Total de visualizações de página

sábado, 29 de março de 2014

Maior evento de Páscoa do Brasil inicia dia 3 de abril


Mais uma vez Gramado se transformará em um mundo mágico, lúdico e religioso durante 19 dias de intensa programação
Um evento que engloba o lúdico e o religioso, apresentando a seus visitantes desfiles temáticos, musicais, espetáculos teatrais, oficinas de sustentabilidade, mini fábrica de chocolate, caravanas de Páscoa, maquiagem de chocolate, além do Gramado Aleluia. Conde Guloseima e sua turma irão novamente transformar Gramado no mundo da Páscoa e ainda apresentarão seu novo amigo, o Coelho Gaudério, que trará para o Chocofest um pouco da cultura gaúcha, para mostrar o mundo infantil de nosso Estado.
O Chocofest – Páscoa em Gramado inicia no próximo dia 3 de abril, data que ocorrerá o preview do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”. Nesta primeira amostra do evento, todos poderão conferir a atração trocando um agasalho pelo ingresso. A campanha de arrecadação seguirá durante todo o evento e ao final as doações serão revertidas para a entidade Damas de Caridade, vinculada a Secretaria de Habitação e Assistência Social.

Principais atrações com novidades
Neste ano o Chocofest fez várias alterações em suas atrações. A principal delas ocorreu no Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, que alterou seu local para facilitar a mobilidade urbana do município durante o período do evento, onde mais de 350 mil pessoas passam pelas ruas de Gramado. Além disso, os personagens do Beto Carrero World, Shrek e sua turma, participarão do desfile que conta com 290 pessoas em seu elenco e terá alas em homenagem a cultura gaúcha e a Copa do Mundo, que este ano ocorre no Brasil.
Já a Parada do Conde Guloseima, que é realizada na Avenida Borges de Medeiros, é um espetáculo conhecido pela apresentação de um flash mob, e nesta edição vai trazer um novo personagem do Chocofest, o Coelho Gaudério. Buscando mostrar aos visitantes a cultura gaúcha, 20 dançarinos caracterizados pelo folclore rio-grandense apresentarão a “lenda” do Coelho Gaudério, através de declamação, música e dança.
Juntamente com estas atrações, a peça teatral “O Mundo Encantado da Páscoa”, apresentará o Mestre Bombom e seu ajudante Gominha, que se veem às voltas com as maldades do Mago Amargo, que deseja acabar com a Páscoa, já que detesta chocolates e doces. É um espetáculo que diverte crianças e adultos, e é coordenado pelo renomado diretor e roteirista Ronald Radde.
Novas cenografias
Além das atrações, o evento em 2014 contará com uma decoração ainda mais encantadora. Além de muito chocolate, ovos de páscoa e coelhos, o grupo de artistas plásticos Paralelo da Arte, utilizando o tema Páscoa e sua simbologia,  desenvolveram uma cenografia a qual deram o nome de Árvore do Renascer.
A obra de arte será montada na Praça das Etnias de Gramado. Ela consiste em uma árvore aparentemente morta, onde pequenas famílias de coelhos, que simbolizam a fertilidade, representarão as diferentes etnias dos cinco continentes. Os coelhos são feitos de concreto e as cores primárias foram eleitas para dar o tom da Árvore do Renascer, como se fosse o DNA que liga os coelhos à árvore.
Juntamente com a árvore, surge como novidade a nova decoração da principal rótula da cidade, que trará o casal de coelhos anfitriões, Conde Guloseima e Condessa Doçura, dançando para os visitantes. A base da cenografia terá uma mesa de doces e será giratória, o que dará ainda mais vida aos lindos personagens do Chocofest.
Em parceria com o Sesi e seu programa Cozinha Brasil, o evento terá uma oficina de culinária dentro do Planeta das Guloseimas. Nesta atração, as crianças poderão degustar diversos tipos de chocolates, aprender a fazer cupcakes, entre outras guloseimas.
Exposições e mostras
Para compor a programação do evento a cultura estará em pauta. O Chocofest contará com o apoio de artistas plásticos, empresas e personalidades da cidade, que farão diferentes exposições divulgando seus trabalhos, histórias de vida e preocupação com o meio ambiente.
A exposição de ovos customizados é sempre uma atração que encanta pela criatividade dos seus participantes. Chocolates, biscuit, balas e lantejoulas são apenas alguns dos ingredientes para a elaboração dos ovos. Serão 25 artistas neste ano, dentre eles personalidades da cidade que enfeitarão ovos de chocolate para serem leiloados. No ano passado o leilão arrecadou mais de R$ 17 mil e parte da renda foi doada para a Brigada Militar. Novamente a entidade será beneficiada, juntamente com a Polícia Civil.
Em uma linda iniciativa, outra exposição no Chocofest demonstra superação e fortalece a iniciativa de que os sonhos não devem ser esquecidos. Através do Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS), 16 ex-pacientes contam suas emocionantes histórias e deixam uma mensagem de que, com o diagnóstico precoce, é possível vencer o câncer e ir em busca de seus objetivos. A exposição estará no Largo da Borges.
A terceira novidade é voltada para o meio ambiente. Em parceria com o Sesc, acontecerá uma mostra fotográfica com o tema Sustentabilidade: O Meio Ambiente em Foco. Toda a programação do Chocofest faz uma reflexão do imaginário mágico, doce e religioso, mas para complementar, essas expos ições buscam atingir um lado cultural da cidade, onde a união destes parceiros deixará uma mensagem de comprometimento e atenção para a comunidade e visitantes.
Foto: Conde Guloseima no Desfile “Choco Amor À Terra”/ Foto Cleiton Thiele
 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________________________________________________________________________
Exposições e mostras englobam a programação do Chocofest
Para compor a programação do Chocofest – Páscoa em Gramado a cultura estará em pauta. O evento contará com o apoio de artistas plásticos, empresas e personalidades da cidade, que farão diferentes exposições divulgando seus trabalhos, histórias de vida e preocupação com o meio ambiente. As mostras poderão ser conferidas de 6 a 21 de abril.
Além da mostra e leilão dos ovos customizados, que no ano passado doou parte da renda para a Brigada Militar, a novidade deste ano será composta por três novas exposições. A artista plástica, Patrícia Viale, apresenta uma mostra com colagens de recortes de papéis e retalhos de tecidos dando forma a coelhos e demais símbolos da Páscoa. A exposição se chamará “Coelhinhos”, o intuito é desfazer o que está pronto e criar uma nova representação. A exposição estará na galeria Via San Marco.
A segunda exposição demonstra superação e fortalece a iniciativa de que os sonhos não devem ser esquecidos. Através do Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS), 16 ex-pacientes contam suas emocionantes histórias e deixam uma mensagem de que, com o diagnóstico precoce, é possível vencer o câncer e ir em busca de seus objetivos. A exposição estará no Largo da Borges.
A terceira novidade é voltada para o meio ambiente. Em parceria com o Sesc, acontecerá uma mostra fotográfica com o tema Sustentabilidade: O Meio Ambiente em Foco. O local da exposição ainda não está definido.
Toda a programação do Chocofest faz uma reflexão do imaginário mágico, doce e religioso, mas para complementar, essas exposições buscam atingir um lado cultural da cidade, onde a união destes parceiros deixará uma mensagem de comprometimento e atenção para a comunidade e visitantes.

 

Nenhum comentário: