Total de visualizações de página

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Assist Card divulga último vídeo promocional sobre a importância da assistência viagem



A Assist Card Brasil divulgou na quinta-feira, dia 06 de fevereiro, o último vídeo da série promocional sobre a importância da assistência viagem. Quem estrela mais uma vez a campanha é o ator e humorista Rafael Cortez, garoto propaganda da companhia no país.

No terceiro capítulo da série – que assim como os anteriores, também é baseado em fatos reais - conta a história de um casal que ganha uma viagem para Nova Iorque e utiliza os serviços da companhia, tanto para passear (concierge) como numa inesperada emergência médica. Quem quiser, pode acompanhar a história através do link https://www.youtube.com/watch?v=SO8m3bPiKbU ou na página da Assist Card Brasil.

A campanha criada pela agência Allegro Cultural e produzida pela Picadeiro Filmes está sendo divulgada nas redes sociais para facilitar a popularização do conceito. Todos os vídeos também são legendados em inglês e espanhol para que o conteúdo seja aproveitado por outras unidades da companhia, nos cinco continentes. Para ver os vídeos anteriores, basta acessar os links http://www.youtube.com/watch?v=mqhYLvehYqQ e https://www.youtube.com/watch?v=5_WIhk6HvQs.


Video 2


Ficha Técnica

Cliente: Assist Card do Brasil
Agência: Allegro Marketing Cultural e Esportivo
Produtora: Picadeiro Filmes
Títulos: Assist Card Empregada / Aeroporto / New York
Ator: Rafael Cortez
Diretor: Mário Candido
Diretor de Fotografia: Caue Ramos
Roteirista: Helena Perim
Som diretor: Rafael Verissimo
Figurino: Melissa Cavalari
Aprovação cliente: Paulo Eduardo Nascimento
Aprovação agência: Ivor Carvalho
Veiculação: Internet

Sobre a Assist Card

A Assist Card é a maior empresa de assistência viagem do mundo, há 42 anos no mercado oferecendo soluções locais a emergências no exterior, sem nenhum custo adicional para o seu cliente. Atualmente, a companhia está presente em 119 países, o que confere a habilidade única de atuar em minutos em quase qualquer lugar do mundo. Por ano, a empresa realiza mais de 200 mil atendimentos a pessoas em viagem.

A companhia opera 24 horas, todos os dias, faz o atendimento no idioma dos seus sete milhões de clientes e oferece acesso a mais de 150 mil prestadores de serviços de assistência médica e odontológica internacional, jurídica e de bagagem. Além desses serviços, a companhia também conta com seguros de Cancelamento de Viagem, Acidentes Pessoais e Bagagem entre outros.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Presidente da ABAV-SP, prestigiou o I Encontro das Belas do Turismo no TRYP Jesuino Arruda hotel em São Paulo

Celebridades do turismo nacional, como o ex ministro do turismo, Caio Carvalho,diretor geral do grupo Bandeirantes, o presidente do SPCVB, Toni Sando, o presidente da Assist Card Brasil, Daniel Prieto, o presidente da ABAV-SP,Constantino Karacostas  prestigiaram o I Encontro das Belas do Turismo TRYP Jesuino Arruda hotel, realizado ontem(06) no restaurante Novedad  em São Paulo . O Encontro das Belas do Turismo de Natal já acontece há três anos promovido pela jornalista de turismo, Cristina Lira, e pela primeira  vez promoveu uma edição em SP que foi sucesso. O II encontro já está agendado e em breve será divulgado.  O evento foi aberto pelo presidente da ABIH nacional, Enrico Fermi Torquato, que fez uma apresentação sobre a hotelaria brasileira na copa do mundo, pós evento. Depois seguiu do bate papo informal do consultor internacional da Assist Card Brasil, Evandro Correia e em seguida, uma apresentação do diretor da Resorts Brasil, Ricardo Domingues que falou da história dos resorts no Brasil, da expansão e do mercado atual.

Depois das palestras, foi servido o jantar com cardápio especial preparado pelo chef Rodrigo Morais. Ainda houve sorteio de um livro do fotográfo natalense, Canindé Soares e castanha de caju.O Encontro contou com a presença do gerente de vendas da CVC Amauri Morais, do palestrante Luiz Berlim de Curitiba, do diretor de de Comunicação & Marketing da Assist Card bem como do assessor da empresa, Silmar Batista, do representante comercial da Arituba Park hotel em Natal, Francisco Douglas Nascimento, da representante da Global Hospitality Services, Ângela Annibale,Elly Shimasaki , supervisora da Quickly Travel, Matie Koshoji gerente de marketing e operações da Quickly Travel, Vinicius Geraldo diretor de vendas da Soflexrate, do presidente da Associação de colunistas sociais do Estado de São Paulo, Ovadia Saadia,Ricardo Shimosakai da Turismo Adaptado, do prefeito de Eldorado, Eduardo Frederico Fouquet, do assessor junto a assessoria de Comunicação da Secretaria de Esportes e turismo de MG, Hernani Castro Junior,do prefeito de Juquiá, Mohsen Hojeije, Clovis Casemiro do Design Flat,Mauricio Costa Espaços S|A,Marcelo Turek, diretor comercial da Assist Card em Curitiba,da gerente geral do TRYP Higienópolis, Golda Boruchowski, entre outros. Da imprensa estiveram presentes, Nina Marciano do Turismo da Argentina,Amadeu do turismo de incentivo, Marcos Oliveira, Zilda Brandão, Angela Karam,Bárbara e Tulio Sponda do Jornal de Turismo, Amadeu Castanho do site Turismo de Incentivo,Antonio Euryco e Claudia da revista Travel3, Eliana Zanini, assessora de imprensa da rede Meliá, além do gerente geral do TRYP Jesuino Arruda hotel, Vinicius Correa,entre outros.


Já está agendado dia 20 de fevereiro, nos salões do SERHS Natal Grand hotel, o encontro com a bela Marta Rossi, diretora do festival de turismo de Gramado. No dia 25 de março, com o convidado secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Morais, em abril, com o assessor junto a Secretaria de turismo de Esportes de MG, Hernani Castro Junior. Em 5 de junho está agendado o I encontro das belas do turismo das Cataratas do Iguaçu no Iguassu resorts, e em agosto em Salvador. Possivelmente haverá encontros em Fortaleza e em Belo Horizonte no segundo semestre.

