Gramado Aleluia emociona o público com a Procissão dos Passos


Evento apresentou as últimas horas de Jesus Cristo

Um público estimado pela Brigada Militar em mais de 10 mil pessoas nas ruas de Gramado acompanharam nesta Sexta-Feira Santa (18), o ponto alto da celebração de Páscoa: a Procissão dos Passos. A principal atividade do Gramado Aleluia, parte religiosa do Chocofest, reuniu mais de 600 participantes na Avenida Borges de Medeiros.
No cortejo da Procissão dos Passos, os participantes estão divididos em sete alas. A ação relembra, por meio de ritual e encenação, as últimas horas de vida de Jesus Cristo, desde a prisão e tortura, até a crucificação e ressurreição. O último dos sete carros tematizados apresenta o Cristo Ressuscitado, acompanhado por crianças vestidas de anjos. Ao final, é feita adoração individual do Senhor Morto, dentro da Igreja Matriz. A procissão começou em frente ao Corpo de Bombeiros e seguiu pela Avenida Borges de Medeiros até a igreja.

Família se reúne há 15 anos para participar da procissão
Um hábito que perdura há 15 anos, a família do empresário Cláudio Souza, 54 anos, viaja para Gramado a fim de participar da Procissão dos Passos. Cláudio diz que os familiares buscam momentos de introspecção ao participarem do cortejo que representa a Via Cruxis de Jesus Cristo. “Meu pai faleceu há 5 anos, e ele foi quem nos incentivou a participar do Gramado Aleluia. Sempre acompanhamos o carro do Cristo morto, pois meu pai fazia questão de entrar o carregando até a igreja”, relembra o empresário. Junto de Cláudio estavam familiares vindos de Porto Alegre, Lages (SC) e São Paulo.

Um pedido da avó
Um pedido da avó Foi por um pedido da avó Maria Luiza, que Paulo Barros, 27 anos, participou da Procissão dos Passos. “Ela é bastante religiosa e me pediu que participasse desse momento. Convidei os amigos e aqui estamos”, disse Paulo, que é morador de Penha (SC). Acompanhado de Jonatha Henrique Rezende, 18 anos, Deivison Borges de Oliveira, 17, e Vitor Gustavo, 35, Paulo comentou que estava ansioso por conhecer a Procissão dos Passos, maior atração do Gramado Aleluia.


Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress

Comentários