TAM entra na aliança oneworld


 
Clientes da companhia já podem utilizar os benefícios da aliança
 
Evento em São Paulo celebra a nova parceria

Membros TAM Fidelidade receberão pontos em dobro ao voarem com
companhias parceiras durante maio
 A TAM Linhas Aéreas, companhia aérea do Grupo LATAM Airlines, se junta hoje à oneworld®, aliança de companhias aéreas que passa pela maior expansão de sua história. Desde a manhã desta segunda-feira, todos os passageiros da companhia brasileira já podem desfrutar dos benefícios oferecidos pela aliança.
Este é um dos passos mais importantes para concretizar a entrada de todo o Grupo LATAM Airlines na oneworld, já que a LAN Airlines já é um membro da aliança desde 2000 e todas as suas filiais – LAN Argentina, LAN Colômbia, LAN Equador e LAN Peru – também já se uniram. A filial da TAM no Paraguai (TAM Mercosur), também fará parte da oneworld em breve. Assim, todas as companhias de transporte de passageiros do grupo LATAM Airlines estarão associadas à mesma aliança.
Para os clientes da LATAM, isso significa mais comodidade em suas viagens, pois eles poderão contar com o mesmo padrão de atendimento, seja qual for o seu destino ao redor do mundo. Para a oneworld, este marco representa a consolidação de sua posição como principal aliança para voos dentro da América Latina e entre a região e os Estados Unidos e a Europa – os destinos mais procurados pelos passageiros sul-americanos.
“Fizemos a melhor escolha para o Grupo LATAM. Com a oneworld, nossos passageiros terão ainda mais facilidades em suas viagens, com melhores conexões e mais opções de destinos. Fizemos uma transição tranquila e agora é o momento de comemorarmos mais este marco com nossos clientes e nossos novos parceiros. Desejamos a todos na oneworld as boas-vindas ao Brasil.”, afirma Marco Antônio Bologna, CEO da TAM S/A.
Para celebrar este momento, a primeira aeronave da TAM pintada com o marca da oneworld será exibida nesta segunda-feira em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, com a presença de CEOs e representantes de todas as companhias membro da oneworld, que vieram ao Brasil especialmente para a ocasião.
Uma aliança em expansão
Com a completa transição feita para a aliança, a TAM adiciona 45 novos destinos à rede formada pelas companhias parceiras da oneworld. Os passageiros brasileiros contarão com companhias em todas as regiões do mundo, incluindo parcerias inéditas na Austrália e na Rússia.
Os passageiros da TAM também contarão com todas as tarifas especiais oferecidas pela oneworld. É o mais extenso portfólio deste tipo de produto oferecido por qualquer das alianças globais. Entre elas, estão a tarifa round-the-world líder de mercado oneworld Explorer, a Visit South America e a Visit North America.
A oneworld é a aliança de companhias aéreas mais premiadas dos últimos anos. Atualmente, ela tem oito dos principais prêmios do setor, mérito nunca alcançado por uma aliança global de aviação.
De acordo com Bruce Ashby, CEO da oneworld, “como a companhia aérea líder na maior economia da América Latina, a entrada da TAM representa um marco significativo na jornada da oneworld para estabelecer-se como a primeira escolha de aliança para os viajantes internacionais freqüentes no mundo todo. Estamos muito contentes por receber a TAM e seus clientes a bordo de principal aliança de companhias aéreas do mundo."
A oneworld também está passando pela maior expansão dos seus 15 anos. Além da entrada da TAM, a US Airways também se junta hoje à aliança, como parte do American Airlines Group, tornando esta a principal aliança nos Estados Unidos. E em 1º de maio, a SriLankan Airlines se tornará uma companhia membro.

Com essas novas adesões, a oneworld passa a ser a principal aliança de companhias aéreas da América do Sul. Também se torna a aliança líder nos Estados Unidos.
“Ao adicionar a TAM e a US Airways, a oneworld irá consolidar seu papel de liderança na América Latina e em voos entre a região e os Estados Unidos e a Europa. Nós já temos relações fortes e duradouras com os grupos LATAM Airlines e American Airlines. Esses dois novos parceiros trazem excelente qualidade e escala para a aliança, fortalecendo ainda mais a sua posição como a melhor opção para os viajantes internacionais freqüentes.”, ressalta Willie Walsh, chairman do Conselho da oneworld e CEO da IAG.
Na Europa, a oneworld também conta com a ampla cobertura e os excelentes serviços oferecidos pela airberlin, a British Airways, a Finnair, a Iberia e a russa S7 Airlines. É ainda a única aliança que conta com uma das três grandes companhias do Golfo Pérsico, a Qatar Aiways, além de ter entre seus membros a Royal Jordanian, oferecendo excelente conectividade para viagens pelo Oriente Médio. E possui uma forte presença na região da Ásia-Pacífico, com parceiras importantes como Cathay Pacific Airways, Japan Airlines, Malaysia Airlines e a Qantas.
Juntas, essas companhias fazem com que a oneworld chegue a quase 1.000 destinos em 150 países. Com uma frota somada de 3.300 aeronaves, elas realizam 14.250 voos diários e oferecem salas VIPs em 600 aeroportos, incluindo algumas frequentemente apontadas como as melhores do mundo em rankings especializados. Toda essa estrutura transporta mais de 500 milhões de passageiros todos os anos, gerando receitas de U$140 bilhões de dólares.
Mais benefícios para os membros TAM Fidelidade
Para comemorar a entrada na oneworld, o TAM Fidelidade vai oferecer pontos em dobro para todos os seus membros que voarem com as companhias parceiras da aliança  durante o mês de maio de 2014. Além disso, os membros dos programas de fidelidade das empresas da oneworld também receberão pontos ou milhas em dobro ao voarem com a TAM durante este período.
Os 10 milhões de associados do TAM Fidelidade manterão todos os seus pontos acumulados antes da transição de aliança e também sua categoria, respeitando as regras do programa. Os novos cartões, com o logo oneworld, já foram enviados e podem ser utilizados a partir de agora para resgate e acúmulo de pontos em qualquer uma das companhias parceiras da aliança.
Também a partir de hoje, os 140 milhões de participantes dos programas de fidelidade das companhias parceiras da oneworld poderão acumular pontos ou milhas e resgatar bilhetes, além de aproveitarem todos os demais benefícios da aliança ao voarem com a TAM. 
Os clientes TAM Fidelidade Black e Vermelho Plus têm agora a categoria top Emerald no programa oneworld. Isso lhes dá o direito de utilizar, junto com um acompanhante, qualquer uma das mais de 600 salas VIP em aeroportos de todo o mundo oferecidas pelas companhias da aliança sempre que voarem, mesmo na classe econômica. Como clientes Emerald, eles também podem utilizar as salas de Primeira Classe, onde houver disponibilidade. A oneworld é a única aliança que oferece acesso a estas salas mesmo quando os passageiros não estão viajando na cabine de Primeira Classe da companhia.
A partir de hoje, os portadores dos cartões Black e Vermelho Plus também podem fazer o check-in nos balcões de Primeira Classe das companhias aéreas da oneworld, não importa a classe em que estejam viajando. Também será oferecida franquia de bagagem adicional e acesso a uma fast track para verificações de segurança nos aeroportos onde a aliança disponibiliza esse serviço.
Já os clientes TAM Fidelidade Vermelho possuem agora a categoria Sapphire na oneworld. Eles podem usar qualquer sala VIP de classe executiva ou de passageiro freqüente ao viajarem com companhias aéreas membro da oneworld, com um acompanhante, independente da classe em que seus bilhetes foram emitidos. Também podem realizar seu check-in nos balcões de Classe Executiva.
Todos os associados das categorias Emerald e Sapphire também são convidados a embarcar nos voo das companhias aéreas da oneworld no momento em que preferirem, sem restrições, desde que antes do fechamento do portão de embarque.
Os clientes TAM Fidelidade Azul fazem parte da categoria Ruby. Assim como os associados Sapphire, eles podem fazer seu check-in nos balcões de Classe Executiva ao realizar qualquer voo com a oneworld, independentemente da sua classe de viagem. No aeroporto de Guarulhos, esse benefício estará disponível em breve, após a mudança da TAM para o novo terminal que está em construção.
Todas as categorias oneworld – Emerald, Sapphire e Ruby – também possuem prioridade na lista de espera de qualquer companhia parceira da aliança. Além disso, podem pré-reservar o seu lugar preferido em qualquer voo da oneworld, sempre que este serviço estiver disponível.
Experiência online
A TAM também preparou uma nova campanha de marketing para explicar os benefícios da aliança aos seus clientes. Com o conceito “Seu mundo acaba de ficar maior”, as peças convidam os passageiros a explorar o mundo com todas as vantagens e benefícios que a rede da oneworld possibilita. A aeronave com os logotipos da TAM e da aliança, exibida pela primeira vez no aeroporto de Congonhas durante a cerimônia de entrada, também estará em exposição em todos os anúncios.
A experiência de viajar com a oneworld também será compartilhada pelas redes sociais. O blogueiro Thiago Borbolla foi selecionado pela TAM para participar de uma jornada ao redor do mundo com a aliança a partir de maio. A viagem começará no Brasil e seguirá por países como Argentina, EUA, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Qatar, Japão, Austrália e Chile. Toda a viagem será registrada pelo blogueiro em fotos, vídeos e posts, que serão postados nos perfis oficiais da TAM no Twitter, Instagram, Youtube, Facebook e Google Plus.
 
Uma maquete de uma aeronave da companhia também vai embarcar na mala do blogueiro para a jornada. Em cada destino, ela vai receber uma assinatura do anfitrião que receberá o Thiago naquele país. Depois de um mês, ao completar a jornada pelo mundo de oneworld, a maquete retornará ao Brasil e será levada ao Museu TAM – Asas de um Sonho, onde ficará em exposição.

Todas as fotos tiradas pelos blogueiro ao longo da viagem também serão compiladas em um álbum da fanpage da TAM no Facebook e postadas no Instagram TAMLinhasAereas.
Todas as imagens da cerimônia realizada hoje pela TAM para celebrar sua entrada na oneworld estarão disponíveis no Flickr da companhia logo após o término do evento, que também pode ser acompanhado ao vivo pela internet no site www.tam.com.br/imprensa.
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)), Fidelidade Viagens e Turismo Ltda (TAM Viagens) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 319 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 52 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em
www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.
Sobre a oneworld
A oneworld é uma aliança entre as principais companhias aéreas do mundo, comprometidas em oferecer o mais alto nível de serviço e conveniência a viajantes internacionais. Seus membros trabalham em conjunto para oferecer constantemente uma experiência de viagem superior e tranquila, com privilégios especiais e recompensas para viajantes frequentes, incluindo a possibilidade de ganhar e resgatar milhas e pontos em toda a rede da aliança. Os portadores de cartões de status superior (Emerald e Sapphire) têm acesso a mais de 600 lounges de aeroportos. Os viajantes mais regulares (Emerald) também podem utilizar passagens prioritárias pela segurança em aeroportos selecionados e maior franquia de bagagem.
Atualmente, a oneworld detém oito dos principais prêmios internacionais para alianças de companhias aéreas – como a Melhor Aliança do Mundo no World Airline Awards 2013, da agência independente de classificação de companhias aéreas Skytrax; Melhor Aliança no prêmio da Business Traveller em 2013; da Premier Traveler em sua pesquisa Melhores de 2013 com leitores; e pela Air Transport News em seu prêmio de 2014; Melhor Aliança da Global Traveler em sua pesquisa com leitores em 2013, pelo quarto ano consecutivo; Melhor Aliança do Mundo no World Travel Awards em 2013, pelo 11º ano consecutivo; Melhor Aliança pela Australian Business Traveller em 2012, pelo segundo ano consecutivo; e Desempenho de Aliança da FlightStats em 2012.

Comentários