado. O principal elemento que nos permite realizar uma operação complexa como essa é planejamento”, destaca Sanovicz.  

Das cidades-sede com maior movimentação, São Paulo é a que terá o maior fluxo, com 2,8 milhões de assentos nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e também em Viracopos. No entanto, esse volume representa apenas 9% a mais no número de assentos regulares para o período. No Rio de Janeiro, serão 89 mil assentos extra para os terminais do Galeão e Santos Dumont, totalizando 881 mil. Em volume de operações, haverá um crescimento de cerca de 45% em função de 2,6 mil novos voos. Em Belo Horizonte, os aeroportos da Pampulha e Confins terão 873 mil lugares em 7,7 mil voos, dos quais 789 são operações específicas para os seis jogos na capital mineira.

Em termos de operação, o aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, terá aumento de 64% no volume de pousos e decolagens no período, chegando a 5,5 mil voos e 560 mil assentos. Fortaleza também supera a margem de 60% com 826 voos extras, somados à malha de 1.350 deslocamentos regulares.

“Temos uma grande operação e plenas condições de proporcionar aos torcedores uma experiência de voo de acordo com todas as expectativas. Porém, a experiência de voar não se resume apenas ao período em que o passageiro entra na aeronave. Precisamos também contar com a eficiência dos serviços em solo para garantir o sucesso desta operação”, conclui Sanovicz.

ABEAR
A ABEAR foi criada em 2012 pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Entre suas estratégias de atuação estão planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. As empresas fundadoras representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários. A entidade tem ainda mais duas associadas: TAM Cargo e TAP.



segunda-feira, 10 de março de 2014

BRASIL MARCA PRESENÇA NO MERCADO PORTUGUÊS


Entre os dias 12 e 16 de março, a Embratur apresentará os atrativos turísticos brasileiros na 26ª edição da BTL em Portugal
 
As feiras são um dos mais importantes instrumentos de promoção do Brasil como destino turístico. Em função disso, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) irá levar as novidades do mercado brasileiro para mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento acontecerá entre os dias 12 e 16 de março, em Portugal.
 
“A participação na BTL é uma excelente oportunidade para fortalecer a Marca Brasil no mercado internacional. Além disso, em um mesmo espaço, é possível apresentar e promover os diferentes produtos e destinos turísticos do Brasil, com toda a sua diversidade cultural, natural e econômica”, garante a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach.
 
O estande brasileiro terá 198m² e contará com a presença de 26 co-expositores. Entre eles, estarão representantes dos estados, operadoras e agências de viagens e entidades do segmento turístico.
 
“A presença dos co-expositores é fundamental para a apresentação de itens típicos de nossa cultura, musicalidade e gastronomia”, destaca Holsbach.
 
Para este ano são esperados 70 mil pessoas, entre profissionais e público em geral. No estande do Brasil, os visitantes poderão assistir a apresentações culturais, como do Boi Bumbá do Amazonas e de capoeira. O Fuleco, mascote da Copa do Mundo FIFA 2014, também marcará presença no evento.
 
Dados do mercado português
 
Em 2012, 168.649 turistas portugueses visitaram o Brasil. Desses, 95,8% disseram que pretendem voltar ao País. Portugal é também o país europeu de maior oferta de conexão aérea para o Brasil com voos da TAP, TAM Linhas Aéreas e SATA para Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Ao total são 62 frequências semanais.
 
Em Portugal, desde a instalação do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), no final do ano passado, a estratégia de atuação do executivo foi de aproximar-se do trade turístico no sentido de conhecer os operadores de turismo, agentes de viagens e companhias aéreas do país, assim como do processo decisório de inserção de novos produtos em seus catálogos e portfólios.
 
“Partindo deste ponto, são realizados investimentos em ações promocionais que apresentam a nova grade de produtos e conteúdos brasileiros, com objetivo de manutenção e/ou ampliação de destinos nacionais oferecidos ao consumidor final”, acrescentou a diretora da Embratur. “Portugal continua sendo foco de investimentos para promoção internacional dos destinos turísticos do Brasil”, finalizou Holsbach.