Torcedores de todo o mundo compraram quase 40% do total de ingressos vendidos para os jogos do mundial
Os
turistas estrangeiros compraram
38,3% dos ingressos
já vendidos para os jogos da Copa de 2014, segundo dados divulgados pela
FIFA. No total, eles adquiriram 986 mil ingressos dos 2,5 milhões
vendidos até o momento. "Os números mostram que
a Copa já é um sucesso, ampliando o número de turistas no Brasil, estimulando a economia e a geração de empregos e renda", afirmou Vicente Neto, presidente
em exercício da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo).
O
maior volume foi comprado por torcedores dos Estados Unidos, que
ficaram com 154 mil ingressos, seguidos por Austrália, Inglaterra e
Colômbia.
“Entre os países que mais buscaram ingressos estão grandes emissores de
turistas para o Brasil. Os Estados Unidos, por exemplo, ocupam o
segundo lugar na lista de interesse por destinos brasileiros. Segundo
dados do Ministério do Turismo, 586 mil norte-americanos
estiveram no Brasil em 2012”, comentou Neto.
A Embratur aposta que a Copa do Mundo vai contribuir bastante com a meta de 7 milhões de turistas
estrangeiros em nosso
País durante o ano de 2014 . “O Brasil está preparado para receber cada um que vier a nosso
País,
com ou sem ingresso, tanto para assistir aos jogos, como para curtir o
clima da Copa e as fan fests”, afirmou o presidente em exercício, em
referência
à exibição pública de jogos que será feita em telões em grandes áreas
públicas. Uma nova etapa de venda de ingresso começa em 15 de abril .
Ações no exterior
Em todos os países que mais compraram ingressos para a Copa, exceto Austrália, a Embratur realizou edições do Goal To
Brasil, evento específico de promoção do
País. Esse evento, premiado internacionalmente,
reúne operadores de turismo para uma imersão em informações sobre o País, seguida de uma rodada de negócios
com empresários brasileiros. Ao final do dia, há uma apresentação cultural brasileira, além da oferta de quitutes nacionais.
“Londres
foi palco da etapa mais recente da ação. No dia 19 de março, reunimos
imprensa, operadores de turismo, agentes de viagens do Reino
Unido para apresentar os destinos turísticos brasileiros, entre eles as
cidades que receberão jogos da seleção inglesa”, comentou Neto.
Grandes eventos e o número de turistas no
Brasil
O
aumento no número de turistas estrangeiros em 2013 superou a média do
crescimento mundial e foi quase três vezes maior que a alta verificada
nos demais países da América do Sul. Enquanto o total de estrangeiros que
fazem turismo registrou alta de 5% no ano passado, conforme dados da UNWTO (Organização Mundial do Turismo, na sigla em inglês),
no Brasil esse índice foi de 6%, conforme dados preliminares da Embratur, com o ingresso de pelo menos 6 milhões de turistas.
Ainda
de acordo com os dados da UNWTO o aumento no número de turistas no
Brasil foi praticamente o triplo dos 2% verificados na média dos demais
países da América do Sul, região onde o País é, junto com Argentina, o principal receptor de turistas estrangeiros.
“O
bom desempenho brasileiro em 2013 foi influenciado pela Jornada
Mundial da Juventude, Copa das Confederações e pela maior exposição do
Brasil no
cenário internacional em função de grandes eventos como a Copa do Mundo
e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro”, explicou o presidente em
exercício da Embratur.
Comentários