Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de março de 2014

Descobrindo o Alentejo, uma região de Portugal ainda sendo desvendada pelos brasileiros

Universidade de Évora

Universidade de Évora


Pousada dos Loios. Reserve uma das celas, cada uma mais linda que a outra.



Na pousada dos Loios, que pertence a rede Pestana, fui recebida pelo supervisor de unidade André Freire que me levou para um tour conhecendo as celas(apartamento todos luxuosos)  . Um lugar muito procurado para lua de mel. Tudo muito bonito.

Centro de Évora



Por ocasião da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, de 12 a 16 de março, fui para Lisboa, em Portugal. Queria conhecer um pouco mais deste pequeno país, mas maravilhoso e fascinante destino. Além de Lisboa, estive em Cascais, e em Évora, no Alentejo. Minha visita foi igual a um foguete, rápido e veloz, por apenas um dia. Mas fiquei encantada com o pouco que vi, de uma cidade com tanta história, cercada por uma muralha, com seus casarios antigos e sua cultura de anos.  E fiquei com um gostinho de quero mais, e vou voltar para conhecer toda a região.

Por isso digo, reserve pelo menos  20 dias  de suas férias e agende este precioso tempo para curtir a região do Alentejo em Portugal. Conheça o Alentejo monumental, dos vestígios de grandes civilizações e culturas que por lá passaram. Conheça as lindas praias.a gastronomia,os vinhos, aventuras e experiências inesquecíveis de quem o visita. São quase três mil horas de sol por ano para desfrutar um lugar sem limites, com excelentes hotéis com toda infra-estrutura para atender dos simples aos mais exigentes visitantes.

O Alentejo dos sentidos. Com uma extraordinária gastronomia, plena de sabores, temperada com o mais puro azeite e rica em ervas aromáticas. De mil receitas de sopa, suculentas carnes, queijos, doces tradicionais e conventuais, e todo o prazer de um fantástico vinho da região.Um lugar com espaço para passeios à pé, a cavalo, de balão, de barco ou para os esportes como canoagem, jet-ski, parapente,surf, windsurf, vela ski aquático, asa delta, entre outros. O Alentejo é para viver todos os momentos, todas as estações, sentir o clima e viver . Um lugar para férias em família, a dois, para viajar com amigos, para melhor idade, para os aventureiros e mochileiro, um lugar para ser descoberto por todos.

 Templo de Diana




                                       
                                         Antonio Ceia da Silva- Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo


Segundo Victor da Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, grande maioria dos turistas brasileiros que visitam o Alentejo  é proveniente dos Estados de S. Paulo e Minas Gerais.Durante a BTL, em Lisboa, Portugal, conversei com o presidente da entidade de Turismo do Alentejo, Antonio Ceia da Silva,que afirmou que o Brasil é um dos principais mercados emissores
 Visita ao ponto mais alto de Évora.




da região. O Brasil ocupa o terceiro lugar. Em primeiro está a Espanha, seguido pelo Reino Unido. Ceia da Silva enfatizou que entra as atrações da região do Alentejo estão os cinco parques naturais,o turismo náutico, uma costa de 150 km de praia, ou seja são 365 dias de emoção no Alentejo e só indo para conhecer.


Entre as ações a serem feitas e programadas do Alentejo junto ao mercado internacional, Victor da Silva apresentou este quadro  :



Tipo
Centro de custos
ACÇÃO / MEIO
ÂMBITO
TEMAS/PRODUTO
Acções com Agentes do sector
Contratualização
Braztoa
Apresentação destino portugal por ocasião da BTL - workshop
Genérico
Feiras
SIQI
TravelWeek S. Paulo
Missão Empresarial
Segmento Luxo
Feiras
SIQI
MIP Brasil
Missão Empresarial
Turismo Residencial
Acções com Agentes do sector
Contratualização
Complexo Tour, Egotravel
Fam Trip
Património, Cultura e gastronomia
Feiras
SIQI
MIP Brasil S. Paulo
Missão Empresarial
Turismo Residencial
Acções com Agentes do sector
Contratualização
TBT
Fam trip em parceria com Top Atlantico
Touring e Cultura
Acções com Agentes do sector
SIQI
Workshop TP Belo Horizonte
Nacional – Participação empresas associadas
Genérico
Acções com Agentes do sector
SIQI
Workshop TP Porto Alegre
Nacional – Participação empresas associadas
Genérico
Feiras
SIQI
ABAV São Paulo
Participação no âmbito da presença de Portugal
Genérico
Acções com imprensa
Contratualização
“As viagens de Guga”
Press trip com Chef Guga Rocha, para para a TV  FOX Brasil.
Gastronomia e Vinhos
Acções com imprensa
Apenas apoio logístico
"Viagem Cultural"
Press trip TV Record News
Genérico


 Onde ir:

Évora:
Na cultural cidade de Évora, também chamada de cidade Museu, preserva vestígios de mais  de dois mil anos de história, sob influência celta, romana,visigoda é árabe. Com um centro histórico classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1986.O templo Romano Diana é um bom exemplo de preservação da história. Pode apreciar de dia ou de noite.

Onde ficar:
Évora Hotel
Av. Túlio Estanca-Apartado 93
reservas@evorahotel.pt
www.evorahotel.pt

Pousada dos Loios
Largo Conde Vila-Flor- 7000-804- Évora
www.pestana.com
www.pousadas.pt

O que ver:
Museu da Tapeçaria:
Visite o museu da Tapeçaria de Portalegre



Vilas medievais
Rodeadas por muralhas  dos séculos XIII a XVII, com os seus castelos a recortar a paisagem, inspiram lendas antigas e histórias de nobres e cavaleiros. Visite as vilas medievais de Monsaraz, Marvão, Mértola, Castelo de Vide.

Aprender a cozinhar no Alentejo
A gastronomia alentejana guarda sabores e temperos especiais. Já imaginou aprender alguns pratos?. É possíivel aprender com os melhores chefs alentejanos . Há programas com aulas de cozinha em Beja, Estremoz, Portel e Santiago do Cacém.


SPA
Os maravilhosos  spas são encontrados nos resorts , hotéis urbanos e unidades rurais espalhados no Alentejo Terapias, massagens, tratamentos de corpo e rosto, ou envolvimentos.


O Alentejo conquistou fama pela sua produção de excelentes vinhos.A criação de uma Rota dos vinhos do Alentejo incentivou os produtores a abrir as suas adegas para receber enófilos e apreciadores organizando passeios e visitas às instalações e promover inesquecíveis experiências gastronômicas.

Balonismo
Dos poucos locais da Europa onde se pode voar quase durante todo o ano, as imensas planícies do Alentejo foram eleitas como um dos melhores ambientes para voar em balão e onde a prática deu os seus primeiros passos a nível nacional.

Golfe
Entre dunas e pinhais, o Tróia Golfe é o local ideal para se entregar a modalidade. Inaugurado em 1980, com assinatura do conceituado arquiteto Robert Trent Jones, oferece excelentes serviços de apoio.

Tapetes de Arraiolos
Não deixe de conhecer os tapetes de Arraiolos para os amantes do artesanato .

Como  chegar a Portugal:
Nos vôos da TAP para Lisboa- Portugal
Veja as cidades do Brasil que possuem vôo da TAP

 Como chegar no Alentejo:
Para o Alentejo pode ir de ônibus saindo da estação rodoviária Sete Rios em Lisboa- viagem de uma hora - consulte horários de embarque e de retorno
ou de comboio (trem)

 Onde saber mais:
Turismo do Alentejo, Entidade regional de Turismo
Praça da República, 12-1º Apartado 335
7800-427- Beja
www.visitalentejo.pt

Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo- Turismo do Alentejo
Av. Jorge Nunes, lt  1 - R/C esq
7570-113-Grândola
www.visitalentejo.pt


Onde comprar  um pacote para o Alentejo:

 Abreu
Viagens Abreu S.A
Rua da Liberdade,1-B
7800-457- Beja /Portugal
beja@abreu.pt



No Brasil:
Abreu on Line -
Escritório Brasil
Rua Lauro Muller, 116 | cj.905, 22290-906 Rio de Janeiro | Brasil
Tel: (21) 2586 1890 | Cel: (21) 979 371 300 | Fax: (21) 2542 1840



* Fui de ônibus de Lisboa para a cidade de Évora no Alentejo.Foi uma viagem maravilhosa. O ônibus muito confortável e uma viagem bem agradável. Em fui recebida pelo Manuel Falardo , supervisor da Abreu no Alentejo, que me levou para passeios pela cidade, a universidade de Évora, a visita a cidade, a pousada dos Loios, a um almoço especial no  Évora hotel com todos os quitutes da cozinha e acompanhada dos bons vinhos alentejanos.
Meus agradecimentos a Manuel Falardo, da Abreu e a todo o povo alentejano que me recebeu muito bem!





Nenhum comentário: