Total de visualizações de página

sábado, 5 de abril de 2014

JUMA AMAZON LODGE , hotel de selva, um paraiso exótico que vale a pena visitar!




O Juma Amazon Lodge está localizado em uma região remota a 100 km ao sudeste de Manaus, numa área totalmente preservada de sete mil hectares. A viagem até lá é feita em veículos e lanchas e dura em média três horas (no trajeto, passa pelo Encontro das Águas e, na volta, também pelo Flutuante do Pirarucu). Há ainda a alternativa de contratar um hidroavião (a viagem dura 30 minutos).Por ocasião da 23ªBNTM, realizada na Arena Pernambuco, o diretor do hotel, Caio Fonseca, conversou com esta jornalista e citou que o empreendimento é muito procurado por turistas brasileiros, com 25% de visitantes, seguido dos Estados Unidos com 18%, Inglaterra com 12%,Alemanha com 10% e os outros países representam 75%.




O hotel foi planejado para ser totalmente integrado à floresta, oferecendo uma verdadeira experiência amazônica aos seus hóspedes. O Juma foi construído sobre palafitas, em terra firme, às margens do Lago Juma.São 08 bangalôs com vista para a floresta e 12 bangalôs especiais com vista para o lago, que ficam na altura das árvores (a 15 metros de altura da água na época da seca), oferecendo total privacidade. Todos os bangalôs possuem banheiro, ventilador e varanda.O restaurante também foi construído sobre palafitas e possui uma excelente vista para o lago. Todas as refeições são servidas em buffet, com cozinha regional e internacional.



Na recepção, localizada em frente a um deck com vista para o lago, o Juma possui um pequeno bar, alguns jogos (cartas, gamão, xadrez, etc.), livros sobre a Amazônia, materiais para pintura e um telescópio profissional para a observação da lua e das estrelas.O redário (espaço com várias redes) tem sido muito procurado pelos turistas para descanso após as refeições e os passeios.



CLIMA

Devido à proximidade com a Linha do Equador (estamos na latitude 3oS), a temperatura no Juma é normalmente quente, com uma média anual ao redor de 27oC. A região amazônica pode ser visitada durante o ano todo, no entanto, há duas estações bem distintas, que devem ser levadas em conta pelo turista:

* ESTAÇÃO DE CHEIA – de março a agosto, os níveis das águas aumentam até 15 metros, fator ideal para se visitar os igapós, como são conhecidas as terras inundadas, em toda sua beleza.

* ESTAÇÃO DE SECA – de setembro a fevereiro, o nível dos rios atinge seu ponto mais baixo, diminuindo o espaço para os peixes e tornando a pesca mais fácil, assim como a focagem de jacarés.



* O Juma está localizado numa região de água negra, então a proliferação de mosquitos é muito pequena.

* O hotel possui, caso necessário, telefone para comunicação.

* Por questão de espaço durante o traslado, recomendamos para não trazer bagagem acima de 10 kg.

* Trazer roupas de banho, tênis, calça, boné, protetor solar, repelente, capa de chuva, lanterna e binóculo.




PASSEIOS

O Juma Amazon Lodge oferece diversos passeios pela região amazônica e os mesmos já estão incluídos nos pacotes (exceto os passeios de alimentação de botos e de hidroavião, que são cobrados à parte). Todos são acompanhados por guia.

Encontro das Águas

Passamos pelo incrível fenômeno do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões no traslado para o Juma. As águas dos dois rios correm paralelas por um longo trecho, sem se misturar, até formar o Rio Amazonas. É possível sentir a diferença de temperatura entre os rios.
Pacotes que possuem: todos.

Flutuante do Pirarucu

O Pirarucu (Arapaima gigas), conhecido como o gigante das águas doces, é uma espécie de peixe que pode atingir mais de três metros e alcançar 200 kg! O Flutuante do Pirarucu os preserva e nos permite alimentá-los, o que nos propicia sentir toda a sua força.
Pacotes que possuem: todos.

Passeio de Canoa

Este passeio é um tour de reconhecimento que será feito de canoa a remo pelos igarapés e igapós. Durante o percurso, é possível nadar e observar os botos.
Pacotes que possuem: Jaçanã, Arara, Mutum, Tucano, Uirapuru e Selva.

Focagem de Jacarés

Durante a noite, saímos à procura dos jacarés da Amazônia. O guia dirige a lanterna para as margens do rio e fixa a luz num jacaré, que fica imediatamente paralisado. Seus olhos ficam vermelhos com o facho de luz, denunciando sua exata posição. Nosso guia então captura o jacaré e o coloca a bordo do barco para ser examinado. Depois, o animal é devolvido ao rio, ileso.
Pacotes que possuem: todos (exceto o pacote Garça).

Nascer do Sol

Durante o amanhecer, observaremos as maravilhosas mudanças de cor do céu amazônico sob o canto dos pássaros e faremos um birdwatching (nossos guias dispõem de binóculos e são treinados em observação de pássaros).
Pacotes que possuem: Jaçanã, Arara, Mutum, Tucano, Uirapuru e Selva.


Caminhada na Floresta

Neste passeio, feito sempre em trilhas pouco exploradas, nosso guia passará noções de sobrevivência na floresta, fornecendo explicações sobre a vida selvagem amazônica e mostrando plantas que são comestíveis, medicinais e úteis para várias outras coisas.
Pacotes que possuem: todos (exceto o pacote Pesca).

Passeio ao Redor do Hotel

O Juma, todo construído em palafitas, será visto de um outro ângulo: de baixo. É muito interessante entender como o hotel foi construído e que práticas sustentáveis utilizamos. O passeio é feito de barco (no período da cheia) ou a pé (no período da seca).
Pacotes que possuem: todos (exceto o Pacote Pesca).

Pescaria de Piranhas

Embarcamos em um barco de madeira igual ao dos ribeirinhos para pescar a famosa Piranha e também outros peixes da região amazônica.



Pacotes que possuem: Arara, Mutum, Tucano, Uirapuru e Selva.

Palestra

Um dos nossos guias fará uma palestra informal contando sobre sua própria vida (nossos guias são nativos) e sobre os costumes e lendas dos ribeirinhos.
Pacotes que possuem: Arara, Mutum, Tucano, Uirapuru e Selva.


Picnic na Floresta

O almoço (culinária regional feita na brasa) é servido no meio da floresta, após uma caminhada. Depois do almoço, os turistas poderão descansar em redes.
Pacotes que possuem: Mutum, Tucano, Uirapuru e Selva.


Visita à Casa de um Caboclo

Um caboclo passará conhecimentos sobre plantas medicinais e demonstrará como é feita a farinha de mandioca, principal atividade econômica da região. Também teremos a oportunidade de acompanhar a extração do látex de uma Seringueira (responsável pela riqueza de Manaus no final do século XIX).


Pacotes que possuem: Mutum, Tucano, Uirapuru e Selva.

Visita a uma Sumaúma

Visitaremos uma gigantesca Sumaúma, de aproximadamente 300 anos. A Sumaúma é considerada a maior árvore da Amazônia tanto em altura (atingindo até 40 metros), quanto em diâmetro do tronco.
Pacotes que possuem: Tucano, Uirapuru e Selva.

Aula de Artesanato

No deck do Juma, um dos nossos guias vai ensinar como fazer artesanato com palha de babaçu, semente

 Para mais informações consulte o hotel:

Nenhum comentário: