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sábado, 15 de fevereiro de 2014

Carnaval multicultural coloca Maceió no circuito nacional da folia e resgata tradições Com artistas locais e incentivo aos blocos, a prefeitura valoriza a cultura popular A capital de Alagoas Maceió está trabalhando para resgatar a sua tradição de cidade carnavalesca. Depois de passar anos sendo reconhecida como uma opção somente de descanso nesse período, o atual prefeito Rui Palmeira (PSDB-AL) está fazendo investimentos de cerca de R$ 2 milhões na organização para atrair foliões de outros estados e garantir uma grande festa para a população. Em 2014, Maceió investe em um carnaval multicultural com muito frevo, blocos de bairros, escolas de samba, marchinhas e rock'n roll. Assim será o Carnaval na capital de Alagoas, que com esta ação pretende ser inserida no circuito carnavalesco do País. Apostando na multiculturalidade e na descentralização dos festejos, a Prefeitura, a exemplo do que aconteceu no São João, lançou um edital para apoio a agremiações culturais. Como realizado durante os festejos de São João, o prefeito lançou edital para apoiar mais de 100 blocos carnavalescos, sendo 50 comunitários. A festa tem um "esquenta" muito forte que começa no dia 21 de fevereiro com o bloco Jaraguá Folia e, no dia 22, o tradicional bloco Pinto da Madrugada se apresenta. Juntos, o Jaraguá Folia e o desfile do Pinto da Madrugada (ao lado de outros blocos da cidade) levam mais de 100 mil foliões à orla das praias de Pajuçara e Ponta Verde, configurando-se como uma das maiores prévias carnavalescas do Nordeste. Sobre a programação, o secretário de Comunicação Social, Clayton Santos, afirma que o objetivo é fazer uma festa que valorize a cultura popular e a diversidade musical agradando a todos os gostos com bandas de marchinhas, blocos afro, grupos de rock, forró e frevo. No dia 28, acontece a tradicional festa na Praça Moleque Namorador, na Ponta Grossa, que antecede a abertura oficial do Carnaval, que será comemorado entre os dias 01 e 04 de março em mais 07 bairros. São eles: Benedito Bentes (subdivididos em dois pólos), Clima Bom, Ipioca, Jacintinho, Jatiúca, Pajuçara e Pontal da Barra - em um total de nove polos. Homenagem Com o tema "Nas ondas do Edécio", o Carnaval de 2014 em Maceió vai homenagear o radialista e compositor Edécio Lopes, que foi um dos grandes incentivadores da promoção dos carnavais da cidade, além de ter composto o frevo, Cidade Sorriso, que se tornou um dos hinos de Maceió. O Carnaval "Nas Ondas do Edécio" simboliza o objetivo da retomada desta importante festa popular na capital alagoana.



Com artistas locais e incentivo aos blocos, a prefeitura valoriza a cultura popular

A capital de Alagoas Maceió está trabalhando para resgatar a sua tradição de cidade carnavalesca. Depois de passar anos sendo reconhecida como uma opção somente de descanso nesse período, o atual prefeito Rui Palmeira (PSDB-AL) está fazendo investimentos de cerca de R$ 2 milhões na organização para atrair foliões de outros estados e garantir uma grande festa para a população.

Em 2014, Maceió investe em um carnaval multicultural com muito frevo, blocos de bairros, escolas de samba, marchinhas e rock'n roll. Assim será o Carnaval na capital de Alagoas, que com esta ação pretende ser inserida no circuito carnavalesco do País. Apostando na multiculturalidade e na descentralização dos festejos, a Prefeitura, a exemplo do que aconteceu no São João, lançou um edital para apoio a agremiações culturais.

Como realizado durante os festejos de São João, o prefeito lançou edital para apoiar mais de 100 blocos carnavalescos, sendo 50 comunitários. A festa tem um "esquenta" muito forte que começa no dia 21 de fevereiro com o bloco Jaraguá Folia e, no dia 22, o tradicional bloco Pinto da Madrugada se apresenta. Juntos, o Jaraguá Folia e o desfile do Pinto da Madrugada (ao lado de outros blocos da cidade) levam mais de 100 mil foliões à orla das praias de Pajuçara e Ponta Verde, configurando-se como uma das maiores prévias carnavalescas do Nordeste.

Sobre a programação, o secretário de Comunicação Social, Clayton Santos, afirma que o objetivo é fazer uma festa que valorize a cultura popular e a diversidade musical agradando a todos os gostos com bandas de marchinhas, blocos afro, grupos de rock, forró e frevo.

