A
Bahia terá apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para as
ações promocionais do estado durante a Lavagem de La Madeleine,
realizada em Paris, no próximo mês de setembro. O acordo foi fechado
pelo secretário e subsecretário estaduais de Turismo, Pedro Galvão e
Benedito Braga, com o presidente da Embratur, Vicente Neto, nesta
terça-feira (9), durante o 3º Salão Baiano de Turismo, realizado no
Centro de Convenções, em Salvador. O valor investido será de R$ 300 mil.
“Queremos
promover as nossas 13 zonas turísticas na França, a fim de atrair mais
franceses para visitar o estado”, completou o secretário. De acordo com a
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o país é responsável
por 8,7% do fluxo de turistas internacionais que visitam a Bahia, o
equivalente a 48,5 mil franceses.
De
acordo com Vicente Neto, a Bahia está presente em todas as ações de
promoção do Brasil no mercado internacional. “Também temos uma parceria
com a Bahiatursa para que os artistas baianos sejam privilegiados nos
eventos internacionais”, explicou, já que a pretensão do secretário
Pedro Galvão é levar um ícone da música baiana para o evento em Paris.
Palestra -
A promoção da Bahia na América do Sul foi o destaque da palestra do
presidente da Embratur, Vicente Lima, no Núcleo do Conhecimento do 3º
Salão Baiano de Turismo, nesta sexta-feira (9). O presidente revelou que
os principais destinos emissores de turistas para o país são:
Argentina, Estados Unidos (EUA), Itália, Uruguai, Alemanha, Chile e
França.
Vicente
ressaltou ainda que Salvador é o destino que mais atraiu visitantes
estrangeiros do Nordeste, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional
atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante
o encontro, o presidente ressaltou a importância de estreitar relação
com os países da América do Sul e também de ter o esporte para a
promoção do país. Segundo Vicente, a Bahia divulga 19 produtos, dentre
eles, o Centro Histórico, em Salvador; as praias baianas; as Costas dos
Coqueiros e do descobrimento; Ecoturismo; e o Parque Nacional da Chapada
Diamantina, dentre outros.
Uma
das estratégias de Vicente Neto é chamar os municípios para
participarem junto com o Estado das ações de promoção do Brasil no
mercado internacional, via Embratur, como aposta para a diversificação
do produto turístico.
O
encontro foi encerrado com a exibição de dois vídeos promocionais da
Embratur para divulgar o país fora do Brasil. Logo em seguida, Vicente
permitiu que o público tirasse suas dúvidas e prestou esclarecimentos.
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