Trilha Inca, no Perú, entra em lista de ‘12 viagens da vida’ do TripAdvisor


                                      
Site especializado com mais acessos no mundo diz que experiência de quatro dias é gratificante ao se contemplar Machu Picchu do alto

 Depois de ter a Cidadela de Chan Chan, maior cidade de barro da América pré-colombiana, reconhecida pela cadeia de notícias CNN como um dos oito destinos mais antigos e espetaculares do continente americano, o Perú acaba de ter a Trilha Inca incluída na lista de 12 viagens da vida (12 trips of a lifetime) pelo TripAdvisor, site de viagens com maior número de acessos no mundo.

“A viagem de uma vida. A Trilha Inca é uma experiência e tanto, quatro dias de caminhada... Vale a pena quando você vê a paisagem desde o topo”, diz o comentário de viajante selecionado pelo site para dar uma ideia do que espera quem decide encarar o caminho.

A vista ao final é nada mais nada menos que do Santuário de Machu Picchu, localizado no sul dos andes peruanos, a 2,4 mil metros de altitude, no vale do Rio Urubamba. Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a “cidade perdida” do Império Inca chama a atenção pela conservação – o local foi erguido no século XV.

O trajeto tradicional da Trilha Inca tem quatro dias de duração, começando no km 82 (Piscancucho) da estrada de ferro que leva a Águas Calientes. São 48 quilômetros de roteiro com espetaculares montanhas e ruínas da civilização inca pelo caminho. É necessário ter pelo menos um preparo físico mediano. São cerca de seis a oito horas de esforço diário, tendo as noites dedicadas a descanso, observação do céu e conversa com o guia e demais companheiros de trilha.

Muitos completam o percurso – que tem o Warmihuañusca, a mais de 4,2 mil metros do nível do mar, como a etapa mais difícil – com os olhos rasos d’água. A vista de Machu Picchu (velha montanha, no idioma quéchua) desde o Intipunku (Porta do Sol), no amanhecer do último dia, é arrebatadora.

Demais destinos – A relação de lugares recomendados pelo TripAdvisor que rendem “a viagem da vida” passa por experiências que estão no imaginário de muitas pessoas: ver a aurora boreal, no caso, na Islândia; dormir em um bangalô sobre o mar, em Bora Bora; um tour de gôndola pelos canais de Veneza (Itália); ver o Taj Mahal, em Uttar Pradesh (Índia); explorar as pirâmides do Egito, na cidade de Gizé; caminhar pela Muralha da China, perto de Pequim; ver um pôr do sol inspirador em Santorini (Grécia); mergulhar na barreira de corais conhecida como Great Barrier Reef, em Queensland (Austrália); visitar gorilas em seu habitat natural, em Ruhengeri (Ruanda); andar de balão na Capadócia (Turquia); e ir perto da extremidade das Cataratas do Niágara, em Ontário (Canadá).



PROMPERÚ
A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PROMPERÚ) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao país.
 

Comentários