Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Pier Sul do aeroporto de Brasília foi inaugurado



Parte Sul do aeroporto JK foi entregue aos passageiros. Com as obras concluídas, a capacidade do terminal de Brasília passará de 16 milhões para 21 milhões de passageiros ao ano

Foi inaugurado na última quarta-feira (16), o Pier Sul do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. A cerimônia teve a presença da presidenta Dilma Roussef, dos ministro do Turismo, Vinicius Lages, e da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Com 93% das obras prontas e prazo final de entrega para o fim do mês de maio, a capacidade do aeroporto da capital federal passará de 16 milhões para 21 milhões de passageiros ao ano. O ampliação do espaço físico beneficia parte dos 490 mil turistas previstos para a cidade durante o período da Copa do Mundo.
A Inframérica, concessionária parceira da Infraero no aeroporto da capital federal, entregou 40 mil metros quadrados da ala sul do aeroporto, com 10 novas pontes de embarque/desembarque que já estão em funcionamento.  O pier inaugurado será usado para os voos domésticos e desde a semana passada já estava em uso de forma experimental.
A ala recém inaugurada do aeroporto tem dois mezaninos com vista panorâmica para o pátio onde estão as aeronaves. A área se ligará à ala norte através de um longo corredor com esteiras rolantes para dar mais conforto aos passageiros.
Na inauguração, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o “Aeroporto de Brasília traz o nome do criador da capital federal, Juscelino Kubitschek, e que agora ele honra o seu nome, tanto pelo pioneirismo quanto pela modernidade”.  Ela disse ainda que a rapidez das obras, desde a concessão dia 6 de fevereiro de 2012, até a inauguração da ala, revela que a gestão compartilhada com o setor privado foi uma boa iniciativa. 
A estimativa do MTur é de que 600 mil estrangeiros e outros 3,1 milhões de brasileiros vão circular pelo país, durante a Copa do Mundo. Segundo dados da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de 2003 a 2013 o número de passageiros nos aeroportos brasileiros saltou de 33 milhões para 113 milhões ao ano, com um crescimento de quase 11% ao ano. Só em 2013, os embarques nacionais cresceram 4%; e os internacionais, 1%, em comparação a 2012. 

 

Nenhum comentário: