Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2014

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul iniciou no mês de fevereiro a agenda de promoção do turismo em feiras internacionais

Promoção internacional do turismo sul-mato-grossense atingirá mercados prioritários

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul iniciou no mês de fevereiro a agenda de

promoção do turismo em feiras internacionais. Neste primeiro semestre, a promoção

internacional do turismo sul-mato-grossense como destino turístico no Brasil atingirá 8 países: na

Europa (Holanda, Finlândia, Espanha, Alemanha e Portugal), 2 na América do Sul (Colômbia e

Bolívia), além dos Estados Unidos. O objetivo principal é divulgar os atrativos turísticos sul-mato-
grossenses aos principais operadores de turismo do mundo.

A estratégia de divulgação dos destinos turísticos do Estado no exterior inclui a campanha “O

Brasil Recebe a Todos. Mato Grosso do Sul Quer Você”, onde reforça o plano de ação para

alcançar e ampliar as relações comerciais com operadores e agências de viagens internacionais,

além de atrair turistas desses países que virão prestigiar a Copa 2014.

A mensagem da campanha ressalta em suas peças publicitárias os principais atrativos turísticos

do Estado, com slogan e os conceitos “Diferente, Único e Encantador” explorados por meio das

imagens das distintas regiões do Estado e suas respectivas atrações turísticas que traduzem a

identidade do estado.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul tem organizado importantes campanhas de

promoção e divulgação dos destinos turísticos do Estado em feiras internacionais. Conforme a

diretora-presidente, Nilde Brun, a divulgação do turismo sul-mato-grossense nesses eventos traz

visibilidade aos destinos turísticos no cenário internacional. “Queremos consolidar nossos

destinos, e as feiras funcionam como um canal de comunicação com o público seja com o

consumidor final, com agentes de viagens ou operadores de turismo. É um espaço onde

podemos divulgar e promover nossos atrativos a milhares de pessoas”, disse.

Mercados

Em 2012, 189.065 portugueses escolheram o Brasil como destino. Com saída de Lisboa,

Portugal oferece conexão aérea, numa frequência semanal com mais de 60 voos para o

nordeste e para os principais centros urbanos como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo que

ficam a menos de duas horas da capital sul-mato-grossense, Campo Grande. Parte dos turistas

portugueses 77,07% que visitou o Brasil em 2012, já conhecia o país, e ainda assim 97,05%

deles pretendem voltar. Sendo assim, Portugal é definido como um dos mercados-alvo

internacional para a promoção e divulgação dos produtos e destinos turísticos de Mato Grosso

do Sul.

Segundo o Estudo de Demanda Turística Internacional 2006-2012 do Departamento de Estudos

e Pesquisas da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, a

demanda turística da Alemanha é preferencialmente por série histórica, o Ecoturismo, natureza

ou aventura que representou em 2012 37%, contra 34,3% de interesse por sol e praia. No

evento em Berlim, que acontece de 5 a 9 de março, Mato Grosso do Sul terá destaque no setor

de Ecoturismo para promoção do ESTC 2014, importante e prestigiado evento internacional de

promoção do Ecoturismo e Turismo Sustentável, que será realizado em Abril, em Bonito.

Só a realização do ESTC 2014, evento captado através do trabalho de promoção internacional

de Mato Grosso do Sul, são esperados cerca de mil participantes vindos de 45 países., num

período de 4 dias. Além da oportunidade de receber em Mato Grosso do Sul um público

especializado, consolidando o destino ainda mais como referência em ecoturismo, a realização

do evento trará um importante retorno econômico, além de geração de renda imediata no

Estado.

O trabalho de promoção turística internacional tem proporcionado resultados positivos para o

estado. A cidade de Bonito é vencedora consagrada do prêmio nacional, por 13 anos

consecutivos como melhor destino de ecoturismo no Brasil. Em novembro de 2013, a cidade

conquistou o prêmio “Best Destination for Responsable Tourism” conferido pela

responsibletourism.com e entregue numa das mais expressivas feiras da Europa, a WTM

Londres.

Quanto a agenda de eventos, ainda no 1º semestre, o trabalho de promoção internacional

continua com a participação do Estado em dois eventos organizados pela Embratur e voltados

para o público profissional, que ocorrerão na Argentina e Chile.

Em Maio, a Fundação de Turismo ainda apoia o Campo Grande Convention & Bureau na busca

por captação de eventos internacionais em feira específica do setor realizada em Frankfurt, na

Alemanha.

O investimento do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo, na promoção

internacional do Mato Grosso do Sul como destino turístico no Brasil, traz ainda ótimos

resultados na obtenção de recursos para promover o Estado internacionalmente. Em 2013, a

agenda programada de participação, incluindo as maiores feiras do setor no mundo, permitiu que

o Estado conquistasse o 2º lugar no ranking que determina a distribuição de verba do Governo

Federal para promoção internacional dos Estados brasileiros.

Confira abaixo as feiras internacionais:

Exposição Mato Grosso do Sul Visto pelo Mundo.

O evento acontece na sede da ONU na programação: Palestras, exposições fotográfica e

literária, artesanato, música entre outras atividades.

Nova Iorque-EUA

Data: 12 a 27 de março 2014

ITB

Mato Grosso do Sul é destaque na Feira Internacional de Turismo (ITB Berlim), maior feira de

turismo do mundo, como referência no ecoturismo e aventura. O objetivo é fomentar o turismo,

além de incentivar e atrair turistas desse mercado. A Alemanha é segundo maior emissor de

turistas estrangeiros para Mato Grosso do Sul.

Berlim-Alemanha

Data: 05 a 09/03

BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é um espaço para profissionais ligados à área turística,

funcionado como o grande termômetro do mercado. A gastronomia, o artesanato, a cultura,

a natureza são produtos em destaque no evento, um momento de apresentação de novas

iniciativas. Um certame que também se faz com a venda de viagens e a presença de operadores

com promoções especiais da feira.

Lisboa-Portugal

Data: 12 a 16/03

FIT Bolívia

A FIT é considerada a maior feira de turismo da América Latina. No evento os profissionais

do turismo participam de rodadas de negócios, apresentações dos destinos, seminários e

conferências.

Santa Cruz de La Sierra-Bolívia

Data: 27 a 19/03

Goal to Brasil

O Goal to Brasil – Encontros Brasileiros, evento de promoção do País, criado pela Embratur

(Instituto Brasileiro de Turismo) apresenta os atrativos dos 27 estados brasileiros em suas

edições. O evento contempla profissionais de turismo, entre operadores e agentes de viagens,

jornalistas, formadores de opinião e o público final.

Santiago Chile

Data: 01 a 04/04

Goal to Brasil

O Goal to Brasil – Encontros Brasileiros, evento de promoção do País, criado pela Embratur

(Instituto Brasileiro de Turismo) apresenta os atrativos dos 27 estados brasileiros em suas

edições. O evento contempla profissionais de turismo, entre operadores e agentes de viagens,

jornalistas, formadores de opinião e o público final.

Bueno Aires-Argentina

Data: 10/04

IMEX

É uma feira importante para reuniões e viagens de incentivo na Alemanha. Imex é dirigida

a organizadores de eventos, empresas, viagens de negócios e profissionais do setor de

mercadologia, e apresenta novas ideias para realizar reuniões, eventos e demonstrações dos

mais interessantes produtos.

Frankfurt-Alemanha

Data: 20 a 22/05

Nenhum comentário: