Leonel Rossi Junior, vice-presidente de Relações
Internacionais da ABAV; Douglas Simões, presidente da Abeta; Marco
Ferraz, presidente da Braztoa; Antonio Azevedo, presidente da ABAV;
Juliana Assumpção, diretora-executiva da Aviesp; Edmar Bull, presidente
do Conselho de Administração da Abracorp; Gisele Lima, diretora da
Promo; Constantino Karacostas, presidente da
|
Inovações e
diferenciais da principal feira internacional de negócios do setor de viagens e
turismo das Américas são divulgados pela ABAV Nacional
A
Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV
Nacional), por meio de coletiva de imprensa promovida na sede da entidade,
acaba de lançar a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Na
oportunidade, o corpo diretivo da associação apresentou os diferenciais e as
principais inovações da próxima edição do evento, que será realizada de 24 a 28
de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Faltando
ainda quase seis meses para o evento, mais de 60% dos espaços já estão
vendidos. A ampliação da área de exposição, que cresceu de 58, 2 mil m² (2013)
para 76,3 mil m², renova o interesse da entidade em atingir a marca dos 65
países participantes. Além disso, a repercussão internacional e a expressiva
geração de negócios concretizados na feira estimularam diversos destinos a
investir em um espaço maior se comparado ao verificado em 2013.
Rodadas
de Negócios
Os
números positivos alcançados na edição anterior do evento ABAV, em 2013,
contribuíram para que a feira consolidasse sua imagem de principal feira
internacional de negócios do setor nas Américas e no Hemisfério Sul.
Com
base neste contexto, a 42ª edição do evento terá também
um Lounge de Negócios, espaço localizado próximo à praça
gastronômica e que será disponibilizado, entre 10h00 e 12h00, para reuniões
pré-agendadas com os hosted buyers (compradores convidados) em
intervalos de 15 minutos cada. No período da tarde, a mesma área poderá ser
utilizada para reuniões pré-agendas pelos expositores.
No
ano passado, 74% dos expositores afirmaram que a participação no evento gerou
novas oportunidades de negócios – durante os cinco dias de exposição, o volume de
negócios alcançou US$ 97 milhões, conforme estudo efetuado pelo Observatório do Turismo, núcleo de
pesquisas vinculado à Universidade de São Paulo (USP).
Segmento
corporativo
A
ABAV Nacional e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
renovaram sua aliança e, pelo terceiro ano consecutivo, o evento contará com a Ilha
Corporativa Abracorp, cuja missão é atender à crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e
incentivos. Com o patrocínio da companhia aérea Gol e a presença de empresas
fornecedoras de soluções tecnológicas, que contribuem para o aprimoramento dos
serviços prestados pelos agentes de viagens, o espaço será constituído por salas
de apoio, lounges, sala VIP, estações para expositores e estações
individuais.
A Abracorp continuará contribuindo com o
fortalecimento do Programa “Compradores Convidados”, maior programa de hosted
buyers do continente e que, nesta edição, contará com o apoio da Embratur e
das companhias aéreas GOL, TAM e TAP, entre outras empresas aéreas
internacionais. No total, 1.200 compradores corporativos, originários, em sua
maioria, da América do Sul e da América do Norte, são aguardados para o evento.
As agências de viagens associadas à Abracorp encontram, neste programa, a
possibilidade de aproximarem seus clientes da maior e mais completa vitrine de
fornecedores de toda a cadeia produtiva do setor. As inscrições dos compradores
corporativos interessados serão abertas no próximo mês de abril.
Vila
do Saber
O
espaço reservado à Vila do Saber voltará a estar localizado na entrada
da feira. Atendendo às solicitações dos participantes, sete salas – com
capacidade entre 70 e 150 pessoas – terão um tratamento acústico diferenciado,
de modo a proporcionar mais conforto e concentração dos participantes.
O
espaço será patrocinado pela Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e contará com painéis
informativos, que fazem uso da mesma tecnologia empregada nos
aeroportos, os quais apontarão a programação do Congresso Brasileiro de
Agências de Viagens e das demais atividades de capacitação e atualização
profissional.
A
Vila do Saber contará com uma grade inovadora, contemplando temas criteriosamente
selecionados a partir dos assuntos de maior interesse das agências de viagens,
e haverá um intervalo maior entre os treinamentos, permitindo máxima interação,
profundidade de análise e aproveitamento da audiência. As capacitações serão
iniciadas às 10h30, duas horas mais cedo do que no ano passado, favorecendo,
assim, a circulação pela feira e otimizando a participação do público.
A
importância da Vila do Saber também se reflete a partir da difusão de
informações adequadas ao desenvolvimento do empreendedorismo no setor de
viagens e turismo, atraindo, além dos atuais, futuros profissionais do mercado.
Estação
Wellness
Uma
das principais inovações da feira diz respeito à criação da Estação Wellness,
localizada na rua central do Pavilhão. Relacionado exclusivamente a itens
voltados ao bem-estar, o local terá uma arena gastronômica e áreas próprias ao
arvorismo, canoísmo, surf e patinação no gelo. O espaço também contará com uma
pista test drive, aludindo às atividades de trilhas e ao esporte de aventura.
Serão
promovidas ainda oficinas sobre o segmento, cujos temas, entre outros tópicos,
abordarão dicas de saúde e benefícios de uma alimentação equilibrada e
saudável, assinada por chefs renomados. Sob o formato de um spa, expositores
especializados no segmento oferecerão massagens e produtos de uso pessoal. No
total, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e
Turismo de Aventura (Abeta), serão 15 posições de venda para
comercialização ao público final.
Feirão
ABAV
Pela
primeira vez, a ABAV Expo promoverá, no final de semana (27 e 28 de setembro),
um Feirão de Vendas. O objetivo é promover o hábito e o consumo de
produtos turísticos por meio de uma agência de viagens, com a oferta de preços
imperdíveis, válidos exclusivamente na feira. As vendas somente poderão ser
efetuadas pelas agências de viagens associadas à entidade.
“Deste
modo, além de alavancarmos a indústria de viagens, podemos mostrar ao público
final as vantagens de se contar com a consultoria de um agente de viagens e,
ainda, fortalecer nossa atuação junto aos consumidores”, declara o presidente
Antonio Azevedo.
Espaços
exclusivos
Para
facilitar a circulação e otimizar o tempo dos participantes durante a
exposição, a ABAV optou por atualizar o layout do evento, adotando uma
programação visual que facilita a identificação dos espaços temáticos que
compõem a feira.
A
Sala VIP do Agente ABAV teve sua área ampliada, saltando de uma metragem
de 252 m² para 570 m². O espaço mantém o objetivo de fomentar o networking
entre os profissionais que atuam no trade turístico e será referência e ponto
de encontro para os agentes que participarem das caravanas. A sala oferecerá
serviços de apoio e acesso à internet, com pontos conectados à rede, além de
serviço de A&B (alimentos e bebidas). Antes destinados somente às agências
de viagens associadas ABAV, estes benefícios serão extensivos às agências de
viagens associadas às entidades associadas congêneres da ABAV, a exemplo da
Aviesp.
Comentários