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sábado, 1 de março de 2014

Forbes Brasil elege 30 personalidades prodígios com menos de 30 anos do país



"30 abaixo de 30" é o titulo da matéria da edição de fevereiro da revista FORBES Brasil para os trinta jovens de até trinta anos que fazem a diferença no nosso país. Artistas, jogadores de futebol, blogueiras, empresários, chefes de cozinha e diversas categorias estão presentes nessa lista e se destacam entre tantos outros talentos.
Uma das eleitas pela revista FORBES é a blogueira Camila Coelho, do blog Super Vaidosa que ficou conhecida por fazer vídeos de tutoriais de maquiagem e hoje tem contratos publicitários e números invejáveis nas redes sociais: 1,4 milhões de assinantes no youtube, 1,7 milhões de seguidores no Instagram e mais de 900 mil curtidas no Facebook.

A lista segue com alguns nomes famosos como o craque Neymar, a atriz Isis Valverde e o rapper Emicida. A cantora Anitta, 20 anos e o estilista Pedro Lourenço, 23 anos são os nomes mais novos da lista. O cofundador do serviço de publicação de fotos Instagram, Mike Krieger e o CEO e criador do aplicativo Easy Taxi, Tallis Gomes também ganharam destaque dentro dessa seleção.

HOTEL SAINT ANDREWS REALIZA PROGRAMA ESPECIAL DE COLHEITA DE UVAS NA VINÍCOLA RAVANELLO




Os aficionados do vinho não podem perder o programa especial preparado pelo hotel Saint Andrews, primeiro exclusive house do Brasil. Marcado para 15 de março, será um dia dedicado a conhecer a Ravanello, única vinícola de Gramado, onde está localizado o empreendimento hoteleiro, e, mais do que isso, passear pelos vinhedos, participar da colheita e da vinificação das uvas.

Após esta experiência, será a hora de degustar os vinhos Ravanello e, depois, apreciá-los durante um almoço no Espaço Gourmet da vinícola, que terá como entrada Mix de Folhas e Flores comestíveis com camarão, frango e vinagrete de Bergamota. A sugestão para o primeiro prato é Risoto de cordeiro com azeite de menta e raspas de limão siciliano e, como prato principal, Medalhão de filé com molho tapenate de azeitonas pretas, anchovas e alcaparras. A sobremesa será Zabaione frio com vinho de colheita tardfia e frutas carameladas.

Para participar deste programa, o Saint Andrews oferece duas diárias para casal, que variam de R$ 5.296,00 a R$ 9.096,00, dependendo da suíte escolhida, e incluem café da manhã, chá da tarde, minibar da suíte; serviço de chauffeur para pequenos trechos em Gramado e Canela; transfer in e out privativo entre aeroportos de POA via Rota Romântica,Caxias do Sul-CXJ ou até 150 km do hotel.

Sobre o Saint Andrews
Localizado em Gramado, a 120 km de Porto Alegre, com vista privilegiada para o Vale do Quilombo, o Saint Andrews, primeiro exclusive house do País, é membro da seleta Cadeia Relais & Châteaux e sinônimo de conforto, sofisticação e privacidade. Com apenas onze suítes requintadamente decoradas e serviços personalizados, o hotel convida a experiências inesquecíveis nessa atmosfera europeia em que se destacam a arte de bem-receber e sua elaborada proposta gastronômica.

Natal Convention Bureau cada vez mais integrado



O Natal Convention Bureau começou 2014 com o “pé direito”. Depois de já ter conseguido bater 50% da meta anual de atração de novos associados, neste início de ano, em apenas 40 dias de trabalho, a primeira reunião, com o objetivo de aprovar o plano anual de ação, foi muito prestigiada.

Além o conselho curador, diversos mantenedores – novos e antigos – participaram, colaborando com sugestões para fortalecer a entidade. “Um dos nossos objetivos é promover, cada vez mais, a integração entre nossos mantenedores, estreitando as relações”, enfatiza a presidente do conselho curador do NCVB Emanuele Barreto.

Também na reunião foi apresentado o resultado do primeiro mês da campanha “Room Tax: custa pouco, vale muito”, criada pelo Natal CVB e ABIH-RN, para a premiação dos recepcionistas dos hotéis. Os vencedores de janeiro de 2014 foram: Imirá Plaza, Serhs Natal e Qualite Suítes. A Room Tax é uma taxa, destinada pelos hotéis, para colaborar com o Natal Convention.
 

SERHS Natal promove carnaval inspirado nos quatro mais famosos do mundo‏

O SERHS Natal Grand hotel, resort 5 estrelas conferido pela Embratur, apostou todas para este carnaval. Neste ano, o resort, localizado na Via Costeira
de 
Natal, preparou uma programação especial para seus
"
hóspedes
-
foliões
"
, inspirada nos quatro carnavais mais famosos do mundo: Veneza-Itália, Barranquilla-Colômbia, Nice-França e Brasil, com ritmos, cores, muita música, samba, confetes e serpentinas.



Sobre o Serhs Natal Grand Hotel

O Serhs Natal Grand Hotel é o melhor resort 5 estrelas de Natal/RN
.
 
E
stá localizado na Via Costeira, entre as Praias de Ponta Negra e Areia Preta. Possui 396 apartamentos, todos eles com varanda e vista para o mar, divididos em 6 luxuosas categorias. O resort dispõe de um excelente parque aquático, com direito a piscina aquecida e hidromassagem, além de um espaço dedicado exclusivamente
à
s crianças e uma equipe de entretenimento para todas as idades. A gastronomia é um
dos seus
ponto
s
forte
s
. P
ossui 5 restaurantes e 3 bares, com o melhor da cozinha regional e internacional. Para atender ao público corporativo, dispõe de 10 salas de eventos, com capacidade total e simultânea para até mil pessoas. A internet é wi-fi e gratuita em todos os ambientes do hotel. Para maiores informações, acessar o site www.serhsnatal.com

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cresce procura de países europeus por feira de turismo no Brasil



O caráter business conquistado pela ABAV – Expo Internacional de Turismo ao longo destas quase 42 edições tem atraído um número crescente de expositores estrangeiros. No ano passado, empresas de 19 países europeus participaram do evento, cuja geração de negócios alcançou US$ 97 milhões em média.

Portugal, Itália, França e Espanha já confirmaram presença para 2014 e devem ocupar, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (Brasil), um espaço de 10 mil metros quadrados, reservado exclusivamente aos destinos do Velho Continente.

Entre 2012 e 2013, o número de expositores europeus cresceu 58,3% e representou o retorno de países como França e Holanda. Para a próxima edição, que será realizada de 24 a 28 de setembro deste ano, a ABAV espera atrair para a feira ainda mais participantes da Europa. A expectativa é de que representantes de 65 países prestigiem o evento, número que confirmaria crescimento de 8,3% se comparado ao verificado em 2013. 

A ABAV Expo, palco ideal para a consolidação de negócios junto ao mercado brasileiro, reúne, em âmbito nacional e internacional, destinos, companhias aéreas, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos, empresas do segmento MICE, principais meios e redes de hospedagem, hotéis independentes, locadoras de veículos e soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de espaços destinados ao ecoturismo e turismo de aventura.


Weber Haus projeta expansão no mercado japonês


Cachaçaria artesanal de Ivoti participa da FOODEX-Japão, maior feira de alimentos e bebidas da região Ásia-Pacífico

No ano em que o Brasil está em evidência com a Copa do Mundo, a cachaçaria gaúcha Weber Haus aproveita a onda para reforçar sua participação no mercado externo. A grande jogada da vez é o mercado japonês, onde acontece, de 4 a 7 de março, a FOODEX-Japão, maior feira de alimentos e bebidas da região Ásia-Pacífico. Em sua 39ª edição, a feira espera reunir um público de mais de 70 mil pessoas e mais de 2,5 mil expositores na província de Chiba.   

A empresa estará no Pavilhão Brasileiro - organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - apresentando o que há de melhor de seus produtos. Entre os destaques está a cachaça Silver Orgânica Brazilian Alchemy, que integra a Seleção Brasileira de Alimentos (SBA), um projeto de vanguarda desenvolvido pela agência internacional de design de alimentos e bebidas Enivrance, com apoio da Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasl) para reinventar a marca de clássicos nacionais com embalagens contemporâneas. O alambique artesanal levará ainda seus rótulos tradicionais, como suas cachaças Premium e os cocktails da Linha Lundu.

Durante o evento, a Weber Haus contará com a assessoria de seu importador no Japão para facilitar as negociações com futuros compradores. “Esse é um mercado que já recebe toda a nossa linha de produtos Premium, uma exigência dos próprios consumidores, além da nossa tradicional caipirinha. E o ano da Copa no Brasil será um apelo a mais para expandir mercado e fazer novos contatos na feira”, observa a gerente de Exportação da Weber Haus,Denise Hörlle.

Hoje, além do Japão, a marca Weber Haus é encontrada nos Estados Unidos, Alemanha, China, Irlanda, Canadá, Ilhas Bermudas, França e Itália.   

Sobre a FOODEX
A FOODEX é considerada um grande interposto de introdução e de consolidação de produtos no mercado japonês. Voltada para um público exclusivamente profissional, atrai compradores do setor de alimentos e bebidas não só do Japão, mas também de outros países asiáticos.

Sobre a Weber Haus
A cachaçaria Weber Haus possui canaviais próprios em Ivoti, interior do Rio Grande do Sul, na chamada Rota Romântica. A empresa está sediada no mesmo lote de terras onde a família de imigrantes alemães alojou-se há quatro gerações, e opera com destilaria desde 1848. Desde 2005, quando ganhou o primeiro título internacional, a Weber Haus acumula mais de 30 prêmios conquistados por seus produtos de alta qualidade.
 

O futuro do turismo a 100 dias do início da Copa



Com uma expectativa de crescimento da demanda internacional de turistas entre 6% a 8% nos próximos anos, o Ministério do Turismo acredita que o Mundial será um grande impulso para o desenvolvimento do setor

A pouco mais de cem dias da Copa do Mundo, o Ministério do Turismo está atento à movimentação turística que se intensificará nos próximos meses, em todo o Brasil, por conta da concentração de turistas brasileiros e estrangeiros em função do Mundial. O país que sonha em ostentar o sexto título de campeão mundial também espera ganhar o apreço dos visitantes e deixar um legado positivo à população. 
O impulso dos grandes eventos será um apoio às metas traçadas pelo Plano Nacional de Turismo, que projeta o país da condição de sexta economia turística (US$ 71,6 bilhões) para terceira do mundo nos próximos oito anos, com um movimento de US$ 175 bilhões.
A estimativa do Ministério do Turismo é que o país receba cerca de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros no período da Copa. A vinda de turistas de fora, que em 2012 chegou a 5,7 milhões, pode passar dos 7,9 milhões até 2016 com um crescimento entre 6 a 8% ao ano.
Além de aumentar o fluxo de estrangeiros, o Ministério do Turismo no país incentiva as viagens internas. A ideia é chegar a 250 milhões de deslocamentos até 2016. “Os megaeventos como a Copa e Olimpíada são oportunidades para aumentar a visibilidade e consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos do mundo”, diz o ministro Gastão Vieira.
O Turismo investiu cerca de R$ 180 milhões em obras de sinalização, acessibilidade e centros de atendimentos aos turistas, a partir da Matriz de Responsabilidade de Copa. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também destinou R$ 461 milhões a centros de convenções e eventos em 11 cidades. Além disso, o setor foi incluído no pacote de desoneração fiscal do Plano Brasil Maior do Governo Federal.
Um estudo feito na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude mostrou que os estrangeiros que estiveram no Brasil se mostraram satisfeitos com os principais serviços oferecidos pelo país. Mais de 90% disseram que pretendem voltar, segundo pesquisa realizada pelo MTur em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Instituto Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Para atender à demanda crescente de turistas que devem vir ao país nos próximos anos, estão sendo construídos pelo menos 422 novos empreendimentos de hospedagem, sendo que pelo menos 164 deverão estar prontos até a Copa. Um incremento de 70.531 unidades habitacionais, segundo mapeamento de uma consultoria de investimentos hoteleiros, a BSH International, com o apoio do MTur.
Além disso o MTur vem incentivando as hospedagens alternativas para a Copa. De acordo com levantamento do IBGE, em parceria com o MTur, o país já tem 59.713 leitos em hospedagens alternativas nas capitais da Copa (Brasília, Salvador, Recife, Natal, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza), entre eles 3.491 na modalidade pensões, como o cama e café; 3.804 em albergues; 22.478 leitos em imóveis para aluguel e 29.940 em motéis.

Embarque na folia com a TAP


A promoção engloba mais de 30 destinos e ainda uma parada cortesia em Lisboa ou no Porto
No feriado de Carnaval aproveite as tarifas promocionais TAP a partir de US$579 para mais de 30 destinos na Europa. As passagens podem ser adquiridas em 5 vezes sem juros ou em até 10 vezes com juros de 2.7% a.m. em todos os cartões de crédito. Essa oferta é válida para compras até o dia 05 de março de 2014.
 
A TAP permite uma parada gratuita em Lisboa ou no Porto. Acumula 100% em milhas e crianças entre 2 e 12 anos incompletos acompanhados de adultos tem desconto de 25%. 
 
Hoje a TAP opera a partir de 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
 
A tarifa promocional é válida para viagens realizadas em classe econômica, sem adicionais e taxas, para embarcar em diversos períodos. 
 
Para obter mais informações sobre a promoção e todos os destinos e datas de embarque, acesse o site www.flytap.com.  Ou entre em contato com a Central de Reservas, pelo telefone 0300.210.6060.

IMPRENSA ESTRANGEIRA CONHECE CARNAVAL BRASILEIRO


 
Com intuito de divulgar o Brasil no exterior e mostrar aos estrangeiros a já reconhecida festa de Carnaval, a Embratur trará jornalistas de cinco países para vivenciarem a folia
 
O Brasil recebeu ontem, (27), cinco jornalistas de cinco países para conhecerem e divulgarem uma das festas mais populares e reconhecidas do mundo, o Carnaval brasileiro. Os países contemplados para vivenciarem a folia foram: Uruguai, México e Paraguai, que irão conhecer a festa no Rio e São Paulo. Os profissionais da Colômbia e do Peru estarão em Recife, Olinda e Salvador. Além do carnaval, o grupo fará passeio a pontos turísticos com intuito de conhecer a cultura regional das cidades.
 
“É um excelente momento para convidarmos jornalistas de outros países para virem ao Brasil no período em que acontece essa festa que está enraizada na cultura brasileira e é sinônimo de alegria. Com certeza, esses profissionais sairão do nosso País encantados, não só com a folia, mas com a receptividade e energia do nosso povo. O carnaval é um momento especial”, disse Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur.            
 
Os uruguaios, mexicanos e paraguaios começam o passeio por São Paulo em lugares como: Casa das Rosas, Masp, Parque Trianon, Conjunto Nacional, Estação da Luz, Pinacoteca e Museu do Futebol, Parque do Ibirapuera e outros pontos turísticos. Hoje (28), o grupo vai assistir aos desfiles das escolas de samba paulistas, no Sambódromo do Anhembi. 
 
Amanhã (01), os profissionais partem para o Rio de Janeiro, onde farão passeio pelos seguintes pontos turísticos: Jardim Botânico, Lagoa Rodrigo de Freitas, Arpoador  - para ver o pôr-do-sol -, praia de Copacabana, Ipanema, Leblon e bondinho do Pão de Açúcar. No domingo (02), os jornalistas vão cobrir os desfiles das escolas carioca, direto da Marquês de Sapucaí. Ainda no Rio de Janeiro, na segunda (03), subirão no Corcovado/Cristo Redentor, e participarão de blocos de carnaval de rua e baile de carnaval na Lapa. A visita termina na terça-feira (04), data em que os estrangeiros retornam aos países de origem.
 
Passeio pelo carnaval do Nordeste
 
Já os peruanos e colombianos vão conhecer o carnaval nordestino, passando pela Bahia e Pernambuco. Os convidados chegarão a Recife e farão visita nos seguintes locais: Recife Antigo: Marco Zero, Torre Malakoff, Sinagoga, Embaixada dos Bonecos Gigantes e Casa de Cultura de Pernambuco, passeio de catamarã pelo rio Capibaribe e no mesmo dia (28 de fevereiro), participarão da abertura oficial do Carnaval no Marco Zero. Amanhã (01), estarão no bloco Galo da Madrugada e farão passeio pela Praia de Boa Viagem e Parque Dona Lindu. À noite, vão conhecer o carnaval em Recife Antigo.
 
No domingo (02), será a vez de Olinda. O mesmo grupo vai cobrir o carnaval de rua da cidade pernambucana. Na segunda (03), os convidados partem para Salvador. Lá, farão passeio pela praia do Flamengo e brincarão o carnaval no Circuito Barra-Ondina.
 
Na terça (04), a programação inclui Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Farol da Barra/ Praia do Porto da Barra. Para o carnaval, o roteiro será no Circuito Batatinha e Circuito Osmar. Além disso, passeio pelo Pelourinho (Igreja e Convento de São Francisco, Catedral Basílica, Fundação Casa de Jorge Amado e arredores).  O grupo retorna aos seus países de origem na quarta-feira (05).
 
A ação tem o apoio da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Empetur), São Paulo Turismo (SPTuris), Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e Camarote da Brahma.  
 
 

Turismo Centro de Portugal aposta na BTL 2014



Maior região nacional promove novos produtos turísticos
O Turismo Centro de Portugal apresenta-se na BTL 2014 com uma nova dimensão territorial e novos suportes promocionais. Sendo a região com maior área e número de municípios (100), o enfoque será dado ao território, aos produtos turísticos e aos diversos actores regionais.

O stand Centro de Portugal vai dispor de um auditório para a apresentação de novos projectos turísticos regionais, além de uma área para degustação de produtos gastronómicos, com provas vínicas e a presença de diversos Chefs. Além disso, o stand vai contar com uma área de negócio de 20 módulos para empresas e espaços para reuniões técnicas e hosted buyers. A dinâmica planeada irá envolver diversas organizações, públicas e privadas, responsáveis pelo desenvolvimento turístico regional e nacional.

De acordo com o Turismo Centro de Portugal: “A BTL é o ponto de encontro para os profissionais do turismo em Portugal, sendo uma montra de viagens para o público em geral. Deste modo, participar na BTL permite um contacto de proximidade com os diversos públicos. A BTL é também o melhor espaço para apresentar novos produtos e afirmar a marca Centro de Portugal”.

De recordar, que o Centro de Portugal foi o destino nacional convidado na BTL 2013, tendo contribuído para uma maior projeção e mediatismo do destino. A região apresenta uma oferta diversificada, seja ao nível do alojamento, animação turística, equipamentos culturais e de lazer, património histórico, gastronomia, natureza. As actividades e equipamentos existentes na região permitem desenvolver programas de férias à medida do consumidor, sendo a BTL uma boa oportunidade para promover esta oferta turística.

Segundo Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal: "O turismo interno é o primeiro mercado emissor de turistas para a região Centro. A BTL - Feira de Turismo de Lisboa é o momento em que apresentamos ao mercado interno a nova oferta turística. Além do contacto privilegiado com o grande público, a BTL é também o ponto de encontro do sector profissional, pelo que, durante os 3 primeiros dias de feira, o stand Centro de Portugal é palco de múltiplas reuniões de trabalho. Do mesmo modo, o programa Hosted Buyers tem vindo a afirmar-se como um instrumento muito interessante, e nos últimos 2 anos registou-se um número crescente de reuniões com operadores estrangeiros, interessados na comercialização do destino.

“A participação na presente edição da BTL reveste-se de particular importância, uma vez que esta feira é o primeiro grande certame promocional após a reorganização administrativa das entidades regionais de turismo. O Centro de Portugal cresceu. É a maior região de turismo nacional, seja no número de municípios ou área territorial. Aos 100 municípios e oito comunidades intermunicipais junta-se uma forte dinâmica empresarial. A região ganhou massa crítica e melhor capacidade negocial. De 12 a 16 de Março, na FIL, vamos dar a conhecer o novo destino Centro de Portugal", acrescenta, ainda, Pedro Machado.

A BTL em 2013
A BTL 2013 encerrou as suas portas com um balanço muito positivo, atingindo os 65.000 visitantes, dos quais 2.500 eram profissionais estrangeiros e 350 hosted buyers provenientes de 25 mercados internacionais.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ministérios se unem pelo carnaval consciente



A ação destaca a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, incentiva ao uso da caminha e dá dicas de saúde para aproveitar melhor a viagem

O governo federal lança nesta quinta-feira (27) a campanha #CarnavalConsciente, com foco nas redes sociais. A campanha une os perfis digitais dos Ministérios da Saúde, do Turismo, do Esporte e também da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para conscientizar os foliões sobre os cuidados que devem ser tomados durante as comemorações. A campanha aborda assuntos como prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, o incentivo ao uso da caminha, oferece dicas de saúde e de como aproveitar melhor a viagem.
O foco da campanha do Ministério do Turismo volta-se à proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual. A pasta também ressalta a importância de valorizar o repertório cultural das diversas manifestações culturais, preservando a beleza das cidades e o cuidado com o lixo produzido. Consumir produtos turísticos com consciência durante a folia também é uma recomendação da campanha. 

Para aproveitar o carnaval com saúde, o folião deve tomar alguns cuidados, como se hidratar e usar preservativo. Com esse mote, o Ministério da Saúde entra na campanha chamando a atenção para cinco atitudes essenciais: beber bastante água, usar o protetor solar, doar sangue antes de cair na folia, destacar um amigo que não bebe para assumir o volante e sempre usar camisinha.
“O governo quer estimular atitudes conscientes de turistas e moradores locais no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, ações que preservam a história, a cultura, o meio ambiente e contribuem para a economia do país”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira, sobre as peças do #CarnavalConsciente.
A Secretaria de Aviação Civil sugere levar pouca bagagem e muita alegria antes de pegar um voo. Se for levar o animal de estimação, recomenda-se atenção aos documentos necessários. Fazer check-in pela internet também é uma boa sugestão para evitar filas.

“O governo está melhorando a infraestrutura dos aeroportos brasileiros para garantir mais conforto e bem-estar aos passageiros. Com a chegada do Carnaval, é hora de aproveitar e se divertir. Lembre-se de chegar com antecedência ao aeroporto, evite muitas bagagens e se houver algum problema, procure a Anac ou a administração do terminal”, diz o secretário da Aviação Civil, Moreira Franco.

Copacabana Palace e Hotel das Cataratas terão novo nome a partir de 10 de março

Orient-Express Hotels Ltd passa a se chamar Belmond



 A partir de 10 de março, os hotéis Copacabana Palace e Hotel das Cataratas passarão a se chamar, respectivamente, Belmond Copacabana Palace e Belmond Hotel das Cataratas. O acréscimo da nova marca aos nomes dos dois hotéis ícones no Brasil é resultado da troca no nome da Orient-Express Hotels Ltd., proprietária e administradora de 45 hotéis de luxo e experiências em viagens em alguns dos mais inspiradores destinos do mundo, que passará a se chamar Belmond.

"Além de a rotina permanecer a mesma, o nome Copacabana Palace se mantém. A companhia, hoje chamada Belmond, reconhece e respeita a tradição e o legado de todos os hotéis do grupo, como o Hotel Cipriani, em Veneza, e o Grand Hotel Europe, em São Petersburg", assegura a diretora geral do Copacabana Palace, Andréa Natal. "A mudança é hoje comemorada, por significar a possibilidade de atrair mais clientes e difundir nossa marca entre os viajantes em todo o mundo".


Celso Valle, gerente geral do Hotel das Cataratas, reforça sua posição como único hotel dentro do Parque Nacional do Iguaçu: "Os empreendimentos permanecerão como propriedades únicas, cada um com sua individualidade preservada. Afinal, a identidade única de cada um dos hotéis, trens e cruzeiros fluviais é o que torna esta coleção tão especial".
O lançamento da Belmond tem como objetivo aumentar a identificação do portfólio de hotéis, trens, safaris e cruzeiros fluviais entre clientes e potenciais clientes, facilitando seu reconhecimento e exploração.


A partir do dia 10, os sites e perfis em redes sociais dos hotéis ganharão nova identidade, seguindo padrão adotado pela nova marca. A troca dos nomes nas fachadas ainda está sendo analisada. O Copacabana Palace, por ser tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, não prevê alterações em seu edifício, de 1923.

O lançamento da marca Belmond receberá investimentos da ordem de US$ 15 milhões para ações de promoção e marketing, inclusive uma inédita grande campanha publicitária. O site Belmond.com, que reunirá informações sobre todos os empreendimentos do grupo, entrará no ar em 10 de março.


Sobre a Belmond:
Administrada pela Orient-Express Hotels Ltd., Belmond é uma marca de hotéis e experiências de luxo em alguns dos mais inspiradores destinos do mundo. Criado há mais de 30 anos, com a aquisição do Hotel Cipriani, em Veneza, o portfólio da Belmond engloba agora 45 hotéis, trens e cruzeiros fluviais em regiões de grande interesse turístico nos quatro cantos do planeta. De cartões postais a resorts boutique, a coleção inclui o Grand Hotel Europa, em São Petersburg, o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o Maroma Resort and Spa, na Riviera Maia mexicana, e o El Encanto, em Santa Bárbara, Califórnia. Fazem parte da Belmond ainda safaris, seis luxuosos trens de passageiros, incluindo o Venice Simplon-Orient-Express e três cruzeiros de rio. A Orient-Express Hotels Ltd. ainda opera o 21, um dos mais célebres restaurantes de Nova York. O site www.orient-express.com será redirecionado, a partir de 10 de março, para www.belmond.com. Para imagens, visite www.orient-expressimages.com.

Visita de estrangeiros deve chegar a 7,2 milhões este ano



Plano de Ação de 2014, apresentado esta semana pelo Ministério do Turismo, também prevê aumento na receita e acréscimo em viagens domésticas

Aumentar para 7,2 milhões a entrada de turistas estrangeiros, para US$ 9,2 bilhões a receita com o turismo internacional e para 226,4 milhões o número de viagens domésticas pelo país. Estas são algumas das metas do Plano de Ação 2014 do Ministério do Turismo, apresentado esta semana em um seminário.
O propósito do plano é alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional do Turismo (2013-2016), entre elas, o de posicionar o Brasil como a terceira maior economia turística do mundo até 2022. Hoje o país é o sexto colocado, com uma receita de US$ 76,1 bilhões. 
Com destinos mais competitivos, o grau de atratividade cresce. Do mesmo modo, aumenta o número de turistas que visitam o país. No ano passado, o Brasil recebeu quase seis milhões de estrangeiros, o que representa uma receita internacional de cerca de US$ 6 bilhões. Também foram realizadas cerca de 215 milhões de viagens internas pelo país.
Publicado no Diário oficial no último dia 14 de fevereiro, o plano apresenta 47 iniciativas para desenvolver o turismo nacional neste ano, especialmente no que diz respeito à estruturação, fomento e promoção do turismo.

Inovação

Buscando a transparência cada vez maior na administração pública, também foi apresentada a nova versão Sistema de Monitoramento de Desempenho do MTur, usado para controle interno das ações nas áreas técnicas. A inclusão de dois novos módulos informatizados vão possibilitar aos servidores um acompanhamento da execução do orçamento e outro da gratificação de desempenho. Os dois são inéditos e podem render um novo prêmio ao MTur.
No ano passado, o MTur ganhou dois prêmios da Controladoria Geral da União (CGU), em reconhecimento às boas práticas implementadas na pasta para o Controle de Gestão. O Siacor, um sistema de acompanhamento de contratos de repasse, e o Sistema de Controle de Demandas Externas, um sistema de cadastro inteligente que direciona eletronicamente os pedidos a áreas específicas do Ministério do Turismo.

Rio de Janeiro completa 449 anos



Empenhada em melhorar a infraestrutura, a cidade se prepara para a maior festa popular do planeta
O Rio de Janeiro comemora seus 449 anos nesta quinta-feira (27) e desta vez ganha de presente o feriado de carnaval. Cerca de 1,2 milhão de turistas devem visitar a cidade e movimentar R$ 1,1 bilhão nos próximos cinco dias de festa, segundo dados do Ministério do Turismo.
Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março a cidade vai celebrar com muita música esta data. O Sambódromo do Rio completa 30 anos o e será palco dos desfiles mais esperados do ano. Além do samba, a programação da cidade conta com apresentações de outros estilos musicais, como a Orquestra Popular Céu na Terra, Rio Maracatu, Cordão de Boitatá, Toca Rauuul, entre outros.
O clima despretensioso do litoral deixa o turista à vontade para aproveitar o ritmo da cidade. Aqueles que pretendem visitar os pontos turísticos, não podem deixar de visitar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a praia de Copacabana e o bairro da Lapa. Se preferir programas mais tranquilos, pode passar o dia na Praia de São Conrado e conhecer a Pedra da Gávea, além de caminhar pelo centro da cidade e visitar a Igreja de São Francisco, o Theatro Municipal e o famoso Museu Nacional de Belas Artes.
Em 2013, o Ministério do Turismo investiu cerca de R$ 5,6 milhões no estado. A capital está empenhada no projeto de infraestrutura turística, que entre outras ações, viabiliza a restauração de praças públicas da capital. Além disso, a cidade de Niterói recebe uma marina pública na orla da Baía de Guanabara. O investimento também faz parte da preparação para o mundial.

Serviço:

28/02 a 03/03
Sambódromo do Rio – Ingressos à venda no estande da Liesa, atrás do Setor 11 do Sambódromo, das 10h às 16h.

01 a 04/03
Praça Tiradentes – Gratuito
A partir das 17h

Neste Carnaval, o trio elétrico é gourmet no restaurante da Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha




   O restaurante Maravilha, situado na Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha celebra o feriado do Carnaval, com seu novo prato Trio Maravilha - uma perfeita combinação entre camarão, ceviche, tartare e um toque agridoce de geleia de pimenta. Criação do chef Dionata Luz, esta receita será permanente no cardápio junto a outras sugestões ricas em frutos do mar, misturando a Culinária Brasileira com opções clássicas da Cozinha Franco-Italiana. Vale lembrar que o restaurante foi eleito o melhor da ilha de Fernando do Noronha pelo Guia Quatro Rodas.

Receita:

TRIO MARAVILHA

Ingredientes
Para o ceviche:
- 100g de peixe branco
- 40g cebola roxa
- 02 unid. de limão siciliano (suco)
- 03 colheres de sopa de maracujá
- 01 maço de coentro
- sal
- pimenta
Para o tartare:
- 80g de Atum
- 100ml de molho shoyu
- 40g gengibre
- 01 maço de cebolinha
- ½ unid. de manga
- 30g quiabo

Para o camarão crocante com geléia de pimenta:
- 01 unid. de camarão 11/15
- 01 unid. de ovo
- 40g de farinha de trigo
 - 40g de farinha panko
- 04 colheres de sopa de geléia de pimenta
- sal
- pimenta

MODO DE PREPARO:
Para o ceviche:
Cortar o peixe em laminas, temperar com sal e pimenta.
Cortar finamente a cebola em julienne (tiras).
Juntar a cebola, o suco de limão, o maracujá e o coentro picado ao peixe.
Reservar por 10 minutos antes de servir para que o peixe faça a cocção na acidez do suco de limão e do maracujá.

Para o tartare:
Cortar em cubos o atum e a manga.
Processar no liquidificador o  gengibre com o molho shoyu, reservar.
Cortar em viés o quiabo, fritar em óleo até ficar crocante (cuidado, se passar do ponto ficará com gosto de queimado)
Juntar a cebolinha finamente cortado ao atum, adicionar a marinada de gengibre e molho shoyu, reservar.
Com a ajuda de um aro, para dar o formato ao tartare, acomodar a manga no fundo fazendo uma base para o atum que virá por cima. Acrescentar o quiabo frito para finalizar.   

Para o camarão crocante com geléia de pimenta:
Limpar o camarão, temperar com sal e pimenta.
Empanar o camarão, primeiro passando na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha panko.
Fritar o camarão e servir com a geléia de pimenta.

POUSADA MARAVILHA
Vila do Vai Quem Sabe, s/n – BR 363 – Baía do Sueste
CEP 53990-000
Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil

EMBRATUR E IVETE SE UNEM PELA PROMOÇÃO TURÍSTICA DO BRASIL

  

Embratur produzirá vídeo com imagens de Ivete Sangalo, cantando um jingle de promoção do País, durante o carnaval de Salvador 2014. A ação contemplará música que fala da receptividade do povo brasileiro

Nos próximos dias, a Embratur vai mostrar aos estrangeiros a alegria do povo brasileiro em um vídeo que será gravado e produzido durante a passagem dos blocos mais concorridos entre os foliões do carnaval de Salvador, puxados por Ivete Sangalo. Para acompanhar o vídeo, a baiana cantará um jingle, ao vivo, durante a folia, que fala dos atributos do País e da receptividade e alegria dos brasileiros. O vídeo será divulgado nas redes sociais oficiais do Instituto e será legendado em inglês, espanhol, italiano, francês alemão e holandês.
 
“O Carnaval é um ícone brasileiro, faz parte da nossa cultura. A Ivete Sangalo é uma artista que representa muito bem essa festa e a alegria da nossa terra. Ela é uma diva do carnaval, já reconhecida internacionalmente, e tem a energia de que precisamos para traduzir e mostrar aos estrangeiros esse momento de forma muito bonita”, explica Flávio Dino, presidente da Embratur.
                       
A Embratur vai captar imagens de rua e aéreas dos blocos Cerveja e Cia, no sábado (01 de março) e Coruja, na segunda-feira (03 de março), que farão o Circuito Barra-Ondina.
 
O título da canção que será cantada ao vivo por Ivete Sangalo é: “Encontro”, e a letra está alinhada à campanha de promoção do Brasil no exterior: “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida.” Fala também de um País que está de braços abertos ao turista estrangeiro e menciona o calor do povo brasileiro.
 
“O meu objetivo é fazer música, porque eu gosto de música. Faço porque gosto, por que amo. Quando eu canto, sempre imagino as pessoas ouvindo e captando a mensagem, da forma que tem que ser”, afirma Ivete Sangalo.
                   
A produção contará com imagens da preparação da cantora antes de subir em seu trio elétrico, dos foliões curtindo a festa de Carnaval e dançando a música, e do momento em que a música do Brasil é cantada pela artista. O vídeo terá no máximo quatro minutos e fechará com a campanha de promoção do Instituto.
 

Movimento de carnaval nos aeroportos da rede Infraero deve ter crescimento de 10,3%




A Infraero estima que 3,1 milhões de passageiros embarquem e desembarquem nos 63 aeroportos da Rede durante o período de carnaval - de sexta-feira (28/2) a Quarta-feira de Cinzas (6/3). Esse número representaria um crescimento de 10,3% em relação ao carnaval de 2013 (8/2 a 14/2), quando 2,8 milhões de pessoas utilizaram os terminais da Infraero.

Esses números não englobam os terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), concedidos à iniciativa privada.

Com o aumento na movimentação, será acionado um plano de ação para manter a fluidez das operações nos terminais de passageiros. Essas medidas são adotadas em períodos de grande movimentação - como as festas de final de ano e feriados prolongados. Entre as ações previstas, está o reforço nas equipes de segurança e operações, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, além do acompanhamento constante de equipamentos essenciais, como esteiras e pontes de embarque.

► Informações aos usuários

O atendimento aos usuários também será intensificado. Nos saguões, funcionários vestidos com os coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros.

Os viajantes contam ainda com o aplicativo Voos Online, que fornece a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros e está disponível para todos os smartphones e usuários de PCs/tablets Windows 8.1 e de smartphones com Windows Phone 8, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil. A ferramenta – que já atingiu a marca de mais de 600 mil downloads – permite o acesso ao Guia do Passageiro, publicação que reúne dicas e informações sobre viagens e o funcionamento do setor aéreo. O Guia também está disponível nos balcões de informação da Infraero.

► Aeroperto

A Infraero lançou neste mês de fevereiro o Aeroperto, aplicativo gratuito para smartphones que informa ao passageiro opções de atividades no aeroporto e na região, num raio de 20 quilômetros de distância.

Ao acessar o aplicativo, que teve a parceria do portal Trip Advisor, o usuário deve dizer em qual aeroporto se encontra, se o voo é nacional ou internacional e qual a disponibilidade de tempo para o embarque. Com base nesses dados, o aplicativo listará todos os estabelecimentos localizados nos 63 aeroportos da rede Infraero e quais as opções existentes  de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços nos 20 quilômetros ao redor do terminal.  O usuário ainda recebe alertas sobre o check-in e o embarque.

A ferramenta está disponível em duas versões: aparelhos com sistema Android e para os que utilizam sistema IOs, incluindo tablets. O TripAdvisor é uma das maiores comunidades virtuais de viagem e turismo do planeta, com mais de 50 milhões de visitantes ao mês e mais de 60 milhões de resenhas e opiniões postadas por usuários.

Para testar o Aeroperto, clique aqui para sistema iOS (Iphone) e aqui para sistema Android.

CAMAROTE CONTIGO! HOMENAGEIA O BAIRRO DA BARRA EM 2014




Pelo oitavo ano consecutivo a revista Contigo! marca presença na folia baiana reunindo vips e celebridades no disputado espaço


Salvador nasceu no bairro da Barra. Foi lá que Tomé de Souza fundou a cidade no dia 29 de março de 1549. É lá onde estão alguns do nossos mais lindos cartões postais, como o Farol da Barra, o Forte de Santa Maria e a praia do Porto, cuja famosa balaustrada foi testemunha do encontro de doces bárbaros, de velhos e novos baianos nos alegres verões dos loucos anos 70. E é lá, também, que há 8 anos o Camarote Contigo! promove o encontro de vips e celebridades que, em clima de folia, assistem ao desfile dos trios elétricos e se divertem com as muitas atrações que surpreendem seus convidados a cada noite. Por tudo isto, e também por ser o primeiro bairro da orla a ser requalificado pela Prefeitura de Salvador, este ano o Camarote Contigo! elegeu como tema o bairro da Barra.

No papel de grandes anfitriões dos artistas e vips que circularão pelo Camarote, estarão Claudia Giudice, diretora da Abril, e Sergio Zalis, diretor de redação da Contigo!. Como já é tradição, a Contigo! transportará sua redação para dentro do Camarote para dar suporte ao batalhão de repórteres e fotógrafos que farão a melhor cobertura do Carnaval baiano. “Está tudo pronto para a cobertura do Carnaval de Salvador com a equipe da revista Contigo!, que contará com mais de 20 profissionais entre repórteres, fotógrafos e cinegrafistas para captar todos os momentos da folia baiana, com destaque para o Camarote Contigo!”, conta Sergio Zalis. 

“Este é o oitavo Camarote Contigo! no Carnaval de Salvador. Acho que não existem mais dúvidas de que viemos para ficar porque consideramos esta festa uma das mais espetaculares do Brasil e do mundo”, diz Claudia Giudice, responsável pelo Camarote e pela marcas femininas da Editora Abril. “Acredito que a Contigo! é a marca que mais entende e valoriza o talento dos artistas baianos que fazem a alegria do público nestes seis dias de folia”.

Cerca de mil convidados por dia poderão acompanhar os desfiles carnavalescos das varandas do Camarote, além de desfrutar de toda a estrutura de lazer e conforto que inclui programação diária de shows com artistas e bandas locais e gastronomia de primeira qualidade. Toda a produção executiva do Camarote Contigo! fica a cargo da NP Eventos e Produções, que tem à frente a empresária Nil Pereira, parceira desde a estreia do Camarote no Carnaval baiano.

PARCEIROS
Em 2014, o Camarote Contigo! renovou as cotas master com Havaianas —parceria que já dura sete anos—, com o Banco do Brasil, que estreou com o patrocínio no ano passado, e com a Unilever, também parceira de longa data, que este ano entra com a marca TRESemmé. Bombril é mais uma marca que pela primeira vez patrocina o Camarote Contigo! com cota máster. Já as cotas de apoio foram negociadas com novos parceiros, como Buscofem, Centrum, Lipomax, Outlet Premium, Zero-Cal e Itaipava, além de Luftal, já veterano no Camarote.

ATRAÇÕES MUSICAIS
As noites serão animadas pelas apresentações de nomes já consagrados como DJ Miss Cady e Jammil, na quinta-feira; Alexandre Leão e Margareth Menezes, na sexta; Diogo Nogueira e Harmonia do Samba, sábado; Os Marchistas, com os músicos Marcelo Quintanilha, Tennison Del Rey e Tathi, e Oito7Nove4, no domingo; Jorge Zarath e Banda TH, segunda; e  banda Vitrola Baiana e Led Live, formado pela dupla de atores Daniel Marques e Lucca Diniz, da novela teen Malhação, na terça-feira. 

DECORAÇÃO 
Reafirmando a parceria de sucesso com o Camarote Contigo! —que já soma três anos neste Carnaval— a dupla de arquitetos Luiz Cláudio Souza e Gabriel Magalhães assina o projeto de decoração do badalado reduto de artistas e celebridades. Este ano, a ambientação temática é inspirada no bairro da Barra, onde está localizado o histórico Edifício Oceania, que pela terceira vez abriga o Camarote Contigo!

GASTRONOMIA
Para garantir a energia do folião durante os seis dias de Carnaval, o Camarote Contigo! aposta em grifes gastronômicas de peso e promete conquistar o paladar de seus convidados vips e celebridades na folia baiana. Quem abre o cardápio do espaço, na quinta-feira, 27, é a quituteira Dadá, que servirá sua famosa Carne Louca da Dadá acompanhada de purê de banana e abóbora. 

Como já é tradição, também ficará sob a responsabilidade de Dadá o famoso sarapatel, acompanhado de molho lambão e farinha de mandioca, que encerra os festejos do Camarote na madrugada da Quarta-feira de Cinzas. Na sexta e no sábado quem comanda as caçarolas é a chef Tereza Paim com seu conhecido Bobó de Camarão com Arroz Cozido no Leite de Coco, na sexta, e com o Picadinho de Filé e Batata Assada no dia seguinte. Mantendo a tradição dos carnavais anteriores, domingo, segunda e terça-feira, as carnes ficam a cargo da churrascaria Boi Preto.

Além desses nomes, o Buffet Chere Mamia assinado pela chef Euzélia Souza, vai garantir salgadinhos, petiscos, crepes, tapioca, yakisoba, sanduíche, frutas e massa todos os dias. Diariamente, a Pizza Di Mari oferece deliciosas mini pizzas. Para refrescar, bebidas geladas e picolé Capelinha serão servidos aos foliões. 

Camarotes da Brahma servirão café da Baggio Café



Empresa estará presente no carnaval de Salvador e São Paulo

Quem disse que só de cerveja vive o carnaval? A bebida mais popular do Brasil, o bom e velho cafezinho, agora estará presente na festa mais esperada do ano: o carnaval. A Baggio Café, empresa centenária no cultivo de grãos, inova mais uma vez e leva seus sabores para o carnaval de Salvador e de São Paulo pelo Camarote da Brahma.

Entre os dias 27 de fevereiro e 04 de março, os convidados do Camarote da Brahma na Bahia terão o prazer de saborear os cafés Baggio Gourmet e também o caçula da marca, o Café com Cachaça Happy Hour, um blend de café com aroma de cachaça que faz parte da SBA, Seleção Brasileira de Alimentos, para o ano de copa do mundo. Entre os seis dias de festa na cidade de todos os santos, a Baggio Café terá um balcão exclusivo no Camarote, onde as bebidas serão servidas por baristas profissionais das 21h até às 6h da manhã.

Quem estiver no camarote poderá saborear o espresso Baggio Gourmet e o Café com Cachaça Happy Hour,  em um local super bem situado ao lado do palco e do lounge. Quem experimentar a bebida, poderá preencher um formulário com nome, telefone e e-mail para participar de um sorteio cujo prêmio será uma cesta com todos os cafés da marca. “Queremos cada vez mais nos aproximar de novos consumidores. Difundir o sabor do café gourmet é um dos nossos objetivos. Tenho certeza que os que ainda não conhecem o café da Baggio, irão se apaixonar”, afirma Liana Baggio Ometto, diretora comercial da Baggio Café.

Para o carnaval de São Paulo, nos dias 28 de fevereiro, 01 e 07 de março (data dos desfile das escolas de samba), a Baggio estará presente na sala de imprensa, localizada no Camarote da Brahma, no Anhembi. Os profissionais que passarem por lá poderão saborear o Baggio Gourmet. Já os convidados, integrantes das escolas de samba, cabeleireiros, maquiadores e demais envolvidos do evento que chegarem ao Expo Center Norte para os preparativos, serão deliciados pelo café Fatto Uno, fornecido pelo buffet do local com profissionais devidamente treinados para servir um verdadeiro café filtrado.

Sobre os cafés:

Baggio Gourmet
O Baggio Gourmet é resultado de blends de grãos 100% coffea arábica gourmet da Alta Mogiana Paulista e sul de Minas Gerais. Possui aroma frutado, com sabor medianamente doce, encorpado e com média acidez. É um café com sabor único, complexo, pronunciado, levemente adocicado e num nível muito baixo de amargor. Aroma florado e traços frutados.

Fatto Uno
O Fatto Uno é resultado de grãos 100% coffea arábica gourmet da Alta Mogiana Paulista. É caracterizado por um aroma denso e aveludado, que lembra amêndoas e notas achocolatadas. Trata-se de um café harmônico, com amargor levemente elevado, encorpado e com baixa acidez

Café com Cachaça
O Café com Cachaça é uma bebida desenvolvida com os mesmos grãos do Fatto Uno, somado ao aroma da premiada cachaça Fuzuê, de Araras, São Paulo.

Sobre a Baggio Café:
(19) 3541 7000

ENTREVISTA Fernando Ferrero | Presidente da Bahiatursa



“O Carnaval é sempre o ponto máximo de ebulição do turismo da Bahia”
          




  Às portas do Carnaval de Salvador, o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero, fala sobre as contratações, patrocínios e apoios da Empresa de Turismo da Bahia realizados no sentido de proporcionar uma grande festa para baianos e turistas. Salvador deve receber mais de 500 mil visitantes do próprio Estado, do Brasil e do exterior, que vão contar com receptivo no porto, aeroporto, dentre outros pontos da cidade, além do Serviço de Guias e Monitores e o Disque Bahia Turismo. A folia em sete bairros promete ser muito animada, bem como em 32 cidades do interior que recebem apoio direto da Bahiatursa. Blocos, afoxés, trios elétricos contam com patrocínio para proporcionar seis dias de diversão aos foliões. A seguir, a entrevista.

P - Entre as ações da Bahiatursa estão a contratação de quatro trios nos dois circuitos principais, o Carnaval em mais de 30 cidades do interior, nos bairros de Salvador e apresentações de reconhecidas estrelas da música baiana. Fale um pouco sobre os patrocínios.

Fernando Ferrero - Estamos contratando, através de licitação, quatro trios que vão servir à Bahiatursa, dois para tocar no Circuito Dodô (Barra-Ondina), dois no Circuito Osmar (Campo Grande), puxando o folião pipoca. No âmbito da Prefeitura Municipal, nós ainda temos ações com diversas associações de bairros, blocos independentes, blocos afros, totalizando uma faixa de 30 apoios. Apoiamos há cinco anos o Concurso Rainha do Carnaval, a banda do Habeas Copos, que saiu na semana passada e na quarta-feira. Estamos fazendo um convênio com a prefeitura no valor de R$1 milhão para a instalação de palcos em sete bairros: Periperi, Itapuã, Cajazeiras, Cabula, Nordeste de Amaralina, Largo 2 de Julho e Liberdade. Os outros seis palcos vão ser abertos à população. Além desse R$ 1 milhão, nós estamos disponibilizando R$ 800 mil para a contratação de artistas que vão tocar nesses palcos - contratação direta pelo Concar (Conselho do Carnaval). Aí se encerra nosso projeto de Carnaval, com um investimento de R$ 5,750 milhões no Carnaval de Salvador, incluindo a cota de patrocínio de R$ 3,150 milhões.

P - E no interior do Estado?

FF - No interior estamos apoiando 32 prefeituras, com investimento de R$ 1,3 milhão. Entre elas, Cachoeira, Caravelas, Rio de Contas, Mata de São João, Conde, Itaparica, Vera Cruz, Alcobaça, Prado e Porto Seguro. Estamos encaminhando uma cota de patrocínio para ajudar essas prefeituras a fazerem seus carnavais.  São prefeituras importantes que atraem turistas.

P - Qual a expectativa em relação ao investimento? Como se pode reverter em benefício do ponto de vista turístico?

FF - Estamos esperando mais de 500 mil turistas. O benefício é o gasto desses turistas ao longo do Carnaval. Geralmente, os turistas que vêm a Salvador passam praticamente uma semana na cidade, aí você tem gasto de hotel, custo de abadá, compras, uma série de passeios turísticos que as pessoas fazem e de atrativos que a cidade oferece. Nossa expectativa é de que o turista gaste aproximadamente R$ 370 por dia.

P- Nota-se uma diversidade que vai desde a preocupação com a folia nos bairros ao receptivo de turistas.  Como foi pensada essa variedade de atrações?

FF - Nos nossos quatro trios elétricos, a gente vai ter um pouquinho de tudo. Claro que vai ter mais axé, mas temos um trio que vai tocar rock, arrocha. Está bem diversificada a nossa grade de atrações, porque acreditamos que o Carnaval é uma mistura de tudo, não é só axé. Você tem público na rua para todo tipo de gosto. Então, a gente pensou nesse sentido: é uma grade mais eclética, mais diversificada, tocando um pouquinho de tudo.

P - E em relação ao número de turistas em Salvador, como se dividem?

FF - Estamos esperando mais de 500 mil, cerca de 15 mil através de navios que devem atracar no Porto de Salvador. Acredito que a taxa de ocupação de hotéis deve se repetir em relação ao ano passado, quando tivemos perto de 98%. A gente está com uma divulgação boa. Devemos atrair muita gente do interior.

P - Mas temos que considerar também o número de visitantes que aluga casas, apartamentos ou vão para a casa de parentes e amigos.

FF - Acreditamos que, desses mais de 500 mil visitantes, apenas 30% a 40% se hospedam em hotéis. É muita gente, são cerca de 150 mil pessoas. O resto vai para casa de família, aluga casa. Entre aqueles que vêm do interior, muitos ficam em casa de parentes. Não podemos esquecer também de Porto Seguro: é o segundo maior Carnaval da Bahia, a  cidade  deve estar praticamente lotada. É um Carnaval que vai começar sábado e se estende até o outro domingo. São quase dez dias de Carnaval.  Todos os  hotéis lotados, você não acha hotel para ficar.

P – Qual a importância do investimento nos carnavais de bairro de Salvador?

FF - Eu acho importante a preocupação da prefeitura de fazer esses palcos nos bairros. Você tira o foco da Avenida, dos três circuitos principais - Campo Grande, Barra, Batatinha (Centro Histórico), colocando nos bairros atrações boas, como vai ser este ano. Tem criança, tem idoso, nem todo mundo tem dinheiro para se deslocar para um circuito desses, com despesa de transporte, alimentação. A pessoa fica ali, no bairro dela, bebe por ali, consome por ali, se diverte por ali. Então, desafoga um pouco os circuitos. Fica mais tranquilo, mais viável para a população, porque fica perto de casa. Os bairros se movimentam também. Não é todo mundo que pode ir atrás do trio nem tem dinheiro para comprar o abadá.

P - O que está sendo pensado para o receptivo no Porto e  no Aeroporto, entre outros pontos de Salvador?

FF - Pelo sexto ano consecutivo, com a Setur (Secretaria do Turismo), vamos repetir o projeto de guias e monitores do Carnaval. Um projeto que é campeão e vem dando certo. É um sucesso no Carnaval de Salvador e ele também funciona em Porto Seguro e Ilhéus. São os guias que ficam nas ruas, atendendo aos turistas, fazem receptivo nos portos, aeroportos. Ficam em todos os grandes hotéis, uniformizados, dando informações sobre a cidade, tirando dúvidas dos turistas. Funciona em parceria com o Disque Bahia Turismo. Os turistas também podem utilizar o serviço do Disque Bahia Turismo, que funciona junto com os guias e monitores, que é o 3103-3103. Durante o Carnaval, são mais de dez idiomas que a gente atende, através dos guias. O projeto vem dando certo, tem resolvido muitos problemas em relação à facilidade de locomoção dos turistas.

P - E o bota-fora terá a mesma estrutura do receptivo?

FF - O bota-fora é seguindo nessa linha da chegada do turista. Também na saída do turista, de quarta a domingo, esse pessoal dá tchau para os turistas, apresentando a oportunidade de retornarem para o São João. Para o bota-fora deste ano, temos o São João e a Copa do Mundo.

P - O que o turista pode esperar do Carnaval da Bahia?

FF - O Carnaval da Bahia é o maior Carnaval do mundo. Todo mundo de fora da Bahia e do interior da Bahia sonha muito em vir a conhecer. Quem já veio, tem vontade de voltar, e quem não veio, sonha um dia poder vir passar o Carnaval na Bahia. É um produto, um objeto de consumo. As pessoas têm o sonho de passar o Carnaval, de tantas histórias que proporciona. As pessoas têm muito o  que contar, das coisas que aconteceram, do período que eles passaram por aqui, a música, o trio elétrico, o circuito, os  amigos que fazem. O Carnaval é alegre, contagiante. As pessoas saem com a sensação de querer voltar e passar a ser multiplicadoras disso para outras pessoas. O Carnaval é sempre o ponto máximo de ebulição do turismo da Bahia. Por isso a preocupação do Governo do Estado de sempre fazer um bom Carnaval, com muita segurança,  para que as pessoas levem lembranças boas da Bahia. Isso é o que é mais importante.


Workshop CVC confirma a presença de mais duas celebridades


 
Kayky Brito e Carol Nakamura completam o time de artistas que estarão presentes na 20ª edição do 20º Workshop & Trade Show CVC
 
Kayky-Carol-Crédito-RedeGlobo
Crédito: Rede Globo

  Além dos atores de Amor à Vida, Thiago Fragoso e Maria Casadevall, os agentes de viagens participantes do 20º Workshop & Trade Show CVC, nos dias 19 e 20 de março, em São Paulo, poderão registrar imagens ao lado de mais duas celebridades: o ator Kayky Brito e Carol Nakamura, assistente de palco no Domingão do Faustão, que acabam de confirmar participação no evento.
 
Os artistas estarão à disposição dos agentes de viagens inscritos para tarde de autógrafos e fotos.
Estações fotográficas serão instaladas na feira para produção e impressão das fotos na hora, que também são entregues gratuitamente aos participantes.
 
As inscrições para o Workshop CVC & Trade Show são gratuitas e podem ser feitas através do site www.cvc.com.br/workshop.
 
 
SERVIÇO - 20º Workshop & Trade Show CVC 2014 – “Construindo juntos o futuro”
Data: 19 e 20 de março de 2014
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - SP
Horário de visitação: das 13h às 19h.
Evento exclusivo para profissionais do turismo.
Inscrições e informações em www.cvc.com.br/workshop
 

Brasileiros procuram emprego temporário para treinamento e desenvolvimento, revela pesquisa


 
Estudo global da Page Interim mostra que oito em cada dez trabalhadores no Brasil querem atuar como temporário para ampliar seus conhecimentos e competências 
O brasileiro não está de olho apenas em uma futura efetivação quando se candidata em uma vaga temporária. É o que revela recente pesquisa realizada pela Page Interim, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado de profissionais terceirizados e temporários, parte do PageGroup. De acordo com o estudo global “Como o mundo avalia o trabalho temporário e terceirizado”, 89,3% dos trabalhadores analisam o emprego temporário como uma oportunidade de acesso a treinamentos profissionais. Foi verificado também que 85,5% dos trabalhadores pretendem, com uma vaga temporária, desenvolver competências profissionais. 
“É um dado interessante e que mostra que os profissionais brasileiros estão à procura de qualificação e desenvolvimento, o que é um bom sinal em tempos de escassez de talentos e de pleno emprego. Até pouco tempo o trabalho temporário era visto apenas como uma atividade complementar de renda ou de trampolim para a efetivação”, explica Carolina Asevedo, diretora da Page Interim no Brasil. 
Para elaborar o estudo, a Page Interim desenvolveu um questionário e obteve, ao longo de 2013, as respostas de 13.298 profissionais e empresas de 17 países das Américas, Europa, e Oceania. A partir dessas informações, a Page Interim conseguiu identificar como o mundo vê o trabalho temporário em todo o mundo.  
Ainda de acordo com o estudo da Page Interim, há outros fatores que motivam os profissionais brasileiros a buscarem uma oportunidade no mercado como temporário.  Para 71,6% dos respondentes, esse tipo de trabalho é indicado para aumentar as chances de encontrar um emprego permanente. Há 68,2% que acreditam que é importante continuar empregado como temporário em épocas de incerteza econômica – número abaixo da média mundial no quesito. Já os que buscam vagas temporárias para desenvolver uma rede profissional somam 52%. 
Contratação de temporários em alta no Brasil
 
De acordo com os dados nacionais da Page Interim, o mercado para profissionais temporários está em alta. Somente no ano passado foram recrutados 550 temporários para projetos desenvolvidos pelas companhias instaladas no Brasil, o que representa um aumento de 30% em relação a 2012.  
“Nossa atuação junto às empresas ainda caracteriza-se, principalmente, por demandas extraordinárias ou pela substituição de postos. Podemos ajudar essas companhias na contratação de temporários em cargos de entrada, como analistas, ou até mesmo para a direção industrial ou administrativa de uma corporação”, esclarece Carolina. 
Do total de posições recrutadas pela Page Interim no ano passado, as áreas que mais demandaram profissionais temporários nas empresas foram financeira, administrativa, comercial e de recursos humanos. 
Motivação dos brasileiros para buscar um emprego temporário diverge em relação aos profissionais de outros países.
 
Quando o assunto é acesso a treinamentos profissionais, os brasileiros são os que mais se motivam por este tipo de tema ao procurar uma vaga temporária (89,3%). Os suecos, com 68,9%, aparecem na segunda posição. Na sequência figuram os mexicanos (63,5%) e os portugueses (62,4%). 
Os profissionais brasileiros também são os que mais buscam um emprego temporário para desenvolver competências profissionais (85,5%). Os portugueses, com 79,7%, e os belgas, com 77,1%, aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente. 
Quando uma vaga temporária está relacionada em aumentar as chances de um candidato encontrar um emprego permanente, os suecos são os mais evidentes (75,8%). Os brasileiros aparecem logo na sequência, com 71,6%, seguidos pelos suíços, com 71,1%. 
Os portugueses são os mais motivados para conseguir uma oportunidade temporária para continuar empregado em tempos de incerteza econômica (82%). Logo depois aparecem os suíços (80,1%), os americanos (77,2%), os ingleses (76,6%) e os espanhóis (71,1%). 
Desenvolver uma rede profissional é o principal motivador em projeto temporário para os suecos (85,3%). Os suíços vêm logo atrás (83%), acompanhados por belgas (78,9%) e holandeses (77,1%). 
“Os europeus veem o emprego temporário também como um canal para ampliar sua rede de contatos profissionais, e não apenas como um canal para garantir renda. O modelo ainda é mais difundido e incentivado em alguns países da Europa do que é na América Latina”, comenta a executiva.     
Trabalhadores avaliam positivamente a experiência como temporário 
O levantamento realizado pela Page Interim procurou identificar se os profissionais avaliam o trabalho temporário como positivo ou muito positivo. Quem melhor avaliou essa experiência foram os australianos (78,6%), juntamente com os suecos (73,4%), franceses (71,8%) e ingleses (70,5%). 
A avaliação dos profissionais brasileiros a respeito do trabalho temporário também é positiva, mas um pouco abaixo do verificado na média global: 52,6% ante 58,9%. 
Empregadores apoiam contratação de temporários
Os empregadores são geralmente confiantes a respeito do valor que o trabalho temporário proporciona: quatro em cada cinco (80,4%) empregadores questionados possuem uma percepção positiva ou muito positiva a respeito do trabalho temporário.
“Isso é visto com mais ênfase em países que adotam a prática há mais tempo, como Austrália, Reino Unido e Canadá, e com menos destaque em nações como a Polônia e a Itália, onde o trabalho temporário é um fenômeno mais recente”, pontua Carolina. 
O principal motivador que leva os empregadores a contratar trabalhadores temporários vai muito além de apenas responder a problemas/questões de administração de recursos humanos (RH) em curto prazo. Outras motivações são vistas com grande consistência, como flexibilidade (89,4%), valor em responder a necessidades de curto prazo (87,8%), beneficiar-se em identificar candidatos para vagas de longo prazo (75,7%), solução de ótimo custo-benefício para os desafios do RH (61,2%) e trazer conhecimento/habilidades externas para o negócio (49,1%). 
Além de ajudar a responder a necessidades de curto prazo (61,7%), o trabalho temporário é visto como um catalisador da geração de experiência externa para as organizações, com 59% dos empregadores concordando com essa opção. Além disso, 49,3% afirmam que o trabalhador temporário acelera mudanças corporativas e reestruturações de processos. Ainda, quase metade dos empregadores (47,2%) considera o trabalho temporário como uma ótima fonte de candidatos para posições permanentes. 
No Brasil, uma em cada quatro organizações (28,7%) acredita que a necessidade pelo trabalho temporário deve aumentar nos próximos anos (contra uma média global de 33,9%). Já os profissionais trazem uma visão diferente: 57,3% apostam no aumento da contratação de temporários e terceirizados nos próximos anos. 
Mais de 80% das empresas brasileiras avaliam o trabalho temporário como positivo ou muito positivo e a maioria delas o adota para responder necessidades de curto prazo (95,3%), garantir uma maior flexibilidade (82,6%) e para identificar candidatos para posições permanentes (77,2%). 
Os outros países avaliados apostam mais na flexibilidade do trabalho temporário (89,4%) que o Brasil, com 82.6%. Essas nações também mostram maior investimento no trabalho temporário como uma alternativa qualitativa de conhecimento e expertise para a companhia: média de 49,1% ante 38,9% no Brasil. 
“A sazonalidade de mercado ainda influencia muito na contratação de profissionais temporários no Brasil. Nesses casos ainda percebemos uma preferência por profissionais que ocupam cargos mais operacionais, mas a mentalidade das empresas tem mudado muito, e quando a sazonalidade relacionada a datas específicas do ano não está em jogo, a aposta na contratação de temporários para projetos específicos e bem especializados aumenta bastante”, revela. 
Temporários em projetos e oportunidades 
O aumento inesperado nas atividades e a substituição de um funcionário de licença são ainda os itens que mais levam as empresas a contratar funcionários temporários no Brasil (46,1% em ambos os casos). 
Porém, percebe-se um aumento de contratações temporárias em projetos específicos, nos quais o profissional se torna responsável pela administração total do projeto durante sua execução. A média brasileira nesse quesito (38,3%) é maior que a aplicada globalmente (28,6%). 
“Essa alternativa, além de trazer mais flexibilidade e resultados de curto prazo às organizações, traz conhecimento e inovação às companhias”, conta a diretora da Page Interim. 
Prova disso é que no Brasil quase dois em cada cinco profissionais temporários receberam uma proposta de contrato permanente ao final do projeto (37,9%), contra a média global de 23,1%. 
Tendências e perspectivas de mercado
 
Outros resultados identificados no estudo incluem:
 
  • Ascenção global do trabalho temporário – três em cada cinco profissionais e um em cada três empregadores em todo o mundo esperam um incremento na necessidade de trabalho temporário, com previsões de crescimento mais intenso em países como Portugal, Espanha e Itália.
 
·         Diversificação do trabalho temporário fora de setores tradicionais para quase todos os setores da economia, enquanto uma forte presença é mantida no setor terciário (serviços profissionais, serviços financeiros, tecnologia, etc)
 
·         Aumento da importância do trabalho temporário para posições muito qualificadas e de alta exigência técnica – especialmente no campo técnico, financeiro e de contabilidade, inclusive em níveis de alta gestão
 
·         Forte evidência na integração de profissionais na companhia – 83,6% dos profissionais se sentem integrados durante a maioria de seus projetos, não importando quais são as razões do recrutamento em curto prazo
 
·         A imagem positiva do trabalho temporário e as excelentes oportunidades oferecidas:
 
o   3 em cada 5 empregadores acreditam que o trabalho temporário não apresenta nenhum impacto negativo na imagem da companhia
o   Menos de 20% dos profissionais que não participaram de projetos temporários nos últimos 12 meses não considerariam uma oportunidade dessa natureza no futuro, enquanto...
o   Quase 1 em cada 4 receberam oferta de uma posição permanente no final do projeto 
“Como apresentado no estudo, não há dúvida de que o trabalho temporário é uma ferramenta quantitativa para o emprego flexível, com a maioria dos empregadores adotando a estratégia para melhorar números internos ou contornar algumas restrições da organização. Entretanto, o estudo mostra também que o trabalho temporário e o trabalho terceirizado têm sido cada vez mais utilizados como uma ferramenta qualitativa para trazer conhecimento e habilidades específicas à organização e para administrar os riscos associados com as operações da companhia”, discorre Carolina. 
“O trabalho temporário é também um vibrante elemento no mercado de trabalho em todo o mundo. Mesmo os países que historicamente não utilizavam o trabalho temporário de forma evidente têm passado a entender melhor sua utilidade, e por isso as oportunidades para profissionais-chave têm aumentado tanto em número como em qualidade. Isso faz do trabalho temporário e do trabalho terceirizado peças integrais da economia e um fator essencial em sustentabilidade e crescimento”, finaliza.
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