Gasto público é pauta de palestra no VI Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2014



Buscando apresentar a metodologia Lean Six Sigma na Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo -, Célio Bozola, palestrante e homenageado de honra do VI Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2014, que ocorrerá em 21 e 22 de maio de 2014, realizará uma apresentação aos presentes para a constatação da implantação da metodologia para a Melhoria do Gasto Público.
A versatilidade da metodologia junto à possibilidade de aplicá-la na melhoria da prestação dos serviços públicos, trazendo benefícios para o Estado e para o cidadão são os grandes diferenciais do tema. “A implantação do Programa Lean Six Sigma Prodesp é um case que traz consigo uma grande variedade de exemplos da aplicação da metodologia Lean Six Sigma. Ao apresentar as diversas possibilidades de aplicação da metodologia, empresas de diversos setores podem vislumbrar seus processos e adequação destas metodologias às suas necessidades. Os temas da primeira onda de formação e certificação de Green Belt vão desde segurança da informação até prestação de serviços nos Postos Poupatempo”, comenta Bozola.
Segundo o profissional, a Prodesp tem vivido uma grande mudança cultural, permeada por diversas iniciativas em busca de melhorias relacionadas à qualidade das entregas, à satisfação do cliente e às iniciativas financeiras. Objetivando um novo patamar de desempenho, a empresa investiu na implantação de um Programa de Lean Six Sigma. Com o uso das ferramentas e do raciocínio lógicos propostos por estas metodologias, foi possível a realização de 12 projetos que trarão uma economia de cerca de R$ 1,4 milhões/ano em apenas um ano de execução do Programa Lean Six Sigma na Prodesp.
Um dos desafios que Bozola ressalta é o próprio caráter inovador da aplicação do Lean Six Sigma no contexto da Administração Pública, o que de certa forma já poderia trazer certa resistência. “Neste sentido, foi necessária a capacitação dos recursos envolvidos na implantação do Programa, além de apoio de consultoria especializada. É importante destacar que ao longo do tempo será necessário um investimento para o fortalecimento de uma gestão baseada em indicadores”, reforça ele.
“Em minha palestra, terei a oportunidade de divulgar o trabalho de transformação que está sendo realizado na Prodesp, tanto em suas áreas internas, como em processos que afetam diretamente o cidadão”, finaliza.
Carreira:
Célio Fernando Bozola, engenheiro da USP e atual presidente da PRODESP - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
Célio é um profissional reconhecido por todos os integrantes da comunidade de projetos pela excelência dos serviços que entrega. Agregando mais de 30 anos de experiência,  atuou em mercados de tecnologia da informação e telecomunicações no Brasil, na Inglaterra e EUA”.
Bozola tem uma longa lista de atividades em seu currículo. Além dos citados, o profissional foi presidente do conselho da Telcomp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas e presidente do conselho de administração da Cleartech, empresa privada que implantou e opera o sistema de portabilidade numérica para o setor de telecomunicações. Agora, como presidente executivo da Prodesp, também participa ativamente do Conselho de Administração.
Para saber mais sobre as palestras presentes, acesse o portal: http://www.leansixsigma.com.br/congresso.
Serviço:

VI Congresso Six Sigma Brasil 2014
Local: Centro Universitário Senac - Santo Amaro
Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823
Santo Amaro – São Paulo - SP
Dias 21 e 22 de maio de 2014

Six Sigma Brasil
A empresa foi criada com objetivo de integrar organizações e profissionais e aperfeiçoar a eficiência e excelência na gestão das empresas brasileiras. A empresa agrega a comunidade brasileira de profissionais interessados em discutir, compartilhar, fomentar conhecimento e buscar oportunidades de trabalho.

Comentários