FORD REEDITA EVENTO EM MANHATTAN E MOSTRA COMO O MUSTANG 2015 FOI PARAR NO 86º ANDAR DO EMPIRE STATE



A Ford decidiu reeditar um dos eventos mais fantásticos da indústria automobilística: colocar o Mustang novamente no topo do Empire State Building, símbolo de Manhattan, na cidade de Nova York.  Para homenagear os 50 anos do modelo, a Ford levou um novo Mustang 2015 conversível até o terraço panorâmico no 86º andar do prédio, empreitada que exigiu uma preparação especial, como mostra o vídeo neste link.
 O Mustang 2015 conversível amarelo ficará exposto no Empire State Building nos dias 16 e 17 abril, das 8h00 às 2h00 – horário em que o terraço panorâmico é aberto ao público. O edifício é um dos mais visitados do mundo e, em seus 83 anos de história, a única vez que um carro ficou exposto no seu topo foi no lançamento do primeiro Mustang, em 1965. Para reeditar o evento que ganhou as manchetes mundiais na década de 60, a Ford contratou a empresa DST, a mesma que realizou o evento naquele ano. Essa complexa operação exigiu muita perícia e o corte do veículo em partes para o transporte em elevadores e remontagem milimétrica lá em cima.
“A Ford levou mais uma vez o Mustang a novos patamares de tecnologia e requinte. Por isso, decidimos levá-lo também a novas alturas, literalmente, na comemoração dos 50 anos”, diz Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang.

Projeto a mais de 300 metros
Quando os engenheiros da Ford se sentaram com a equipe da DST para iniciar o projeto, em meados de fevereiro, logo perceberam o grande desafio: suspender o Mustang acima das ruas movimentadas de Manhattan, a mais de 300 metros, exigiria técnicas artesanais tradicionais. “O terraço é muito alto e estreito para ser alcançado da rua por um guindaste e a torre com mais de 400 metros de altura torna impossível o transporte por helicóptero", diz George Samulski, gerente de design da Ford.
O trabalho exigiu a medição cuidadosa de todos os elevadores e portas do prédio. Foi construído um modelo em escala do Mustang para definir onde ele deveria ser cortado para o transporte. Como o Empire State Building é um marco histórico, com acabamento original em madeira e latão “art deco” nos elevadores, foi preciso projetar as partes com muita folga para não danificá-lo.
"O grande problema real que tivemos em 1965 foi o volante", diz Claude Cochran, técnico do DST que participou do projeto original. "Quando colocamos a metade dianteira do carro no elevador, sem o para-brisa, a direção ficou para fora e tivemos de ir virando todo o conjunto até encaixá-la." Na preparação do carro atual, a equipe da DST usou dois protótipos de carroceria do Mustang conversível. O carro final que viajou para Nova York foi totalmente desmontado e tratado antes de ser cortado e pintado.
A segunda carroceria foi usada como guia para determinar o local dos cortes e dos encaixes da estrutura tubular de aço usada para fixar as partes. Também foram produzidas caixas de madeira e carrinhos especiais para o seu transporte. A subida até o terraço panorâmico foi feita em um elevador de carga e dois elevadores de passageiros.
A DST construiu em sua oficina uma maquete de madeira do elevador para garantir os encaixes. As peças também foram pesadas para atender os limites de peso do elevador e do terraço. "Antes de embarcar as caixas para Nova York, o time passou vários dias treinando e cronometrando o processo de montagem, como nos boxes da Fórmula 1", diz Dave Pericak.


FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
 
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 181.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.

Comentários