Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

20° Salão Paranaense de Turismo confirma novos expositores


Evento que acontece em março, em Curitiba (PR), já tem mais de 90% dos espaços comercializados


Neste mês de janeiro, novos expositores fecharam participação no 20º Salão Paranaense de Turismo, que será realizado nos dias 13 (abertura), 14 e 15 de março, em Curitiba (PR). Agora, o evento já conta com mais de 90% dos estandes comercializados. O público participante conhecerá os lançamentos de mais de 300 empresas, entre agências e operadoras de viagens, companhias aéreas, cruzeiros marítimos, câmbio, hotelaria, destinos nacionais e internacionais, entidades do setor, locadoras de veículos, transporte rodoviário, seguros de viagem, serviços de turismo, e outros.

“O Salão Paranaense de Turismo é um evento consolidado e referência no país. Reunimos durante os dois dias de feira os principais representantes do setor, que trazem para Curitiba uma gama de serviços e novidades visando os agentes de viagens que visitam o evento. Para essa 20ª edição, além da relação de expositores, a ABAV-PR, com parcerias, também apresenta mais atrativos, como a 10ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, a Arena Abrasel e o Feijão Amigo”, diz o presidente da Associação, Roberto Bacovis.

Confira a relação de expositores já confirmados do evento: ABIH-PR; ABIH-RJ; Abrasel-PR; Abreutur; Accel Travel/Interep; Aerocondor; Air Europa; AIT Operadora; Alitalia; Aeromexico; Aerolíneas Argentinas; American Airlines; Air France; Argentina/Inprotur; Balneário Camboriú; Banco Rendimento/Cotação Câmbio; Bento Gonçalves; Bertoldi Turismo; Blue Sea; BWT Operadora; Café 3 Corações; Caldas Novas; Club Med; Coris; Costão do Santinho; Curitiba; CVC; Delta Air; Discover Cruises; Dollar; Domus Viagens; Esferatur; Espírito Santo; Fecomércio; FLOT Viagens; Foz do Iguaçu; FRT Operadora; GJP Hotels & Resorts; Gol; Grupo BRT; Grupo Interlaken; Grupo Privé; GTA - Global Travel Assistance; High Light; Hertz; Hotel Casa Fundevila (Argentina); Hotel Estação 101; Hotéis Slaviero; Intercity Hotéis; Iberostar; Ilhabela (SP); Intelly; Israel; KLM Royal Dutch Airlines; Localiza; Loi Suites Hoteles; Magic Way; Ministério do Turismo; MGM Operadora; MMT Gapnet/ TAV Turismo; Monde Sistemas; MSC Cruzeiros; New Line; Novo Mundo Corretora de Câmbio; OLA Operadora; Orinter Tour Operator; Paraguai; Paraíba; Personal Brasil Tour Operator; Pinhais; Pluma; Pullmantur; Rio Quente Resorts; Rigon Turismo; Rio Tur; Royal Caribbean; Santa Catarina; Scan-Suisse; Schultz; Sebrae-PR; Tam; Thermas Di Roma Hotel Clube; Transtupi; Travelport; Tz Seguros; Uruguai; Valetur; Vital Card; Visual Turismo /E-HTL.

O 20º Salão Paranaense de Turismo, promovido pela ABAV-PR, será realizado nos dias 13 (abertura), 14 e 15 de março de 2014, no Expo Unimed Curitiba (PR). O evento conta com o patrocínio prata da Travelport; patrocínios da Gol e Grupo BRT; parceria estratégica do Governo do Estado do Paraná – Paraná Turismo; apoios Abrasel-PR, ABIH-PR, Fecomércio, Feijão Amigo, Transtupi, Sebrae-PR, Infraero e FCVB.









 

Público do Festival de Verão lota espaço da Bahiatursa destinado à promoção turística do estado



Um sucesso, a ação promocional realizada pela Bahiatursa para fortalecer o destino Bahia e divulgá-lo para o público do Festival de Verão. Nada como ter a sensação de desfrutar da companhia e do carinho de uma baiana em pleno Centro Histórico de Salvador, escalar montanhas da Chapada Diamantina ou passar um dia de sol na praia em pleno verão da Bahia.
Na noite de quinta-feira, segundo dia do Festival de Verão, entre um show e outro, o espaço da Empresa de Turismo da Bahia ficou bastante movimentado. Grande número de pessoas, adultos e jovens, sobretudo adolescentes, interagiu tirando fotos nos painéis, instalados no Parque de Exposições, que estampam motivos e paisagens das zonas turísticas baianas.
RECORDAÇÃO - Todos queriam se revezar nas fotos de recordação da Bahia. “Maravilhosa”, disse Valéria Montalvão , do município de Jaborandi, no oeste da Bahia, ao se referir à promoção da Bahiatursa. Ela acompanhava um grupo de parentes, “primas e irmãs”, que estavam encantadas com a organização do evento: Rayne e Karine Alves e Poliana Rodrigues não economizavam elogios.
Jornalista que mora em Goiânia, e de férias em Salvador, Karine disse que é a segunda vez que vem para o Festival de Verão. Ela destacou a segurança do evento e achou “muito divertida” a ação promocional. Do mesmo modo que a gaúcha de Santo Ângelo, Sabrina La Bella,  que se programou para ir todos os dias ao festival, e aproveitou para interagir com os totens instalados pela Bahiatursa.
De Irecê, Rafaela Carvalho Santana, Débora Dourado Guimarães e Jaiane e Maurício Rodrigues não escondiam a alegria. O casal Edileuza dos Santos e Alan Montenegro, de Camaçari, acharam a ideia “muito criativa”. “Até para quem tem informações, mas  não pode conhecer os pontos turísticos, trata-se de uma promoção bastante criativa”, disse Edileuza.
A ação promocional da Bahiatursa segue durante todos os dias de realização do Festival de Verão.
ATRAÇÕES –  A noite de shows do palco principal do Festival de Verão foi aberta pela banda Paralamas do Sucesso, seguida pelo Asa de Águia de Durval Lelys e a estrela absoluta do dia, Ivete Sangalo. A dupla sertaneja Jorge e Mateus e o  samba do SPC encerraram a programação de quinta-feira.
Para esta sexta-feira, estão programados, também no palco principal, Maria Gadú, Claudia Leitte, Timbalada, The Wailers e Harmonia do Samba. No sábado, Nando Reis, Luan Santana, Ne-Yo, Psirico e Pablo encerram o Festival de Verão.

TAM inaugura voo direto entre Belém e Miami neste domingo


 
Nova rota, que será operada com o moderno Boeing 767, registra 82%
de ocupação no primeiro dia de operação
 
 A TAM Linhas Aéreas iniciará a operação de seu voo direto entre Belém e Miami (EUA) neste domingo (2 de fevereiro), com uma taxa de ocupação de 82%. A ligação entre a capital paraense e a cidade norte-americana será feita duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos domingos.

“A TAM está atenta à grande procura dos belenenses por seus voos internacionais e decidiu oferecer a alternativa de um voo direto para Miami. As novas frequências também ampliam ainda mais as opções de conectividade oferecidas pela companhia, sobretudo aos passageiros das regiões Norte e Nordeste”, afirma Jorge Vilches, responsável pela Unidade de Negócios Internacional da empresa.

Operado por aeronaves Boeing 767 equipadas com 30 confortáveis assentos full flat na Business Class - que reclinam até 180° - e possuem maior distância entre as poltronas, além de 191 lugares na Classe Econômica, o voo JJ8092 partirá às 14h15 de Belém com chegada prevista a Miami no início da noite, às 18h30 (horário local). Na volta, o JJ8093 sairá da segunda cidade mais populosa da Flórida às 4h20 (horário local) e pousará no Pará às 12h20.

Os passageiros podem encontrar passagens de ida e volta no novo voo a partir de R$ 1.813* (US$ 749), sem taxas, ou 70 mil pontos no TAM Fidelidade. Os bilhetes para esta nova rota podem ser adquiridos pelos seguintes canais de vendas: Central de Vendas, Fidelidade e Serviços (4002-5700, para as capitais, ou 0300 570 5700, para todo o Brasil), nas agências de viagens, nas lojas da TAM nos aeroportos e da TAM Viagens, e no site
www.tam.com.br. O pagamento pode ser parcelado nos cartões aceitos pela TAM e em até 10 vezes sem juros no TAM Itaucard.
 
Em razão da alta capacidade de carga que o Boeing 767 comporta, o novo voo permitirá impulsionar tanto as importações quanto as exportações entre o Pará e os Estados Unidos. A estimativa da companhia é transportar mais de 700 toneladas na rota por ano.

A ligação direta entre Belém e Miami e a força de vendas da companhia nos Estados Unidos permitirão ainda incentivar o turismo entre o país e o estado do Pará, que, segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), espera receber, só em 2014, cerca de um milhão de turistas, número 10% maior que em 2013.

Este será o primeiro voo internacional realizado pela TAM a partir de Belém. Hoje, a TAM conecta Miami a cinco cidades brasileiras: Brasília, Belo Horizonte/Confins, Manaus, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos. A partir da cidade norte-americana, os passageiros da TAM podem chegar a diversas cidades dos Estados Unidos por meio do acordo de codeshare que a companhia possui com a American Airlines.
 
*Dólar a R$ 2,42, cotação em 30/01/2014. Tarifa exige permanência mínima de 7 dias.
 
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 326 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 52 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

Foz do Iguaçu será destaque na Copa



A aposta é que o destino seja o mais visitado durante a Copa, após as cidades-sede, de acordo com a Secretaria de Turismo do Paraná

Terceiro destino mais procurado por turistas estrangeiros que viajam ao Brasil a lazer, de acordo com estudo do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, se prepara para receber um grande número de torcedores durante a Copa do Mundo.
Foz é a porta de entrada de boa parte dos sul-americanos que visitam o país. A exuberância de suas paisagens e o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com 270 cachoeiras nos parques nacionais das duas fronteiras, as Cataratas do Iguaçu – eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno – devem fazer parte de qualquer roteiro turístico de natureza para os turistas que circularão pelo Brasil, durante o Mundial de futebol.
Os turistas estrangeiros da última Copa, na África do Sul, aproveitaram a estada para visitar mais três destinos, de acordo com um estudo feito pelo Ministério do Turismo. Foz do Iguaçu deve ser uma delas. Segundo a diretora presidente da Paraná Turismo, Juliana Vellozo Vosnika, “pode-se dizer que Foz será o 13º destino da Copa”. 
Sorte dos torcedores e da delegação coreana que escolheram a cidade para fixar seu centro de treinamento durante a competição. A grande colônia de descendentes coreanos que vivem na região, ajudou na escolha da equipe. Também foi levado em consideração a proximidade com os locais onde o time irá jogar durante a primeira fase da Copa: Cuiabá, São Paulo e Porto Alegre.
O técnico coreano Hong Myung-Boo, que no mês de janeiro esteve em Foz treinando com sua equipe, visitou as Cataratas do Iguaçu. “O lugar é fantástico, passou boas energias para o time e será uma das nossas fontes de inspiração para o mundial”, disse.
Além dos coreanos, é fácil encontrar representantes de outras etnias pela região, entre elas,  árabes, japoneses, chineses e indianos que dão a Foz. A cidade está acostumada a falar outras línguas. Segundo dados da Secretaria de Turismo do município, em 2013, a cidade recebeu cerca de dois milhões de turistas. Situada na tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai, o município tem uma rede hoteleira composta de mais de 100 hotéis e capacidade para 20 mil hóspedes, além de meios alternativos como albergues, camping e pousadas.
Os turistas têm inúmeras opções de visitação aos parques, ecoturismo e ainda, com passaporte em mãos, podem facilmente cruzar a fronteira para turismo de compras no Paraguai, de conhecer os cassinos e restaurantes argentinos. A visita a maior usina de energia renovável do mundo, a Itaipu Binacional, é roteiro indispensável.
Já Curitiba, cidade-sede da Copa, localizada a mais de 600 km de Foz, receberá os jogos de Irã e Nigéria; Honduras e Equador; Austrália e Espanha; Argélia e Rússia, também foi escolhida como sede de treinamentos pela atual campeã mundial, a Espanha, que usará o centro de treinamento do Caju.
Segundo a diretora da Paraná Turismo, a capital paranaense espera receber aproximadamente 507 mil turistas durante a Copa, sendo 101 mil estrangeiros conforme estimativa do MTur. “Para a recepção estão em andamento obras de ampliação do número de postos de informações, colocação de sinalização bilíngue, e obras de acessibilidade aos atrativos da Linha Turismo de Curitiba.

Além da capital e de Foz, o estado aposta no litoral para atrair turistas, em lugares como a Ilha do Mel, Guaraqueçaba e o Parque Nacional do Superagüi. Na região dos Campos Gerais, estão localizados o Parque Estadual de Vila Velha, com suas gigantescas esculturas de rocha, e o cânion do Guartelá, o sexto maior do mundo.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Holiday Inn - a casa do carnaval de SP anuncia pacotes de hospedagem para quem vai cair na folia


O carnaval já está próximo. O Holiday Inn Parque Anhembi é sem dúvida o local mais badalado da folia
Nos quatro dias de carnaval, integrantes de todas as escolas de samba, turistas e celebridades se reúnem no maior hotel do país. Ligado por uma via de acesso, por onde é possível seguir a pé até o sambódromo, o hotel se transforma, nesses dias, na concentração do carnaval.

Além de todas as facilidades oferecidas pelo Holiday Inn, o hotel conta ainda com uma vasta programação no seu restaurante - Camanuê e na sua área externa. Bares e lounges serão montados para a diversão e o encontro dos foliões.

Para se hospedar no Holiday Inn Parque Anhembi, no período do carnaval, o hotel coloca à disposição várias opções de pacotes para atender as diversas necessidades.

Confira as melhores acomodações e camarotes do Carnaval:

Pacote Folia Holiday I - Tarifas a partir de R$ R$ 500,00
• Diária válida para 2 pessoas
• Acrescentar 5% ISS e R$ 3,20 de taxa de turismo por dia
• Café da manhã incluso
• Necessário reservar e efetuar pré-pagamento total com 7 dias de antecedência
• Tarifa sujeita à disponibilidade
• Check-in às 15hs e check-out até 12hs
• Estacionamento cobrado à parte

Pacote Folia Holiday II - Camarote Confraria e Hospedagem. Dia 01/03 - Desfile Carnavalesco Sambódromo - Tarifas a partir de R$ R$ 2,600,00
• Hospedagem em apartamento HIPOALERGÊNICO para 2 pessoas,
com café da manhã incluso, servido no Restaurante Camauê e late check-out até às 14hs.
• Acesso para duas pessoas ao camarote Confraria, incluindo serviço de bebidas (água, refrigerante e cerveja), coquetel, jantar e café da manhã.
O Camarote Confraria inclui:
• Shows durante os intervalos dos desfiles
• Área de customização de camisetas
• Receptivo altamente qualificado
• Traslado exclusivo para o camarote
• Lounges
• Open food com serviços de coquetel, jantar e café da manhã
• Open bar
• Seguranças e brigada de incêndio
Atenção: este ingresso não dá acesso ao mezanino


Pacote Folia Holiday III - Camarote para o Desfile das Campeãs e Hospedagem.
Dia 07/03 - Desfile das Campeãs - Tarifas a partir de R$ R$ 1.390,00

Venha celebrar no melhor camarote do sambódromo o desfile das Campeãs do carnaval de São Paulo! Agora em frente ao recuo da bateria.
Pacote Inclui:
• Hospedagem em apartamento CLASSIC para 2 pessoas,
com café da manhã incluso, servido no Restaurante Camauê e late check-out até às 16hs.
• Acesso para duas pessoas ao camarote Confraria, incluindo serviço de bebidas (água, refrigerante e cerveja), coquetel, jantar e café da manhã.

O Camarote Confraria inclui:
• Shows durante os intervalos dos desfiles
• Área de customização de camisetas
• Receptivo altamente qualificado
• Traslado exclusivo para o camarote
• Lounges
• Open food com serviços de coquetel, jantar e café da manhã
• Open bar
• Seguranças e brigada de incêndio
Atenção: este ingresso não dá acesso ao mezanino


Para Reservas: 11 2107-8844
Holiday Inn Parque Anhembi São Paulo - Rua Professor Milton Rodrigues, 100 - São Paulo - www.holidayanhembi.com.br

Exposição de turismo no Brasil gera negócios em âmbito global


Para 74% dos expositores que participaram da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, realizada em São Paulo (Brasil) pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), que concentra 80% da força de vendas no país, oitava economia mundial, o evento, promovido no final do ano passado, gerou novas oportunidades de negócios.

De acordo com o estudo, que acaba de ser divulgado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas vinculado à Universidade de São Paulo (USP), o volume total gerado pela feira, para as 2.613 marcas expositoras, variou entre US$ 73,8 milhões e US$ 120 milhões, considerando os valores mínimos e máximos que compõem os intervalos de análise. A pesquisa demonstra que, na edição de 2013, segundo expositores, a geração de negócios alcançou US$ 97 milhões em média.

O instituto também revelou o perfil dos visitantes: 59% diretores e gerentes, entre os quais 34% com poder de decisão final para efetivar compras e 44% deles com influência no planejamento e na recomendação de negócios a serem concretizados.

A motivação de compradores e vendedores, apurada com expositores e visitantes, respectivamente, consagra a feira ABAV, realizada desde o ano passado no principal polo emissivo e receptivo turístico do continente, como palco ideal para a celebração de negócios em âmbito global.

Na opinião de 60% dos visitantes, a possibilidade de conhecer e negociar novidades do mercado figura como a razão principal para participação no evento, seguida por networking (21%) e capacitação (18%).

Também para 60% dos expositores, o principal impacto propiciado pela feira na edição anterior diz respeito à formação de novos contatos e à possibilidade de networking. Os outros 40% destacam consolidação da marca (22%), novos negócios (13%) e ampliação de vendas (6%) como benefícios complementares. Para 94% das 2.613 marcas expositoras, de 60 países, o retorno do investimento foi positivo.

Empresas de todos os segmentos do setor de viagens e turismo, interessadas em obter informações complementares e garantir presença na próxima edição da ABAV – Expo Internacional de Turismo, que será realizada de 24 a 28 de setembro de 2014, devem entrar em contato por meio do e-mail expo@abavexpo.com.br.



Abracorp divulga balanço do setor de viagens corporativas de 2013


Segmentos aéreo, hoteleiro e de locação compõem crescimento de 12%
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) acaba de divulgar os dados estatísticos consolidados sobre a movimentação do setor no último ano. Edmar Bull, presidente da entidade, acompanhado de Gervasio Tanabe, da diretoria executiva, concederam coletiva de imprensa no início da tarde de hoje (30) no Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, zona sul da capital paulista. 
A pesquisa, realizada em parceria com as 32 agências de viagens associadas à entidade, registrou crescimento de 12% nos principais segmentos da indústria de viagens. No total, estas empresas emitiram 11 milhões de bilhetes aéreos para viagens nacionais e internacionais e estiveram diretamente envolvidas em 9,9 milhões de room nights e em 1,4 milhões de locações de veículos.
Companhias aéreas
O setor aéreo nacional movimentou, em 2013, mais de R$ 5,3 bilhões, o que representa um incremento de 9% se comparado ao verificado em 2012. A companhia aérea TAM, com um acumulado de R$ 1,8 bilhão, se destacou, respondendo por 35% das vendas da Abracorp. Em segundo lugar aparece a Gol Linhas Aéreas, empresa que, apesar do market share menor, de 32%, registrou aumento na comercialização de bilhetes, que saltou de R$ 1,5 bilhão (2012) para R$ 1,7 bilhão (2013). Vale ressaltar que, segundo estatísticas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Gol é líder no mercado geral doméstico, com 36% de representação.
Números da Abracorp estimam que, de um total de R$ 15,5 bilhões, o mercado corporativo contribuiu com uma movimentação de R$ 9 bilhões no segmento doméstico.
Como resultado da variação de 7% no valor médio praticado pelas companhias aéreas, a tarifa aplicada no mercado no ano passado foi de R$ 543 – a Passaredo trabalhou com o valor mais baixo (R$ 349) e a TAM com o mais alto (R$ 595). Dados divulgados pela ANAC revelam ainda que, em 2013, a demanda por viagens nacionais cresceu apenas 0,7%.
No cenário das viagens aéreas internacionais, a American Airlines foi a aérea que mais cresceu, atingindo o patamar dos 30%, precedida por “outras” (24%), TAP (17%), Aeroméxico (14%) e Ibéria (13%). A TAM também aumentou suas vendas, crescendo 4%. No quesito participação de mercado, destaque para a categoria “outras”, que representou 19% das vendas da Abracorp, e para a TAM, logo atrás, com 17%.
De acordo com o estudo, o segmento aéreo internacional como um todo obteve incremento de 13%, acumulando R$ 3, 7 bilhões ao longo do ano. A tarifa média aplicada pelas companhias aéreas também subiu, saltando de R$ 2.684 (2012) para R$ 2.895 (2013), valores que representam evolução de 8%.
Destinos mais procurados
A coleta de informações com as associadas à Abracorp resultou em um ranking dos destinos mais procurados no setor de viagens corporativas. Juntas, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam 50% da preferência dos viajantes. Em seguida aparecem Brasília (9%), Belo Horizonte (8%), Salvador (6%), Porto Alegre (6%), Campinas (6%), Curitiba (5%), Recife (4%) e Fortaleza (3%).
No exterior, o destaque vai para as cidades de Miami (15%) e Nova Iorque (10%), nos Estados Unidos. Completam a relação Buenos Aires (19%), Paris (9%), Santiago (7%), Lisboa (6%), Londres (5%), Roma (3%), Bogotá (3%), Cidade do México (3%) e Frankfurt (2%).
Hotelaria
O levantamento também apontou crescimento expressivo das pequenas redes e dos hotéis independentes (42%), responsáveis por uma movimentação superior a R$ 1,1 bilhão em 2013 e os quais conquistaram 47% de participação de mercado a partir de uma tarifa média de R$ 228. No que diz respeito ao market share, são seguidos por “outras” (20%), Accor (9%) e Atlantica (8%).
Com um montante de mais de R$ 2,4 bilhões, o setor hoteleiro nacional obteve incremento de 21% no ano passado. A pesquisa apontou ainda aumento de 11% do segmento nas vendas da Abracorp. A tarifa adotada pelas redes e empreendimentos hoteleiros também cresceu, atingindo a marca dos 19% e girando em torno de R$ 261.
Serviços agregados
No que diz respeito ao segmento de locação de automóveis, o crescimento foi menor, alcançando os 0,03%. Assim como o verificado em 2012, a Localiza foi a líder de mercado, representando 62% das vendas da Abracorp. A empresa se manteve bem à frente da Hertz (14%), “outras” (15%), Unidas (5%) e Movida (3%).
Na categoria “Outros serviços”, os números são mais expressivos. Esta fatia de mercado cresceu 13%, movimentando um total de R$ 932 milhões. O segmento de eventos respondeu por quase R$ 560 milhões. Em seguida aparecem “demais serviços” (R$ 201 milhões), pacotes de viagem e lazer (R$ 126 milhões), cartão de assistência (R$ 11 milhões), transfers (R$ 22 milhões) e cruzeiros (R$ 9 milhões). 

