Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de abril de 2014

Comitiva alemã visita Fecomércio RN e unidade do Senac Alecrim para estreitar intercâmbio


Vinda do grupo a Natal está dentro da parceria que o Sistema Fecomércio vem mantendo com o país europeu

Nesta terça-feira, 01.04, o vice-presidente da Fecomércio RN, Gilberto Costa, recebeu uma comitiva de alemães, representantes do Instituto Goeth e da Embaixada do país europeu além de membros do consulado alemão no Rio de Janeiro, que estão interessados em expandir o intercâmbio cultural entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha. O encontro aconteceu na sede da Federação do Comércio do RN e teve ainda a presença do cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert.
Inicialmente, Geppert fez uma breve apresentação sobre as ações desenvolvidas em parceria pelo RN e os alemães, notadamente da Renânia Palatinado. “O contato entre os dois estados começou em 2009, quando uma comitiva norte-rio-grandense esteve na Renânia Palatinado, para conhecer a realidade do empresariado local e angariar possíveis investimentos para o RN. Após essa primeira visita, até 2013 houve outras sete, tanto dos brasileiros para a Alemanha, quanto dos alemães para o Brasil”.
Na reunião desta segunda-feira, o foco foi a possibilidade da expansão das parcerias ente o Rio Grande do Norte e a Renânia, principalmente na área de ensino de línguas, com a possibilidade de uma parceria formal e o Sistema Fecomércio, através do Senac RN; e o Instituto Goethe - uma entidade ligada ao governo alemão, com atuação mundial e que estimula o ensino da língua alemã e o intercambio cultural entre aquele país e outras nações do mundo.
Além da parceria com o Instituo, o Senac pretende criar um canal de troca de informações sobre o consagrado Sistema Dual de Ensino, método alemão cuja excelência e eficácia na formação de mão de obra, é mundialmente aclamdo. “A intenção inicial é promover a capacitação de professores do Senac no Instituto”, afirma Geppert.
Os entendimentos iniciais no campo da capacitação e qualificação profissionais entre os alemães e o Sistema Fecomércio começaram no ano passado, com a assinatura de dois memorandos de entendimentos: o primeiro entre a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria da Renânia-Palatinado e a Fecomércio RN, sobre a cooperação na promoção de negócios nas áreas de Comércio, Serviços e Turismo; e o segundo entre a Câmara de Formação de Mão de Obra de Trier - RLP (HWK) e o Senac RN.
“Trata-se, na prática, de uma parceria internacional para o intercâmbio de conhecimentos e know-how na área da formação profissional, promovendo o intercâmbio de professores e palestrantes, bem como de profissionais da administração educacional”, comenta o cônsul.
Ainda em 2013, seis colaboradores do Senac participaram do Programa de treinamento em gestão e meio ambiente, na Renânia-Palatinado. Em outubro do mesmo ano, houve a abertura da Temporada da Alemanha no RN, com uma sessão solene na Assembleia Legislativa do estado, com a participação do Ministro da Embaixada Alemã,  Claudius Fischbach. Dentro deste projeto já aconteceram apresentações da Orquestra de Câmara da Universidade de Karlsruhe com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do RN, no Teatro Riachuelo; A Oktoberfest Natal; e a visita do Kultur Tour - Caminhão de 15 metros que trouxe Filmes, Teatro, DJs e Biblioteca.
Já este ano, está em curso, em parceria com o Sesc RN, a Mostra de Cinema Alemão, em Natal, São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Macaíba e Nova Cruz. Para os próximos meses, Axel Geppert explicou que está  prevista a visita de uma delegação do Senac RN ao Estado da Renânia - Palatinado, para conhecer melhor o sistema Dual de ensino.
Para o segundo semestre, a previsão é de que um grupo de jovens alemães venha ao RN com o intuito de conhecer a sistemática de trabalho brasileira. Também deverá ocorrer uma visita técnica de uma Delegação do setor de Turismo potiguar à Renânia, com o objetivo de  conhecer e montar pacotes para brasileiros passarem férias na Alemanha. Um grupo alemão, também deverá vir ao RN para estimular a vinda dos europeus para cá. Já em 2015, a expectativa é de que membros da Câmara de Turismo da Fecomércio, outros empresários do setor no estado e até mesmo representantes do Governo Potiguar e da Prefeitura de Natal, participem da Feira de Turismo ITB, em Berlim.
“Esperamos que esta reunião sirva para mediar e aproximar ainda mais o Sistema Fecomércio das entidades alemães, como o Instituto Goethe e a Casa de Cultura Alemã. A Federação do Comércio está sempre disposta a intermediar este intercâmbio”, afirma Gilberto Costa.
Participaram da reunião, o vice-presidente Gilberto Costa; o Cônsul da Alemanha no RN, Axel Geppert; o diretor executivo da Fecomércio, Marcus Guedes; a conselheira da Alemanha no Brasil, Martina Hackelberg; a coordenadora da Casa de Cultura Alemã, Ute Hermanns; a coordenadora do Instituto Superior de Educação Ivoti, Josiane Richter; o diretor e a coordenadora do Instituto Goethe, Thomas Godel e Lucia Alt; e membros da equipe técnica da Fecomércio, Sesc e Senac.

 

Nenhum comentário: