Moqueca Capixaba pelo Brasil



São Paulo recebe nos dias 7 e 8 de maio, no hotel San Raphael, o projeto que apresenta a cultura e a culinária do Espírito Santo com a verdadeira moqueca capixaba

Após passar por Canela (RS), no dia 28 de março, o projeto Moqueca Capixaba pelo Brasil aporta em São Paulo. Nos dias 7 e 8 deste mês, a partir das 20 horas, no Hotel San Raphael, no Largo do Arouche, na capital paulista, os convidados terão a oportunidade de saborear a verdadeira moqueca capixaba - até porque o resto é peixada -, além de apresentação do turismo, da cultura e da culinária do Espírito Santo.

A Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo estará recepcionando os convidados, sendo que na quarta-feira (07) o evento será exclusivo para representantes da imprensa de São Paulo. Na quinta-feira (08) será a vez dos agentes de viagens, operadores de turismo e parceiros do Estado.

Ainda durante o mês de maio, o projeto Moqueca Capixaba pelo Brasil será realizado em Belo Horizonte (MG), no dia 15, no Bristol Convention Center; e em Balneário Camboriú (SC), no dia 24, durante a 20ª BNT Mercosul, evento que já recebeu a Moqueca Capixaba nas suas duas primeiras edições.

O projeto

Tudo começou em abril de 1989 durante uma Semana de Promoção da Cultura e da Culinária do Espirito Santo, realizada no restaurante Os Monges, na capital paulista. De lá para cá foram mais de 50 edições nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Angra dos Reis (RJ), Salvador (BA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Bonito (MS), Imbé (RS), Canela (RS), Gramado (RS), Belo Horizonte (MG) e Balneário Camboriú (SC). São Paulo e Gramado foram às cidades com o maior número de realizações destes eventos. Além do restaurante Os Monges, a moqueca capixaba também foi servida nos hotéis Holiday Inn Parque Anhembi, InterContinental, Meliá Paulista, Tropical Ibirapuera e até o antigo Hilton da Avenida Ipiranga. Todos os encontros sempre foram muito badalados e prestigiados pela imprensa paulista.

Inicialmente o projeto surgiu com o nome Noites de Guarapari. Em uma segunda fase tornou-se Noites na Orla Capixaba. Agora, em sua nova versão, que mantém o mesmo objetivo e compromisso, ganhou o nome de Moqueca Capixaba pelo Brasil. Ao longo de 25 anos, mais de 40 mil profissionais do turismo degustaram esta iguaria preparada pelo jornalista e chef de cozinha Itamar Gurgel.

Comentários