Empresário conta como criou rede de aluguel de carros com diferenciais que nenhuma outra tinha no Brasil


Paulo Nemer precisou de criatividade e coragem para montar uma locadora de automóveis que hoje já possui 17 franquias em 10 Estados brasileiros. Ex-franqueado de uma grande rede internacional de locação de automóveis, ele queria começar do zero no mesmo mercado de atuação, mas sabia que os desafios eram grandes, já que as redes existentes disputavam clientes oferecendo praticamente os mesmos serviços e preços que mantinham uma média de preços equivalente. Para driblar a concorrência e não ser simplesmente mais uma locadora de veículos, Nemer teve que criar diferenciais inéditos para a Rede Brasil, cuja sede está localizada em Serra, no Espírito Santo.
Para começar, o empresário começou a desvendar o que os clientes mais queriam de uma locadora e percebeu que uma grande lacuna existente nesse mercado era ir onde o cliente estava, ao invés de somente recebê-lo na loja para a retirada e devolução do automóvel alugado. "A Rede Brasil é hoje a única locadora que leva o automóvel onde o cliente está e depois vai buscá-lo onde for mais cômodo para ele. Isso fez com que muitos clientes que não tinham tempo ou disponibilidade para procurar endereços e ir até as lojas existentes, se tornassem rapidamente clientes fiéis nossos", explica.
Para complementar o leque de serviços inéditos aos clientes, a Rede Brasil também implantou opções de coletas e entregas de encomendas, para que a locadora de automóveis fosse também uma alternativa a táxis e transportadoras, com muito mais agilidade e segurança para os clientes. Outros serviços exclusivos são: atendimento a eventos, passeios e city tour e diárias com motoristas, inclusive bilíngues. "O que gera fluxo de caixa numa locadora de veículos é o automóvel na rua, então, resolvi criar serviços para que o carro esteja sempre circulando e gerando faturamento, além de atender a diferentes necessidades dos clientes, o que não é comum neste mercado", conta Nemer.
Quando a rede iniciou a expansão por franquias, Paulo Nemer também quis implementar diferenciais competitivos para os investidores. A Rede Brasil é a única franquia de aluguel de veículos que não possui pátio para guardar os carros, diminuindo, assim, os custos com o ponto comercial. "É possível abrir uma franquia da Rede Brasil num imóvel a partir de 30 m², já que o nosso foco é manter sempre os carros circulando. Caso eles estejam temporariamente parados, os franqueados fazem acordos com estacionamentos próximos para guardar os automóveis", completa Paulo.
Com todos esses diferenciais diante da concorrência, a REDE BRASIL, que está completando 20 anos de fundação, tem a meta de abrir 8 lojas em 2014, em diversas cidades brasileiras. Para iniciar o negócio como franqueado, numa cidade de até 250 mil habitantes por exemplo, são necessários apenas 10 veículos e um ponto comercial a partir de 30m². O investimento total neste caso é de R$ 350 mil, já contando com a Taxa de Franquia e os automóveis, que são comprados pelos franqueados, com descontos que variam entre 12 e 22%.


Paulo Nemer - presidente da franqueadora

Comentários