TAM tem voo do Nordeste para a Europa a partir de R$ 2.169


 
Até 16 de fevereiro, clientes da companhia poderão adquirir bilhetes
com preços promocionais com saídas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador
 
 Os passageiros do nordeste que planejam viajar para a Europa entre março e agosto podem aproveitar a promoção que a TAM Linhas Aéreas acaba de lançar. Até 16 de fevereiro, a companhia oferece passagens de ida e volta para diversos destinos no continente europeu, com saídas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador a preços competitivos. Também há ofertas para voos que partem de outras cidades brasileiras.
Bilhetes para Frankfurt, na Alemanha, e Londres, na Inglaterra, estão disponíveis por preços a partir de R$ 2.169 (US$ 899). Para quem deseja visitar Milão, na Itália, e Paris, na França, é possível encontrar passagens por R$ 2.410* (US$ 999) e R$ 2.290* (US$ 949) respectivamente. Para essa promoção, os clientes também podem utilizar pontos do TAM Fidelidade para comprar os bilhetes. Os destinos saem a partir de 70 mil pontos**.
Válidas para viagens na Classe Econômica, as ofertas já estão disponíveis no site www.tam.com.br. Os bilhetes também podem ser adquiridos em outros canais de venda da companhia, como agências de viagens, lojas da TAM Viagens e Central de Vendas, Fidelidade e Serviços (4002-5700 para as capitais, ou 0300 570 5700 para o restante do Brasil). Esse valor pode ser parcelado em até seis vezes sem juros em qualquer cartão de crédito aceito pela TAM. No Itaucard, a compra pode ser dividida em até 10 vezes.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Carnaval no Monte Serrat Hotel é assim: você ganha uma diária cortesia a partir de três dias de hospedagem



O Monte Serrat Hotel, em Santos, litoral de São Paulo, baixou os preços para o período de Carnaval e dá uma diária cortesia para quem se hospedar por três ou mais dias. O pacote com três diárias para casal, por exemplo, sai a partir de R$ 657,00, e o hóspede ainda ganha a quarta diária grátis.

Com excelente localização, o Monte Serrat Hotel, está a 500 metros da rodoviária, sete minutos do Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) e também perto dos principais corredores de tráfego que dão acesso à praia, a menos 10 minutos da orla no trajeto de carro ou de ônibus.
Para quem quiser mais conforto o pacote com três diárias para a suíte superior para casal, com hidromassagem, sai por R$ 840,00. Os pacotes promocionais com três dias de hospedagem e que garantem uma diária cortesia saem por R$ 510,00 no quarto single, no triplo R$ 795,00 e no quádruplo R$ 930,00. Os valores incluem café da manhã e uma vaga de estacionamento por apartamento.

Todas as 92 suítes têm ar condicionado, TV LCD e sinal de internet wi-fi, que cobre todo o estabelecimento. Primeiro hotel voltado ao turismo no Centro de Santos, também fica perto das principais atrações da região, como famoso bonde turístico, o Museu do Café, as ruas XV de Novembro e do Comércio (local de boa gastronomia e música), as igrejas centenárias como a Catedral, do Carmo e o Santuário do Valongo, entre outros pontos.

Serviço
O Monte Serrat Hotel fica na Rua Bittencourt, 130 – Centro
Tel.: (13) 3232-6624
Facebook: Monte Serrat Hotel

Diárias com descontos para Carnaval no Palais Hotel, em São Vicente

O Palais Hotel, em São Vicente, preparou uma promoção com valores de baixa temporada para quem pretende passar o Carnaval no litoral de São Paulo. Localizado a uma quadra da praia do Itararé e a 1,5 quilômetro da orla de Santos, o hotel oferece promoção para hospedagens de no mínimo dois dias.

A diária da suíte Max Luxo (casal ou dupla) sai por R$ 220,00, já para apenas uma pessoa o preço cai para R$ 195,00. Nas suítes tripla ou casal com hidro, as reservas podem ser feitas pelo valor de R$ 295,00 cada diária. As hospedagens inclui café da manhã completo.

O hotel oferece ainda sinal de internet wi-fi em todos os ambientes e estacionamento. Os apartamentos têm frigobar e entrada USB nos painéis de som, TV LCD com canais pagos e DVD em todos os apartamentos e cozinha 24 horas.

O melhor é a localização: fica em ponto estratégico do bairro do Itararé, com fácil acesso também às praias do Gonzaguinha e Milionários, e está próximo aos principais pontos turísticos da cidade. Entre eles está a Ilha Porchat, com mirante com vista panorâmica da Baixada Santista, e o teleférico (R$ 15,00 por pessoa), com embarque na orla do Itararé que leva os visitantes a 170 metros de altura no Morro do Asa Delta, com vista privilegiada da baía.

Serviço
O Palais fica na Rua Pero Corrêa, 595, no Itararé, em São Vicente
Informações: (13) 3468-2986 ou atendimento@palaishotel.com.br
Reservas pelo site www.palaishotel.com.br
Facebook: Palais’Hotel Baixada Santista

MSC Cruzeiros oferece diferenciais em seus roteiros de Carnaval pela América do Sul


Hóspedes que quiserem curtir o feriado mais alegre do ano em alto-mar contam com diversas opções de lazer e entretenimento a bordo de três navios da armadora

MSC0705192_MEDMSC Cruzeiros_2012 2013MSC0910424_MED

Para aqueles que estão pensando em comemorar o carnaval em diferentes cidades turísticas com a família ou os amigos, a MSC Cruzeiros oferece opções incríveis de cruzeiros de sete noites a bordo de seus transatlânticos que navegam pela América do Sul.

Os viajantes mais foliões podem aproveitar o roteiro que tem tudo a ver com o carnaval, o Nordeste, a bordo dos MSC Preziosa ou do MSC Orchestra, que partem de Santos e Rio de Janeiro, respectivamente. A diversão a bordo é garantida com muita folia, regada a muito sol, piscina e praias paradisíacas ao som de samba, axé, frevo e forró, entre outros estilos musicais, além de festas temáticas e passeios típicos nas cidades visitadas.

Outra novidade para os cruzeiristas é que neste ano, a MSC Cruzeiros oferece nas duas escalas em Salvador, o transfer do porto para o Circuito Barra Ondina, onde é possível desfrutar o melhor do carnaval da cidade.

E o clima de festa promete se estender a bordo, pois os hóspedes contarão com as melhores opções de lazer e entretenimento. O MSC Orchestra, por exemplo, conta com três piscinas e quatro jacuzzis, minigolfe, quadra poliesportiva e uma academia equipada com vista para o mar. O transatlântico tem ainda com 12 bares, teatro, discoteca e o MSC Aurea SPA, presente em toda a frota para tratamentos de beleza e bem-estar, terapia e relaxamento.

Já hóspedes do MSC Preziosa poderão desfrutar dos sete restaurantes – contando com dois da rede Eataly - bares e lounges, cinco piscinas – incluindo uma de borda infinita, boliche, teatro, academia, SPA, cassino, café com acesso a internet, área para crianças ou ainda optar pelas cabines no MSC Yacht Club, localizado nos decks superiores junto à proa, que contam com mordomo 24h, serviços privativos e muitos outros mimos.

E se o desejo for passar o carnaval mais distante da folia, mas com muito glamour, a sugestão é visitar portos da América do Sul a bordo do MSC Magnifica, que atracará em Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

A bordo do MSC Magnifica, o lazer é garantido, pois o transatlântico tem capacidade para 3.223 hóspedes e conta com boliche, sala de bilhar vintage, cinema 4D, jogging, SPA, cassino, teatro e a alta gastronomia presente em seus cinco restaurantes – sendo um dedicado à culinária oriental.

Confira as saídas do carnaval:

MSC Preziosa
Saída: 01/03/2014 – 7 noites
Roteiro: Santos, Salvador, Búzios, Ilhabela, Santos.
Preço*: a partir de USD 899 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

MSC Magnifica
Saída: 02/03/2014 – 7 noites
Roteiro: Santos, Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santos.
Preço*: a partir de USD 899 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

MSC Orchestra
Saída: 01/03/2014 – 7 noites
Roteiro: Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador, Búzios, Rio de Janeiro.
Preço*: a partir de USD 849 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

*Preços por pessoa em cabine interna garantida. Taxas portuárias, operacionais e de serviço não incluídas. Tarifa válida por tempo indeterminado. Tarifa restrita a navio e data de embarque específico. Esta promoção não permitirá qualquer alteração, como por exemplo, trocas de nomes e/ou, datas de embarque. Tarifa não reembolsável. Em caso de cancelamentos, a penalidade será de 100%. Promoção disponível exclusivamente para reservas através do MSC ON LINE, a promoção NÃO estará disponível para reservas através da Central de atendimento MSC Cruzeiros. Válida exclusivamente para cabines duplas GARANTIDAS, ou seja, sem numeração e sem localização pré-determinada. O hóspede só terá conhecimento do número e localização de sua cabine, no momento do embarque. O prazo para pagamento será de 48hs a partir da confirmação da reserva. Promoção NÃO cumulativa às demais promoções MSC, tais como; 2º hóspede grátis, Desconto EB (Early Booking), Plano Familiar, 3º hóspede grátis e Aéreo Bônus. Promoção NÃO cumulativa para desconto aos membros MSC Club, ou, hóspedes Repeaters MSC. O pagamento poderá ser realizado através de todas as opções disponíveis no momento: Entrada 10% + Saldo em até 10X com cheques ou cartões de crédito. Esta tarifa NÃO permite a aplicação do desconto financeiro (5%), para pagamentos à vista. 

Serviço
Twitter: @MSCCruzeiros
Facebook: MSC Cruzeiros do Brasil
Youtube: MSC Cruzeiros do Brasil

Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a empresa líder do mercado de cruzeiros no Mediterrâneo, África do Sul e Brasil, e opera em todo o mundo. A MSC Cruzeiros navega durante o ano todo pelo Mediterrâneo e Caribe, e oferece uma ampla variedade de roteiros sazonais no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, na América do Sul, nas Antilhas Francesas, no Sul da África, além dos Emirados Árabes Unidos. Sua moderna frota conta com doze navios: Classe Fantasia – MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia; Classe Musica – MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Orchestra e MSC Musica; Classe Lirica – MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera e MSC Lirica. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio “7 Golden Pearls” do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e responsabilidade ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros acredita que a liderança global traz mais responsabilidade para com os ambientes físicos e humanos em que atua. Dessa forma, em 2009 estabeleceu uma parceria de longo prazo com o UNICEF para apoiar programas educacionais a crianças no Brasil, para os quais já arrecadou três milhões de euros. A parceria foi renovada no início de 2014, e desta vez para apoiar os esforços do UNICEF para combater a forme e a desnutrição nos países em desenvolvimento e em situações de emergência.
 

IATA divulga relatório que mostra crescimento moderado do mercado de carga aérea em 2013


 A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou números que mostram expansão de 1,4% no volume de toneladas de carga por quilômetro (FTKS) em 2013 ante o ano anterior.  O mercado de carga tem avançado lentamente durante a primeira metade do ano, numa tendência de aceleração que vem desde o segundo semestre de 2013. A capacidade cresceu mais rapidamente do que a demanda, em 2,6%, enquanto as taxas de ocupação vinham num fraco desempenho de 45,3%.
As transportadoras do Oriente Médio e da América Latina reportaram o maior crescimento na demanda (12,8% e 2,4%, respectivamente). Já os transportadores da região da Ásia-Pacífico, que detêm cerca de 40% do mercado de transporte aéreo global, viram sua atividade de cargas encolher 1,0% em relação ao ano passado.
"2013 foi um ano difícil para o mercado de carga. Embora tenhamos visto alguma melhoria na demanda a partir do segundo semestre do ano, ainda podemos esperar 2014 como um ano desafiador. O comércio mundial continua a se expandir mais rapidamente do que demanda de carga aérea. O próprio comércio está sofrendo com o aumento de medidas protecionistas por parte dos governos. E a riqueza relativa ao mercado de passageiros, em comparação com o de carga, torna difícil para as companhias aéreas adequar a capacidade à demanda", disse Tony Tyler, diretor-geral e CEO da IATA.
Análise em detalhes
Em dezembro os FTKS globais (volume de toneladas de carga por quilômetro) cresceram 1,8% em relação aos resultados de um ano atrás. Isso representa uma tendência positiva do segundo semestre de 2013, abaixo, porém, dos números de novembro, de 6,0%. A capacidade cresceu 3,6%, mas a taxa de ocupação diminuiu 0,8 ponto porcentual em um ano, para 46,3%.
"A dinâmica em que a indústria de carga aérea opera está mudando, mas sua proposta de valor básico continua a mesma. Os clientes ainda precisam de velocidade, qualidade, confiabilidade e eficiência. E precisamos fazer a entrega com a melhor tecnologia e processos modernos. Este será um ano de mudança para a carga aérea. A principal medida de sucesso será a implementação do sistema eletrônico aéreo air-way bill, que vai estabelecer as bases de novas melhorias para uma moderna indústria de carga aérea sem papel, o que só pode ser alcançado alinhando todas as partes interessadas,  incluindo governos, em uma visão comum", disse Tyler
O World Cargo Symposium, a ser realizado em Los Angeles entre os dias 11 e 13 de março, vai se concentrar em demonstrar como a inovação pode transformar a indústria para entregar valor.  Até mil delegados são esperados para participar e discutir questões que estão no topo da agenda, como o e-cargo e o índice de gestão da qualidade Cargo 2000 (C2K).
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) representa cerca de 240 companhias aéreas, compreendendo 84% do tráfego aéreo mundial.

Presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato abrirá o I Encontro das Belas do TRYP Jesuino Arruda hotel, em SP quinta-feira(06)

O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato abrirá o I Encontro das Belas do TRYP Jesuino Arruda hotel, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, na quinta-feira(06), as 19hs no restaurante Novedad do TRYP. O jantar será assinado pelo chef Rodrigo Moraes. O Encontro das Belas do Turismo de Natal, é um encontro fechado de negócios independente do sexo, que vem sendo promovido há três anos por esta  jornalista de turismo, baiana e radicada em Natal. O evento, é um encontro de negócios, onde os participantes, todos profissionais do turismo  interagem e trocam idéias também com o palestrante convidado. Este encontro será a 1ª edição fora de Natal. Outros encontros neste modelo já estão previstos em Salvador em agosto , em junho confirmado , dia 05 no Iguassu resorts, em Foz do Iguaçu(PR) , Fortaleza (CE)
Paracatu(MG). O encontro informal, conta com profissionais do turismo, desde consultores, hoteleiros, operadores, agentes de viagens, diretores, gerentes, presidentes de entidades, entre outros. No encontro palestra-jantar, cada um paga o seu. Entre as presenças confirmadas, estão o presidente executivo do SPCVB, Toni Sando, o vice presidente da Meliá hotels International do Brasil, Rui Manuel Oliveira,o presidente da Fenactur, Michel Turma Ness, Luciane Leite diretora da SP Turis.
O TRYP Jesuíno Arruda, administrado pela rede Meliá Hotels International de estilo parisiense conta com 145 apartamentos, sendo 141 na categoria Premium Room equipados com camas exclusivas Premium, televisores de LCD 32’’, TV a cabo, Internet high-speed gratuita para facilitar o acesso à WEB no próprio apartamento, duchas com tamanho especial, secador de cabelo, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, menu de travesseiros, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas. E para completar as comodidades, há um kit café/chá com ebulidor elétrico disponível em todos os momentos. Para os momentos de lazer, o hotel oferece o espaço de sauna, fitness center e serviço de massagem, além do Restaurante Novedad.


Onde: Restaurante Novedad/TRYP Jesuíno Arruda – Rua Jesuíno Arruda, 806, Itaim Bibí, São Paulo.
Quando: 06/02/2014, às 19h

EMBRATUR DEFINE AÇÕES PARA 2014


 
No ano que o Brasil será sede da Copa do Mundo, a promoção do país como destino turístico será diversificada e com presença constante nos mercados prioritários
 
“Este ano será decisivo para a continuidade do crescimento da nossa economia do turismo. A Copa do Mundo será o principal capítulo da trilha de megaeventos que o Brasil vem seguindo desde que começou a Conferência ONU Rio+20, em 2012”, ressalta o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, ao comentar sobre as ações do Instituto em 2014. “Traçamos um plano de voo que permita, de forma profissional, garantir que o turismo internacional no Brasil continue alcançando novos patamares”.
Para 2014, além de mais quatro edições do Goal to Brasil, todas relacionadas à Copa do Mundo, a Embratur terá um planejamento mais preciso de suas ações. “Nas reuniões de planejamento, pudemos identificar precisamente as potencialidades de cada mercado e fizemos um ajuste fino dos eventos programados para este ano”, disse o presidente.  A estratégia de 2014 foi baseada em dados como atual emissão de turistas para o Brasil, conectividade aérea e potencial imediato de crescimento.
 
O Brasil estará presente, inicialmente, em 25 feiras de turismo no exterior. Ainda segundo Dino, a Embratur continua nos eventos mais importantes e representativos.  “Estamos buscando uma participação diferenciada, com ações interativas, a partir de um estande altamente tecnológico, com mais cores, e com espaços que privilegiam nossos co-expositores”. De acordo com o presidente, o número de participantes este ano deverá superar o de 2013. “No ano passado participamos de 22 feiras, com 386 co-expositores”, comentou. Para 2014, a Embratur também está preparando um novo sistema de inscrição de feiras. “A comunicação digital é uma grande ferramenta da Embratur para a promoção do Brasil no exterior. Queremos trazer isso também para o relacionamento com nossos co-expositores, que são cruciais para nossas ações no mercado internacional”.
 
Ainda falando sobre comunicação, Dino ressaltou que a Embratur irá continuar investindo em ações digitais. “Após lançar o novo portal de promoção do Brasil, retomamos a realização de campanhas específicas, como o verão, além de novas páginas que diversificam o produto turístico, como exemplo, podemos citar o Brasil Home”. Para o próximo ano, além de investimento em campanha publicitária, a Embratur irá realizar 26 press trips nas cinco regiões do Brasil, com jornalistas da América do Sul, América do Norte e Europa. “Convidaremos profissionais da imprensa para conhecer a diversidade do Brasil e novos roteiros, como Surf, Gastronomia, Cultura, entre outros”, explicou Dino.
 
Presença constante nos mercados
 
Embratur vai usar o marketing de relacionamento e o trabalho de inteligência comercial para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. Instalados no final do ano passado, os 13 EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) iniciaram neste ano os trabalhos para ampliar a relação comercial de longo prazo com operadoras e clientes potenciais. A partir das primeiras impressões dos mercados onde estão instalados, os executivos responsáveis pelos escritórios fecharam, na última semana, o planejamento do trabalho a ser realizado neste ano. “Além das principais feiras, os EBTs participarão dos eventos direcionados aos profissionais do mercado, permitindo que novos produtos turísticos do Brasil sejam inseridos nas prateleiras das agências”, explicou Dino.
 
Novos projetos
 
O ano de 2014 será de execução de dois editais lançados pela Embratur em 2013. Ao longo do ano, seis ações de apoio à promoção das Festas Juninas serão realizadas. Já o Programa de Patrocínios, recebeu 121 propostas que estão em fase de análise. O resultado sairá em 24 de fevereiro e há R$ 8 milhões no orçamento da Embratur reservados para estas iniciativas.
 
Também instituído em 2013, o Programa de Clubes de Produtos Turísticos, que tem por objetivo geral desenvolver e gerenciar as ações de apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros dos segmentos e nichos de mercado, prevê ações para as áreas de Intercâmbio, Ecoturismo & Aventura e LGBT.
 
Realizações em 2013
 
O ano de 2013 foi bastante profícuo para o turismo estrangeiro no Brasil, que cresceu acima da média mundial. Enquanto em todo o mundo, o turismo cresceu 5%, os destinos brasileiros registraram aumento de 6% no ano passado. O número foi também praticamente o triplo dos 2% verificados na média dos demais países da América do Sul. Com isso, o Brasil superou a marca inédita de seis milhões de turistas estrangeiros.
 
Outro fator que mostra o bom desempenho das políticas de promoção e divulgação do Brasil realizadas pela Embratur foi o aumento da entrada de divisas por meio do turismo. Os turistas estrangeiros deixaram US$ 6,7 bilhões na economia brasileira ano passado, consolidando crescimento de mais de 170% nos últimos 10 anos. A receita com turismo de estrangeiros no Brasil em 2013 ainda superou a entrada de dólares obtida com a exportação de veículos automóveis de passageiros, que somou US$ 5,718 bilhões, e com a venda para o exterior de maquinária industrial, com US$ 5,203 bilhões.
 
No ano passado, o Brasil realizou dois grandes eventos que atraíram milhares de turistas de todo o mundo, a Copa das Confederações, que ocorreu em seis cidades, e a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de três milhões de fiéis nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os dois eventos ocorreram dentro da normalidade e demonstraram a capacidade do País em realizar eventos internacionais de grande porte. De acordo com pesquisa feita pela Embratur, 90% dos turistas que vieram para a JMJ afirmaram que pretendam voltar ao país.
 
Confira a agenda de feiras de 2014:
 
 EMBRATUR DEFINE AÇÕES PARA 2014
 
No ano que o Brasil será sede da Copa do Mundo, a promoção do país como destino turístico será diversificada e com presença constante nos mercados prioritários
 
“Este ano será decisivo para a continuidade do crescimento da nossa economia do turismo. A Copa do Mundo será o principal capítulo da trilha de megaeventos que o Brasil vem seguindo desde que começou a Conferência ONU Rio+20, em 2012”, ressalta o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, ao comentar sobre as ações do Instituto em 2014. “Traçamos um plano de voo que permita, de forma profissional, garantir que o turismo internacional no Brasil continue alcançando novos patamares”.
Para 2014, além de mais quatro edições do Goal to Brasil, todas relacionadas à Copa do Mundo, a Embratur terá um planejamento mais preciso de suas ações. “Nas reuniões de planejamento, pudemos identificar precisamente as potencialidades de cada mercado e fizemos um ajuste fino dos eventos programados para este ano”, disse o presidente.  A estratégia de 2014 foi baseada em dados como atual emissão de turistas para o Brasil, conectividade aérea e potencial imediato de crescimento.
 
O Brasil estará presente, inicialmente, em 25 feiras de turismo no exterior. Ainda segundo Dino, a Embratur continua nos eventos mais importantes e representativos.  “Estamos buscando uma participação diferenciada, com ações interativas, a partir de um estande altamente tecnológico, com mais cores, e com espaços que privilegiam nossos co-expositores”. De acordo com o presidente, o número de participantes este ano deverá superar o de 2013. “No ano passado participamos de 22 feiras, com 386 co-expositores”, comentou. Para 2014, a Embratur também está preparando um novo sistema de inscrição de feiras. “A comunicação digital é uma grande ferramenta da Embratur para a promoção do Brasil no exterior. Queremos trazer isso também para o relacionamento com nossos co-expositores, que são cruciais para nossas ações no mercado internacional”.
 
Ainda falando sobre comunicação, Dino ressaltou que a Embratur irá continuar investindo em ações digitais. “Após lançar o novo portal de promoção do Brasil, retomamos a realização de campanhas específicas, como o verão, além de novas páginas que diversificam o produto turístico, como exemplo, podemos citar o Brasil Home”. Para o próximo ano, além de investimento em campanha publicitária, a Embratur irá realizar 26 press trips nas cinco regiões do Brasil, com jornalistas da América do Sul, América do Norte e Europa. “Convidaremos profissionais da imprensa para conhecer a diversidade do Brasil e novos roteiros, como Surf, Gastronomia, Cultura, entre outros”, explicou Dino.
 
Presença constante nos mercados
 
Embratur vai usar o marketing de relacionamento e o trabalho de inteligência comercial para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. Instalados no final do ano passado, os 13 EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) iniciaram neste ano os trabalhos para ampliar a relação comercial de longo prazo com operadoras e clientes potenciais. A partir das primeiras impressões dos mercados onde estão instalados, os executivos responsáveis pelos escritórios fecharam, na última semana, o planejamento do trabalho a ser realizado neste ano. “Além das principais feiras, os EBTs participarão dos eventos direcionados aos profissionais do mercado, permitindo que novos produtos turísticos do Brasil sejam inseridos nas prateleiras das agências”, explicou Dino.
 
Novos projetos
 
O ano de 2014 será de execução de dois editais lançados pela Embratur em 2013. Ao longo do ano, seis ações de apoio à promoção das Festas Juninas serão realizadas. Já o Programa de Patrocínios, recebeu 121 propostas que estão em fase de análise. O resultado sairá em 24 de fevereiro e há R$ 8 milhões no orçamento da Embratur reservados para estas iniciativas.
 
