Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2014

BTL 2014 recebe 1000 empresas e quer crescer em número de visitantes


Sob o lema ‘Turismo: A Indústria do Sorriso’ a 26ª edição da BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa, que se realiza de 12 a 16 de Março, na FIL (Parque das Nações), homenageia a hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber, um dos pontos fortes do turismo nacional, numa edição onde o segmento Meeting Industry (MI) e o programa de Hosted Buyers têm especial destaque.
Promovida pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, que este ano fez um investimento global de 1 milhão de euros para a realização da feira, a BTL 2014 conta com mais de 1.000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 estão presentes pela primeira vez. Nesta edição o objectivo da organização passa por ultrapassar os 65 mil visitantes recebidos na edição de 2013.
Ocupando uma área de 30.000 m2, a BTL está distribuída por 3 pavilhões e zona exterior. No Pavilhão 1 reúnem-se as entidades de promoção do turismo nacionais - direcções e entidades regionais e pólos de norte a sul e ilhas incluídas. Os municípios, as ofertas de alojamento e serviços encontram-se representados no Pavilhão 2. Neste pavilhão não passará despercebido o espaço dedicado ao turismo gastronómico um dos baluartes da oferta turística nacional, quer pela diversidade de sabores e combinações tão próprias de cada região quer pela elevada qualidade dos produtos na origem das confecções, em completo com os afamados vinhos portugueses e a doçaria tradicional.
A área internacional, com os operadores, distribuidores, animações e serviços, concentram-se no Pavilhão 3, onde estarão presentes 30 destinos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Egipto, Índia, Indonésia, Macau, Marrocos, Moçambique, República Dominicana, São Tomé, Taipei, Tunísia, Turquia, Andaluzia, Formentera, São Paulo, Andorra, Dubai, EUA, Rússia.
Este ano estreiam-se ainda na BTL a Áustria, Malásia, Panamá, Amazonas, Gramado, Vitória, Pará, Bósnia e Herzegovina e Filipinas.

Os primeiros dois dias de BTL são reservados aos profissionais do sector do turismo, mas dia 14, a partir das 18h e durante todo o fim-de-semana, o salão abre também as suas portas ao grande público.
Numa altura em que muitos portugueses começam a planear as suas férias, as empresas participantes aproveitam a sua participação para promover as campanhas de Páscoa e antecipar as ofertas de Verão, através de campanhas exclusivas para a BTL. Durante o fim-de-semana os visitantes contam com um atendimento personalizado e têm acesso a preços, promoções e ofertas especiais, que em alguns casos podem chegar aos 70% de desconto.

Programa de Hosted Buyers já com 400 inscrições
Com a estimativa de receber cerca de 2.500 profissionais estrangeiros e realizar mais de 2.500 reuniões profissionais durante o evento, a BTL volta este ano a fazer uma forte aposta no seu programa de compradores estrangeiros.

O programa de Hosted Buyers organizado pela BTL em parceria com o Turismo de Portugal e a TAP Portugal tem como objectivo apoiar a vinda de compradores internacionais, com interesse específico no destino Portugal. Até ao momento estão confirmados 400 Hosted Buyers de vários segmentos, oriundos de mercados tão diversos como a Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça.

Estado do Amazonas e Açores são os destinos convidados da 26ª edição da BTL
Reflectindo uma aposta na temática da sustentabilidade e do ecoturismo, segmento turístico que tem registado uma crescente procura – segundo dados da Organização Mundial de Turismo  o crescimento mundial de viagens ecológicas situa-se entre os 15 e os 25% ao ano – a 26ª edição da BTL recebe este ano como Destino Nacional Convidado a região dos Açores.
O Estado do Amazonas, maior Estado Federal brasileiro, é o Destino Internacional Convidado. A participação do Estado do Amazonas irá contar com algumas conhecidas atracções, como é o caso dos espectáculos com os bois Caprichoso e Garantido. A presença será também marcada pela apresentação no salão da primeira bola de futebol ecológica produzida com a borracha da Floresta Amazónia, a EcoBall Caramuri.

Note-se que este ano o Brasil enquanto destino faz-se representar por vários Estados a título independente.

Meeting Industry em expansão na BTL
Sendo a BTL o maior salão nacional do sector turístico e o maior certame internacional de Língua Oficial Portuguesa (10 mil milhões de Km2 de oferta turística a falar português), ponto de encontro privilegiado para a oferta turística da CPLP, nesta edição a BTL faz uma grande aposta no segmento Meeting Industry. Esta fileira tem contribuído para a crescente oferta de novos expositores na feira, como é o caso de operadores e de hotéis, nomeadamente do Brasil.

Fóruns de Negócio da CPLP e da América Latina marcam agenda de Conferências da BTL
No âmbito das conferências agendadas para o público profissional, a organização da BTL 2014 destaca o I Fórum de Negócios e Investimentos Turísticos no espaço da CPLP, uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo (OMT) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que conta com o apoio do Secretário de Estado do Turismo de Portugal e da Feira de Turismo de Lisboa (BTL), e o Fórum América Latina, evento organizado pela IPDAL e BTL que reunirá Embaixadores da América Latina com empresários do Turismo e entidades oficias Portuguesas com vista à promoção do destino Portugal e ao desenvolvimento de sinergias.

BTL Blogger Travel Awards 2014
Na 26ª edição a Feira Internacional de Turismo em Lisboa organiza, pela primeira vez, os BTL Blogger Travel Awards 2014, que se destinam a premiar os melhores blogues de viagens em Portugal e de língua portuguesa, que se destacaram em 2013.
Os prémios compreendem quatro categorias: Melhor Blogue de Viagens Pessoal, Melhor Blogue de Viagens Profissional, Melhor Blogue de Fotografia de Viagens e Melhor Blogue de Viagens Eleito pelo Público.
A par dos prémios para os melhores blogues de viagens promovido pela BTL, no dia 12 o salão receberá a cerimónia de entrega dos Publituris Portugal Trade Awards.
No total estão a concurso, nesta que é a quarta edição dos prémios do Jornal Publituris, 13 categorias, entre as quais a Melhor Empresa de Cruzeiros, Melhor GSA de Aviação ou Melhor Espaço para Eventos.

BTL apoia Start-ups e PME
Em 2014 a BTL procura também afirmar-se como uma plataforma de negócio de referência para todas as start-ups e PME ligadas ao sector do turismo, que desejem dar a conhecer os seus produtos e serviços.
Para esta edição a BTL lançou um programa de condições especiais para start-ups na área do turismo, com menos de um ano de existência e até dois trabalhadores, preferencialmente residentes em incubadoras. Esta medida da BTL 2014 visa acolher as novas microempresas, na área de serviços e equipamentos turísticos com condições muito favoráveis.

Clube BTL exclusivo para expositores e profissionais do sector
Com o objectivo de criar uma maior dinâmica entre os players do sector, proporcionando uma oportunidade ímpar para discutir e realizar negócios, explorar a novos mercados e captar novos clientes, partilhar experiências e conhecer novas ferramentas de trabalho, a BTL - Feira Internacional de Turismo criou o Clube BTL.
O Clube BTL é reservado a expositores da BTL de todos os sectores e a visitantes profissionais do sector do turismo com influência directa sobre compra ou poder de compra das seguintes áreas: Tour Operators, Agentes de viagens, Organizadores de Congressos e eventos, Organizadores de programas de incentivos e negócios, Operadores Online e Comunicação Social.
Os membros do Clube BTL têm acesso gratuito todos os dias de Feira e a possibilidade de levar um acompanhante nos dias abertos ao grande público, assim como acesso ao Lounge BTL – espaço reservado a portadores de cartão.

Nenhum comentário: