Scania abre inscrições para encontrar o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil




 
Quinta edição da competição inicia hoje os cadastros online com prazo até 27 de julho;
Ação valoriza a profissão, a segurança nas estradas e a sustentabilidade

 Tem início nesta sexta-feira (4) as inscrições digitais para a quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), que tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes. A expectativa da marca para esta edição é alcançar 50 mil inscrições. A grande final contará com 28 campeões regionais e será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

Os interessados têm até 27 de julho para efetuar o cadastro pelo site www.melhormotorista.com.br. Caso o motorista prefira fazer a inscrição pessoalmente, isto será possível a partir de 22 de abril em diversos pontos credenciados: concessionárias da Rede Scania, Rede Noma, Rede Bridgestone/Bandag, Rede Graal e unidades do Sest Senat. A lista completa de locais está no site da ação.

A competição que originou o Melhor Motorista de Caminhão foi criada pela Scania em 2003, na Suécia, batizada de Young European Truck Driver (Jovem Motorista de Caminhão Europeu). No balanço geral mundial, a marca já recebeu mais de 200 mil inscrições para o desafio, e pouco mais de 100 mil – ou seja, mais da metade – somente no Brasil. O País passou a organizar sua ação local a partir de 2005.

“A competição MMCB quer em sua quinta edição mais uma vez trazer para a sociedade a importância do motorista de caminhão. Queremos resgatar seu orgulho pela profissão e mostrar que muitos preconceitos históricos são fruto de desconhecimento do dia a dia da estrada”, afirma Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Também queremos atrair os jovens para perto dessa atividade, além de conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento para atingir resultados, como a segurança nas estradas e a rentabilidade nos negócios.” 

A falta de motoristas hoje no Brasil está em nível crítico. Atualmente, de acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e outras entidades, existem mais de 130 mil vagas abertas para condutores. Algo que vem movimentando o setor em razão de um potencial aumento de postos de trabalho é a Lei 12.619, em vigor desde abril de 2012, que garante ao profissional carga horária definida. Com isso, muitas transportadoras estão em busca de outros motoristas para conseguir cumprir os prazos de entrega de cargas.

“Vale a pena ressaltar que um motorista valorizado e qualificado pode gerar uma economia de combustível de até 10% – um dado valoroso num mercado que trabalha com margens bem apertadas de rentabilidade”, salienta Santos.

Como participar
“O motorista que tiver interesse na competição deve possuir carteira de habilitação categoria E, preencher um formulário e responder a um questionário no ato da inscrição”, explica Rodrigo Machado, coordenador da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. “Os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas que abordarão temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e à condução responsável, defensiva e econômica.”

Etapas
A competição 2014 está dividida em quatro fases. Na inscrição, o participante já será testado, e só passará para a segunda etapa se for aprovado no questionário obrigatório do cadastro. A segunda fase será uma prova teórica online; a terceira consistirá nas provas práticas das 28 etapas regionais, e a grande final ocorrerá no período de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

Caso o participante seja aprovado na primeira fase, poderá fazer a prova teórica online no período de 1º de maio a 30 de julho. Ela será formada por 20 questões de múltipla escolha e uma dissertativa, que abordarão temas como direção, segurança, equipamentos e legislação. No ato da inscrição, o participante receberá um folheto educacional de conteúdo (digital ou impresso, dependendo da forma do cadastro) que reforça os temas da prova, além de conter dicas para uma condução eficaz, economia de combustível, manutenção preventiva e preservação do meio ambiente.

Na ficha de inscrição, o condutor apontará dentre os locais preestabelecidos onde pretende realizar a final regional, caso seja aprovado na primeira fase. Os classificados na prova online serão informados por telefone. Em caso de dúvida, o motorista poderá saná-las pelo telefone 0800 772 9822.

De acordo com o regulamento, a pontuação mínima de aprovação para a segunda fase será de 12 pontos. Em caso de igualdade, o critério de desempate será a questão dissertativa com maiores notas; num último recurso, a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação selecionará o classificado.

As finais regionais serão organizadas de 2 de agosto a 16 de novembro, em 14 cidades diferentes e nos fins de semana, com uma prova por dia (sábado e domingo) e um total de 28 motoristas finalistas. Portanto, estarão classificados o primeiro colocado do sábado e o campeão do domingo. Cada desafio regional avaliará os condutores por provas teóricas e práticas (checklist e segurança de carga, percurso – direção econômica, manobra e combate a incêndio e resgate).
  
As 28 fases regionais serão disputadas dentro das concessionárias Scania, nas cidades de: Sumaré, SP (2 e 3 de agosto), Guarulhos, SP (9 e 10 de agosto), São José dos Pinhais, PR  (16 e 17 de agosto), Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto), Lajeado, RS (30 e 31 de agosto), Dourados, MS (6 e 7 de setembro), Sinop, MT (13 e 14 de setembro), Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro), Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro), Feira de Santana, BA (11  e 12 de outubro), Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro), Marituba, PA (1º e 2 de novembro), Contagem, MG (8 e 9 de novembro) e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).

Premiação
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.

Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil (aumento de R$ 10 mil em relação à última edição), distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest Senat. O segundo e o terceiro colocados ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest Senat.

A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
 

Comentários