Hotéis Meliá são os mais mencionados e com melhor valorização na Internet



Estudo realizado pela Social Vane, primeira ferramenta de monitoramento online genuinamente espanhola, demonstra a crescente importância da reputação online nas decisões de compra dos futuros hóspedes


 “O poder do que se fala a respeito de uma marca no mundo virtual está mudando o consumo e a maneira de se fazer marketing", relata Santi Camps, CEO e programador da empresa Social Vane, sediada na Espanha. Há tempos a Meliá Hotels International, hoteleira líder na Espanha, assumiu este conhecimento, sendo a pioneira em posicionamento na Internet e com uma intensa estratégia de relação com seus clientes por meio de redes sociais e todos os canais de contato.

Assim, a Meliá lidera as demais companhias avaliadas no segmento de lazer e férias (seis no total) tanto em número de menções como em valorização qualitativa. O estudo é baseado no primeiro software 100% espanhol desenvolvido pela Social Vane para monitorar as percepções de marca no mundo 2.0. Ele elabora o índice de reputação online de determinada companhia a partir da análise de mais de cinquenta páginas de opinião nos últimos seis anos como TripAdvisor, Booking.com, Hoteles.com, Atrápalo.com e Holiday Check, assim como as menções em redes sociais durante o último mês no Facebook e Twitter.

A Meliá Hotels International obteve 84 pontos de um total de 100 possíveis, pelas 2.240 menções online (10 vezes mais que a segunda hoteleira mais mencionada), sendo que 75% resultaram em positivas, 23% neutras e apenas 2% negativas. O estudo destaca que o que se diz na internet influencia cada vez mais na venda de um produto e fidelização do cliente, e isto é ainda mais patente no setor hoteleiro.

No que diz respeito às fontes para medir esta reputação, o estudo conclui que as redes sociais estão ganhando espaço quanto à credibilidade e influência em relação às páginas de opinião, que, no entanto, ainda mantêm um peso importante. "A Internet e as redes sociais nos abriram uma janela privilegiada para escutar nossos clientes, conseguindo um acesso e um feedback personalizado e imediato que há alguns anos era só um sonho", afirma Gabriel Escarrer, Vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International.

O estudo ainda aponta que a reputação funciona de maneira correlata à rentabilidade das companhias, já que segundo sua análise, quanto melhores os comentários recebidos do hotel por parte de seus clientes, melhor é seu resultado. Antes dessa constatação empírica, desde 2009, a Meliá Hotels International vem vinculando uma parte da remuneração de seus diretores de hotel a seus resultados em reputação online.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta na Espanha, que opera e distribui mais de 365 hotéis em 40 países sob as marcas: Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, Tryp by Wyndham e Sol Hotéis. O foco estratégico na expansão internacional a converteu na primeira hoteleira espanhola com presença na China, Estados Unidos e Emirados Árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe. Junto a este alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios - que impulsiona seu posicionamento entre as principais gestoras hoteleiras do mundo -, o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Merco 2013).





Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International segue crescendo no Brasil, um dos mercados emergentes mais importantes em sua estratégia de internacionalização, onde já administra 15 hotéis localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham.

A Meliá Hotels International Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”.

Próximas Aberturas no Brasil: Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE), Innside Santos (SP), TRYP Belo Horizonte (MG) e TRYP Itaboraí (RJ).


Comentários