“Peixe em Lisboa” contará com pitada do tempero brasileiro



A 7ª edição de um dos maiores eventos de gastronomia da Europa, que será realizado de 03 a 13 de abril, em Lisboa, terá a presença especial do chefe de cozinha brasileiro Thiago Castanho, dos restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque, de Belém do Pará.

Se você é “bom de garfo”, amante da gastronomia portuguesa, curioso para conhecer as novidades da culinária internacional, mas não vive sem o gostinho do tempero do Brasil, o seu lugar é Lisboa. Neste ano, o tradicional evento “Peixe em Lisboa”, que é considerado um dos maiores da gastronomia europeia, chegará a sua 7º edição com destaque para a presença de diversos convidados internacionais que mostrarão suas habilidades na cozinha, entre eles o chefe brasileiro Thiago Castanho, que está à frente dos restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque, de Belém do Pará.

As pessoas que visitarem o evento, que vai ocorrer de 03 a 13 de abril, no Pátio da Galé, localizado no Terreiro do Paço, poderão saborear parte da grande variedade de peixes e mariscos da costa portuguesa, além de participarem de diversas iniciativas que envolvem restaurantes, chefes de cozinha, aulas culinárias e mercado gourmet. O evento, organizado pelo Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, conta ainda com uma dezena de restaurantes em funcionamento contínuo, do meio-dia à meia-noite.

Uma das grandes novidades deste ano será a colocação de um Auditório, no Terreiro do Paço, equipado com cozinha de demonstração e plateia, que resultará num aumento de 140 lugares sentados, passando assim para um total de 526 lugares.

As apresentações de cozinha ao vivo no Auditório terão a participação de alguns dos mais conceituados chefes da atualidade, incluindo o italiano Moreno Cedroni (restaurante Madonnina del Pescatore, Ancona, duas estrelas Michelin), o espanhol Josean Alija (restaurante Nerua do Museu Guggenheim, em Bilbao, uma estrela Michelin), além do brasileiro Thiago Castanho (restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque, em Belém).

Além disso, estas apresentações contarão também com a presença de nomes consagrados na cena gastronômica portuguesa, como João Rodrigues (Altis Belém, Lisboa, uma estrela Michelin), Miguel Laffan (restaurante L’And, Montemor-o-Novo, Alentejo, uma estrela Michelin), Pascal Meynard (hotel Four Seasons Ritz Lisboa), Hélio Loureiro (chefe da Seleção Portuguesa de Futebol), Kiko Martins (restaurante O Talho, Lisboa) e Vitor Sobral (Tasca e Cervejaria da Esquina, Lisboa).

Outra atração importante e tradicional é o “Mercado Gourmet”, no qual será possível provar e adquirir centenas de produtos, de peixe fresco a conservas, sem esquecer vinhos, azeites, sorvetes, doces tradicionais e utensílios de cozinha.

Programação – principais eventos

04 de abril – Cozinha ao vivo no Auditório, com o chefe brasileiro Thiago Castanho; e Sessão “A Pele do Peixe”, coordenada pela especialista e investigadora gastronômica Paulina Mata.

05 de abril – “Sangue na Guelra”, show cooking dos chefes convidados tendo como tema “O Polvo”.

07 de abril – Debate com José Avillez, que desafia personalidades de diferentes áreas para uma reflexão sobre criatividade.

08 de abril – “Um Olhar Exterior sobre a Cozinha Portuguesa”, a partir das visões de críticos gastronômicos internacionais.

09 de abril - Concurso “O Melhor Pastel de Nata”.

10 de abril - “Jovens Talentos da Gastronomia”, em parceria com a revista “InterMagazine”, que pretende destacar promissores cozinheiros portugueses.

Sobre o chef brasileiro

Thiago Castanho – Formado em gastronomia pelo Senac Campos do Jordão, em São Paulo, começou a carreira no restaurante de sua família. Ele está à frente, junto com o irmão Felipe, dos restaurantes Remanso do Peixe (inaugurado em 2000) e Remanso do Bosque (aberto em 2011), localizados em Belém do Pará. Thiago tem como característica de seu trabalho misturar elementos da cozinha amazônica com técnicas modernas.

Para conferir a programação completa do evento acesse: www.peixemlisboa.com

Para mais informações:



Comentários