BBC Brasil lança blog com visões do Brasil por estudantes de Oxford


BBC Brasil uniu-se à Universidade de Oxford para lançar um blog que traz as impressões sobre o Brasil de um grupo de estudantes da Universidade de Oxford. O blog Para Inglês Ver será lançado nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, no site www.bbcbrasil.com. Os autores são estudantes da Faculdade de Línguas Modernas que escolheram o Brasil e a língua portuguesa como objetos de estudo.

O blog Para Inglês Ver destaca textos dos estudantes em viagens pelo Brasil durante o primeiro semestre de 2014. As contribuições trazem reflexões sobre temas variados, em áreas como política, cultura, relações e artes.

Segundo a diretora de redação interina da BBC BrasilSilvia Salek, o conhecimento prévio do Brasil torna o grupo de blogueiros especial: "Ao escolher a expressão "Para Inglês Ver" como o título do blog, nós estamos brincando com a ideia, contida na expressão, que é usada desde os tempos de colônia, de que os brasileiros, principalmente as autoridades, tentam apresentar aos estrangeiros uma imagem que não necessariamente reflete a realidade. Mas nossos blogueiros certamente são capazes de ir além dessa superfície".

"Os estudantes da Universidade de Oxford que participam deste projeto são como exploradores modernos. Mas, em vez de apresentar o Brasil a seus conterrâneos britânicos, vão descrevê-lo para o público brasileiro. E nós esperamos que esse processo seja de duas vias. Queremos que nossos leitores ajudem o grupo a entender melhor a diversidade brasileira, por meio de contribuições, por exemplo, em mídias  sociais, mas que também aproveitem o blog para refletir sobre aqueles aspectos da nossa realidade que, de tão comuns, acabam invisíveis", disse Silvia Salek.
 
Guilherme Perdigão Murta, que representa o projeto na Universidade de Oxford, explica que, como parte do curso, os estudantes passam uma parte do terceiro ano em um país de língua portuguesa. "O interesse pelo Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Os alunos, muitas vezes, vão para o Brasil com certos preconceitos sobre o país, e é sempre interessante ver as mudanças em suas ideias a respeito da cultura brasileira. A série será uma oportunidade para os brasileiros se enxergarem pelos olhos dos jovens estrangeiros, e para os alunos compartilharem o que aprendem durante sua temporada no país- em termos de língua e cultura. O site da BBC Brasil é uma plataforma incrível para os trabalhos de nossos futuros brasilianistas".
 
A BBC Brasil faz parte do Serviço Mundial da BBC (BBC World Service).

Campeonato mundial de surf, no Perú, mostrará o país como paraíso para surfistas


Com apoio da PROMPERÚ, Huachaco Longboard Pro 2014 será realizado de 13 a 15 de fevereiro, em Trujillo. Evento contará com 60 participantes e transmissão para 180 mil amantes do esporte.
                                                                                                                  
                    
                                                                                                                        
São Paulo, 30 de janeiro de 2014 – A PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo), com o objetivo de mostrar o país como paraíso para os surfistas, apoia o 5º Campeonato Mundial de Longboard ASP (Association of Surfing Professionals) Huanchaco Longboard Pro Perú 2014, que será realizado de 13 a 15 de fevereiro, em Trujillo, no Norte do Perú. A competição vai reunir cerca de 60 participantes do Brasil, Argentina, Venezuela, Equador, Havaí, Estados Unidos, Reino Unido e França.

O evento será acompanhado por pelo menos 180 mil amantes do esporte nas Américas e Europa. Segundo a ASP, essa é a audiência do programa Perú Surf e das páginas www.aspsouthamerica.com e www.olasperu.com, que transmitirão o campeonato ao vivo desde Huanchaco – histórico balneário nos arredores de Trujillo, um dos berços dos primeiros praticantes do surf. Ali, os antigos peruanos já “pegavam onda” nos chamados Caballitos de Totora, pequenas embarcações para pesca, utilizadas até hoje, feitas com o talo e as folhas de junco.

Em 2012, somente pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez (Lima), 19.124 visitantes estrangeiros desembarcaram no Perú tendo a prática do surf como principal motivação. Eles eram provenientes dos Estados Unidos, França, Austrália, Brasil, Chile e Argentina.


POR QUE AS PRAIAS DO PERÚ SÃO PARAÍSO DOS SURFISTAS?

O litoral do Perú abriga os destinos mais procurados pelos praticantes de surf. A região onde surgiu a cultura Mochica se caracteriza por oferecer um clima com poucas variações, o que favorece a prática do esporte durante o ano todo, e por ter as ondas “mais perfeitas” da América do Sul. Um exemplo é Pico Alto, considerada a onda mais alta da América do Sul, com 10 metros de altura. Para todos os gostos e níveis, o mar do Perú produz ondas grandes, pequenas, tubulares, curtas, compridas, tornando-o muito atrativo. Assim, os mais de 60 mil surfistas peruanos dividem suas excepcionais ondas com gente do mundo todo, mas, principalmente, com seus vizinhos, entre eles o Brasil.

Há relatos de que o Perú é o precursor do surf ou, pelo menos, disputa o mesmo espaço com a Polinésia. A primeira versão está baseada em peças de cerâmicas pré-incas da cultura Mochica (civilização ancestral que deu origem ao povo peruano), que mostram homens sobre tábuas de madeira, tentando atravessar as ondas da costa peruana. O Perú também é responsável por inovar na maneira de praticar o surf. Em algumas praias do Norte do país, muitos peruanos ainda realizam o esporte nos Caballitos de Totora. Além de ser usado para a prática do esporte o instrumento é usado para a pesca.

O surf é praticado no Perú o ano todo. No verão e primavera os swells (expressão que determina o tamanho da onda que será formada) são menores, mas bem formados, garantindo um excelente surf em todos os picos. No outono e inverno entram os grandes swells de sul, fazendo quebrar as maiores ondas do Perú, para a alegria dos praticantes. É nessa época que ondas como a de Chicama quebram com maior frequência.


As melhores praias do Perú para a prática do surf

Praia de Chicama: Localizada no vilarejo de Lambayeque, a aproximadamente 40 minutos de Trujillo, é um verdadeiro paraíso para surfistas, por possuir a onda mais longa do mundo. Por esta razão recebe muitos campeonatos de surf ao longo do ano.

Cabo Blanco: Localizada no km 1137 da Panamericana Norte (principal rodovia que liga o Sul ao Norte do Perú), essa é, sem dúvida, um sonho para qualquer surfista. Considerada a onda mais perfeita do Perú, a praia serviu de inspiração para o escritor norte-americano Ernest Hemingway escrever o romance "O Velho e o Mar". Existem relatos de que os primeiros esportistas que chegaram as suas águas quentes, na década de 70, descobriram o lugar por que haviam lido o livro. Desde então o local ficou conhecido e hoje é sede de uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf.

Praias de Piura: verão o ano inteiro. As praias de Máncora, Colán, Los Órganos, Vichayito e Lobito são muito procuradas pelos surfistas. Nessa região é possível encontrar também lagoas, como Las Huaringas. Na região está localizado o território árido mais extenso do Perú: o deserto de Sechura.

Herradura: Considerada por muitos como a melhor onda do Perú central, está localizada a 12 km do centro de Lima.

Pulpos: praia com ondas tubulares localizada na região próxima ao centro de Punta Hermosa.

Pico Alto: A maior onda da América Latina, com ondas mais constantes no outono e inverno.

San Gallan: O acesso é realizado somente de barco. Possui uma das melhores ondas tubulares do Perú.


PROMPERÚ
A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PROMPERÚ) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao país.


ABAV-RN divulga nota de esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO.
 
Natal (30/01/2014) - A ABAV/RN vem por meio desta se manifestar acerca dos fatos recentemente divulgados pela imprensa envolvendo a Agência de Turismo ASSESSORIA TURÍSTICA ÉVORA LTDA e sua proprietária DAMARES DANTAS BARBOSA, onde foram lesados clientes.
A Agência mencionada até então gozava de boa reputação e respeitabilidade perante o mercado, tendo requerido ingresso à associação. Após preencher rigorosos requisitos sua entrada foi aprovada e mantinha comportamento que não levantava suspeitas. Ocorre que a situação de que haveria lesado diversos clientes e realizado fraudes em nome deles surpreendeu a todos. Logo que se tomou conhecimento do problema a assessoria jurídica da ABAV/RN buscou informações junto à Delegacia de Defraudações de Natal, onde foi instaurado inquérito policial, e em seguida foi reunido o Conselho de Ética da Associação que tomou a decisão de EXPULSÃO da Assessoria Turística Évora LTDA do quadro social, restando impedida de retornar à ABAV/RN, bem como vedado o ingresso de qualquer empresa turística que a Senhora Damares Dantas Barbosa venha a ter qualquer participação.
É reprovável que a referida empresa e sua proprietária tenham tido tal conduta, totalmente contrária aos princípios e objetivos desta instituição. A ABAV/RN vem ainda manifestar seu REPÚDIO aos acontecimentos de autoria da Sra. Damares esperando que as Autoridades Policiais e a Justiça tomem as devidas providência para que seja punida conforme a Lei.
Por fim, a ABAV/RN vem ressaltar a confiabilidade de suas Agências Associadas e se coloca à inteira disposição para receber quaisquer reclamações e denúncias por meio do telefone: (84) 3222-3125 e e-mail: abavrn@veloxmail.com.br
 
Abdon Moisés Gosson
Presidente em exercício da ABAV/RN.


MSC oferece tarifas especiais para cruzeiros pela América do Sul em fevereiro


Nordeste brasileiro, Argentina e Uruguai estão entre os destinos visitados

MSC1115357_navio_MSC_Magnifica bPara quem ainda não conseguiu viajar a bordo de um navio dos sonhos, ainda dá tempo de fazer um cruzeiro nesta temporada. Durante o mês de fevereiro, a MSC Cruzeiros oferece a tarifa Super Bingo, a partir de USD 549, em roteiros pré-determinados do MSC Preziosa, MSC Magnifica e MSC Orchestra.

Os viajantes que buscam curtir praia, altas temperaturas e conhecer o litoral do país com muito conforto, a dica é navegar para o Nordeste a bordo da mais nova joia dos mares, o MSC Preziosa. Neste cruzeiro de sete noites, a embarcação visitará cidades como Ilha Grande/Angra dos Reis, Salvador, Búzios e Ilhabela, saindo de Santos, em São Paulo.

Além de destinos paradisíacos, os hóspedes desfrutam de 27 mil m² de áreas públicas, cassino, sete restaurantes – contando com dois da rede Eataly, diversos bares e lounges, cinco piscinas – incluindo umade borda infinita, boliche, teatro para 1,6 mil pessoas, academia, SPA, café com acesso a internet, centro de conferências, área para crianças e muito mais.

Para os hóspedes que procuram por um serviço mais personalizado e exclusivo, contam também com o MSC Yacht Club a bordo do MSC Preziosa. Com hospedagem e serviços sob medida, localizado nos decks superiores junto à proa do navio, a área oferece mordomo 24h, Concierge, menu de travesseiros, sistema all inclusive de bebidas; restaurante, bar, lounge e piscina privativos; além de check-in e check-out prioritários, entre outros mimos.

Já aqueles que pretendem fazer uma viagem internacional com destino ao Uruguai e Argentina, o MSC Magnifica é uma excelente opção com partidas do porto de Santos. Com excursões pelas cidades de Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu, os viajnates poderão desfrutar de sete noites  de viagem e  assistir a uma apresentação do Señor Tango, um dos mais famosos do mundo, além de conhecer lindas regiões de vinhedo.

O MSC Magnifica possui elegância e estilo italiano com 1.259 acomodações, boliche, sala de bilhar vintage, entre as piscinas, uma com teto retrátil, cinema 4D, jogging, SPA, cassino, teatro, e a alta gastronomia presente em seus cinco restaurantes, sendo um deles especializado na culinária oriental.

E alternando as duas rotas, o MSC Orchestra, que partirá do Rio de Janeiro, destaca roteiros de seis noites para o Nordeste e oito noites para a região do Prata. A diversão a bordo é garantida com três piscinas e quatro jacuzzis, minigolfe, quadra poliesportiva e uma academia equipada com vista para o mar. O transatlântico conta também com 12 bares, teatro, discoteca e o MSC Aurea SPA, presente em toda a frota para tratamentos de beleza e bem-estar, terapia e relaxamento.

Confira algumas saídas:

MSC Preziosa
Saídas: 15/02/2014 – 7 noites
Roteiro: Santos, Ilha Grande/Angra dos Reis, Salvador, Búzios, Ilhabela, Santos.
Preço*: a partir de USD 649 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

MSC Magnifica
Saídas: 09/02/2014 – 7 noites
Roteiro: Santos, Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Punta del Este (Uruguai), Santos.
Preço*: a partir de USD 599 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

Saídas: 16/02/2014 e 23/02/2014 – 7 noites
Roteiro:.Santos, Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santos.
Preço*: a partir de USD 599 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

MSC Orchestra
Saídas: 09/02/2014 – 6 noites
Roteiro: Rio de Janeiro, Búzios, Ilhéus, Salvador, Rio de Janeiro.
Preço*: a partir de USD 549 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

Saídas: 15/02/2014 – 8 noites
Roteiro: Rio de Janeiro, Buenos Aires (Argentina), Punta del Este (Uruguai), Ilhabela, Rio de Janeiro.
Preço*: a partir de USD 739 + taxas por pessoa em cabine dupla interna garantida.

*Preços por pessoa em cabine interna garantida. Taxas portuárias, operacionais e de serviço não incluídas. Tarifa válida por tempo indeterminado. Tarifa restrita a navio e data de embarque específico. Esta promoção não permitirá qualquer alteração, como por exemplo, trocas de nomes e/ou, datas de embarque. Tarifa não reembolsável. Em caso de cancelamentos, a penalidade será de 100%. Promoção disponível exclusivamente para reservas através do MSC ON LINE, a promoção NÃO estará disponível para reservas através da Central de atendimento MSC Cruzeiros. Válida exclusivamente para cabines duplas GARANTIDAS, ou seja, sem numeração e sem localização pré-determinada. O hóspede só terá conhecimento do número e localização de sua cabine, no momento do embarque. O prazo para pagamento será de 48hs a partir da confirmação da reserva. Promoção NÃO cumulativa às demais promoções MSC, tais como; 2º hóspede grátis, Desconto EB (Early Booking), Plano Familiar, 3º hóspede grátis e Aéreo Bônus. Promoção NÃO cumulativa para desconto aos membros MSC Club, ou, hóspedes Repeaters MSC. O pagamento poderá ser realizado através de todas as opções disponíveis no momento: Entrada 10% + Saldo em até 10X com cheques ou cartões de crédito. Esta tarifa NÃO permite a aplicação do desconto financeiro (5%), para pagamentos à vista. 
  
Serviço
Twitter: @MSCCruzeiros
Facebook: MSC Cruzeiros do Brasil
Youtube: MSC Cruzeiros do Brasil

Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a empresa líder mundial de cruzeiros no Mediterrâneo e nos mercados sul-africano e brasileiro e opera ao redor do globo terrestre. A MSC realiza cruzeiros durante todo o ano pelo Mediterrâneo e sazonalmente no Norte da Europa, Oceano Atlântico, Caribe, América do Norte, América do Sul, Oceano Índico, Sul e Oeste da África, Abu Dhabi e Emirados Árabes. Sua moderna frota é composta por onze navios: Classe Fantasia - MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia; Classe Musica - MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Orchestra e MSC Musica; Classe Lirica - MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera e MSC Lirica. A frota aumentou de tamanho com a chegada do MSC Preziosa, lançado no dia 23 de março.

A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "7 Golden Pearls" ["7 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gestão de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade.
 

Palestra gratuita para anunciar como participar do prêmio EDP nas Artes acontece nesta sexta-feira, 31

 A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, com o apoio do Instituto EDP e em parceria com o Instituo Tomie Ohtake, realiza nesta sexta-feira, 31, uma palestra para anunciar o programa do prêmio EDP nas Artes, que visa desenvolver e orientar novos talentos artísticos em todo o País. Entre as cidades contempladas estão Palmas (TO), Taubaté (SP), Tramandaí (RS) e Vitória (ES).
O evento é o primeiro encontro para os inscritos no curso de Formação em Arte Contemporânea, promovido pelo EDP nas Artes e que teve sua inscrição encerrada nesta quinta-feira, 30, porém podem participar estudantes de artes plásticas, profissionais da área e o público em geral. Isso porque, os interessados poderão esclarecer dúvidas sobre o prêmio e, caso não tenham sido preenchidas todas as vagas na cidade, terão a oportunidade de realizar inscrições para um cadastro reserva no curso de formação. A palestra é gratuita e não necessita de inscrição prévia.
O prêmio EDP nas Artes tem como objetivo estimular e formar novos talentos, além de proporcionar uma primeira inserção profissional por meio da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Podem participar artistas de todo o Brasil com idade entre 18 e 27 anos (nascidos a partir de 1ºde agosto de 1996 até 30 de agosto de 1987).
O edital com as informações sobre o prêmio, com prazos de inscrições, documentos necessários e outras informações, será lançado oficialmente na Palestra de Apresentação do prêmio EDP nas Artes, prevista para ser realizada no dia 12 de fevereiro, no Instituo Tomie Ohtake, em São Paulo.

Onde acontecerão as palestras nesta sexta-feira, 31

Vitória (Espírito Santo)
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Centro de Artes (Cemuni 2), avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras
Horário: 19 horas

Taubaté (São Paulo)
Local: Solar da Viscondessa do Tremembé, que fica na Rua 15 de novembro, 996, Praça Doutor Monteiro.
Horário: 19 horas

Palmas (Tocantins)
Local: Fundação Cultural de Palmas / Centro de Criatividade da Universidade, que fica na quadra 109 Norte, Avenida NS 15, no campus de Palmas Federal de Tocantins
Horário: 19 horas

Tramandaí (Rio Grande do Sul)
Local: Feira do Livro, na Praça Leonel Pereira, no centro da cidade.
Horário: das 14h às 17 horas


Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.

Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Sobre o Instituto Tomie Ohtake – Inaugurado em 2001, em São Paulo, o Instituto Tomie Ohtake é referência na América Latina por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Consagrou-se por desenvolver um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material e no treinamento de professores, em programa que já alcançou, com profundidade, 10 mil educadores da rede pública. Inovou ainda ao criar novas propostas para o ensino da arte contemporânea e com isso compartilha esta produção de conhecimento realizando projetos em outras organizações. Mantém também uma programação de cursos voltada ao público em geral na qual reúne temas que vão da filosofia à história da arte.  Desenvolve ainda atividades com alunos de escolas públicas e privadas que contam com visitas guiadas às exposições combinadas com ateliês e material pedagógico especialmente desenvolvido. 

Mercado de gestão de documentos cresce pelo décimo ano consecutivo


Grupo TX prevê aumento de demanda para este serviço em 2014
No mercado há mais de 14 anos, o Grupo TX tem acompanhado este segmento no Brasil, que cresce 10% ao ano segundo a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD). “Nosso foco é o de extrair as informações contidas nos documentos das viagens corporativas, através do investimento em tecnologia e excelência operacional”, enfatiza Avelino Alves, CEO do Grupo TX.
De acordo com a ABGD, só no ano de 2013 o setor faturou R$ 2 bilhões e esse resultado se deve à expansão no volume de digitalizações. Além disso, é cada vez maior a utilização deste recurso na consolidação de informações em bancos de dados.
Outro fator relevante para o segmento é o aumento do interesse das empresas em terceirizar o gerenciamento de documentos. "As empresas estão precisando cada vez mais que as despesas com viagens corporativas, atreladas aos meios de pagamento e dados dos viajantes, sejam consolidadas e convertidas em informação", completa Avelino. O objetivo do Grupo TX é proporcionar uma gestão eficaz destas despesas, através de seus produtos e serviços.
O Grupo TX atende diferentes empresas regionais e nacionais que utilizam transporte, hospedagem, locação e serviços de receptivo. A empresa possui núcleos operacionais especializados e, deste modo, facilita e aprimora a captura dos dados, faz a conferência, organiza os documentos com o pagamento realizado e, por fim, faz o detalhamento e a consolidação da informação, por meio de relatórios customizados e exportáveis em diversos formatos.
Sobre o Grupo TX
Presente no mercado brasileiro desde 1999, o Grupo TX atua com foco no segmento de viagens corporativas por meio de soluções de alto valor agregado e atreladas aos meios de pagamentos eletrônicos. O Grupo também presta serviços de outsourcing de processos operacionais para a cadeia produtiva do setor, além de tecnologia da informação por meio de sua subsidiária Punto X.

O Grupo TX possui tecnologia, metodologia e equipe altamente treinada, que se relaciona com mais de 700 agências e 1.500 hotéis distribuídos pelo Brasil. A empresa coleta dados e documentos que são processados em seus servidores, gerando mais de 2 milhões de informações por mês para seus clientes.

REVISTA TAM NAS NUVENS DE FEVEREIRO REVELA AS BELEZAS DE CABO POLONIO, NO URUGUAI





 
 
Seguindo o conceito de slow travel, a publicação apresenta reportagens sobre destinos para se conhecer sem pressa, com mais tempo de estadia e mergulho nas culturas locais





A edição deste mês da TAM Nas Nuvens, revista produzida pela New Content e distribuída nas aeronaves da TAM, traz matéria de capa especial sobre Cabo Polonio, península localizada a 260 quilômetros de Montevidéu, no Uruguai.

Seguindo o conceito de slow travel (desacelere o ritmo), a publicação conta os segredos do destino que, mesmo sem água encanada, energia elétrica e internet a cabo, atrai milhares de visitantes em busca de paisagens fascinantes, praias desertas, dunas e leões-marinhos.

Outro destaque é a reportagem que mostra o circuito luxuoso de turismo sustentável oferecido em Ladakh, no norte da Índia, um oásis do budismo tântrico no mundo. Lá é possível hospedar-se em confortáveis suítes adaptadas ao gosto ocidental dentro das casas de família, mas decoradas com materiais, mobiliários e antiguidades típicas da região.

A equipe da TAM nas Nuvens também percorreu a rodovia Rio-Santos, que liga as costas paulista e fluminense, em busca de praias belas, limpas e livres de multidões nas areias. Como resultado, a matéria traz um roteiro com sete ótimos destinos revelados no trajeto entre os dois estados.

Para fechar a edição, a publicação traz ainda reportagem com os chefs do movimento Slow Food Brasil, que vivem em Santa Catarina. Defensores da alimentação feita de forma menos apressada, com ingredientes orgânicos e produzidos localmente, eles contam os segredos de suas receitas.



SOBRE A TAM NAS NUVENS

A Revista TAM Nas Nuvens, distribuída mensalmente nas aeronaves da TAM, é uma publicação bilíngue (português/inglês e português/espanhol) que traz em seu editorial uma abordagem diferente e original dos temas turismo, negócios, comportamento, cultura e lazer. A publicação tem tiragem de 150 mil exemplares mensais, sendo 130 mil em (português/inglês) e 20 mil em (português/espanhol), e tem um público de mais de 2,6 milhões de leitores.


SOBRE O GRUPO NEW CONTENT

Fundado em 2007 pelos sócios Giovanni Rivetti, Roberto Feres, Edoardo Rivetti e Raphael Alcântara, o Grupo New Content é primeira holding brasileira de empresas 100% dedicadas à produção Branded Content. Os sócios são pioneiros na produção de conteúdo customizado e estão há mais de 16 anos no mercado.

Focado na criação de estratégias de conteúdo para mídias proprietárias, o grupo produz publicações impressas, vídeos para web, obras audiovisuais, conteúdo mobile e ações para redes sociais. Atualmente, a lista de clientes atendidos inclui TAM, Grupo Amil, Grupo Boticário, Bradesco, Google, Vivo e Unilever.

O grupo também conta com a divisão New Content Shop, voltada especialmente para o atendimento de marcas do segmento varejista. A equipe tem como foco comunicar preços e produtos sempre com alta qualidade, estética e linguagem específica. O Boticário, The Beauty Box, Eudora e Fast Shop são algumas das marcas atendidas pela divisão. No início do segundo semestre de 2013, a New Content Shop foi uma das vencedoras da categoria “Lançamento do Ano” do prêmio Anatec, com o case "Viva Linda com o Boticário", revista direcionada às consumidoras da marca.

Outros prêmios recentemente conquistados pelo Grupo New Content foram o bronze na categoria PR do Wave Festival 2013, com o trabalho “Corrente da Felicidade”, ação promovida para a marca Kibon em atendimento à Unilever Global; e três troféus de Prata no Content Marketing Awards (CMA), para o case da Kibon que foi premiado no Wave e também para as publicações “TAM nas Nuvens”, produzida para a TAM, e “One Health Magazine”, versão iPad criada para a One Health.



MTur investe R$ 33 milhões em rodovia do Ceará



Investimento vai criar atalho que reduz em 20 km o percurso entre Redenção a Pacoti, no Ceará. A obra vai estimular o turismo na região

O Ministério do Turismo vai investir R$ 33 milhões, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), na criação de um atalho de 20 km no trecho da rodovia CE-253, que liga os municípios de Redenção a Pacoti, no interior do Ceará. O valor inicial de R$ 1,95 milhão já foi transferido ao estado. Conforme o andamentos das obras, será repassado o restante do valor em parcelas anuais até 2015.
Pacoti é uma região de serra no Maciço de Baturité, a 70 km de Fortaleza, com clima fresco, que movimenta o turismo no Ceará. Segundo o secretário de turismo do estado, Bismarck Maia, cerca de 700 a 800 mil pessoas visitam a cidade todo ano. “O governo do Ceará já duplicou o caminho de Fortaleza e Redenção, agora reduzirá a distância entre Redenção a Pacoti, o que vai ao encontro ao grande projeto do Ceará de modernizar o turismo, oferecendo infraestrutura turística”, afirmou.
O recurso também vai auxiliar no desenvolvimento do local, de acordo com o secretário interino da Secretaria Nacional de Programa de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral. “Vamos incrementar o fluxo turístico da região e, consequentemente, o desenvolvimento econômico que depende do setor turístico”, disse.
De acordo com o último Estudo da Demanda Turística Internacional (2012), 91.648 turistas estrangeiros chegaram ao Ceará por via aérea e marítima. A capital do estado, Fortaleza, é o terceiro destino de lazer mais visitado pelos brasileiros, como mostra o Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil.

 

Maior fórum de debates do turismo brasileiro, Fórum PANROTAS - Tendências do Turismo 2014 acontece em abril, em São Paulo


Evento reúne principais líderes políticos e empresariais do turismo nacional e internacional para debater desafios, conquistas e oportunidades para o setor
 O Fórum PANROTAS chega à 12ª edição como o principal fórum de debates do turismo brasileiro ao reunir os líderes, os formadores de opinião e os profissionais mais representativos do setor de turismo em dois dias de intenso compartilhamento de informações e experiências no setor.
O encontro será realizado nos dias 1 e 2 de abril, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. Durante dois dias, os participantes irão assistir a palestras, debates e painéis com tópicos variados focando os desafios e tendências do segmento no Brasil e no mundo.
No ano passado, o evento teve a participação de 1,1 mil pessoas, metade formada por executivos com poder de decisão, entre presidentes, vice-presidentes, sócios e diretores de empresas ligadas ao mercado de hotelaria, aviação, operadoras de turismo, agências de viagens, cruzeiros, entre outras. A programação geral do evento está no site www.panrotas.com.br/forum e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line.
Em 2014, entre as principais temáticas eleitas estão a tecnologia e os desafios da comercialização de viagens on-line, a Olimpíada de 2016, a aviação e os aeroportos brasileiros, a economia do turismo, as novidades na hotelaria, o marketing, o empreendedorismo e sucessão no setor. Conheça alguns palestrantes já confirmados para a edição de 2014:
  • Christopher Rodrigues, presidente do Visit Britain, órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha desde 2007
  • Eugenio Mattar, CEO da Localiza e membro do Conselho de Administração da companhia
  • Ken Buchanan, presidente executivo de Gestão de Receita do Aeroporto Dallas – Fort Worth International Airport
  • Wilco Sweijen, diretor de Marketing do Amsterdam Airport Schiphol
  • João Nunes, diretor do Aeroporto de Lisboa
  • Julio Bruno, vice-presidente de Negócios Globais do Trip Advisor
  • Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC
  • Paulo Sérgio Kakinoff, presidente executivo da Gol
  • Arnie Weissmann, vice-presidente senior da Travel Weekly, líder editoral de publicações para o profissional de turismo nos EUA

O TURISMO NO BRASIL E NO MUNDO
O turismo internacional teve resultados acima das expectativas, com um adicional de 52 milhões de pessoas viajando pelo mundo em 2013, de acordo com o último Barômetro Mundial do Turismo, divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A OMT prevê que as chegadas internacionais aumentem de 4% a 4,5% em 2014 — estimativas acima de sua previsão em longo prazo de 3,8% de crescimento ao ano entre 2010 e 2020.

Já os brasileiros nunca viajaram tanto. O Brasil é hoje o 12º país em montante de receitas gastas no Exterior, também de acordo com os dados da OMT. Por conta disso, o mercado e os viajantes brasileiros têm sido assediados pelos principais destinos do mundo e nunca houve tantas representações internacionais de destinos turísticos e empresas nas mãos de companhias brasileiras. Por outro lado, viajando mais, os brasileiros também começam a cobrar serviços de mais qualidade, como oferecidos em alguns dos grandes destinos globais.

No que diz respeito aos turistas internacionais que visitam o Brasil, segundo dados divulgados pela Embratur em janeiro, os viajantes estrangeiros deixaram US$ 6,7 bilhões na economia brasileira em 2013, consolidando crescimento de mais de 170% nos últimos dez anos. Além disso, os turistas estrangeiros devem injetar US$ 9,2 bilhões (cerca de R$ 22 bilhões) na economia brasileira em 2014, segundo estimativa da Embratur. Caso a previsão seja confirmada, isso representará um crescimento de 38,5% em relação a 2012, quando foram geradas US$ 6,64 bilhões (R$ 15,6 bilhões) em divisas internacionais.

Apesar de ter sido o melhor resultado da história do Brasil, os números ainda são considerados por especialistas aquém do potencial brasileiro, já que em total de turistas recebidos, o Brasil ficou estagnado durante muito tempo. Em 2012 (2013 ainda não foi divulgado), 5,7 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil. No ano 2000, o Brasil recebeu 5,3 milhões de estrangeiros e o crescimento em 12 anos foi de apenas 400 mil novos visitantes.

Contudo, o turismo é o setor da economia brasileira que mais capta divisas para o País na conta de serviços, que registra receitas e despesas em transporte, viagens, seguros, royalties e aluguel de equipamentos. Atualmente, o setor de Viagens e Turismo contribui diretamente com R$ 150,6 bilhões para o PIB brasileiro ou 3,4% do total. Se forem consideradas as contribuições diretas e indiretas, esse número sobe para R$ 402 (9,1% do PIB).

Viagens e Turismo gera 3 milhões de empregos diretos no Brasil e 8,5 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, sendo responsável por mais de 8% do total de empregos no País, de acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC / wttc.org).
O Fórum PANROTAS 2014 acontece em aliança institucional com CNC Sesc Senac e patrocínio de CVC, Gol, American Airlines, GJP Hotels & Resorts, Sabre, Tap Portugal, GTA, Esferatur, Totvs Reserve, Best Western, Bysense, Farecompare, Localiza e Royal Palm Plaza. A área de gastronomia será tematizada pelo Estado de Pernambuco e a assessoria de Imprensa é realizada pela B4T.

Azul lança aplicativo para fotografar o céu do Brasil


Estreia hoje o aplicativo #AzuldoBrasil, que contará com a ajuda dos usuários para criar um mapa fotográfico do céu brasileiro
Idealizado pela  DPZ, o aplicativo está disponível gratuitamente para IOS e Android
 A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lança hoje o aplicativo #AzuldoBrasil, o qual permitirá aos usuários mapear o espaço aéreo brasileiro de ponta a ponta por meio de fotos do céu compartilhadas. Disponível para IOS e Android, o aplicativo permite ao usuário interagir e colaborar com esse projeto, fotografando parte do céu brasileiro. As fotos poderão ser compartilhadas por e-mail e nas redes sociais Facebook e Twitter com os créditos do autor.  O novo aplicativo, idealizado e desenvolvido pela DPZ Propaganda, é gratuito.
Queremos que cada participante atue como um repórter fotográfico com a missão de construir uma obra coletiva e mostrar o país sob outra ótica. Essa é mais uma forma que encontramos de interagir com nossos Clientes”, explica Fabio Marão, gerente de Marketing Interativo da Azul. “O aplicativo é algo muito interessante em termos de resultado e disseminação de imagens. Esperamos receber milhares de fotos com essa ação,” completa Marão.
“Trata-se de algo inédito, não só pela originalidade da ideia, mas também do ponto de vista tecnológico, já que cada foto trará uma localização exata, com a latitude e a longitude daquele ponto do céu”, comenta Rafael Urenha, diretor nacional de Criação da DPZ. “Para provar que o céu do Brasil é o mais bonito do mundo, convidamos um fotógrafo especial: você”,  comemora Urenha.
Após baixar o aplicativo, o usuário se cadastra ou se conecta pelo Facebook. Então, é só fotografar o céu de onde ele quiser e cada registro vai ajudar a completar o mapa do céu brasileiro. Quando a câmera mira no céu, o visor mostrará um grid com vários quadrantes. O usuário do aplicativo terá a opção de selecionar um desses quadrantes e registrá-lo.

Depois, é só enviar a foto, colocar uma legenda e clicar o quanto quiser, dos mais variados lugares. Haverá um ranking e quanto mais fotos o usuários tirar, melhor colocado ele estará. Quando um quadrante for fotografado pela primeira vez, sua foto passa a ser a oficial daquela área do céu dentro do aplicativo, sendo nomeada como Esse Céu é Meu. Cada usuário poderá colaborar com quantas fotos quiser e cada quadrante poderá ser fotografado diversas vezes.
Azul na TVAlém do lançamento do aplicativo, a companhia veicula a partir de hoje um inédito comercial para tv com transmissão em horário nobre nos principais canais de televisão das cidades de São Paulo, capital, e Campinas até quarta-feira, 5 de fevereiro. O filme, assinado também pela DPZ, apresenta uma sequência de imagens num smartphone com alguns diferenciais da Azul, como TV ao vivo, snacks à vontade, poltronas confortáveis e duplas, tarifas a partir de R$ 59 o trecho e a malha aérea mais abrangente da América do Sul com mais de 100 destinos. A propaganda  ressalta o espírito inovador da empresa assim como a sua aposta em aplicativos, como o #AzuldoBrasil.  
Sobre a Azul
A Azul, companhia aérea resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas, é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 134 aeronaves, mais de 9.700 funcionários, 860 voos diários, 103 destinos servidos e mais de 30% do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Azul foi eleita em 2013 como a “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul” pela FlightStats. Em 2013, a companhia foi eleita pela Skytrax World Airline Awards como tricampeã na categoria “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul” e como a melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation, além de ter sido consagrada em 2012 pelo segundo ano consecutivo como a “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela publicação Viagem e Turismo. Saiba mais em www.voeazul.com.br.