Também instituído em 2013, o Programa de Clubes de Produtos Turísticos, que tem por objetivo geral desenvolver e gerenciar as ações de apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros dos segmentos e nichos de mercado, prevê ações para as áreas de Intercâmbio, Ecoturismo & Aventura e LGBT.
 
Realizações em 2013
 
O ano de 2013 foi bastante profícuo para o turismo estrangeiro no Brasil, que cresceu acima da média mundial. Enquanto em todo o mundo, o turismo cresceu 5%, os destinos brasileiros registraram aumento de 6% no ano passado. O número foi também praticamente o triplo dos 2% verificados na média dos demais países da América do Sul. Com isso, o Brasil superou a marca inédita de seis milhões de turistas estrangeiros.
 
Outro fator que mostra o bom desempenho das políticas de promoção e divulgação do Brasil realizadas pela Embratur foi o aumento da entrada de divisas por meio do turismo. Os turistas estrangeiros deixaram US$ 6,7 bilhões na economia brasileira ano passado, consolidando crescimento de mais de 170% nos últimos 10 anos. A receita com turismo de estrangeiros no Brasil em 2013 ainda superou a entrada de dólares obtida com a exportação de veículos automóveis de passageiros, que somou US$ 5,718 bilhões, e com a venda para o exterior de maquinária industrial, com US$ 5,203 bilhões.
 
No ano passado, o Brasil realizou dois grandes eventos que atraíram milhares de turistas de todo o mundo, a Copa das Confederações, que ocorreu em seis cidades, e a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de três milhões de fiéis nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os dois eventos ocorreram dentro da normalidade e demonstraram a capacidade do País em realizar eventos internacionais de grande porte. De acordo com pesquisa feita pela Embratur, 90% dos turistas que vieram para a JMJ afirmaram que pretendam voltar ao país.
 
Confira a agenda de feiras de 2014:
 
  

  

Bombril investe no marketing de guerrilha com Ivete Sangalo


Contrato com a cantora foi assinado no último dia 28 de janeiro, em Salvador, durante making of de todas as ações para a campanha da Bombril

A Bombril, que sempre se destacou no mercado quando o assunto é estratégia de Marketing, está com planos arrojados para 2014 que garantem uma nova cara para a marca neste ano: Ivete Sangalo. O projeto visa dar continuidade à estratégia da empresa, criada em 2010, com o objetivo de rejuvenescer a marca com as “Mulheres Evoluídas”, quando comediantes de peso do cenário nacional chegaram à bancada da Bombril e mostraram que Bombril evoluiu com as mulheres.
Ao longo dos próximos meses, a Bombril investirá em marketing algo em torno de R$ 60 milhões, que serão direcionados, principalmente, a ações de guerrilha, para fazer frente à Copa do Mundo e dar continuidade à sua estratégia de aproximação com o público jovem.
 “Nós queremos, em 2014, valorizar ainda mais a mulher e agora reconhecê-la como uma conquistadora. A Ivete representa isso, com seus 20 anos de sucesso. Todo o projeto, inclusive o peso dado às mídias sociais, foi estruturado em cima desse conceito”, explica Marcos Scaldelai, presidente da Bombril.  
Além de anúncios em mídia impressa, material de ponto de venda e filmes de 45 segundos em TV aberta, Ivete participará como embaixadora Bombril, em ações de merchandising nos quadros Mulheres que Brilham e a Melhor Doméstica do Brasil, no programa Raul Gil, do SBT; Mega Senha e Luciana by Night, da Rede TV; e de um novo quadro dentro do Programa Ronnie Von, na TV Gazeta.


 

Txai Itacaré prepara programação especial para o Carnaval



  • Com luau, cinema ao ar livre e atração musical, o resort oferece um feriado de muito conforto para quem quer sair da agitação das tradicionais festas

  • Hóspedes também terão um presente especial, desenvolvido em parceria com a marca de beachwear Cia Marítima

  
O Txai Itacaré, um dos primeiros resorts boutiques do país, criou uma programação especial
de Carnaval para seus hóspedes. Localizado em Itacaré, na Bahia, o resort possui o cenário ideal para quem quer se distanciar dos tradicionais circuitos baianos carnavalescos, em meio a natureza e com muita tranquilidade. Para atender a diferentes demandas, o Txai oferece opções de programas que variam entre quatro ou sete noites, com tarifas a partir de R$ 13.080,00 por casal, e mais uma criança de até oito anos, com pensão completa e traslados inclusos. 

Com uma total infraestrutura - que conta com cinco piscinas, quatro bares, um fitness center, três restaurantes, sala de TV, casa de passeios, sala de jogos, quadras de tênis e heliponto -, o resort desenvolveu diversas atividades especiais. Para celebrar o feriado, os hóspedes serão contemplados com um cinema no coqueiral, realizado ao ar livre com cadeiras e pufes, e com um luau que acontecerá no restaurante da praia, em meio a uma decoração especial com tochas e música ao vivo para embalar a noite. Além disso, o clima de carnaval se completa com a exibição de um pocket show de samba de raiz acústico, com voz, violão e pandeiro.

Já para quem gosta de se aventurar, a Casa de Passeios oferece diferentes opções. O cardápio de atividades vai desde hikking, uma trilha pelas praias de Havaizinho, Engenhoca e Jeribucaçú, emoldurados pelas mais belas paisagens da Bahia, até o rafting em um dos locais mais radicais do Brasil, onde os aventureiros terão momentos de pura adrenalina descendo as corredeiras do rio de Contas.

Para completar as ações exclusivas do Carnaval, o Txai irá presentear as suas hóspedes de forma especial. Fruto de uma parceria com a marca de beachwear Cia Marítima, as hóspedes ganharão uma canga com uma estampa exclusiva da grife, feita pelas mãos das costureiras do ICT – Instituto Companheiros do Txai – um dos programas socioambientais mantidos pelo resort desde sua inauguração e criado para auxiliar os pequenos agricultores e comerciantes da APA Itacaré/Serra Grande a usar recursos florestais da Mata Atlântica de maneira sustentável.




SERVIÇO
Carnaval – Txai Itacaré
Programas a partir de R$ 13.080,00 em apartamento superior

O programa inclui:
  • Recepção especial no Aeroporto de Ilhéus
  • Transfers Aeroporto Ilhéus /TXAI Resort/Aeroporto Ilhéus
  • Opção 4 ou 7 noites de hospedagem para o casal mais uma criança de até oito anos, com pensão completa

Txai Resort Itacaré
- Endereço
Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BR 101 – km 48
Ø  Quatro companhias aéreas nacionais realizam voos diretos das principais capitais brasileiras para Ilhéus: TAM, Gol, Azul e Avianca
- Informações e reserva
Telefone: (11) 2627-6363 / (73) 2101-5000

Sobre o Txai Resorts
Um conceito exclusivo de bem receber, os projetos Txai têm em comum localizações privilegiadas em meio à natureza exuberante do litoral brasileiro e um serviço que privilegia o bem-estar, o bem viver e a sustentabilidade, que inclui cuidados com o meio ambiente, a baixa densidade de ocupação, a interação total com a comunidade e a valorização da cultura local. 
A primeira unidade, inaugurada há 12 anos, o Txai Itacaré é considerado um dos primeiros hotéis boutique do Brasil, e tem como missão oferecer momentos únicos em um refúgio que traduza, em cada detalhe, o conforto e a simplicidade como itens essenciais para garantir a qualidade de vida e um perfeito equilíbrio. Para isso, oferece, em meio a uma paisagem privilegiada, uma estrutura com um dos melhores spas do Brasil, o Shamash Healing Space, e uma gastronomia sob o comando do chef Paulinho Martins.  Localizado na região sul da Bahia, está inserido em uma preservada Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, na praia de Itacarezinho, em Itacaré, na Bahia.
Em outubro de 2014, o Txai Resorts ganha uma nova unidade: o Txai Terravista Trancoso que, além do serviço hoteleiro, nasce com um modelo que oferece ao cliente também a possibilidade de adquirir uma unidade com um dos bangalôs (8), apartamentos (42) ou casas (19) do resort. Quando não utilizadas, as unidades podem ser administradas pelo resort e o proprietário tem uma rentabilidade proporcional ao lucro do hotel. Outra vantagem é o fato do Txai Trancoso integrar o complexo Terravista, que reúne hotéis, condomínios residenciais, centro comercial e de serviços, pista de pouso privativa, além do Terravista Golf Course.
O Txai Resorts reserva ainda outras novidades para 2014, quando vai anunciar outros novos empreendimentos para a região nordeste, sudeste e sul do país.

Prêmios do Txai Itacaré
-“Most Excellent Beach Hotel” Top 3 South America, Condè Nast Johansens Luxury Hotel Guide 2013
-“Most Excellent Eco Resort” Top 3 South America, Condè Nast Johansens Luxury Hotel Guide 2013
-“Most Excellent Beach Hotel” Top 3 South America, Condè Nast Johansens Luxury Hotel Guide 2012
 

Turismo prepara cartilha para orientar a construção de marinas e portos



O objetivo é criar – e compartilhar - um manual que esclareça os principais mecanismos exigidos pela legislação, incluindo boas práticas ambientais e sanitárias
 

A 23ª reunião ordinária do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico do Ministério de Turismo, realizada na última terça-feira (4), definiu a criação de um grupo de trabalho para confeccionar um guia de boas práticas ambientais e sanitárias para a construção de marinas e portos. Na reunião, foram feitas as apresentações das resoluções e normas de órgãos públicos e federais, além da atualização da legislação vigente.
“Nossa intenção é compartilhar boas experiências de marinas e portos devidamente legalizadas”, explica o coordenador geral dos programas de incentivo a viagens, Wilken Souto, que conduziu a reunião do GT Náutico. Atualmente, as maiores dificuldades na legalização das marinas e portos esbarram nas questões ambientais.
Para iniciar os trabalhos de formulação da cartilha estarão reunidos representantes do Instituto de Marinas do Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério do Meio Ambiente e, ainda, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Juntos, vão buscar nas normativas de cada órgão e nas experiências que conhecem sobre o setor náutico, as condições para a construção dos novos empreendimentos.
No dia 18 de março será realizada uma reunião extraordinária do GT Náutico, que vai encaminhar as propostas para a formulação da cartilha e para a votação do documento final no próximo encontro ordinário, no mês de maio. Ainda, neste encontro de março, os representantes devem escolher os novos membros que vão integrar o Grupo de Trabalho do Turismo Náutico.

Em fevereiro, tem novo horário no parque Mini Mundo e uma breve parada para reformas

s

As novidades do Mini Mundo vão além do esperado neste ano de 2014, em que seguem as comemorações dos 30 anos do parque, marco registrado em 15 de dezembro do ano passado.

Para efetuar as melhorias sem transtornos aos visitantes, o parque ficará fechado para as reformas internas de 10 a 26 de fevereiro. O retorno está marcado para dia 27 de fevereiro, em novo horário: abertura sempre às 9 horas e fechamento às 17 horas, de segunda a segunda.


Os 30 anos do Mini Mundo marcam a sua nova fase, em que os detalhes do urbanismo fidelizam ainda mais o trabalho da Oficina Mini Mundo, responsável por todas as obras em miniatura. O objetivo é tornar os cenários do parque o mais realista possível, motivo pelo qual foram realizadas pesquisas mais aprofundadas em padrões e normas de trânsito, bem como sobre mobiliários urbanos em geral. A criação de um padrão a ser seguido, sempre que uma reforma ou um espaço novo estiver sendo planejado, é uma inovação que já pode ser percebida nos novos cenários.



30 anos de Mini Mundo:

Nova fase traz mais rigor
no detalhe e no urbanismo



O aniversário de 30 anos do Mini Mundo, em 15 de dezembro do ano passado, foi comemorado de forma ímpar pelo parque, com atrações especiais para todo o público visitante. Porém, além das festividades, a virada de década de aniversário também marcou uma fase em que os detalhes do urbanismo  fidelizam ainda mais o trabalho da Oficina Mini Mundo, responsável por todas as obras em miniatura.
O ponto de partida da virada, para o público do parque, foi a implantação da réplica do Museu Paulista, obra projetada pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi no século 19, para marcar o grito do Ipiranga. A obra renascentista é rica em ornamentos e detalhes, assim como os jardins são monumentais, seguindo o estilo francês. No Mini Mundo, até mesmo os mosaicos em pedras coloridas, incluindo uma ampla figura de dragão rodeado por motivos florais e caminhos com desenhos simétricos, foram reproduzidos.
Mas para que tudo isso fosse possível, o início das pesquisas mais aprofundadas, em padrões e normas de trânsito, bem como sobre mobiliários urbanos em geral, teve início em 2008, com o objetivo de tornar o Mini Mundo o mais realista possível. A criação de um padrão a ser seguido, sempre que uma reforma ou um espaço novo estiver sendo planejado, é uma inovação que já pode ser percebida nos novos cenários.
Um dos cenários que foi atualizado dentro deste novo conceito foi o da Torre Martinstor e o prédio de apartamentos localizado nas proximidades. Outro projeto de reforma bem significativa é o entorno da miniatura do Portal de Lübeck, sendo que as obras de infraestrutura tiveram início em 12 de junho, se estendendo a meados de agosto. Todo este trabalho da Oficina do Mini Mundo foi realizado à noite, fora do horário de funcionamento do parque. Um terceiro cenário mereceu a atenção neste ano, que é o entorno do castelo de Lübeck, passando pela estação Neuffen, Fisherhaus e Moinho.  

Entrevistamos a turma da Oficina Mini Mundo para saber mais detalhes de todo este envolvimento. Confira:

Quais são os critérios para a escolha do prédio que será valorizado a partir da fidelização do urbanismo?
Oficina Mini Mundo: Temos como critérios principais o valor histórico do prédio implantado no parque, a relação entre o espaço necessário e o espaço disponível e, também, os padrões estéticos dos elementos. Estes elementos podem ser calçadas, postes, jardins ou outro qualquer. Eles devem ficar em harmonia com as demais obras dentro do contexto do parque.

Escolhido o cenário que passará pelas melhorias, quais o passos seguintes?
Oficina Mini Mundo - Os passos seguintes são desenhar o cenário, adaptando quando possível em função do espaço. Em função da estética e importância, procuramos manter partes o mais completas possível da realidade de entorno dos originais ao nosso conjunto, tendo sempre como base o padrão brasileiro de normas de trânsito, para dar realismo às ruas. Outro critério é que as vias interligam um espaço a outro, com a intenção de não deixar nenhuma área isolada do conjunto.
Após, é planejada a estrutura de base, são feitos os detalhamentos técnicos, é isolado o espaço a ser trabalhado e a obra inicia. Um exemplo de modificação recente implementada é o cenário da Unida do Gasômetro: mudamos a posição do prédio em relação ao lago, representando fielmente a posição do original em relação ao Guaíba, de Porto Alegre, o que é muito marcante em fotos e cartões postais.

Qual o tipo de pesquisa realizada e como ela acontece para viabilizara réplica do urbanismo, que é uma inovação em se tratando de parque miniaturas?
Oficina Mini Mundo - Antes de tudo é estudado o entorno real dos prédios de mais destaque que terão seus cenários reformados. Isso acontece presencialmente ou por fotos. A partir daí, temos condições de avaliar e escolher quais elementos a serem incorporados. Este planejamento é feito tendo em vista, primeiramente, a coerência e harmonia do conjunto do parque como um todo. Alguns padrões, como dimensionamento das ruas e normas de trânsito, são sempre seguidos, mas cada caso é analisado separadamente para se pensar na composição do cenário.
Em alguns casos, como no Museu Paulista, onde os jardins e seus elementos de composição eram tão importantes, harmoniosos e belos quanto o prédio, em seu contexto, e havia um espaço novo a ser explorado, foi possível - e desejável - incorporar com fidelidade toda a situação do terreno original e do trânsito que o cerca.

É possível avaliar o quanto essa nova diretriz mudou a forma de pensar da equipe da Oficina?
Oficina Mini Mundo - Estamos em uma fase onde a produção de elementos de composição de cenário urbano cresceu, em função desta demanda relacionada aos projetos de reforma. Estão sendo produzidas maiores quantidades e variações de peças como postes, sinaleiras, placas, muros, cercas, conjuntos de calçamentos, entre outras. E, dentro do possível, são construídos com materiais naturais, como metais e pedras de vários tipos.
De um modo geral, a forma de pensar mudou no sentido de que nesses tipos de montagem, de composições de cenário, podemos usar mais criatividade, onde todos da equipe opinam e contribuem de alguma forma, enquanto que na montagem de um prédio “apenas” seguimos os projetos originais.

O primeiro prédio com um urbanismo em miniatura foi o Museu Paulista. O visitante responde a este esforço, percebendo toda a dedicação dos artistas das miniaturas?
Oficina Mini Mundo - Com certeza isto é percebido, pois valoriza muito o conjunto. O Museu Paulista foi a primeira obra a passar por todo o rigor desta pesquisa, iniciada em 2008. Conseguimos aplicar o resultado da pesquisa após uma série de testes e estudos. A partir deste momento conseguimos padronizar, na prática, este método de construção, que está em constante aperfeiçoamento.

Algumas licenças foram percebidas, com uso de luminárias das ruas de Gramado em réplicas. Como a Oficina pensa quando adapta, recria e compõe novos cenários, usando elementos novos?
Oficina Mini Mundo - As luminárias utilizadas no cenário interno da Usina do Gasômetro, por exemplo, são réplicas fiéis das que existem no seu terreno original, inclusive a sua quantidade e o seu posicionamento dentro do pátio, bem como todos os outros elementos como desenhos e tipos de pisos, calçadas, cercas, jardins, estacionamentos e algumas características de trânsito, até onde o espaço disponível permitiu.
Quando possível, procuramos ambientar os prédios de maior destaque como se eles estivessem em seu local de origem. No espaço onde se encontra a réplica do Gasômetro,
não existem outros prédios próximos, o que nos permitiu uma fidelidade relativamente grande ao conjunto original.
No caso do cenário do portal de Lübeck, foram utilizados postes semelhantes aos do centro de Gramado, adaptados ao conjunto, que foram desenvolvidos há algum tempo,
com o objetivo de marcar também algumas características modernas e belas de nossa cidade.     

Este rigor no detalhe demanda esforço. Como é para a equipe da Oficina?
Oficina Mini Mundo - Este trabalho de reprodução, seja de elementos urbanos ou detalhes de fachadas, é sempre minucioso e passa por um processo de coleta de informação, como material fotográfico
ou projetos originais, desenho em escala 1:24, adaptado à nossa realidade, detalhamentos para montagem e são fabricados manualmente, com muita paciência e dedicação.