No dia 28, acontece a tradicional festa na Praça Moleque Namorador, na Ponta Grossa, que antecede a abertura oficial do Carnaval, que será comemorado entre os dias 01 e 04 de março em mais 07 bairros. São eles: Benedito Bentes (subdivididos em dois pólos), Clima Bom, Ipioca, Jacintinho, Jatiúca, Pajuçara e Pontal da Barra - em um total de nove polos.

Homenagem

Com o tema "Nas ondas do Edécio", o Carnaval de 2014 em Maceió vai homenagear o radialista e compositor Edécio Lopes, que foi um dos grandes incentivadores da promoção dos carnavais da cidade, além de ter composto o frevo, Cidade Sorriso, que se tornou um dos hinos de Maceió. O Carnaval "Nas Ondas do Edécio" simboliza o objetivo da retomada desta importante festa popular na capital alagoana.

“Suvaco do Careca” desfila em seu quarto ano pelas ruas de Ponta Negra



      O bloco carnavalesco “Suvaco do Careca” em seu quarto ano, programa para o carnaval 2014 uma novidade que é a realização de um ensaio geral neste domingo (dia 16), na barraca astral na praia de Ponta Negra, com orquestra de frevos “Dragões do Frevo”,  conduzida pelo maestro Olival de Freitas e também uma roda de samba animada pelo grupo “Roda de Bambas”, do sambista Debinha Ramos.
        A programação do “Suvaco do Careca” prevê ainda uma prévia carnavalesca para o próximo dia 23 de fevereiro (domingo), em frente ao Albergue Lua Cheia, começando a partir das 14h, com as mesmas atrações e uma novidade a participação da bateria da Escola de Samba Balanço do Morro, conduzida pelo mestre de bateria Cristiano.
          No carnaval, dia 2 de março, o bloco “Suvaco do Careca” fará seu desfile saindo em frente do Mercado de Ponta Negra, com seus bonecos gigante e seus estandartes começando às 14h, saindo em desfile até o palco montado pela Prefeitura do Natal, ao lado do Praia Shopping.
            Segundo Maurício Calvante o  “Suvaco do Careca” surgiu em 2011, no bairro de Ponta Negra com o objetivo de resgatar a cultura dos antigos carnavais e estimular a população natalense a permanecer em Natal durante o período momesco. A ideia do nome “Suvaco do Careca” foi inspirado em um bloco de carnaval que já existe a 30 anos no Rio de Janeiro, denominado  “Suvaco do Cristo”. O bloco valoriza principalmente as marchinhas, resgatando as músicas tradicionais do carnaval para que estas sejam preservadas e valorizadas como patrimônio cultural brasileiro.
             O “Suvaco do Careca” tem uma mensagem que é o respeito ao meio ambiente e a preservação da Praia de Ponta Negra como patrimônio turístico e cultural da cidade, além de aceitar  parcerias com ONGs no intuito de lutar no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.  Um frevo será cantado pelos seus foliões, conscientizando as pessoas sobre a importância da coleta seletiva e a reciclagem:  “Lixo que palavra é essa?”.
               O bloco é aberto, mas é vendida uma camisa padrão que pode ser adquirida para custear as despesas da agremiação com músicos e adereços. As empresas que quiserem patrocinar ou adquirir camisetas são bem vindas e podem contatar através do fone 9983-1435.

 Mais informações: www.facebook.com/carnavalemnatal

Mauricio e sua esposa Adriana no comando do Suvaco do Careca

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cooperativa Vinícola Garibaldi oferece experiência sensorial na Cave Acordes



“Desperte os Seus Sentidos” é a mais nova atração da empresa para divulgar sua linha Super Premium

Um local requintado especialmente pensado para abrigar o que há de melhor produzido pela Cooperativa Vinícola Garibaldi. É nesse local, a Cave Acordes, que a vinícola promove, todas as quintas-feiras do mês de fevereiro, uma degustação de sua recém-lançada linha Premium Acordes. Neste primeiro momento, a iniciativa, intitulada “Desperte Seus Sentidos”, é aberta a fornecedores e formadores de opinião (parceiros). A proposta é abrir para visitação ao público já em março, com eventos específicos através de agendamento com a vinícola.

A degustação dos vinhos é feita com os olhos vendados. “A proposta é fortalecer os sentidos de olfato e de paladar, inibindo a ação da visão, aumentando a concentração nas notas aromáticas e no equilíbrio em boca”, explica o enólogo da cooperativa, Gabriel Carissimi.  A linha Acordes possui dois vinhos de alta qualidade – dois varietais, das uvas Merlot e Chardonnay, e um espumante elaborado pelo método tradicional (champenoise), com as uvas Pinot Noir e Chardonnay. Sua edição é limitada (3 mil garrafas de cada rótulo), e contém exclusivamente uvas colhidas em safras de alta qualidade, cultivadas ao longo dos últimos três anos.

Cada rótulo é ilustrado com aves brasileiras e acordes musicais, lembrando o lirismo e a natureza. “Cada detalhe, da elaboração à comercialização, foi estudado pela Cooperativa Vinícola Garibaldi para oferecer ao mercado uma mostra dos mais requintados vinhos já produzidos na Serra Gaúcha. Uma mostra do melhor de nossa produção”, avalia o gerente de marketing Maiquel Vignatti.

A Cave Acordes
Inaugurada em outubro de 2013, a Cave Acordes foi construída nas instalações da Cooperativa Vinícola Garibaldi com a proposta de ser um espaço especial para abrigar seus vinhos Super Premium, além de um ambiente propício para a degustação de seus rótulos mais nobres. A Cave está localizada dentro de uma pipa de madeira de 100 mil litros. O espaço anexo guarda barricas de carvalho francês e as garrafas da linha Acordes. São mais de 10 mil litros dos mais sofisticados vinhos produzidos pela empresa.

A cooperativa
Situada a 120 Km de Porto Alegre, na cidade de Garibaldi, maior região vitivinícola do Brasil , a empresa está instalada em uma área de 32 mil metros. Ao todo, são 350 famílias associadas, de 12 municípios gaúchos, que cultivam 850 hectares de videiras.
 

Governo lança campanha pelo preço justo no turismo



Ministério do Turismo estimula viajantes, empresários e veículos de comunicação a compartilhar boas práticas de consumo nas redes sociais da pasta
Turismo a um preço justo. Este é o propósito da campanha “Jogo Limpo” que o MTur estreou nesta sexta-feira (14) em suas redes sociais. Nesta primeira fase, o objetivo da ação é estimular viajantes a consumir de modo consciente produtos e serviços relacionados ao turismo. Entre eles, diárias de hotéis, bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes e demais serviços, públicos e privados.
Para participar da campanha, o consumidor pode enviar textos e marcar fotos com as hashtags #JogoLimpo e #TurismoConsciente pelo Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram. Para abrir a campanha virtual, o MTur elegeu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade e cerca de 6.500 espécies o parque cobra do visitante apenas R$ 6 de entrada.
“Entendemos que os turistas exercem um papel determinante quando privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a pagar preços abusivos”, diz o ministro Gastão Vieira. “Da mesma forma, entendemos que os empresários que cobram valores adequados merecem visibilidade. É uma forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro”, afirma. 
A preocupação do Ministério do Turismo com o consumo consciente é antiga. Há dois anos a pasta passou a monitorar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em reunião recente com representantes das Secretarias de Turismo, estimulou investimentos em hospedagens alternativas, como albergues, cama e café e camping a preços acessíveis.
Na segunda etapa da campanha, será lançada uma cartilha de consumo consciente com dicas de viagem e contratação de serviços turísticos. Os empresários do setor também poderão aderir à campanha por meio de um selo do MTur com os dizeres “Eu Jogo Limpo”.

Nordeste é destino preferido dos europeus



Italianos e portugueses se destacam entre os turistas que mais visitam a região, segundo estudo do Ministério do Turismo
As cidades do Nordeste são os principais destinos de interesse dos turistas europeus que visitam o Brasil. Os viajantes de pelo menos seis países do continente ocupam lugares de destaque entre os estrangeiros que visitam destinos de sol e praia em cidades como Fortaleza, Natal, Recife, Porto Seguro e Salvador.
Os italianos foram os principais visitantes de Fortaleza (CE) em 2012, segundo a pesquisa de demanda internacional do Ministério do Turismo. Mais de 20% dos estrangeiros que visitaram a cidade são originários da Itália.  Da lista dos dez maiores emissores de turistas para a capital cearense constam também outros países europeus como Portugal, França, Suíça, Espanha e Holanda, além de países de outros continentes.
Em Natal, os italianos também foram maioria em 2012. Dos estrangeiros que lá desembarcaram, 19,1% são da Itália e 14,3% de Portugal. A capital do Rio Grande do Norte atraiu também, entre os europeus, visitantes da Espanha, Noruega, Alemanha, França e Suíça.  São os mesmos países que mandaram também um grande contingente de turistas para Recife, sendo os alemães os mais numerosos, com 11% de participação no receptivo recifense.
Em dois dos principais destinos da Bahia, Salvador e Porto Seguro, os europeus de seis nacionalidades também marcaram presença na lista dos dez mais. As primeiras colocações, no entanto, ficaram com a Argentina e os Estados Unidos, principais países emissores de turistas para o Brasil. Apesar da hegemonia europeia no Nordeste, argentinos e estadunidenses dividiram o espaço com os europeus.

Chocofest fará dois dias extras de inscrições



Ocorreram na terça e quarta-feira as inscrições para quem gostaria de participar do Desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra e da Parada do Conde Guloseima, entre outras atividades do Chocofest. Como a procura foi grande, cerca de 300 pessoas, mas muitas pessoas não conseguiram se inscrever a organização do evento decidiu fazer mais dois dias de inscrições. Nas próximas segunda e terça-feira, das 14 às 18h, na Escola das Artes (anexo a prefeitura de Gramado), ocorrerão mais inscrições para a comunidade.
Além da movimentação de toda a comunidade, a organização já prepara nos bastidores toda a decoração e alegorias necessárias para deixar a cidade impecável para a Páscoa. Com muito encanto e doçura está sendo preparada uma festa que encherá os olhos de moradores e visitantes e que promete novidades neste ano, tanto em atrações como em decoração pelas ruas de Gramado.
Ao todo, mais de 350 pessoas devem participar do Chocofest, e além de se divertirem e de ajudar a transformar a cidade no mundo da Páscoa, podem gerar uma renda extra nesta época do ano. Além dos adultos, crianças e adolescentes também podem fazer parte deste grande time que se chama Chocofest.
O CHOCOFEST
O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 3 a 21 de abril. A cidade será palco de muito encanto, emoção e doçura. Conde Guloseima e seus amigos preparam uma nova festa, resgatando as antigas tradições de Páscoa, unindo o lúdico à espiritualidade e despertando a emoção de crianças e adultos. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site www.chocofest.com.br.
 

TAM lança promoção para destinos nacionais e internacionais


Clientes da companhia poderão encontrar tarifas especiais
para as principais cidades brasileiras e para América do Sul e México
 A TAM Linhas Aéreas acaba de lançar tarifas promocionais para destinos no Brasil e também para a América do Sul e o México. Até segunda-feira (17), é possível encontrar passagens para as principais localidades no país a partir de R$ 57* o trecho. Os voos partem de diversas cidades brasileiras.
Já para quem deseja explorar a América do Sul e o México a preços competitivos, a companhia oferece, até 23 de fevereiro, tarifas (ida e volta) na Classe Econômica a partir de R$ 431** (US$ 179) para o Paraguai; R$ 455** (US$ 189) para a Argentina; R$ 624** (US$ 259) para o Chile, e R$ 1.684** (US$ 699) para o México. É uma oportunidade para conhecer a diversidade que o continente americano tem a oferecer, com sua rica gastronomia, história e cultura, paisagens, praias caribenhas e muito mais.   
Para os destinos nacionais, a promoção é válida para embarques realizados entre 11 de março e 30 de maio. Os clientes também podem utilizar pontos do TAM Fidelidade para comprar os bilhetes, que saem a partir de 5 mil pontos o trecho. Já o período de embarque para a América do Sul e o México depende do destino.
As ofertas já estão disponíveis no site www.tam.com.br. Os bilhetes também podem ser adquiridos em outros canais de venda, como agências de viagens, lojas da TAM Viagens e Central de Vendas, Fidelidade e Serviços (4002-5700 para as capitais, ou 0300 570 5700 para o restante do Brasil). Esse valor pode ser parcelado em até seis vezes sem juros em qualquer cartão de crédito aceito pela TAM. No Itaucard, a compra pode ser dividida em até 10 vezes.



*Valores por trecho, válidos para viagens de ida e volta, sujeitos a disponibilidade de assentos e regras/restrições de cada tarifa, para compra/emissão de passagens a partir das 20h00 do dia 14/02 até as 08h00 do dia 17/02, e embarques entre 11/03 e 30/05 com exceção dos dias 16-18/abr, 21-22/abr, 30/abr-01/mai e 04-05/mai, exigindo permanência mínima de 3 noites ou 1 noite de sábado no destino. Parcelamento válido para todos os cartões de crédito aceitos pela TAM, de pessoa física emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor da tarifa anunciada, não incluídos taxas de embarque e adicional de emissão. O pagamento parcelado deverá ter valor mínimo de R$35,00. Para os cartões Dinners e Mastercard, a taxa de embarque será cobrada na 1ª parcela; para cartões Visa, Amex e Hipercard, a taxa de embarque será diluída no parcelamento. Para cartões TAM Itaucard, o parcelamento é em até 10 vezes. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições específicas das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência de viagem e desconto para crianças estão disponíveis para consulta no site www.tam.com.br, central de atendimento e demais canais de venda. 
**Valores válidos para viagens de ida e volta em voos internacionais operados pela TAM ou pela LAN, sujeitos a disponibilidade de assentos, em classe econômica, com regras e restrições específicas no perfil de cada tarifa. Os preços em dólar (US$) serão convertidos pelo câmbio do dia da compra. Preços em real calculados pelo câmbio de R$ 2,4090 de 04/02/2014.  Período de compra entre 14 e 23/02/2014. Para Santiago, ida permitida entre 3/03 e 13/06/2014 (exceto de 28/02 a 9/03, 16 a 18/04, 20 a 22/04, 25 a 26/04, 30/04 a 1/05, 4 a 5/05 e 14/06 a 6/07/2014 ) e volta até 6/07/2014 (exceto de 28/02 a 5/03, 16 a 18/04, 20 a 21/04, 25 a 26/04, 30/04 a 1/05, 4 a 5/05, 4 a 23/06, 27/06 e 3 a 4/07. Para Lima, ida e volta permitida entre 3/03 e 31/08/2014 (exceto viagens de ida de 26/02 a 6/03, 17 a 21/04, 30/04 a 1/05, 4 a 5/05 e 14/06 a 6/07 e volta de 25/02 a 9/03, 16 a 21/04, 30/04 a 1/05, 4 a 5/05, 5 a 21/06, 27/06 e 3 a 4/07). Para Montevidéu, ida e volta permitida entre 3/03 e 31/08/2014 (exceto viagens de ida de 27/02 a 9/03, 17 a 21/04, 30/04 a 1/05, 4 a 5/05, 14 a 28/06, 3 a 15/07, 25 a 26/08/2014 e volta entre 27/02 e 9/03, 11 a 12/04, 16 a 17/04, 21 a 22/04, 30/04 a 1/05, 4 a 5/05, 5 a 21/06, 27/06 a 12/07 e 21 a 22/08). Com saída de São Paulo para Buenos Aires e Rosário, viagem de ida e volta permitida entre 3/03 e 31/08/2014 (exceto viagens de ida de 28/02 a 5/03, 24 a 25/03, 16 a 21, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05, 18 a 20/06 e 22 a 23/06 e volta de 28/02 a 2/03, 4 a 6/03, 9 a 10/03, 20 a 22/03, 16 a 18/04, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05 e 19 a 22/06). Com saída do Rio de Janeiro para Buenos Aires, viagem de ida e volta permitida entre 5 e 31/05/2014 (exceto viagens de ida de 28/02 a 5/03, 24 a 25/03, 16 a 21/04, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05, 18 a 20/06 e 22 a 23/06 e volta de 28/02 a 2/03, 4 a 6/03, 9 a 10/03, 20 a 22/03, 16 a 18/04, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05 e 19 a 22/06). Para Assunção, viagem de ida e volta permitida entre 3/03 e 31/08/2014 (exceto viagens de ida de 28/02 a 2/03, 16 a 21/04, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05, 18 a 19/05, 15 a 16/06 e 18 a 20/06 e volta de 4 a 6/03, 9 a 10/03, 20 a 22/03, 16 a 18/04, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05, 14 a 16/05, 11 a 13/06 e 21 a 22/06). Para Caracas, viagem de ida e volta permitida entre 3/03 e 31/08/2014 (exceto viagens de ida de 28/02 a 5/03, 16 a 21/04, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05, 18 a 20/06 e 24 a 25/06 e volta de 28/02 a 2/03, 4 a 6/03, 9 a 10/03, 20 a 22/03, 16 a 18/04, 30/04 a 2/05, 4 a 5/05 e 20 a 22/06). Para Bogotá, viagem de ida e volta permitida entre 3/03 e 10/05/2014 (exceto viagens de ida entre 27/02 e 9/03, 17 a 21/04, 30/04 a 1/05 e 4 a 5/05 e volta entre 27/02 e 9/03, 17 a 18/04, 20 a 21/04, 30/04 a 1/05 e 4 a 5/05). Tarifas com antecedência de compra de 14 dias, permanência mínima de 3 dias ou um domingo e máxima de 2 meses. Para o México, viagem de ida e volta permitida entre 15/03 e 31/05/2014 (exceto viagens de ida entre 27/02 e 3/03, 11 a 12/04, 17 a 18/04, 25 a 26/04, 30/04 a 1/05 e volta entre 27/02 e 3/03, 11 a 12/04, 17 a 18/04, 25 a 26/04 e 30/04 a 1/05), com antecedência de compra de 28 dias, permanência mínima de 5 dias ou um domingo e máxima de 12 meses. Parcelamento válido para todos os cartões de crédito aceitos pela TAM, de pessoa física emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor da tarifa anunciada, não incluídos taxa de embarque e adicional de emissão. Para cartões TAM Itaucard, o parcelamento é em até 10 vezes. Para os cartões Diners e MasterCard, a taxa de embarque será cobrada na 1ª parcela; para cartões Visa/Amex/Hipercard, a taxa de embarque será diluída no parcelamento. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições específicas das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem e desconto para crianças estão disponíveis para consulta no site www.tam.com.br, central de atendimento e demais canais de venda.
 
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 322 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 52 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

ABAV e WTAAA pressionam IATA


Como única representante da América Latina, a ABAV Nacional participou, no último mês de janeiro, de um encontro dos dirigentes da Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA), as quais, a convite da IATA, se reuniram, em Miami, para discutir sobre o New Distribution Capability (NDC) – que gera grande preocupação aos agentes de viagens de todo o mundo. 
Desde a reunião realizada em março do ano passado no Brasil, a posição da WTAAA quanto ao NDC é clara: buscar relações de mercado equânimes e priorizar a proteção dos dados individuais dos passageiros e em relação à forma com que eles serão manipulados. A ABAV já declarou que se mantém aberta para o diálogo e que tem como objetivo reduzir os impactos negativos do NDC no setor.
Na oportunidade, a ABAV Nacional, em conjunto com as outras associações que compõem a representação global do setor debateu com a IATA os procedimentos e processos de distribuição no mercado de viagens e turismo, incluindo também a revisão de ADMs, multas, taxas, garantias exigidas em duplicidade pelas companhias aéreas, falência das empresas aéreas e relatórios de pagamento, entre outros.
A presença da ABAV no evento está relacionada ao reconhecimento e à crescente atuação da entidade em âmbito nacional e internacional e à força da aliança firmada com a WTAAA, que responde por 80% das passagens aéreas comercializadas no mundo. A articulação global da entidade brasileira favorece, ainda, o diálogo com governos e demais associações vinculadas ao turismo.
Conquistas 
Durante o encontro, estiveram em pauta também as principais alterações na revisão dos termos da resolução 787 da IATA, que ampara a criação do NDC, conquistadas a partir do empenho da WTAAA, da qual a ABAV é membro atuante, junto ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT). “Esta iniciativa mostra que, unidas, as entidades representativas da indústria de viagens são capazes de apresentar propostas consensuais e até mesmo erradicar as ameaças às agências de viagens”, afirma o presidente Antonio Azevedo.
Dentre as modificações apresentadas, destacam-se:
- A aprovação da resolução 787 não constitui concordância de que as companhias aéreas que integram a IATA exijam de seus clientes a divulgação de dados pessoais de qualquer tipo;
- Não representa aprovação de qualquer acordo entre as companhias aéreas em relação ao método ou modelo de negócio de distribuição de transporte aéreo, incluindo distribuição indireta;
- Nenhum acordo firmado entre as empresas aéreas será implementado sem prévia autorização do governo;
- Não representa a aprovação de nenhum acordo entre as associadas à IATA que demande a utilização de um padrão específico de transmissão de dados (data transmission standard);
- Quaisquer comunicações ou protocolos desenvolvidos sob os termos da resolução 787 devem fazer uso de códigos abertos de programação (open standards), os quais poderão ser utilizados por empresas distribuidoras de transporte aéreo e por intermediários deste segmento;
- Nada na resolução 787 deve ser interpretado de modo a inibir a atuação dos distribuidores, deixando-os livres para utilizar quaisquer outras tecnologias abertas (standards).
WTAAA
Composta por nove associações, a World Travel Agentes Associations Alliance (WTAAA, na sigla em inglês) representa a cúpula global da rede de agenciamento de viagens. Confira, abaixo, as entidades associadas e seus respectivos presidentes.
Association of Canadian Travel Agencies (ACTA): David McCaig
Australian Federation of Travel Agents (AFTA): Jayson Westbury
– Association of South African Travel Agents (ASATA): Otto Vries
American Society of Travel Agents (ASTA): John Pittman
Brazilian Association of Travel Agencies (ABAV): Antonio Azevedo
Danmarks Rejsebureau Forening (Association of Danish Travel Agents and Tour Operators – DRF): Lars Thykier
European Travel Agents and Tour Operators Associations (ECTAA): Michel de Blust
Travel Agents Association of New Zealand (TAANZ): Peter Barlow
Travel Agents Federation of India (TAFI): Praveen Chugh

Programação 5º Fórum de Turismo do RN

Atenção Trade potiguar, participem da 5ªedição do Fórum de Turismo do RN. No dia 20, pela manhã haverá I encontro de agentes de viagens do RN, promovido pela ABAV-RN. Principais representantes das companhias aéreas estarão lá para discutir temas relevantes a categoria, prestigiem!

Vinícola Salton avança no mercado externo


A China, país com maior consumo per capita de vinhos e ultrapassando o mercado francês, tem apreço pelos produtos brasileiros

Atenta às oportunidades do maior mercado mundial de consumo de vinho tinto do mundo, a Salton pretende exportar para China, em 2014, cerca de 40% a mais do que no ano passado. O volume anual de 60 mil garrafas é composto por produtos de maior valor agregado, como a linha Volpi, Talento e Desejo. Presente no mercado asiático há três anos, a Vinícola produz o único rótulo de vinho tinto nacional a receber uma medalha no Hong Kong International Wine Challenge, que elege os melhores vinhos de acordo com mercado Asiático. O Salton Talento conquistou a medalha de bronze ao concorrer com 750 expositores. “De todos os países, certamente a China representa o preço médio mais alto das exportações da empresa. Estávamos vislumbrando este cenário e fizemos a abertura desse mercado no momento certo”, comenta Cléber Slaifer, Diretor de Vendas da Vinícola.

Teroldego M&S_1Moscato M&S_1Além da China, a Salton também acaba de dar mais um passo importante, anunciando a parceria com o gigante do varejo inglês Marks & Spencer (M&S), que tem 129 anos e opera em 50 países. As primeiras garrafas do espumante Intenso Bubbles Moscato e do tinto Intenso Teroldego desembarcam no Reino Unido após um ano de negociação. Os produtos terão rótulo exclusivo para serem comercializados pela empresa que apostou na vinícola para iniciar a inclusão de vinhos brasileiros em sua seleção. O primeiro lote que a M&S vai receber será de 35 mil garrafas. Iniciadas em 2012, essas exportações para a terra da Rainha fazem parte do plano de expansão da Salton no mercado externo. Atualmente, a Vinícola exporta para 14 países, incluindo grandes mercados, como Estados Unidos, China e Holanda.


Sobre a Vinícola Salton
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.


Feira Internacional de Turismo de Lisboa premeia os melhores blogues de viagens nacionais e de língua portuguesa


A Feira Internacional de Turismo em Lisboa organiza, pela primeira vez, os BTL Blogger Travel Awards 2014, que se destinam a premiar os melhores blogues de viagens em Portugal e de língua portuguesa, que se destacaram em 2013. Os prémios compreendem quatro categorias: Melhor Blogue de Viagens Pessoal, Melhor Blogue de Viagens Profissional, Melhor Blogue de Fotografia de Viagens e Melhor Blogue de Viagens Eleito pelo Público.

O júri convidado pela BTL, constituído por um grupo de personalidades ligadas ao sector do turismo, irá nomear os candidatos em cada categoria, elegendo depois os vencedores da 1ª edição dos BTL Blogger Travel Awards 2014. Os nomeados para a categoria eleita pelo público serão publicados para votação online, na página de facebook da BTL (www.facebook.com/BTL.FIL), no final de Fevereiro. A votação será feita através do registo de e-mail.

Em cada categoria a concurso serão nomeados no mínimo dois até um máximo de cinco blogues de viagens. A escolha dos nomeados e vencedores, em cata categoria, é feita tendo em conta os seguintes critérios de avaliação: qualidade da informação e escrita, relevância dos temas abordados, criatividade, inovação e imagem gráfica.

Apenas serão nomeados blogues de viagens portugueses e de língua portuguesa, com actividade mínima comprovada de nove meses no período em análise. A lista dos finalistas será conhecida no final de Fevereiro.

Os vencedores serão anunciados num evento de atribuição de prémios, que será realizado durante a BTL 2014, em data a comunicar oportunamente. Os melhores blogues recebem um selo digital, um certificado, um troféu e uma viagem.

O regulamento do concurso pode ser consultado na página da BTL www.btl.fil.pt.

Campanha Mais Noronha foi lançada ontem em Natal


Com a presença de agentes de viagens, imprensa e pousadeiros da Ilha de Fernando de Noronha, foi lançado ontem a Campanha Mais Noronha, no restaurante Sal e Brasa em Natal. De Pernambuco estavam lá, Daniele Aguiar, gestora de marketing para o Nordeste da Empetur, Luciana Carvalho coordenadora de ecoturismo de Fernando de Noronha

além do presidente da Associação das hospedarias domiciliares de Fernando de Noronha, Pedro Henrique e mais representantes das pousadas:Triboju, Solar dos Ventos, Tempo de Noronha,pousada Ecocharme,pousada Fortaleza, pousada da Jô, Patrick e Ana Mueller da Atlantis Divers, e mais representante da Azul linhas aéreas regional,Welton Souza. A noite foi regada de sorteios de diárias em pousada, pacotes completos com aéreo, além do jantar.
De acordo com dados de pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, em 2013, Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. Para que mais pessoas tenham acesso às belezas do paraíso, o Governo de Pernambuco, através da Administração da ilha, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empetur, em parceria com a Econoronha, Azul Linhas Aéreas e o trade turístico do arquipélago, lançam, pela terceira vez, a campanhaMais Noronha.
A ação incentiva o aumento do fluxo de visitantes no período considerado de baixa estação, de 10 de março a 10 de junho. Nesta temporada, pousadas, restaurantes e empresas que oferecem serviços de mergulho e passeios turísticos pela ilha oferecem descontos especiais para os turistas em até 30%. De acordo com o Administrador da ilha, Romeu Baptista, a expectativa para esse ano é grande. “Nosso planejamento tem alcançado os resultados almejados. Divulga, agrega e desmistifica. Possibilita que as pessoas tenham um incentivo a mais para visitar Fernando de Noronha”, disse.
Esse ano houve uma adesão de 64% de novas empresas, totalizando 88 estabelecimentos. A lista dos participantes está disponível no site oficial da Administração da ilha, www.noronha.pe.gov.br. O empresário Tuca Sultanum diz que há uma diferença de cerca de 30% no valor do pacote vendido na baixa estação. “Nesse período, a permanência na ilha durante três dias, que inclui aéreo, hospedagem e transfer, está sendo vendida por cerca de R$ 1.100, saindo de Natal. Na alta estação, o preço sobe para cerca de R$ 1.500. Vale lembrar que os valores dependem da disponibilidade dos parceiros”.  
Em 2013, a campanha superou as expectativas. De acordo com dados da Empetur houve um aumento de 6,7% no fluxo de turistas na ilha, principalmente oriundos de Minas Gerais (30%) e São Paulo (18,7%).São Paulo continua sendo o maior mercado, por isso a importância da divulgação. A novidade desse ano é a inclusão do Rio de Janeiro. O estado está em terceiro colocado no número de visitantes que vão à ilha, explica o presidente da Empetur, André Correia.

Em 2014 também haverá novidade na divulgação. Além dos meios de comunicação, jornais impressos, rádios e emissoras de televisão, o avião da Azul e os compartimentos internos para bagagens, vão ser adesivados com a logomarca da campanhaMais Noronha. Quem desembarcar no aeroporto de Fernando de Noronha vai receber folders com informações e a lista das empresas que aderiram a ação.
A campanhaMais Noronhafoi lançada oficialmente no dia 11 de fevereiro no Recife, e segue para as cidades de São Paulo (18), Rio de Janeiro (19) e Belo Horizonte (20). Pela primeira vez a Campanha vai ser lançada no interior do estado de Pernambuco, em Caruaru (25), onde encerra o período de divulgação.