Embratur
intensifica promoção turística na Rússia e realiza ações que reforçam a
estratégia da autarquia em apresentar os destinos brasileiros para
mercados mais distantes. Ofensiva inclui
participação em feira de turismo e em rodada de negócios
Nas próximas semanas, a
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizará uma ofensiva de
ações de promoção do Brasil, na Rússia, que começará por Moscou. Entre
amanhã (19) e sábado (22), acontecerá a 21ª
edição da MITT (Moscow International Exhibition) que é um dos eventos
de turismo mais importantes do país, com mais de 1.800 empresas
participantes e 198 destinos. Além disso, a operadora russa Tourexpress,
especialista em Américas, realizará
em parceria com a Embratur, uma rodada de negócios exclusiva do Brasil.
“A nossa ida a MITT,
especificamente, é uma resposta ao nosso planejamento, pois essa feira é
focada nos profissionais de setor, onde queremos atuar. É considerada
um ponto de encontro chave para a indústria
e uma oportunidade para manter contato com os profissionais de turismo
russos”, explica Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.
Em 2013, o evento
registrou 37.000 visitantes, dos quais 74% eram profissionais da área.
Nesta edição, o encontro espera receber cerca de 40 mil visitantes. O
estande do Brasil terá a participação de 12 coexpositores,
entre eles, destinos como Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Costa do
Sauipe, Foz do Iguaçu, estado do Ceará, além de empresas de receptivos e
companhias aéreas.
“Dentro dos BRICS, a
Rússia foi o primeiro país a ser incorporado em nossas estratégias. Em
2012, 25 mil russos visitaram o Brasil, um aumento superior a 12% em
relação a 2011, quando estiveram aqui 22 mil turistas
da Rússia”, disse o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto.
Ainda segundo Lomanto,
o país é o 6º maior emissor de turistas no mundo, em 2012, foram 27,2
milhões de viagens, número 14,3% maior que em 2011. As viagens de longa
distância representam 16% (4,4 milhões) do
total anual. “Queremos garantir, nos próximos anos, que boa parte
desses turistas escolham o Brasil como destino para viagens mais
distantes”, ressaltou.
De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), os turistas russos ocuparam o 5º
lugar no último ranking mundial de gastos no exterior, atrás apenas da
China, Estados
Unidos, Alemanha e Reino Unido. Em um ano, os gastos dos russos
aumentaram em US$ 10,3 bilhões, alcançando US$ 42,8 bilhões em 2012.
Rodada de Negócios
Logo após a MITT,
pensando em uma ação combinada, a Embratur e a operadora russa
Tourexpress realizarão na próxima semana uma rodada de negócios,
exclusiva do Brasil, estimando a participação de cerca de 210
operadores e agentes russos.
O roadshow
passará primeiramente pela cidade de São Petersburgo (24 de março), em
seguida por Ecaterimburgo (26 de março), e por último, Moscou (27 de
março). Os convidados receberão informações gerais
sobre o Brasil e conhecerão a diversidade dos destinos turísticos
brasileiros.
Comentários